Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Pelo menos 80 mortos em descarrilamento em Santiago de Compostela

Publicações recomendadas

Quantos dos que estão a criticar não andaram já a mais de 120 na AE, já para não falar em 50 nas localidades? E também não puseram vidas em risco? A coisa é a mesma e para mim o que ele pôs no facebook não o torna nem mais nem menos culpado.

Concordo com a ideia que queres fazer passar, não concordo tanto com o exemplo. Eu, como toda a gente, já excedi esses limites de velocidade.

Mas é completamente diferente fazer isso com 240 pessoas dentro do veículo que estás a conduzir. Ainda por cima a diferença entre o limite de velocidade e a velocidade a que o comboio circulava é enorme. Não são 30 ou 40 km/h. Porém concordo contigo.

Compartilhar este post

Link para o post

O velhote é ele lol. Não? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Yap, é. Eles pixelizaram apenas as fotos de perfil dos amigos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

fail meu

pensava q aquilo eram as fotos dos amigos dele tb

Compartilhar este post

Link para o post

estas m*rda tiram me do sério completamente.. (censurado) do maquinista fogo.. que raiva

Mas já se sabe o que se passou ou é só engraçado atirar papais para o ar? É que um homem que trabalha naquela linha há umas décadas conhecerá a linha como ninguém e custa-me a acreditar que tenha excedido tanto a velocidade porque lhe... apeteceu.

E isso da foto no facebook , tenham dó lol. Certamente existirão zonas da linha onde poderá andar a essa velocidade e lá tirou uma foto. Tanto serious business.

Ah mais uma coisa, muito provavelmente trata-se de uma falha técnica até porque geralmente existem mecanismos de segurança para prevenir que o comboio exceda a velocidade. Cada vez que excede o comboio desliga-se automaticamente, já me aconteceu "n" vezes no IC cá em Portugal ficar parado no meio do nada porque o maquinista lá se esticou mais um bocado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho totalmente ridículo uma linha de alta velocidade não ter controlo de velocidade automático, ainda por cima uma linha que tem 7 meses.

Quem poupar dinheiro, depois dá nisto

Ah mais uma coisa, muito provavelmente trata-se de uma falha técnica até porque geralmente existem mecanismos de segurança para prevenir que o comboio exceda a velocidade. Cada vez que excede o comboio desliga-se automaticamente, já me aconteceu "n" vezes no IC cá em Portugal ficar parado no meio do nada porque o maquinista lá se esticou mais um bocado.

Segundo li algures, a companhia disse que aquela linha (ou troço) não limitadores de velocidade

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo li algures, a companhia disse que aquela linha (ou troço) não limitadores de velocidade

Obrigado pela informação.

De qualquer maneira, para um maquinista tão experiente continuo a achar estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Já se apuraram, oficialmente, as causas do acidente?

Compartilhar este post

Link para o post

A linha tem sensores que avisam o maquinista quando vai em excesso de velocidade mas, ao contrário do que se passa em muitas linhas nossas, o comboio não reduz a velocidade automaticamente.

Pelo menos foi o que eu percebi do que li no Publico.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

De facto também não percebo o escandalo da imagem.

Ele proprio admite que não pode passar aquela velocidade.

Se o TGV dá 320, e sendo este um comboio de alta velocidade 200km/h não me parece de todo descabido. (desconhendo nesse caso o troço da linha e a velocidade permitida nesse espaço)

No harm there.

Agora no caso do acidente, se de facto a caixa negra confirmar todas as especulações, julgo que será condenado e bem condenado.

E tendo em conta o estado do maquinista nos minutos a seguir ao acidente, até ele concordará com a decisao. (ou não, já que cada vez mais assisto ao desaparecimento do "homem integro")

Até lhe ficaria "bem" um pedido de desculpas publico e um reconhecimento do erro. As pessoas erram. Será perdoado por uns, e não perdoado por outros. Mas ao menos sai com a sua imagem um pouco menos desfeita.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Já se apuraram, oficialmente, as causas do acidente?

Acho que não.

Compartilhar este post

Link para o post

De facto também não percebo o escandalo da imagem.

Ele proprio admite que não pode passar aquela velocidade.

