Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Exacto, a mentalidade e a filosofia também têm uma forte palavra a dizer neste aspecto :-)

E outra coisa muito importante nesta discussão em torno da marcação apertada vs pressão tem que ver com a coerência das instruções dadas.

Por exemplo, imaginemos que eu uso uma mentalidade equilibrada e controlar, uso "marcação apertada" e "não importunar adversários" quer nas instruções aos jogadores quer nas instruções à equipa. No entanto, vou jogar contra a equipa XPTO e nas instruções ao adversário (intencionalmente ou não) coloco "pressão: frequentemente". O que é que vai acontecer?! Simples: os jogadores, na prática, vão fazer marcação apertada (conforme eu lhes tinha dito para fazer nas instruções) e vão fazer pressão e desposicionar-se (que eu lhes tinha dito nas instruções aos jogadores e nas instruções à equipa para NUNCA FAZEREM) porque eu lhes disse, nas instruções ao adversário, para pressionarem frequentemente, e esta indicação que eu lhes dei vai prevalecer sobre as indicações que lhes havia dado anteriormente para NUNCA fazerem pressão.

É por estas e por outras que muita gente se queixa que diz aos jogadores para não fazerem pressão e depois eles fazem pressão a torto e a direito e abrem brechas gigantes no meio campo e na defesa.

Mais uma vez digo: muita atenção nas instruções dadas aos jogadores, à equipa E TAMBÉM ao adversário, pois se umas entram em conflito com as outras vai dar barracada.

Editado por ENLE

Compartilhar este post

Link para o post

ENLE só usas marcação apertada nos defesas?

Não senhor, uso "marcação apertada" em todos os jogadores (bem como nas instruções à equipa). E uso "não importunar adversários" em todos os jogadores (bem como nas instruções à equipa). Depois nas instruções ao adversário uso marcação apertada: frequentemente | desarme: duro | Pressão: nunca | levar para pé menos forte. Na prática o que se verifica é o seguinte: todos os jogadores fazem contenção à espera do adversário, deixo-os trocar a bola no início do meu meio campo (embora tenha sempre um jogador por perto mas de forma posicional) e defendo com todos os jogadores atrás da linha do meio campo. Depois chega a uma altura em que um jogador do adversário recebe um passe e é imediatamente desarmado pelo meu porque tenho um jogador posicional muito próximo dele e que o desarma imediatamente (claro que aqui ganha enorme importância o atributo de posicionamento, concentração, marcação, antecipação e desarme).

Este método vai traduzir-se num nível muito reduzido de remates e de criação de oportunidades de perigo pelo adversário porque é raro conseguirem chegar perto da minha área, e as poucas vezes que lá chegam rematam logo porque não conseguem passar o muro que eu tenho montado no meu meio campo defensivo. É raro uma equipa conseguir criar oportunidades de golo contra mim, porque não conseguem entrar na minha grande área. O máximo que conseguem fazer é mandar "charutos" do meio da rua :biggrin:

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é mais uma alcateia de bolos a atacar um cordeiro... sendo que o cordeiro é onde estiver a bola :biggrin:

Ora nem mais ahahaha :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da pressão é o posicionamento dos jogadores, às vezes desguarnecem a sua zona.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da pressão é o posicionamento dos jogadores, às vezes desguarnecem a sua zona.

Isso não é pressão, isso pelo importunar adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente. Contra "equipas teoricamente mais fracas" até pode funcionar muito bem, porque asfixias por completo o adversário, e se não tiverem uma boa capacidade de circulação de bola "borram-se todos" quando saem dois ou três jogadores a pressionar o portador da bola e perdem imediatamente a bola.

A meu ver, o grande problema da excessiva pressão coloca-se nos jogos contra "equipas teoricamente mais fortes", pois o que vai acontecer é basicamente isto: imagina-te a jogar contra o Barcelona (exímio na circulação de bola e passes curtos), o Xavi tem a bola, vão dois ou três jogadores teus pressioná-lo, o Xavi rapidamente mete para o Iniesta, vão lá mais dois ou três jogadores teus pressionar, e o Iniesta, de olhos fechados, mete no Messi ou no Neymar. Com esta brincadeira toda o que é que vai acontecer?

