Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CM.PT.85

[FM 2014] Entre Vodka e Títulos - 2018/2019

Publicações recomendadas

Boa sorte compinchas.gif

Pré-época normal, espero que o campeonato corra melhor :compinchas:

Editado por F_Santos

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim, grande contratação. O Javi transmite grande consistência defensiva.

Bom trabalho :compinchas:

Concordo, e com a saida do Rinaudo, apenas tinha o William Carvalho para o lugar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# LIGA ZON SAGRES 2013/2014

Cada vez fico mais com a sensação de que quem criou este jogo não gosta nada do meu Sporting. Nunca em nenhum FM, senti tantas dificuldades em ganhar jogos quando estive ao comando de uma boa equipa. Acontecem coisas estranhas a mais e pergunto-me se será só comigo. Bolas nos ferros e defesas impensáveis foram apenas alguns dos factores que nos fizeram perder pontos nesta primeira volta.

001_zps363f44bb.png

Iniciámos o campeonato em casa diante do Maritimo. Toda a equipa estava disponivel para jogar e não havia desculpas para não entrarmos com o pé direito na competição. Capel e Montero foram peças fundamentais nas primeiras jornadas, foram os nossos jogadores mais perigosos e o avançado colombiano conseguiu mostrar toda a sua veia goleadora: à 3ª jornada já contava com 5 golos.

Foi à 4ª jornada que tivemos o nosso primeiro teste a sério quando visitámos o Sp. Braga. Ao contrário do que tinha acontecido até ali, a partida foi bastante equilibrada: o Sp. Braga com 16 remates e nós com 18, apenas na posse de bola fomos inferiores, 61% para os da casa, 39% para a nossa equipa. Ainda assim, o perigo rondou mais vezes a baliza dos arsenalistas e a vitória só podia vir para o nosso lado.

Foi no dia 21 de Setembro que recebemos o nosso rival Benfica. Os encarnados não tinham começado a época da melhor maneira pois tinham apenas conseguido uma vitória nas primeiras quatro jornadas mas um jogo entre estas duas equipas será sempre equilibrado: 11 remates nossos contra 14 do Benfica, tivemos 51% de posse de bola. Estava 0-0 ao intervalo mas Montero colocou-nos na frente do marcador no inicio da 2ª parte. Cardozo empatou perto dos 70'. Um empate caseiro com o Benfica não me parece um mau resultado, e não me mostrei insatisfeito com o plantel.

Após uma vitória natural no terreno do Gil Vicente, chegou a primeira derrota à 7ª jornada e a partir daqui foi o descalabro. Não inventei na táctica e utilizei os mesmos jogadores, as nossas bolas simplesmente não entravam. O Olhanense encontrava-se em último lugar quando nos encontrámos e a derrota só me fez antecipar o pior.

Antes de entrarmos na pior fase da época ainda derrotámos a equipa da Académica com algum esforço. Seguiu-se então uma fase tremendamente negra onde não vencemos durante cinco jornadas. Curiosamente, conseguimos ir ao Dragão arrancar um empate quando tudo fazia adivinhar mais uma derrota. A verdade é que estivémos próximos de vencer a partida não fosse uma grande penalidade contra nós nos últimos minutos. Em todas estas derrotas fomos superiores ao nosso adversário e em condições normais, tínhamos de ter saido vencedores, senão vejamos:

No jogo com o Vit. Guimarães: rematámos 20 vezes, eles 9;

Com o Arouca, que na altura estava em último, rematámos 25 vezes contra as 8 deles;

Com o Rio Ave, foi onde houve mais equilibrio, fizemos 18 remates e eles 10;

Na recepção ao Paços rematámos em 22 ocasiões enquanto eles remataram apenas 4 vezes;

Como se pode perceber, a táctica funciona pois controlamos os jogos e criamos bastantes oportunidades. Agora o que é estranho são os saltos que os guarda-redes adversários fazem quando querem defender uma bola, parecem macacos entre os postes, porque raio o Patricio não o faz também? Já para não falar na falta de pontaria que os nossos jogadores mostram quando estão na cara do golo. O avançado Montero esteve 11 jogos sem marcar (!) e quando marcou foi de grande penalidade.

Foi quase dois meses depois que conseguimos uma nova vitória e mesmo assim foi arrancada a ferros. Adrien fez o golo aos 87 minutos depois da bola ter ressaltado na barra, jogávamos então com o Vit. Setúbal. Podia ter sido o jogo que iria mudar a nossa sorte, mas a verdade, é que voltámos ao mesmo na jornada seguinte quando não conseguimos mais do que um empate contra o Estoril. Fechámos assim a primeira volta na 6ª posição depois de termos liderado o campeonato até à 7ª jornada.

