Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Pena de Morte

Publicações recomendadas

Gostava de saber como se vai mudar a mente de uma pessoa que matou dezenas de pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Achar menos inteligente e imatura uma pessoa que apresenta uma opinião diferente da tua é realmente uma prova de maturidade enorme.

Não percebo como pode ser uma questão fracturante. É absurdo e inadmissível sequer conceber que punir tirando a vida de alguém seja por que motivo for é possível num estado minimamente desenvolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente da minha posição, que por acaso é análoga à tua, não vou desacreditar alguém que tenha uma opinião contrária, desde que esta consiga argumentar racional e sensatamente. Podes dizer que não é possível alguém sensato ser a favor da pena de morte mas assim voltamos ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Este é daqueles tópicos que evito ao máximo participar e aproveito para ler e refletir sobre o que é lido, mas não posso deixar de dizer que considero asqueroso que se use como justificação para a legalização da pena de morte os custos associados a um condenado.

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente da minha posição, que por acaso é análoga à tua, não vou desacreditar alguém que tenha uma opinião contrária, desde que esta consiga argumentar racional e sensatamente. Podes dizer que não é possível alguém sensato ser a favor da pena de morte mas assim voltamos ao mesmo.

Mas é isso. Nunca li um único argumento racional e sensato que não seja facilmente refutável num instante, a favor da pena de morte! Nem um. Porque não há!

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de saber como se vai mudar a mente de uma pessoa que matou dezenas de pessoas.

Psicologia e psiquiatria, não sei se conheces.

Compartilhar este post

Link para o post

Homicidio, Violação, Pedofilia, a favor.

Se bem que nestes dois últimos preferia que fosse aplicado castração.

Exactamente como penso.

Compartilhar este post

Link para o post

Misto. Há casos simplesmente graves demais.

Faço outra pergunta: porque é que não é ético criticar o facto de ser o estado a financiar os condenados?

Compartilhar este post

Link para o post

Misto. Há casos simplesmente graves demais.

Faço outra pergunta: porque é que não é ético criticar o facto de ser o estado a financiar os condenados?

Como assim, financiar?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim, financiar?

Não é o Estado que financia tudo e mais alguma coisa inerente à reabilitação/pena de um condenado? Ou só assim é em determinadas prisões?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Sou contra a pena de morte porque sou contra castigos e punições que não visem a (tentativa de) mudança dos indivíduos e a sua consequente reintegração na sociedade - excepto em alguns casos em que acho que valia a pena haver prisão perpétua, mas seriam casos muitíssimos raros.

Em vez de se condenar à morte (que até é mais custoso para o estado do que ter um presidiário preso a vida inteira), que se aposte na reabilitação dos indivíduos para que possam realmente contribuir para a evolução da sociedade e que se comece a pôr em prática políticas que não condenem milhares de pessoas à miséria e pobreza, que fazem com que parte das quais veja o crime como única opção de sobrevivência.

Compartilhar este post

Link para o post

se a gaja não tiver mamas até é um favor

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o Estado que financia tudo e mais alguma coisa inerente à reabilitação/pena de um condenado? Ou só assim é em determinadas prisões?

Podemos dizer que um dos deveres do Estado para os seus cidadãos é o de garantir a segurança. O financiamento das prisões (neste caso a parte da pena) encaixa-se aí, no meu ponto de vista.

A parte da reabilitação também concordo na sua utilidade. Não tenho dados sobre isso mas não são poucos os condenados que se arrependem dos seus crimes e desejam mudar. Fornecer reabilitação, através de por exemplo aqueles programas de incentivo à escolaridade e de formação profissional, é útil para essas pessoas que querem melhorar a sua vida.

Compartilhar este post

Link para o post

A favor.

A não esquecer: quem paga a estadia na prisão a esses animais capazes de sucumbir a crimes horrendos, somos nós, o poveco que toma o pequeno almoço e vai buscar o jornal à tabacaria da esquina.

A prisão perpétua para crimes de homicídio premeditado e violento é completamente ridícula e desnecessária. Quem não valoriza a vida dos outros não merece que deles seja valorizadas. E não venham com moralismos de esquina, pois há que ter pena das vítimas, que vêm a sua vida abruptamente cortada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse pena de morte, quem pagava também eram os contribuintes. E olha que se queres ir por essa via dos custos, há por aí dados na internet que comprovam que os custos associados a casos de pena de morte vs prisão, são maiores para o 1º caso (isto nos EUA).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda gostava que me respondessem sobre o que fazer àqueles que permitem e incentivam a morte de outros seres humanos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um óbvio contra-senso em se ser favorável à pena de morte. A decisão emana do Estado e, imaginemos um caso, prevejo que seja consensual que o acto de matar uma pessoa, exceptuando em legítima defesa, contenha gravidade o suficiente para se ser condenado a pena de morte, uma vez que tal comporta privar um ser-humando do seu direito fundamental à vida - houve até quem não se contivesse e sugerisse pena de morte para pedófilos, e aí ultrapassa-me. Saber que quem cometeu crimes passíveis de serem, então, considerados como pena de morte, caso esta existisse penalmente, passará na maior parte dos casos o resto dos seus dias na prisão, sem então poder repetir o mesmo crime que motivou a sentença ou levar a cabo eventuais outros, é castigo suficiente sem precisar de incorrer numa medida com o mesmo carácter hediondo da que se condena. Já para não falar na possibilidade que, assim, sempre existe de alguém inocente ser injustamente condenado. Um Estado que verdadeiramente respeite a vida dos seus cidadãos não a pode permitir.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou a favor em determinadas situações.

por exemplo, uma mãe que matou os 2 filhos, no meu entender, não havia outra solução a não ser a pena de morte.