1.º) ficas com 4 ou 5 jogadores desposicionados;

2.º) esses jogadores rebentaram o pulmão a fazer piques atrás de piques atrás da bola em vão porque não a conseguiram roubar ao adversário e, consequentemente, não vão ter estofo para recuperar (pelo menos atempadamente, porque até podem conseguir recuperar mas já vai ser tardiamente, provavelmente já a bola estará dentro da baliza);

3.º) autoestrada aberta para Messi, Neymar, Alexis & CIA (jogadores bastante rápidos e bons finalizadores);

4.º) ou dá golo ou dá oportunidade de golo (pode ser que tenhas a sorte do jogo e que falhem 3 ou 4 oportunidades flagrantes de golo, o que neste FM me parece muito pouco provável para o adversário, porque normalmente é cada tiro é cada melro, enquanto que nós, por vezes, precisamos de 5 oportunidades flagrantes para marcar um golo).

É por estas e por outras que opto por nunca fazer pressão ao portador da bola, para que nunca me depare com situações como a que acabei de referir.

Não quero com isto dizer que o modelo que eu uso é o melhor que há e que o da pressão não serve para nada, não é nada disso. O modelo que eu utilizo também comporta os seus riscos, tais como jogar contra uma equipa que tem jogadores com um excelente remate a média/grande distância. Ora, seu eu não pressiono e se ele se lembra de mandar um "charuto" do meio da rua posso ter o azar de ver a bola entrar. No entanto, considero que existe uma probabilidade muito maior de sofrer golos devido à imensa pressão do que devido a remates de longe, porque com a imensa pressão eu posso sofrer golos de todas as maneiras e feitios (remates de longe, remates dentro da área, cavalgadas de Messis e afins que só param dentro da baliza, passe para o jogador ao segundo poste encostar, etc.) enquanto que se eu não fizer pressão apenas posso sofrer golos de uma maneira (remates de longe, sem prejuízo de haver um ou outro jogo em que a coisa não corra tão bem e acabe por sofrer de outra maneira, mas isso é como em tudo, há dias bons e dias maus).

Isso não é pressão, isso pelo importunar adversários.

Penso que ao dizer "pressão" ele se estava a referir ao "importunar adversários", até porque na prática o "importunar adversários" funciona como ir pressionar o portador da bola, sair da sua posição e arriscar para ir pressionar o portador da bola e deixar o seu espaço livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que ao dizer "pressão" ele se estava a referir ao "importunar adversários", até porque na prática o "importunar adversários" funciona como ir pressionar o portador da bola, sair da sua posição e arriscar para ir pressionar o portador da bola e deixar o seu espaço livre.

Exactamente!

Uma 1ª parte de luxo, como eu quero e gosto, um 433 que funciona como 343, com os interiores a ocupar um espaço mais central a abrir caminho para os alas. A posição 6 é um pivô a cair entre os centrais para que estes façam a cobertura à subida dos alas. Muita posse, sempre muita posse.

lf6c.png

4 bolas ao poste, 5 oportunidades... isto era para já estar 5-0

n5ln.png

Na prática funciona assim

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente!

Uma 1ª parte de luxo, como eu quero e gosto, um 433 que funciona como 343, com os interiores a ocupar um espaço mais central a abrir caminho para os alas. A posição 6 é um pivô a cair entre os centrais para que estes façam a cobertura à subida dos alas. Muita posse, sempre muita posse.

4 bolas ao poste, 5 oportunidades... isto era para já estar 5-0

Na prática funciona assim

n5ln.png

lf6c.png

Muito bom, posse de bola e domínio total de jogo :handclap:

O Vit. Guimarães no único remate que fez mandou ao poste, deixa-me adivinhar: "charuto" do meio campo?! :biggrin:

Já agora, fazes pressão ou deixas que eles venham para cima de ti como eu faço?

