Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

As maiores calinadas nos exames nacionais

Publicações recomendadas

tendo em conta que basicamente serve de muito pouco (ou nada) no futuro da maior parte dos alunos...

Discordo. O estímulo à capacidade interpretativa dos alunos é bastante importante no futuro de qualquer aluno. Agora, talvez possamos concordar que é mal leccionada nas escolas. E não acho que tenha assim tanto peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre fui da opinião que a poesia tem demasiado peso na disciplina de Português, tendo em conta que basicamente serve de muito pouco (ou nada) no futuro da maior parte dos alunos...

Dá para perceber a sua importância quando provavelmente as obras portuguesas mais "importantes" são em poesia, e têm a riqueza que nós sabemos. Serve a quem seguir a área de Literatura, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto sem ter piada nenhuma é ao mesmo tempo de chorar a rir. Até me punha a enumerar mas são tantas. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

“o caudal de um rio, é quando um rio vai andando e deixa um bocadinho para trás”

genial

Compartilhar este post

Link para o post

O Marcello Caetano foi o rei que sucedeu ao rei Salazar! Lindooooooooooooooooo!

Mas a melhor para mim foi a dos Flamingos colonizadores. :mrgreen:

"Os antigos egípcios desenvolveram a arte funerária para que os mortos vivessem melhor"

Editado por Aiden

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço uma gaja que escreveu que os grandes líderes da URSS foram o Lenine, Estaline e... Mussoline :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sou só eu que nos exames de português fazia a 1º parte para garantir a nota positiva e na 2º parte da composição escrevia uma história qualquer ? :lol:

Lembro-me que há um livro qualquer .. amor de perdição? em que a personagem principal era um Simão .. e pronto .. fiz uma adaptação livre dos 3ºmosqueteiros .. em que era o Simão20 .. o guerreiro sérvio drulovic .. e o croataDamata Sokota .. depois a meio da narrativa punha tipo " passem metallica na radical " ..escusado será dizer que fui bater ao conselho directivo a pala disso .. acho que ainda fiz 2 ou 3 testes assim .. mas tive positiva em todos .. o que eu não dava para ainda ter esses testes. :(

ahh lembrei-me agora .. uma personagem qualquer do livro tinha raptado a Mariana20 e os 3º mosqueteiros .. e também tinha referências ao pdc .. ao povo do norte .. pah .. devia ter guardado isso num cofre.

edit: não concorri com português para a faculdade.. lembro-me que tive um 16 no 10º .. mas depois lembrei-me que podia ser um autor :mrgreen: e tive pra ai 11 e 12 nos outros anos.

Editado por Gazza

Compartilhar este post

Link para o post

Isto também é verdade. A interpretação de poesia é livre, é pessoal, o único requisito deveria ser uma lógica e racional justificação da interpretação apresentada.

Eu estava meio a brincar aí, mas é verdade. Se a poesia é subjectiva, como é que podem ter critérios tão objectivos? Como é que podem ter a certeza que o autor queria dizer aquilo nos critérios?

Agora não tenho paciência para tirar o exame, mas amanhã de manhã eu tiro e vou comparar as respostas da gramática que tive completamente certas e vou ver quanto tive no resto, é simplesmente ridículo

Compartilhar este post

Link para o post

Sou só eu que nos exames de português fazia a 1º parte para garantir a nota positiva e na 2º parte da composição escrevia uma história qualquer ? :lol:

Lembro-me que há um livro qualquer .. amor de perdição? em que a personagem principal era um Simão .. e pronto .. fiz uma adaptação livre dos 3ºmosqueteiros .. em que era o Simão20 .. o guerreiro sérvio drulovic .. e o croataDamata Sokota .. depois a meio da narrativa punha tipo " passem metallica na radical " ..escusado será dizer que fui bater ao conselho directivo a pala disso .. acho que ainda fiz 2 ou 3 testes assim .. mas tive positiva em todos .. o que eu não dava para ainda ter esses testes. :(

ahh lembrei-me agora .. uma personagem qualquer do livro tinha raptado a Mariana20 e os 3º mosqueteiros .. e também tinha referências ao pdc .. ao povo do norte .. pah .. devia ter guardado isso num cofre.

edit: não concorri com português para a faculdade.. lembro-me que tive um 16 no 10º .. mas depois lembrei-me que podia ser um autor :mrgreen: e tive pra ai 11 e 12 nos outros anos.

fds :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma bate a de um ex-colega meu que respondeu num teste de história que o Vasco da Gama foi até à India montado num burro. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada ao professor que escreve um livro com bacoradas dos seus alunos durante 26 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto também é verdade. A interpretação de poesia é livre, é pessoal, o único requisito deveria ser uma lógica e racional justificação da interpretação apresentada.