# TAÇA DE PORTUGAL E TAÇA DA LIGA 2013/2014

Recebemos o Ac. Viseu na 3ª eliminatória da Taça depois da derrota com o Olhanense. Estava preocupado mas vencemos sem espinhas. O sorteio seguinte colocou-nos diante do Belenenses, equipa que nos afastou da competição depois de nos vencer por 1-0, golo de grande penalidade aos 94 minutos, enfim... 18 remates contra 6, o que acabou por não ser suficiente.

A cereja no topo do bolo foi o sorteio dos grupos da Taça da Liga. Calhámos no grupo do D. Aves, do Vit. Setúbal e do... FC Porto.

001_zpsce704880.png

Disputámos a primeira jornada do Grupo A depois de termos vencido o Vit. Setúbal para o campeonato. A minha fé não era muita como devem imaginar pois tínhamos novamente o FC Porto pela frente. Curiosamente foi uma partida bastante equilibrada, nenhuma das equipas se destacou. Vencemos com um auto-golo de Licá mas nem nos importámos. Pelo menos aqui ficámos numa boa posição de seguir em frente.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente estava a espera de melhor a equipa nao esta muito bem e creio que falta estabilidade. ha que re-agrupar e atacar a segunda metade de epoca, para que consigas chegar-te ao top 3 :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que essa classificação ainda vai sofrer grandes alterações, pois não acredito que o Nacional Madeira faça uma segunda volta ao nível da primeira.

Força nisso :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Esperava melhor desse grande clube, espero 2 volta melhor e que consigas chegar ao 3 lugar pelo menos,

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente estava a espera de melhor a equipa nao esta muito bem e creio que falta estabilidade. ha que re-agrupar e atacar a segunda metade de epoca, para que consigas chegar-te ao top 3 :compinchas:

Não sei não. Passa-se aqui algo de estranho, não me parece normal dominar todos os jogos e não ganhar nada... lol Aqui há coisa

Acho que essa classificação ainda vai sofrer grandes alterações, pois não acredito que o Nacional Madeira faça uma segunda volta ao nível da primeira.

Força nisso :celebracao:

Sim, concordo com isso. Mas teremos de melhorar muito se queremos subir umas posições. Só espero não ser despedido antes lol

Esperava melhor desse grande clube, espero 2 volta melhor e que consigas chegar ao 3 lugar pelo menos,

Eu também não esperava tantas dificuldades sinceramente... Diz-me uma coisa sff, qual foi a reputação com que iniciaste o teu save? Eu escolhi iniciar a carreira com reputação regional, acho que isso está a influenciar os resultados da equipa, ninguém liga ao que eu digo lol

Compartilhar este post

Link para o post

Sem duvida alguma, tens ai algumas derrotas e empates na 1º volta da temporada.

Tens um bom plantel, jovem mas com muito talento e estas a perder pontos em jogos que nao se pode perder nunca!

Se calhar tens que melhorar a tactica ou ate usar outra.

Eu no meu save estou no belenenses e tambem me acontece isso de bolas ao poste e tenho muita a pose de bola e tudo mais e perco o jogo, mas e um entre outro.

Mas boa sorte e que isso mude rapido e que voltes as vitorias!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem duvida alguma, tens ai algumas derrotas e empates na 1º volta da temporada.

Tens um bom plantel, jovem mas com muito talento e estas a perder pontos em jogos que nao se pode perder nunca!

Se calhar tens que melhorar a tactica ou ate usar outra.

Eu no meu save estou no belenenses e tambem me acontece isso de bolas ao poste e tenho muita a pose de bola e tudo mais e perco o jogo, mas e um entre outro.

Mas boa sorte e que isso mude rapido e que voltes as vitorias!

Posso dizer que já experimentei umas três tácticas mas não me parece ser isso pois jogamos sempre melhor controlando sempre os jogos. Falta apenas a bola entrar... Um jogo ou outro ainda era naquela, agora sempre... Obrigado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei não. Passa-se aqui algo de estranho, não me parece normal dominar todos os jogos e não ganhar nada... lol Aqui há coisa

Sim, concordo com isso. Mas teremos de melhorar muito se queremos subir umas posições. Só espero não ser despedido antes lol

Eu também não esperava tantas dificuldades sinceramente... Diz-me uma coisa sff, qual foi a reputação com que iniciaste o teu save? Eu escolhi iniciar a carreira com reputação regional, acho que isso está a influenciar os resultados da equipa, ninguém liga ao que eu digo lol

