Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

Consumo de cafeína na gravidez é nocivo para o feto

Publicações recomendadas

Cafeína na gravidez acarreta prejuízos para o feto

27 Ago, 2013, 10:45 / atualizado em 27 Ago, 2013, 10:46

Um estudo da Universidade de Coimbra permitiu concluir que o consumo de cafeína durante a gravidez é nocivo. De acordo com os investigadores, o consumo desta substância na gestação é prejudicial para o desenvolvimento cerebral do bebé. O professor Rodrigo Cunha, coordenador do estudo, explicou em detalhe no Bom Dia Portugal os achados dos cientistas portugueses.

VÍDEO:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=676260&tm=8&layout=122&visual=61

este tipo é um génio quer em Bioquímica, quer em Neurociências. Não foi meu professor, mas fui a uma palestra numa conferência e é genial ouvi-lo falar. Os meus colegas que o tiveram dizem que além de ser um génio, na última aula do 2º semestre vira-se e diz: "agora que acabou a componente lectiva, quem me acompanha numa cervejola de fim de tarde ali no cartola?"

Compartilhar este post

Link para o post

Cafeína na gravidez acarreta prejuízos para o feto

27 Ago, 2013, 10:45 / atualizado em 27 Ago, 2013, 10:46

Um estudo da Universidade de Coimbra permitiu concluir que o consumo de cafeína durante a gravidez é nocivo. De acordo com os investigadores, o consumo desta substância na gestação é prejudicial para o desenvolvimento cerebral do bebé. O professor Rodrigo Cunha, coordenador do estudo, explicou em detalhe no Bom Dia Portugal os achados dos cientistas portugueses.

VÍDEO:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=676260&tm=8&layout=122&visual=61

este tipo é um génio quer em Bioquímica, quer em Neurociências. Não foi meu professor, mas fui a uma palestra numa conferência e é genial ouvi-lo falar. Os meus colegas que o tiveram dizem que além de ser um génio, na última aula do 2º semestre vira-se e diz: "agora que acabou a componente lectiva, quem me acompanha numa cervejola de fim de tarde ali no cartola?"

é um fixolas, mas tb não é flor que se cheire. Mas um grande investigador

Compartilhar este post

Link para o post

Prince, fala-me do consumo do café. É nocivo em que quantidades?

Eu já li e procurei sobre isto, mas de forma geral a informação parece contraditória. Eu guio-me pelos três no máximo, mas em dias maus vou aos quatro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esse estudo corresponde à notícia que hoje passou nos noticiários da manhã, que dizia que é prejudicial tomar mais do que 2/3 cafés por dia? Acho que não porque se não me engano, o estudo que dava corpo à notícia que ouvi hoje de manhã tinha uma amostra de 44 mil indivíduos, e se não me engano foi feita nos Estados Unidos.

Eu não consumo café, mas não é por uma questão de preocupação com os seus efeitos secundários, é mesmo por uma questão de gosto pessoal, visto que não gosto mesmo nada do sabor do café.

Compartilhar este post

Link para o post

JP, acho que isto tem a ver com a UC e o estudo específico nas grávidas.

Não é a minha praia e há muitas investigações e por vezes até apontam em direcções contraditórias, mas segundo o que coloquei aí e o que é referido pelo Professor no vídeo as implicações directas no sistema nervoso serão inversamente porporcionais à idade. Prejudicam no feto/bebe, protege e pode ser benéfico a partir dos 20 anos +-.

Agora, Alex, pela lógica, e sendo uma xantina que é um estimulante do Sistema Nervoso Central (a substância do Chá verde ou preto, nunca sei, a teofilina, também é semelhante mas mais fraca), a acção "nociva" depende de cada corpo e do estado funcional de cada um. Isto é, o coração de uma velhota de 90 anos não resiste a uma estimulação como o teu, por exemplo, e o ser "nocivo" acredito que seja mais por aí, na influência que tem noutros órgãos e não no SNC em si. Actua ao nível do SNC simpático (acho que no teu curso deves ter pelo menos bases disso, deve ser importante para compreender a fisiologia do exercício :))

Uma cena que tens de ter atenção em estudos com cafeína - não são fáceis de fazer porque tens um viés muito associado (não me lembro do nome mas não interessa para o caso), grande parte dos consumidores de cafés são fumadores e isso prejudica depois na análise de efeito e análise estatística. Houve alguns estudos renomados que foram desacreditados à posteriori por não ter sido feita distinção entre efeito da cafeína e do tabaco.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Então foi só coincidência, porque exatamente hoje de manhã passou uma notícia, como eu referi, no noticiário acho que da TVI, sobre um outro estudo relacionado com o mesmo tema, apesar da população-alvo estudada não ter sido as grávidas, mas sim a população no geral, sendo que os resultados desses estudo apontavam para os 2, no máximo 3, cafés diários.

Compartilhar este post

Link para o post

Café deve ser dos piores vícios a seguir às drogas pesadas porque causa problemas nos ciclos de sono e se eu não conseguir dormir bem não consigo viver bem. Já vejo o que faz à minha mãe e não quero ter as insónias e sono levezinho dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Café deve ser dos piores vícios a seguir às drogas pesadas porque causa problemas nos ciclos de sono e se eu não conseguir dormir bem não consigo viver bem. Já vejo o que faz à minha mãe e não quero ter as insónias e sono levezinho dela.

Faz como eu bebes só três cafés por mês.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu não conseguir dormir bem não consigo viver bem

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é impossível passar um dia sem tomar café, se não beber nenhum ao inicio da noite estou com umas dores de cabeça enormes. O meu ideal é beber 2 por dia, um depois de almoço e outro depois de jantar.

Compartilhar este post

Link para o post

Os estudos sobre o café são, obviamente, um dos tipos de estudos que se deve sempre desconfiar, haverá sempre uns quantos encomendados.

Não estou a falar sobre o caso da notícia, só do que disseram depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os anos saem estudos sobre o café a dizerem exactamente o mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinto uma necessidade enorme de café para fazer o cérebro carburar e para me tornar produtivo. É só utópico tentar trabalhar ou estudar num dia em que não tenha bebido nenhum café, não funciona, sinto-me mesmo indolente perante as coisas.

Num dia normal alterno entre os dois e os três, num dia mais preenchido e com menos horas de sono posso ir aos quatro.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso café foi coisa na qual nunca me agarrei nem tenho o hábito de beber, nem sinto qualquer efeito/diferença se tomar um.

Editado por Harvey Spector

Compartilhar este post

Link para o post

Café já só me faz efeito se for um daqueles carregadíssimos. Gosto muito de café e tomo 2/3 por dia, em dias normais. Em altura de exames/dias mais puxados lá vão uns 5 ou 6, mas nem é tanto pela cena do sono, é mais pela parte estimulante.

Compartilhar este post

Link para o post

2 cafés por dia é neuroprotector.

No Santa Maria estavam a terminar um estudo sobre isso e também um possivel papel benefico no Alzheimer mas nao sei depois se foi publicado ou como é que foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso quando vou de manhã para alguma biblioteca de bicicleta, para trabalhar, normalmente nem preciso de um café, basta-me essa actividade para ficar mais activo. Mas também eu faço parte do grupo do "tomo café uma vez por dia".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...