Se o TGV dá 320, e sendo este um comboio de alta velocidade 200km/h não me parece de todo descabido. (desconhendo nesse caso o troço da linha e a velocidade permitida nesse espaço)

No harm there.

Até a linha do Sul que é uma m*rda permite velocidades acima dos 200 km/h

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas
Compostela: Maquinista estava ao telefone na altura do acidente

As autoridades espanholas começaram a revelar as primeiras informações recolhidas das caixas negras do comboio que, na passada quarta-feira, descarrilou em Santiago de Compostela.

De acordo com as informações divulgadas pelo Tribunal Superior de Justiça da Galiza, o maquinista, Francisco José Garzón Amo, estava ao telefone com elementos da Renfe, empresa de caminhos-de-ferro espanhola.

Da conversa telefónica, adianta o tribunal, deduz-se que que os dois elementos falavam sobre o destino do comboio e o percurso até Ferrol.

A instância judicial informou igualmente que a composição circulava a 153 quilómetros por hora no momento do descarrilamento.

«Nos quilómetros antes do local do acidente, o comboio circulava a 192 quilómetros por hora», acrescentou o tribunal, num comunicado, indicando que «um travão foi ativado alguns segundos antes do acidente».

Garzón já tinha admitido em tribunal que cometeu uma imprudência e, reconhecendo o excesso de velocidade, falou em distração. Tudo informações coincidentes com os primeiros dados retirados das caixas negras.

Outra revelação, feita hoje pelos jornais espanhóis, são as declarações feitas por Garzón no momento a seguir ao acidente. O maquinista terá afirmado que tinha ferimentos ligeiros e perguntou quantos feridos havia.

Adiantam os jornais que a polícia evitou a questão e, perante o nervosismo do maquinista, aconselhou calma, ao que o Garzón retorquiu: como quer que fique calmo? com aquilo que causei... prefiro morrer.

Dos 66 feridos ainda hospitalizados 15 estão em estado crítico.

A empresa que gere a ferrovia espanhola já adiantou que o sistema de segurança mais avançado está instalado em 80 quilómetros do troço Ourense-Santiago, onde ocorreu o acidente).

No entanto, o sistema não pode ser utilizado pelo comboio de alta velocidade por falta de homologação.

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de tantas notícias e revelações, parece que a carreira do homem descarrilou definitivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se eu percebo:

1. O maquinista estava a comunicar com elementos da empresa. Coisa que, aparentemente, é perigosíssima. Alguém imagina um piloto de aviões, comandante de navios ou maquinista de composições ferroviárias a comunicar com elementos da empresa para pedir instruções ou esclarecer dúvidas? Eu não! Até acho estranho como é que eles têm equipamento de comunicações nas cabines... Um escândalo!!!!

2. O sistema de segurança da linha férrea não está a ser utilizado num troço relevante do percurso porque ainda não foi homologado. Eu pergunto: será que os passageiros sabiam disso? Será que alguém embarcaria num combóio (ou avião ou navio) sabendo que o sistema de segurança não está disponível a 100%? Eu não!

Conclusão: o maquinista é um bandido!

Confesso que há coisas que me custa muito compreender...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se eu percebo:

1. O maquinista estava a comunicar com elementos da empresa. Coisa que, aparentemente, é perigosíssima. Alguém imagina um piloto de aviões, comandante de navios ou maquinista de composições ferroviárias a comunicar com elementos da empresa para pedir instruções ou esclarecer dúvidas? Eu não! Até acho estranho como é que eles têm equipamento de comunicações nas cabines... Um escândalo!!!!

2. O sistema de segurança da linha férrea não está a ser utilizado num troço relevante do percurso porque ainda não foi homologado. Eu pergunto: será que os passageiros sabiam disso? Será que alguém embarcaria num combóio (ou avião ou navio) sabendo que o sistema de segurança não está disponível a 100%? Eu não!

Eu ainda vou mais longe,

Acho que o maquinista deve estar a receber algum por trás para ficar com as culpas e caladinho. A facilidade com que ele se deu como responsável do acidente faz-me torcer o nariz.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se eu percebo:

Não é um bandido, mas sabendo que o troço não foi homologado (pelo que dizes), não deveria ter mais cuidado? Tal como qualquer pessoa que conhece uma estrada com piso escorregadio, ou mau estado, ou o que seja, anda com maior precaução.

