Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

E nao achas normal!!!?? Pedes contençao aos homens...eles vao andar ali a engonhar sem arriscar nada! So qd virem mm um espaço pela certa é que la vao meter a bola!

E nao achas normal!!!?? Pedes contençao aos homens...eles vao andar ali a engonhar sem arriscar nada! So qd virem mm um espaço pela certa é que la vao meter a bola!

Não é isso xD Se alterar a táctica para uma táctica mais de posse (ainda), crio menos oportunidades

Alterei a táctica para isto

gy1p.png

Uploaded with ImageShack.us

Deu nisto

kh7v.png

Editado por StefanoPT

Compartilhar este post

Link para o post

pergunta ao gajo como é que ele fez pq eu ja tentei de tudo e nao consegui, contençao, manter a posse, linha defensiva recuada, queimar tempo, ritmo mais lento de todos, levar a bola ate a area, passe curto em tudo e todos, respirar e sei la mais o que e mesmo assim a equipa ataca na mesma lol bola no dc depois num mc sai logo para um dos extremos e para o ataque, nao consigo fazer a bola vir da defesa para GR tantas vezes como ele consegue, nao percebo :confuso:

fazer uma tatica de tiki taka neste jogo é lixado

Compartilhar este post

Link para o post

fazer uma tatica de tiki taka neste jogo é lixado

Epah mas o tiki taka do gajo, 80% é entre os centrais e Gr!! Que piada tem isso???

Não é isso xD Se alterar a táctica para uma táctica mais de posse (ainda), crio menos oportunidades

Alterei a táctica para isto

Deu nisto

Tens ai umas coisas...tu pedes posse, mas ao mm tempo queres que os homens cruzem e ainda por cima que cruzem de longe??? Pq jogas com dois Falsos 9?

Compartilhar este post

Link para o post

Epah mas o tiki taka do gajo, 80% é entre os centrais e Gr!! Que piada tem isso???

Tens ai umas coisas...tu pedes posse, mas ao mm tempo queres que os homens cruzem e ainda por cima que cruzem de longe??? Pq jogas com dois Falsos 9?

Eu ainda sou um menino a aprender. A ideia é os 2 baixarem arrancando os DC, os AI entrarem lá, e os laterais irem lá à frente fazer algo.

Compartilhar este post

Link para o post

grande tiki-taka e.enquanto troca a bola entre os centrais e GR chama a equipa adversaria que depois abre espaço entre linhas qnd a bola entra ai dps acontece magia com os passes de morte.Não ha melhor exemplo para ilustrar a celebre frase ´´Bom jogador não é aqule que corre com a bola,mas sim aquele que faz a bola correr(acho que é algo do genero) :)

Editado por andropt

Compartilhar este post

Link para o post

nao tem a ver com ter piada lol mas é assim construir atras e meter um passe em profundidade num jogador mais desmarcada, se reparares bem o ultimo passe sai do meio campo, ele troca a bola atras puxa o adversario para cima dele e depois surpreende com um passe em profundidade, e ele nao fica a construir sempre tao atras, é impossivel, ate pq ja tentei de tudo e nao consegui, aquilo deve ter sido um lance por acaso lol

grande tiki-taka e.enquanto troca a bola entre os centrais e GR chama a equipa adversaria que depois abre espaço entre linhas qnd a bola entra ai dps acontece magia com os passes de morte.Não ha melhor exemplo para ilustrar a celebre frase ´´Bom jogador não é aqule que corre com a bola,mas sim aquele que faz a bola correr(acho que é algo do genero) :)

exacto o principio do tiki taka é exactamente esse, trocar a bola puxar o adversario para cima de nos e depois meter o passe em profundidade, a diferença é que o barça fazia isso mais no meio campo e nao tao atras pq jogava com a defesa muito alta

Compartilhar este post

Link para o post

SERA QUE HA AQUI ALGUEM CAPAZ DE CONSEGUIR FAZER ISTO? o maximo que consegui foi quase parecido a jogar em contençao, manter a posse e ritmo muito lento, mas mesmo assim a equipa ataca muito a mesma, como sera que este gajo conseguiu isto??

Logo à partida não sabes se o gajo tem os jogadores armados de movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda sou um menino a aprender. A ideia é os 2 baixarem arrancando os DC, os AI entrarem lá, e os laterais irem lá à frente fazer algo.