No caso de roubar uma loja (whatever), sem magoar ninguem, que apanhe uma pena de algunas anos.

Editado por master

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda gostava que me respondessem sobre o que fazer àqueles que permitem e incentivam a morte de outros seres humanos.

Não me digas que estás a falar do pessoal que é a favor da pena de morte?

Caso não estejas, isso também é crime claro, mas para mim é sempre mais grave quem comete o crime porque tu tens escolha. Tens sempre escolha...

Já fui insultado neste tópico 3 ou 4 vezes por dar a minha opinião sem contrariar ou tentar impor a mesma em terceiros. Não censuro quem não é a favor. Apenas acho que há pessoas aqui que se esquecem que existe gente que para elas praticar o bem é enfiar-te uma bala na testa em vez de 3 no peito. Já tive um familiar preso por assalto à mão armada e tenho um amigo que cumpriu 2 penas cada uma com 5 anos. Ele próprio me diz que vivia melhor lá dentro do que cá fora. Há pessoal que só sabe viver da prisão. Sabem por exemplo que a pena de infanticídio em Portugal é menor do que a de homicídio?

Isto é normal? E violarem crianças com 4,5,6,7 anos, na flor da idade, que ficarão com traumas para o resto da vida, vocês falam-me em reabilitação? Serei eu menos inteligente ou imaturo por pensar desta forma como já foi dito aqui? Nem todos os homicídios dão direito a pena de morte, mas sim como os cometes e a quantas pessoas tiraste a vida. Sou a favor da pena de morte e dum sistema penal com penas pesadas onde és julgado por cada crime e não por todos no mesmo saco.

Compartilhar este post

Link para o post

Este assunto é giro...:D

A questão da pena de morte, para mim, enquadra-se naquele tipo de coisas que, como bem nos explica o RAP, ao princípio não parecem mariquice mas depois vai-se a ver e são.

Condenar alguém à morte é um ato extremo. Aparentemente requer uma grande dose de coragem e de tomates bem fornecidos. É de macho! Um indivíduo comete um crime tabelado como muito grave e é proferida a sentença com voz grossa: Matem esse animal!!!

E como é que se mata a besta? Faz-se à bruta, como no tempo dos romanos? Atira-se o patife para os leões esfomeados? Crucifica-se o bandido? Juntam-se 2 ou mais condenados e ordena-se que lutem até à morte? Não! Demasiado violento.

Utilizam-se métodos de tortura dos saudosos tempos da inquisição? Imolam-se os tratantes? Corta-se-lhes a cabeça como nos tempos da Revolução Francesa? Não! Demasiado desumano.

Apedrejam-se os infames, como ainda se pratica em certas regiões do médio oriente? Enforcam-se à moda do tempo dos cóbois? Colocam-nos em frente a pelotões de fuzilamento? Não! Demasiado desagradável.

Então? Como se faz? Dá-se uma injeção... ou um choque elétrico. Estuda-se a forma mais indolor e rápida para poupar a besta criminosa que só merece a morte ao mais pequeno resquício de sofrimento... O que é isto? Mariquice!!!!

Gosto também dos que advogam a necessidade de implementar a pena de morte por motivos económicos. Percebo... Tem uma certa lógica. De facto estar a pedir aos contribuintes que paguem comida, bebida, cama, roupa lavada e segurança privada durante anos a fio a indivíduos que em nada contribuem para a sociedade é um enorme fardo. Mas faço um reparo. Um indivíduo que coloque uma bomba num autocarro excursionista de velhinhos, por essa lógica, deveria, em vez de ser condenado à morte, receber uma condecoração do estado. Sabe-se que os velhinhos são um sorvedouro de dinheiro aos cofres do Estado. É reformas (algumas delas exorbitantes), cuidados médicos, comparticipações em medicamentos, transferências para as instituições que deles cuidam... Uma desgraça!!! Matar velhinhos devia ser um desígnio nacional a bem das finanças públicas. Até deveria ser uma profissão reconhecida e legalizada. Assim aproveitava-se e ainda se recebiam uns trocos com o IRS...

Compartilhar este post

Link para o post

Hás-de me dizer onde é que eu disse que era a favor da pena de morte porque anda o contribuinte a pagar? e sim é para mim esse reparo pois fui eu que toquei na questão. Lê bem porque o português como sabes é traiçoeiro....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...