Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

nao teras gravado a tactica a meio do jogo? é que assim depois fica sempre as marcaçoes

Nop, Capone.

Percebe que em algumas posições, como médio recuperador, coloque automaticamente. Agora avançados interiores...

Compartilhar este post

Link para o post

nao teras gravado a tactica a meio do jogo? é que assim depois fica sempre as marcaçoes

Isso nao...mas ja reparei que tenho os cantos para serem marcados ao 1o poste e ja vi que eles mudam a meio do jogo para o 2o poste

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que nessas coisas estranhas das transições rápidas se lembrem que numa estratégia atacante os jogadores mais defensivos fazem passe curto por defeito e os mais atacantes passe mais directo por defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Pressão, no FM e por defeito, é a zona. O que significa isto ? Significa que qualquer posição é delimitada por si própria, isto é, um ala tem uma zona de actuação que é própria da sua posição, portanto, pressionar significa que quando o jogador adversário entrar na zona de actuação do ala, este vai pressioná-lo. Se mandamos pressionar mais, significa que o ala vai pressionar mais cedo o adversário, se mandamos pressionar menos, o ala deixa o adversário entrar na sua zona e só depois pressiona.

Marcação apertada significa isto mesmo, marcar o adversário, isto é, os jogadores abandonam as suas posições para fazer a marcação ao adversário. E perguntas tu "ah então mas para isso acontecer não é preciso definir quem vai ser marcado ?" (vá, pergunta lá)... Não, não é preciso, porque para cada jogador nosso há sempre um adversário que se encaixa nele: um lateral ou um ala vai sempre colidir com um adversário que jogue na sua zona, um médio defensivo vai sempre colidir com um médio ofensivo e assim por diante.

Concordo contigo nalguns aspectos da pressão. Creio porém que o meu jogador a pressionar vai desposicionar-se mais para ir ao confronto do adversário directo.

Para mim uma coisa é pressão, outra é marcação ao homem e outra é marcação à zona.

Da interpretação que faço da tua descrição, é que "pressionar" é marcação à zona e "marcar mais" é marcação ao homem.

Vejo a coisa da marcação como sendo posicional (marcação à zona), ou seja, o meu jogador marca o adversário de perto apenas quando este entre na sua zona de afectação, e não anda a pressegui-lo pelo "campo todo", (a tal marcação ao homem).

O que tenho que fazer é alguns jogos em visualização completa, fazer os meus testes e tirar algumas conclusões, porque isto são interpretações teóricas minhas, que ainda não foram devidamente observadas nem testadas na prática. (infeizmente ainda não tive muito tempo para isso - a minha menina mói-me a cabeça se jogo muito fm :) ).

Bem, agradeço a tua resposta e do elme, foram porreiros. Bons jogos.

Editado por left_behind

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que nessas coisas estranhas das transições rápidas se lembrem que numa estratégia atacante os jogadores mais defensivos fazem passe curto por defeito e os mais atacantes passe mais directo por defeito.

Exactamente....nem mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa, não joguem com a estratégia contra-ataque. Nunca. Algo me diz que isto da estrátegia contra-ataque no FM deve tar alguma coisa mal, porque não me parece que seja mesmo contra-ataque :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa, não joguem com a estratégia contra-ataque. Nunca. Algo me diz que isto da estrátegia contra-ataque no FM deve tar alguma coisa mal, porque não me parece que seja mesmo contra-ataque :facepalm:

Nao diria nunca! Mas parece m que nao pode ser a base para estrategia de jogo da nossa equipa! Podera ser isso sim umas estrategia de recurso durante o jogo!

Compartilhar este post

Link para o post

Já se esqueceram que a estratégia contra-ataque tem muito perder tempo, não é ? :biggrin: e passe directo por defeito nos jogadores defensivos; passe mais curto por defeito nos jogadores mais ofensivos (ao contrário das estratégias mais ofensivas)

Concordo contigo nalguns aspectos da pressão. Creio porém que o meu jogador a pressionar vai desposicionar-se mais para ir ao confronto do adversário directo.

Para mim uma coisa é pressão, outra é marcação ao homem e outra é marcação à zona.

Da interpretação que faço da tua descrição, é que "pressionar" é marcação à zona e "marcar mais" é marcação ao homem.

Vejo a coisa da marcação como sendo posicional (marcação à zona), ou seja, o meu jogador marca o adversário de perto apenas quando este entre na sua zona de afectação, e não anda a pressegui-lo pelo "campo todo", (a tal marcação ao homem).

O que tenho que fazer é alguns jogos em visualização completa, fazer os meus testes e tirar algumas conclusões, porque isto são interpretações teóricas minhas, que ainda não foram devidamente observadas nem testadas na prática. (infeizmente ainda não tive muito tempo para isso - a minha menina mói-me a cabeça se jogo muito fm :) ).