Eu iniciei o meu save com reputação amador :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# MERCADO DE INVERNO

Poucas mexidas neste período do mercado. Elias chegou no inicio de Janeiro depois de ter acabado o empréstimo que o ligava ao Flamengo mas não vinha roubar o lugar a nenhum dos médios que já cá estavam e resolvi colocá-lo rapidamente na montra. O Fluminense fez a melhor oferta e o jogador voltou para o Brasil por 6,25 milhões de euros. Quem também recebeu guia de marcha foi o médio Carrillo, aqui já estávamos em Março. O peruano seguiu para o Corinthians por 2,6 milhões. Raramente foi primeira opção no meu onze e não queria tê-lo aqui a empatar.

O português João Mário saiu para jogar no Olhanense por empréstimo até ao final da temporada.

# LIGA ZON SAGRES 2013/2014

Como é bem visivel, esta segunda volta correu muito melhor do que a primeira. Diria mesmo que roçámos a perfeição, apenas estivemos mal nos encontros com os nossos dois maiores rivais e na viagem a Coimbra. Pela terceira vez optei por uma táctica diferente e parece que desta acertei. É mesmo na formação táctica onde eu encontro a maior razão para termos começado a vencer regularmente. A equipa continuou a controlar os jogos como fazia mas desta vez os golos apareceram.

001_zps76cf2a0e.jpg

Coloquei a equipa a jogar num 4-5-1 onde a maior diferença foi ter abdicado do médio defensivo para apostar num nº10. O Belenenses foi a primeira vitima deste novo modelo e o português Vitor, o nosso nº10, foi o homem-do-jogo ao bisar na partida, estava tudo encaminhado, só tinhamos de ganhar ritmo como se a época tivesse começado aqui. Seguiram-se mais três vitórias: diante do Maritimo, do Nacional que sem duvida foi a maior surpresa da temporada, e do Sp. Braga, a maior desilusão.

Foi então que chegou a altura de enfrentarmos o Benfica que não estava a fazer o campeonato perfeito, ao contrário do FC Porto. Em caso de vitória passaríamos para a frente dos encarnados. Optei por recuar dois dos MC para MDC colocando ai o Javi Garcia e William Carvalho lado a lado. Inicialmente resultou pois chegámos cedo à vantagem mas a equipa da casa conseguiu mostrar superioridade no segundo tempo e virou o jogo, foi uma derrota justa, nada a dizer. Tentei não criticar a equipa de modo a aparecermos motivados nas jornadas seguintes onde iamos ter um calendário acessivel.

Gil Vicente e Olhanense, as duas equipas mais tarde despromovidas, cairam facilmente aos nossos pés. Nesta altura mostrava-mos capacidade finalizadora e segurança defensiva. A Académica, que devíamos ter ultrapassado também facilmente, mostrou-se um adversário mais dificil de roer, contudo o empate deveu-se mais a demérito nosso do que a mérito dos forasteiros. Rematámos 24 vezes contra as 5 da Académica mas estava um Ricardo a grande nivel entre os postes, ele que acabou por ser considerado o homem-do-jogo.

Acreditando que o empate a zero teria sido apenas um acidente de percurso, voltámos às vitórias nas quatro jornadas seguintes e conseguimos assim a melhor fase da temporada, sete jogos sem perder. Quando encontrámos o FC Porto, o título já estava entregue e tendo em vista a final da Taça da Liga que iam disputar, jogaram praticamente com uma equipa B em Alvalade. Não foi uma partida bonita de se ver com poucas oportunidades para ambos os lados. Fomos para intervalo a perder graças ao golo solitário que o FC Porto fez na única oportunidade digna desse nome. Melhorámos bastante no segundo tempo e acabámos em cima deles mas nem o empate conseguimos alcançar e perdemos assim, a hipótese de chegar ao 3º lugar pois o Benfica tinha perdido com o Rio Ave nessa jornada.

Nunca baixando os braços, disputámos as duas últimas jornadas como se fossem finais de uma taça. O Benfica estava apenas a um ponto e ainda ia jogar com o FC Porto e com o P. Ferreira. Fizemos a nossa parte diante do Estoril mas vimos os encarnados sairem vitoriosos do clássico. Fomos para a última jornada pouco confiantes que as coisas iam correr a nosso favor, tínhamos que vencer o Vit. Setúbal e esperar que o Benfica deslizasse em casa do Paços. Com o olhar dividido entre os dois campos, vi o Rodrigo marcar para a equipa do JJ logo aos 9 minutos. Nós chegámos ao intervalo a perder por 2-0, não estávamos a jogar bem. Fui obrigado a criticar a equipa e o milagre aconteceu na segunda parte. Com golos de Jeffren e Semedo chegámos ao empate aos 64 minutos, no entanto, o resultado mantinha-se favorável ao Benfica na Mata Real. Contra todas as expectativas, fomos beijados pela sorte nos últimos minutos do encontro. Primeiro, André Leão fez o empate para o Paços aos 80 minutos e aos 83' vi o Montero colocar a nossa equipa pela primeira vez na frente. O árbitro apitou pouco depois, estávamos na Liga dos Campeões.