Editado por ENLE

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso gosto mais de um sistema misto onde os jogadores tentam pressionar um pouco à frente para recuperar bolas e matar logo os gajos. Mas não gosto que a minha equipa suba muito

Contra equipas "teoricamente mais fortes" desço as linhas para que eles subam um pouco mais e assim aproveitar o espaço criado lá atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

ENLE colocas algum tipo de marcação especifica tipo os extremos a acompanhar sempre o lateral adversário ou assim?

não senhor, apenas marcação apertada mas baseada em posicionamento de contenção da equipa, nada de marcação homem a homem ou marcações específicas ao adversário X ou ao adversário Y. Se fizesse isso muito provavelmente iria desvirtuar aquilo que pretendo que a equipa faça. Por exemplo, eu não uso extremos mas sim médios-alas, e não quero que eles se preocupem única e exclusivamente como o jogador que lhes vai aparecer naquela zona (o lateral da equipa adversária a atacar) mas sim com esse lateral e com o médio que, eventualmente, vai dar apoio a esse lateral. A minha ideia com isso é que ele esteja "com um olho no burro e com outro no cigano" para que consiga interceptar o passe que eventualmente o lateral faça para o médio de apoio ou que o médio de apoio faça para o lateral.

Fiz-me entender?! 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

não senhor, apenas marcação apertada mas baseada em posicionamento de contenção da equipa, nada de marcação homem a homem ou marcações específicas ao adversário X ou ao adversário Y. Se fizesse isso muito provavelmente iria desvirtuar aquilo que pretendo que a equipa faça. Por exemplo, eu não uso extremos mas sim médios-alas, e não quero que eles se preocupem única e exclusivamente como o jogador que lhes vai aparecer naquela zona (o lateral da equipa adversária a atacar) mas sim com esse lateral e com o médio que, eventualmente, vai dar apoio a esse lateral. A minha ideia com isso é que ele esteja "com um olho no burro e com outro no cigano" para que consiga interceptar o passe que eventualmente o lateral faça para o médio de apoio ou que o médio de apoio faça para o lateral.

Fiz-me entender?! 8-)

Perfeitamente. No patch anterior é que usar essa marcação era uma ajuda.

Eu uso uma estratéga atacante/equilibrado.. Vamos ver se as tuas ideias encaixam. Mas talvez mude para controlar/equilibrado visto que não sou uma equipa de topo

Compartilhar este post

Link para o post

n5ln.png

lf6c.png

Muito bom, posse de bola e domínio total de jogo :handclap:

O Vit. Guimarães no único remate que fez mandou ao poste, deixa-me adivinhar: "charuto" do meio campo?! :biggrin:

Já agora, fazes pressão ou deixas que eles venham para cima de ti como eu faço?

Sempre a pressionar, sempre a comer-lhes os calcanhares para recuperar a posse. A coisa melhora muito mais tendo os jogadores os movimentos preferidos apropriados.

Soltaram-se da minha rede dessa vez por causa de um pontapé de canto a meu favor, é muito raro conseguirem sair em contra-ataque nos cantos mas ocasionalmente causam-me calafrios.

Eu uso uma estratéga atacante/equilibrado.. Vamos ver se as tuas ideias encaixam. Mas talvez mude para controlar/equilibrado visto que não sou uma equipa de topo

A estratégia não tem a ver com o estatuto da equipa, até porque não te esqueças que Controlar implica mais perda de tempo e contra equipas de topo desarmam-te que é um mimo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desde o FM 2010 que a mentalidade da minha táctica base é sempre a mesma: equilibrado e controlar. Gosto muito e dou-me muito bem, controlo os jogos, há boa circulação de bola, com critério, crio muitas oportunidades de golo, muita troca de bola no meio para depois lançar e sair rápido para o ataque através dos alas, etc. Depois tenho duas variantes tácticas para diferentes fases de jogo e consoante aquilo que pretenda: muito fluído e sobrecarregar (para massacrar e procurar marcar um golo quando necessário) e muito rígido e contenção (para queimar tempo e limitar-me a defender, que normalmente só uso nos 10 minutos finais do jogo contra equipas teoricamente mais fortes e para aguentar o resultado). Claro que isto tudo é articulado com as instruções que dou aos jogadores que, como é óbvio, são completamente diferentes consoante a variante táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vcs percebem que uma tática já deu o que tinha pra dar???