Isto supondo que as suas palavras são verdadeiras, quando disse que estava distraído.

Compartilhar este post

Link para o post

O maquinista está la mesmo para se algo não estiver a funcionar ele tratar da coisa... Caso contrario os comboios nem precisavam de maquinista para nada...

O homem fez m*rda, tenho pena dos que morreram das famílias deles mas também do gajo que provocou isto tudo embora possa ter sido responsável tenho a certeza que não o fez por mal, acho que só a pena de ser ele o culpado disto já é suficiente.

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Eu ainda vou mais longe,

Acho que o maquinista deve estar a receber algum por trás para ficar com as culpas e caladinho. A facilidade com que ele se deu como responsável do acidente faz-me torcer o nariz.

Eu sei que é uma cena mesmo bué rara, mas não há sequer espaço para a hipotese de ele ter sido irresponsavel, causado o acidente e ter a dignidade\nobreza de caracter e de assumir o erro e declarar-se culpado?

*I don't want to live in this planet anymore*

Compartilhar este post

Link para o post

O homem fez m*rda, tenho pena dos que morreram das famílias deles mas também do gajo que provocou isto tudo embora possa ter sido responsável tenho a certeza que não o fez por mal, acho que só a pena de ser ele o culpado disto já é suficiente.

As pessoas têm de ser responsabilizadas pelo que fazem, seja por acidente ou propositado. Não é com a desresponsabilização que isto se resolve nem se evitam situações semelhantes. É que se este pode se sentir culpado disto outro pode não ter a mesma capacidade emocional e a justiça tem de funcionar de forma igual para todos.

Se de facto foi negligente como o próprio admite ele tem de cumprir a sua pena.

Mas sim, está visto que a culpa não é só dele. Tudo indica que aquele troço de linha não está devidamente preparado para um funcionamento 100% seguro.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é uma cena mesmo bué rara, mas não há sequer espaço para a hipotese de ele ter sido irresponsavel, causado o acidente e ter a dignidade\nobreza de caracter e de assumir o erro e declarar-se culpado?

*I don't want to live in this planet anymore*

tu podes viver no teu mundo de conto de fadas à vontade e eu posso colocar muitos cenários possíveis em cima da mesa. Agora, como sempre, a culpa morre solteira.

neste caso, tens o desgraçado do maquinista que leva com tudo.

responsabilidades políticas não há?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

tu podes viver no teu mundo de conto de fadas à vontade e eu posso colocar muitos cenários possíveis em cima da mesa. Agora, como sempre, a culpa morre solteira.

neste caso, tens o desgraçado do maquinista que leva com tudo.

responsabilidades políticas não há?

lol, mas o meu mundo conto de fadas é o real.

quem está a viver num mundo a parte és tudo que estás a imaginar todos os cenários possiveis.

eu não imaginei nada.

O homem foi encontrado a vaguear pelos carris a dizer "descarrilei, o que vou eu fazer" e junto do juiz segundo consta admitiu a culpa.

Independentemente das condições da linha, ele assumiu o seu erro.

Tudo o resto é puro exercicio de imaginação.

E não percebo o pq das responsabilidades politicas.

Pode-se julgar tudo a parte.

No meu acidente, a zona onde ocorreu (nacional 125 em Budens) é propicia a acidentes porque a sinalização antiga na estrada foi apenas pintada a preto por cima, e já está gasta. Com o sol a bater de frente, torna-se quase tão visivel como as correctas.

Ora o gajo do outro carro, foi enganado por essas imperfeições, juntando ao facto de vir em excesso de velocidade e com 1.5gl de alcool, deu-se o acidente.

Ele não deixa de ser culpado. Depois se quiser processar a JAE (ou EP) é lá com ele. Verdade que passaram 7 anos, e passei lá o fds passado, e a estrada está exactamente na mesma maneira. Morra lá quem morrer.

E ainda estou a ponderar seriamente entrar por esse caminho, assim que o meu processo terminar.

A culpa não pode ficar só no outro, e evitar-se-á mortes futuras.

O mesmo se aplica aqui.

Na minha opinião claro.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...