Isso num exame como deve de ser era assim, em Portugal não. É aquilo que lá está e mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino o Gazza como um gajo extremamente jardado a contar aquela história cheio de pausas e a pegar em cenas sem nexo nenhum :lol:

És o maior, sou um seguidor dos teus posts ahah :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Depois de 16 anos enfiados numa escola\faculdade e de ler e ver (e fazer) muita coisa, digo com toda a certeza que muito do que se lê aí é de proposito.

Eu pelo menos, quando via que um teste ia sair completamente ao lado, garantia sempre que ao menos o professor não iria dar por perdido o tempo gasto a corrigi-lo.

Cada vez que olho para trás e me recordo desses testes, pergunto-me como raio é que acabei licenciado.

Recordo-me com carinho de um exame de Filosofia em que tinha estado a hora antes a fuma-las (mesmo à antiga acho que foram 5 contos ao ar numa hora) atrás do bloco de mecanica.

Entrei no exame com uma lagartixa a fazer de brinco. (se apanharem uma e ela abrir a boca, se morder alguma coisa, dificilmente a larga, neste caso foi o lobulo da orelha).

Exame de 4 perguntas.

Escrevi só.......4 folhas (16 paginas) de teste. Tive 11. Foi a minha unica positiva no ano. Acho que venci a stora por cansaço.

Depois no exame nacional estudei a serio, tive 16 e falhei uma pergunta de 4 valores por estupidez.

Pedia a definição de Realismo Racionalismo (ou m*rda assim) e que eu sabia, e eu li outra coisa e defini (correctamente) essa mesmo coisa. Salvou-me o ano.

Mas podia ter tido 20. Fdx.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

A lagartixa a dar aquele toque de classe.

Eu bem tento postar mais mas sou do Benfica.. fica complicado. :mrgreen:

Vou contar mais uma .. acho que já contei por cá mas cá vai.. devo ser o único gajo que terminou o secundário sem saber.

Tava eu no 12º todo feliz e contente sem nunca ter perdido nenhum ano mesmo com as minhas diabruras e pura estupidez ( há que reconhecer que a maior parte era pura estupidez ) e pronto .. chega os exames e perdi em Psicologia porque fui para lá todo loco e pronto .. anyway .. inscrevi-me para o ano a seguir e tal e tava a fazer melhoria em Português ( porque será ? :mrgreen: ) .. psicologia e inglês.. quando vou para inscrever-me para os exames nacionais .. a gaja lá da cena olha para mim toda séria e diz-me muito calma e intrigada " o menino já terminou o secundário .. não pode continuar a frequentar as aulas " .. e pronto .. não pude ir mais as aulas .. melhorias com o crl .. acabei por concorrer para a faculdade só com Inglês .. sem aulas .. mas lá entrei e tal.. ahh eu terminei o ano .. depois lá explicaram-me porque no ano que perdi psico fiz inglês mesmo sem darem aulas lá .. fiz só o exame e tasse bem porque sempre tive facilidade .. e assim completei as 8 disciplinas necessárias para concluir o secundário .. a cena é que eu não fazia ideia disso e a escola achou por bem só informar-me pra no ano a seguir.. agora imaginem explicar isso a vossa mãe .. até hoje ela pensa que eu menti.

Ainda tenho mais umas engraçadas .. tive uma prof de TTI que após muitas peripécias lá chegamos a um acordo .. nas aulas dela ia eu e mais um colega para a psicóloga para os outros nas palavras dela " terem aulas normais ".. mas gostava tanto de mim que até convidou-me para ir ver fados.. era uma bacana .. se houver pessoal mais novo do Funchal que andem na Levada acusem-se .. que até curtia de saber se a mulher ainda dá lá aulas.

Já escrevi bué.. mais 3 meses sem postar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Devias ter faturado com a prof :lol:

Essa conclusão do secundário, épica :prayer: :lol:

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

“Ao princípio os índios eram muito atrasados mas com o tempo foram-se sifilizando”

that's racist

Compartilhar este post

Link para o post

Só me lembro de uma colega em geografia ter escrito num teste que a capital da Finlândia era Pescanova e o presidente o Capitão Iglo.

Mas estão aí umas muito boas

Compartilhar este post

Link para o post

No exame de Português do 12º ano perguntava a função sintática de uma palavra qualquer e ele respondeu metáfora!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

No exame de Português do 12º ano perguntava a função sintática de uma palavra qualquer e ele respondeu metáfora!

Cheguei a escrever "meteadefora" num teste.

Lolz.

Compartilhar este post

Link para o post

*um amigo meu respondeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...