Bem, agradeço a tua resposta e do elme, foram porreiros. Bons jogos.

Se são os gajos da SI que dizem (aqueles que fazem mesmo o motor do jogo) eu acredito, portanto, partilho o que vou apanhando com o pessoal. Mas claro que cada um é livre de acreditar nas suas próprias interpretações :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já usei a estratégia Contra-atacar para quando queria jogar mais na retranca mas na verdade tenho tido muitos melhores resultados quando passei a usar Defensivo, usando transições rápidas. Mas não o uso como base, uso-o quando necessário.

Basicamente acrescento estas instruções para que os jogadores façam o que eu quero (transições rápidas para o ataque mal recuperem a bola):

Mais passe directo (quero a bola lá na frente)

Passar para o espaço vazio (bola nas costas das defesas ou nos espaços gerados pelo posicionamento do adversário)

Jogar mais fechado (quero defender com os jogadores próximos)

Recuar linha defensiva (quero a equipa mais atrás)

Mais intensidade (quero rapidez)

Poderia também usar o Aliviar a bola para os flancos e Explorar os flancos mas como tenho Pontas-de-lança rápidos, quero que também ataquem pelo meio para o deixar isolado.

Mas na maioria das vezes uso o Normal + Equilibrado com essas instruções, só desço para Defensivo quando é mesmo para defender. Nunca o usei com Atacante, por isso não sei a sua eficácia

Compartilhar este post

Link para o post

Já se esqueceram que a estratégia contra-ataque tem muito perder tempo, não é ? :biggrin: e passe directo por defeito nos jogadores defensivos; passe mais curto por defeito nos jogadores mais ofensivos (ao contrário das estratégias mais ofensivas)

nem mais, tentem lembrar-se o que acontecia no fm 13 as barras quando escolhiam determinadas funçoes, aqui acontece o mesmo a diferença é que nos nao vemos as barras, mas por defeito as coisas moldam-se consuante as estrategias e as funçoes por exemplo o procurar sobreposiçoes, mete os extremos e os avançados mais recuados a correr de fundo raramente e a segurar a bola e aprocurar zonas interiores enquanto que os laterais passam a jogar mais abertos a correr de fundo frequentemente, isto nao se ve mas acontece, ou seja as barras "estao la", so que nao estao visiveis, portanto quando escolhemos uma determinada estrategia ou funçao temos que ter em conta o que ela faz por defeito e depois tentarmos moldar a nossa maneira se for possivel, pq algumas funçoes ja vem pre defenidas e nao dao para fazer certas coisas, o que no meu entender é um erro mas pronto...

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebo porque é que nos lançamentos o PL vem sempre á linha lateral buscar a bola

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebo porque é que nos lançamentos o PL vem sempre á linha lateral buscar a bola

muda isso nas bolas paradas nos lançamentos...

grande jogada

o preto representa a movimentaçao da bola e o azul representa a movimentaçao dos jogadores

maxi entrega a bola ao salvio o salvio da ao primeiro toque para o enzo o enzo ve o cardozo desmarcado e da abola de primeira para o cardozo e este por sua vez ve a desmarcaçao do salvio do lado direito e da-lhe a bola de primeira ( TIKI TAKA ) trocas de bola rapidas com movimentaçoes e desmarcaçoes rapidas, consequentemente os dois defesas vem a ala direita pressionar e abrem espaço para o rodrigo, nao deu golo pq o GR defendeu mas foi grande jogada :celebracao:

E9Lu7kE.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos vistos o bug perdura desde o fm13. Não é sempre, mas por vezes é o jogador nessa posição que se aproxima para receber o lançamento.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Venho por este meio pedir uma pequena ajuda, provavelmente já foi perguntado tal como ja foi respondido mas o tópico já vai grande :biggrin:

O que é que se pode fazer para evitar sofrer 2 ou 3 golos quando estamos a ganhar fácil ao intervalo, por exemplo agora num jogo com o Torino estava a ganhar a Roma 3-0 ao intervalo e acabei por empatar 3-3, e no jogo de seguida a ganhar por 3-0 novamente ao intervalo frente ao Chievo, acabei por ganhar 3-2, mas reparo muito que quando estou a ganhar por uma margem confortável ao intervalo a equipa vai um pouco abaixo na 2º parte apesar de eu ao intervalo dizer aos jogadores que estamos a jogar bem e para não baixar os braços.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho por este meio pedir uma pequena ajuda, provavelmente já foi perguntado tal como ja foi respondido mas o tópico já vai grande :biggrin:

O que é que se pode fazer para evitar sofrer 2 ou 3 golos quando estamos a ganhar fácil ao intervalo, por exemplo agora num jogo com o Torino estava a ganhar a Roma 3-0 ao intervalo e acabei por empatar 3-3, e no jogo de seguida a ganhar por 3-0 novamente ao intervalo frente ao Chievo, acabei por ganhar 3-2, mas reparo muito que quando estou a ganhar por uma margem confortável ao intervalo a equipa vai um pouco abaixo na 2º parte apesar de eu ao intervalo dizer aos jogadores que estamos a jogar bem e para não baixar os braços.