Em minha opiniao e vendo o que queres fazer a melhor tactica seria um 433...com tres medios que ficam com o bola, usando os dois AI e o F9...os medios metem a bola no F9 qd este recua aparecendo dps os AI no espaço de onde saiu o central para marcar o F9! Para um jogo de posse penso que um 433 ou um 4231 sao as melhores tacticas! o 442 com dois avançados se jogares com dois extremos a cruzarem um Ponta de lança e um F9 seria o ideal, mas ai seria mais uma tactica de explusao, transiçoes com passes a rasgar e cruzamentos para o Ponta de lança!

Compartilhar este post

Link para o post

Logo à partida não sabes se o gajo tem os jogadores armados de movimentos preferidos.

e quais sao os movimentos preferidos que dizem para dar a bola ao GR umas 4 vezes de seguida? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Em minha opiniao e vendo o que queres fazer a melhor tactica seria um 433...com tres medios que ficam com o bola, usando os dois AI e o F9...os medios metem a bola no F9 qd este recua aparecendo dps os AI no espaço de onde saiu o central para marcar o F9! Para um jogo de posse penso que um 433 ou um 4231 sao as melhores tacticas! o 442 com dois avançados se jogares com dois extremos a cruzarem um Ponta de lança e um F9 seria o ideal, mas ai seria mais uma tactica de explusao, transiçoes com passes a rasgar e cruzamentos para o Ponta de lança!

Procuro maior eficiência! Passa-me isso para linguagem de FM, que eu não sei que opções tenho que pôr para fazer isso :x

7ewf.png

Ajuda ai a criar uma base teórica. Tipo as tarefas, filosofia etc... Eu quero abusar dos meus jogadores que são extremamente rápidos, com muito boa técnica, muito creativos, mas muito seguros e difíceis de desarmar. Depois tenho um problema na defesa que são os laterais. Ofensivamente estão muito bem, defensivamente abrem muito espaço (entre eles e os centrais)

Editado por StefanoPT

Compartilhar este post

Link para o post

Procuro maior eficiência! Passa-me isso para linguagem de FM, que eu não sei que opções tenho que pôr para fazer isso :x

Ajuda ai a criar uma base teórica. Tipo as tarefas, filosofia etc... Eu quero abusar dos meus jogadores que são extremamente rápidos, com muito boa técnica, muito creativos, mas muito seguros e difíceis de desarmar. Depois tenho um problema na defesa que são os laterais. Ofensivamente estão muito bem, defensivamente abrem muito espaço (entre eles e os centrais)

sinceramente das opçoes tacticas que ai tens so mudaria o estilo de passe para passe curto! Dps como o Michael diz, temos que treinar movimentos para os rapazes fazerem o que nos pretendemos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente das opçoes tacticas que ai tens so mudaria o estilo de passe para passe curto! Dps como o Michael diz, temos que treinar movimentos para os rapazes fazerem o que nos pretendemos!!!

E que posições atribuias aos jogadores? Funções também, quais davas?

Compartilhar este post

Link para o post

E que posições atribuias aos jogadores? Funções também, quais davas?

Epah sinceramente eu nao curto mt o 442, mas pronto...começando pela defesa..dois defesa laterais com tarefa de apoio e dois centrais normais! No meio campo teria que ver como a equipa se comporta, mas so fã do box.to.box e talvez um CJR! Dois extremos...um ponta de lança e falso 9!

Compartilhar este post

Link para o post

Epah sinceramente eu nao curto mt o 442, mas pronto...começando pela defesa..dois defesa laterais com tarefa de apoio e dois centrais normais! No meio campo teria que ver como a equipa se comporta, mas so fã do box.to.box e talvez um CJR! Dois extremos...um ponta de lança e falso 9!

Não cortes muito do 442. Num 433 quais as tarefas e posições dos médios centro?um construtor de jogo recuado e um Box o to Box ? Como jogarias em 433?

Compartilhar este post

Link para o post

eu normalmente num 433 jogo com um trinco, um medio box.to.box e um CJA com tarefa de apoiar!

E os laterais,como jogasse co, eles? Os meus dão muito espaço entre eles?e?os centrais. E também nas suas costas

Compartilhar este post

Link para o post

jogo com defesas laterais com tarefa de apoiar! Centrais nao mexo nada...sao centra normais com tarefa de defender! Agora tens que ver por exemplo o benfica o Garay e o Luisao sao mt lentos, por isso nao podes jogar com uma defesa mt subida!