Sempre gostei de jogar no 4-1-2-1-2

Na frente uso um atacante recuado e outro avançado.

Comecei com o Flamengo.

Na 1º temporada fui mal no Carioca e Copa do Brasil perdi pra uma zebra, mas isso porque priorizei o brasileiro onde ganhei com sobras.

Mantive a tática e ganhei muito bem o estadual e fui até a final da Libertadores.

Mas justamente na semi da Libertadores vi que o time não tá aquelas coisas...

Reforcei muito bem o plantel, mas na final perdi feio pro Velez (0x4 e 1x1).

Pelo fato do meu time estar bem forte, vinha jogando pra controlar os jogos tanto em casa quanto fora.

Do nada perdeu um pouco o efeito.

O time atacava muito bem, agora tem dificuldades. E sofri com lesões nas laterais, prejudicando a defesa.

Aí minha duvida é:

Mudar de tática no meio da temporada é aconselhável???

Pois sei que não conseguirei treinar bem ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vcs percebem que uma tática já deu o que tinha pra dar???

Sempre gostei de jogar no 4-1-2-1-2

Na frente uso um atacante recuado e outro avançado.

Comecei com o Flamengo.

Na 1º temporada fui mal no Carioca e Copa do Brasil perdi pra uma zebra, mas isso porque priorizei o brasileiro onde ganhei com sobras.

Mantive a tática e ganhei muito bem o estadual e fui até a final da Libertadores.

Mas justamente na semi da Libertadores vi que o time não tá aquelas coisas...

Reforcei muito bem o plantel, mas na final perdi feio pro Velez (0x4 e 1x1).

Pelo fato do meu time estar bem forte, vinha jogando pra controlar os jogos tanto em casa quanto fora.

Do nada perdeu um pouco o efeito.

O time atacava muito bem, agora tem dificuldades. E sofri com lesões nas laterais, prejudicando a defesa.

Aí minha duvida é:

Mudar de tática no meio da temporada é aconselhável???

Pois sei que não conseguirei treinar bem ela.

Claro que não é, baixa-te as familiaridade táctica e a equipa ressente-se

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é bug ou se dá para alterar, mas a minha barreira nos livres está sempre mal colocada ou com dois, tres jogadores num livre à entrada da área

Resultado: quase todos os jogos levo um golo de livre :cadeirada:

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

4-3-3

4 defesas, 1 trinco, 2 interiores, 2 extremos e 1 pdl

tens duas hipoteses ou jogas mais fechado, ou entao fazes uma marcaçao mais apertada aos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

4-2-3-1 à Paulo Fonseca com Normal + Equilibrado. Chegamos a final de Janeiro da 2ª época e acontece isto:

1xzzhz.png

Tudo correu bem neste jogo, os resultados nem têm sido perfeitos.

4 golos cruzamento

1 golo canto

1 golo livre directo (Maicon, jasus)

2 golo erro adversario

1 golo falta de marcaçao

A táctica usada foi esta (mas com jogadores diferentes):

1r845f.png

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é mais uma alcateia de bolos a atacar um cordeiro... sendo que o cordeiro é onde estiver a bola :biggrin:

parece-me bem, se forem de chocolate com chintili melhor ainda :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

4-2-3-1 à Paulo Fonseca com Normal + Equilibrado. Chegamos a final de Janeiro da 2ª época e acontece isto:

4 golos cruzamento

1 golo canto

2 golo erro adversario

1 golo falta de marcaçao

Desculpa lá, mas se isso fosse um 4231 à Paulo Fonseca tinha ficado 1-1 ou o Porto perdia :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

4 golos cruzamento

1 golo canto

2 golo erro adversario

1 golo falta de marcaçao

bom resultado, o problema é quando apanhares uma equipa grande da champions que nao te deixe jogar assim...é que o beira mar baixou as linhas e tu coneguiste fazer o teu jogo mais controlado e tal, apanhas uma equipa que pressione alto e poucas oportunidades crias assim

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...