Obrigado.

activa a opção respirar nesses casos

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

coberturas ofensivas, ter sempre jogadores de apoio mais recuados e a entrada da area para evitar contra ataques perigosos ou quando se perde a bola haver sempre alguem para a recuperar

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso alguns cuidados nas abordagens às 2ª partes e mesmo finais das 1ªs, não é que a nossa equipa baixe de rendimento, o adversário é que muda e o pessoal está tranquilo por estar a ganhar por 2 ou 3 e depois tem surpresas.

Exemplo: aos 30 minutos estava a dar 4-0 ao Setúbal fora, com 73% de posse de bola, subitamente a posse cai para 58% e os gajos começam a rematar mais e os meus jogadores quando tinham a bola facilmente a perdiam. Acabou por ficar 5-0 e a posse lá recuperou para os 63% e deixaram de criar perigo, levaram com marcação aos laterais... funcionou assim, mas nem sempre pode funcionar. É preciso que percebam o que está a acontecer para a vossa equipa estar a perder o controlo do jogo.... como se percebe ? ver a porra dos jogos em modo completo.

O que geralmente acontece é o adversário subir as linhas, pressiona e marca mais e os nossos jogadores começam a sentir mais dificuldade em manter a posse e o controlo do jogo. Se estamos a ser mais pressionados e marcados, há que aumentar o ritmo da circulação de bola, pode ser demasiado lenta para a pressão que sofremos e os jogadores são desarmados.

Compartilhar este post

Link para o post

E voltando um bocadinho atrás, ficam a saber (os que ainda não sabiam) que importunar adversários e marcação apertada são duas instruções que dadas em simultâneo fazem conflito, portanto, deve usar-se ou uma ou outra e nunca as duas juntas... como dizia o outro companheiro e muito bem, atenção depois quando dão instruções ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

E voltando um bocadinho atrás, ficam a saber (os que ainda não sabiam) que importunar adversários e marcação apertada são duas instruções que dadas em simultâneo fazem conflito, portanto, deve usar-se ou uma ou outra e nunca as duas juntas... como dizia o outro companheiro e muito bem, atenção depois quando dão instruções ao adversário.

Estás a falar nas instruções à equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

A sério???

Então como jogo com as linhas subidas vale mais a pena tirar a marcação apertada

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a falar nas instruções à equipa?

Estou a falar em instruções, independentemente de serem à equipa, ao jogador ou ao adversário.

Tal como foi dito umas páginas atrás, pressionar mais faz com que os jogadores abandonem mais a sua posição para pressionar, marcação apertada actua dentro dos limites posicionais mas diz ao jogador para fazer uma pressão mais forte desde que o adversário entre na sua zona.

Ah, pronto não se assustem que troquei a negação com a afirmação... marcação apertada e importunar adversários NÃO devem ser vistas como instruções conflituosas. .. onde deixei os meus óculos ??? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

a coisa mais parva neste FM é nao se poder dar liberdade creativa individualmente entao quer dizer, eu posso querer dar mais liberdade creativa aos extremos mas posso nao querer que os defesas tenham tanta liberdade creativa, so obrigado a limitar as instruçoes para a equipa inteira :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael se as duas instruçoes fizessem conflito supostamente qd escolhias uma, a outra deveria ficar a vermelho sem se poder escolher? Certo?

O que me parece mt sinceramente é que o pressionar o adversario é uma instruçao mais generalizada...vai fazer com os que os teus jogadores em qq momento que o adversario tenha a bola no raio de acçao do teu jogador este va cair em cima nao deixando o adversario pensar!

A marcaçao apertada é menos generalizada sendo apenas apontada para o movimento defensivo da defesa! ou seja pegando num central, este vai cair em cima do avançado com o pressionar mais, com a marcaçao apertada vai com ele ate á casa de banho!!! Usando as duas opçoes em simultaneo por norma vai t criar mts buracos nao zona central se jogadores com dois centrais! Se jogadores com 3 tens smp algum que vai dobrar as subidas dos outros centrais!

a coisa mais parva neste FM é nao se poder dar liberdade creativa individualmente entao quer dizer, eu posso querer dar mais liberdade creativa aos extremos mas posso nao querer que os defesas tenham tanta liberdade creativa, so obrigado a limitar as instruçoes para a equipa inteira :cadeirada:

Falta as barrinhas capo!!

:confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...