Compartilhar este post

Link para o post

e quais sao os movimentos preferidos que dizem para dar a bola ao GR umas 4 vezes de seguida? :biggrin:

Tenta passes para o GR com regularidade :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometi, terminei a época com bons resultados com o plantel que tinha a mão

Campeão Brasileiro

Campeão da Libertadores

Campeão da Copa do Brasil

Estes foram os resultados na temporada passada

01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg

E agora a nova temporada que inicio, fiz algumas alterações nas instruções e com uma grande renovação do plantel, ainda a equipe não esta 100% acostumada com a tática, mas tenho ate agora bons resultados

05.jpg06.jpg

Como detalhe, tive propostas para treinar o arquirrival Corinthians - BRA, Inter de Milão -ITA e Villarreal - ESP, recusei todas propostas :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse ontem, o pessoal não se pode por a pensar que por acontecer um lance de uma determinada maneira que a equipa vai jogar dessa maneira os 90 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse ontem, o pessoal não se pode por a pensar que por acontecer um lance de uma determinada maneira que a equipa vai jogar dessa maneira os 90 minutos.

Já lhe disse isso ontem , foi um lance por acaso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora então bom dia pessoal!

Vejo que há por aí muita gente a queixar-se de os jogadores (nomeadamente os centrais e os laterais) saírem feitos brutinhos das suas posições e abrirem espaços e brechas na defesa, o que muitas vezes vai originar golo do adversário (tendo em conta que neste FM, o adversário em 2 ou 3 remates à baliza é bem menino para fazer 2 ou 3 golos).

Ora, após vários testes e experiências tácticas e visualização dos jogos em modo completo (costumo visualizar em modo alargado) vou procurar dar a minha contribuição, visto que comigo tem estado a resultar às mil maravilhas, se bem que sinto que ainda é possível aprimorar uma coisa aqui e outra coisa acolá (na verdade, sinto sempre que ainda é possível aprimorar o que quer que seja).

Desde já, refiro que estou na primeira época com o Benfica e jogo com uma linha defensiva muito recuada, o que evita a entrada de passes a rasgar nas costas da defesa (pelo menos nesta primeira época vou jogar assim, visto que tanto o Luisão como o Garay são lentos, mas assim que renovar a dupla de centrais titulares para uns mais rápidos tenho em mente subir ligeiramente a linha defensiva).

Inicialmente jogava com as opções "marcação apertada" e "importunar adversários" (quer nas definições da equipa, quer nas definições de jogadores, quer nas instruções colectivas ao adversário) selecionadas em todos os jogadores, e o que é certo é que os jogadores pressionavam imenso, é verdade, mas também abriam imensos espaços, o que neste FM é fatal tendo em conta o grau de eficácia dos adversários! Se é verdade que há jogos em que muita pressão pode funcionar bem e asfixiar por completo o adversário (nomeadamente contra equipas teoricamente mais fracas) não é menos verdade que contra equipas mais fortes poderá ser fatal, tendo em conta a boa capacidade de circulação de bola e de os nossos jogadores andarem atrás do portador da bola, a cansarem-se imenso, até que chega um ponto em que já estão 3 ou 4 jogadores desposicionados devido à imensa pressão e depois é meio caminho andado para golo do adversário, porque os jogadores que estavam no "meeinho" pura e simplesmente estoiraram a fazer três ou quatro piques atrás do portador da bola e depois deixam de ter estofo para recuperar, partindo por completo a equipa.

Tendo em conta esta situação decidi experimentar remover a opção "importunar adversários" e selecionar a opção "não pressionar". No entanto mantive a opção "marcação apertada". Muitos de vocês podem estar a pensar: "este gajo é incoerente, então para além de jogar com a linha defensiva muito recuada e não querer pressionar, depois quer que façam marcação apertada???". Exactamente. Provavelmente muita gente confunde a marcação apertada com a pressão, quando uma coisa e outra nada têm que ver. O que leva a que os jogadores se desposicionem é o facto de terem muitas instruções de pressão e não o facto de estarem a fazer marcação cerrada ao adversário, pois a marcação apertada apenas vai influir na diminuição de espaço por parte do portador da bola, estar "em cima dele", mas apenas quando ele tiver a bola e estiver em cima do meu jogador encarregue da respectiva zona do terreno. Aquilo que eu pretendo, basicamente, é isto: não ir ao encontro do portador da bola para não desposicionar os meus jogadores, mas sim que o portador da bola venha até aos meus jogadores, e quando isso acontecer, meus amigos, vai deparar-se com uma autêntica parede, compacta e posicional, e garanto-vos que dificilmente a consegue "partir"!!!

Atenção ao seguinte: por exemplo, se vocês disserem aos jogadores e à equipa para não pressionarem mas depois nas instruções ao adversário colocarem a opção de pressionar o jogador X ou Y eles vão pressionar e vão contra as instruções que vocês deram quer à equipa quer ao jogador. Portanto, tenham muita atenção às instruções ao jogador, às instruções à equipa e às instruções ao adversário, porque se umas não estiverem em consonância com outras vai dar barracada!!! Procurem ser coerentes em todas as instruções atribuídas (quer aos jogadores, quer à equipa, quer ao adversário).

Aliado a tudo isto que referi importa terem em conta as instruções de cada jogador. Eu, por exemplo, começo todos os jogo com o meu 4-1-3-2, equilibrado e controlar (guarda redes líbero defender | dois centrais a defender | dois laterais automáticos | médio defensivo a apoiar | médio área a área | dois médios alas automáticos | avançado recuado apoiar | avançado completo apoiar). No entanto, se vir que a coisa não está a correr como pretendo adopto, como é óbvio, uma estratégia mais arrojada a partir dos 22/25 minutos (sim, porque gosto de resolver os jogos na primeira parte de forma a que na segunda parte os jogadores "descansem com bola"). Isto traduz-se em que todos os jogadores defendam atrás do meio campo, compactos, posicionais, sem darem margem de manobra a que a equipa adversária consiga chegar perto da minha área, pois para chegarem até à minha área terão que ultrapassar a parede que referi no parágrafo anterior. E agora perguntam vocês: "então e golos que é bonito, nem vê-los, é só defender, não sofres golos mas também não marcas!!!" Errado. Marco muitos, sofro poucos, tenho imensa posse de bola e domino os jogos por completo. Assim que marco o 1.º golo altero as instruções de jogadores de apoiar para defender, e aí então o domínio passa a ser avassalador, maior coesão a defender mas sem nunca descurar em termos ofensivos, acabando sempre por marcar mais golos!

Claro que as restantes instruções que dão aos jogadores e à equipa são fundamentais, mas aí meus amigos, já terão que ser vocês a escolher aquilo que pretendem para a vossa equipa, e das duas uma: ou adaptam os vossos jogadores à vossa táctica e à maneira como gostam/querem jogar ou então adaptam a vossa táctica aos jogadores de que dispõem no plantel. Eu com este post limito-me a dar-vos uma mera dica/sugestão relativamente à questão da excessiva pressão e desposicionamento dos jogadores com o qual me deparei e com a qual muita gente está a sentir problemas, o resto fica por vossa conta e risco. Não queiram começar a jogar à força toda utilizando tácticas concebidas por outras pessoas com uma ideologia de jogo, muito provavelmente, completamente distinta da vossa! Implementem, primeiro que tudo, uma boa táctica e testem-na a visualizar os jogos em modo completo, vejam e analisem aquilo que está mal e procurem melhorar aquilo que acham que está bom mas que ainda pode melhorar! E durante a época se virem que a AI do jogo vos está "a querer dar a volta" sejam intuitivos e tenham a capacidade de dar-lhe vocês a volta, fazendo uma alteração aqui ou acolá!

Afinal de contas concordo totalmente com o MichaelAndrews: é muito melhor comer o peixe pescado por nós do que tê-lo servido à mesa!

Espero ter contribuído para quem está com o problema da excessiva pressão e desposicionamento dos jogadores. Ficam aí algumas sugestões para quem quiser, com base nisto, construir uma táctica à sua maneira.

:compinchas:

Editado por ENLE

Compartilhar este post

Link para o post

e costumas sofrer os golos como? nas costas da defesa? pelo meio? ou pelo flancos?

Alguns passes nas costas, daí ter recuado a linha defensiva, mas sobretudo tabelas pelo centro.

Tinha equipa com marcação apertada e retirei, espero k n percam tanto a posição.

O problema nem é só sofrer golos, é a criação de oportunidades. Sinto que agr permito + oportunidades flagrantes

Compartilhar este post

Link para o post

O meu F9 (num 433 com 2 AI) está a fazer bem a parte do recuar e destribuir jogo etc... Gosto dessa parte, de ele vir buscar jogo e fazer jogar. Por outro lado o gajo remata do meio do nada de vez em quando.... Eu quero que ele ou vá entrar pela área e procure o remate, ou que jogue nos AI. Com a opção do conduzir para espaços vazios o gajo vai-me para as alas e não sai de lá

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...