Tendo em conta a primeira metade da época, vi a última jornada como se fosse uma luta para ver quem chegava ao primeiro lugar do campeonato. Luta da qual saimos vitoriosos ao tirarmos o Benfica da Liga dos Campeões. O Nacional acabou por ser a verdadeira surpresa do ano com Carlos Brito ao comando. O FC Porto liderado por Paulo Fonseca não começou bem mas acabou por encontrar o caminho para uma época tranquila festejando o tetra-campeonato.

Falando agora de outro assunto, Vitor foi o nosso jogador mais premiado. Para além de ter entrado para a Equipa do Ano juntamente com Rojo, foi o homem com mais assistências, onze no total, e foi ainda considerado o Jogador do Ano. Wilson Eduardo recebeu o prémio de Jovem Jogador do Ano.

# TAÇA DE PORTUGAL E TAÇA DA LIGA

Como sabem, fomos eliminados precocemente da Taça de Portugal mas nunca deixei de acompanhar a competição. Assim, assisti a uma enorme revira-volta por parte do Benfica que encontrou o FC Porto nas meias-finais. O primeiro jogo teve lugar no Dragão onde a equipa da casa venceu por 6-1. Desengane-se quem pensou que o Benfica estava afastado da competição pois venceram por 5-0 no jogo da 2ª mão marcando o último golo já em periodo de descontos. Os encarnados encontraram o Estoril na final e venceram atraves das grandes penalidades.

Na Taça da Liga, depois da excelente vitória diante do FC Porto na primeira jornada, derrotámos facilmente a equipa mais fraca deste grupo. Fomos para o jogo com o Vit. Setúbal a precisar apenas de um empate para seguir em frente mas nem isso conseguimos. No geral fomos melhores mas desperdiçámos oportunidades de mais como tantas vezes aconteceu no passado. Quem chegou à final foi o Benfica na companhia do FCP sendo que os azuis e brancos puderam assim juntar mais um título ao seu museu, a primeira Taça da Liga.

001_zps93658bfb.jpg

002_zpsade0d8d5.jpg

Rui Patricio foi o único totalista do plantel. Rojo foi o jogador que esteve mais próximo de igualar o feito mas lesionou-se no final da época e falhou as últimas duas jornadas. Javi Garcia é bom mas raramente fazia exibições de encher o olho e estava sempre amarelado, às vezes tinha a sensação de que o espanhol já entrava para o campo com o cartão amarelo.

Vitor e Wilson Eduardo foram, para mim, os melhores jogadores do plantel. Depois de ter adoptado o 4-5-1 onde Vitor aparecia a jogar como nº10, o médio mostrou ter veia goleadora e inteligência para aparecer nos lugares certos. Para além disso, era o homem das bolas paradas o que lhe valeu 12 assistências.

Por outro lado, Fredy Montero foi a grande desilusão da temporada. Numa altura em que a equipa precisava desesperadamente de golos, o colombiano não se mostrou à altura da responsabilidade acabando vários jogos em branco. Ironia do destino, foi ele que marcou o golo que nos colocou no 3º lugar.

Para fechar, dizer apenas que o Presidente Bruno Carvalho parece ter ficado satisfeito com o meu trabalho e ofereceu-me a renovação do contrato. Assinei com todo o gosto por mais duas temporadas.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

foi pena a eliminacao na taca da liga, mas no campeonato, fizeste uma fase final espetacular. perdeste somente contra os 2 grandes e acabaste num excelente 3 lugar. ja agora, pqp esse clube da minha terra chamado Nacional e que epoca desastrosa do Braga.

Compartilhar este post

Link para o post

foi pena a eliminacao na taca da liga, mas no campeonato, fizeste uma fase final espetacular. perdeste somente contra os 2 grandes e acabaste num excelente 3 lugar. ja agora, pqp esse clube da minha terra chamado Nacional e que epoca desastrosa do Braga.

Pois foi pena não termos jogado assim desde o inicio, éramos campeões com certeza. Fica para a próxima :)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

Bom, vem ai mais uma época oficial para o Sporting. Antes de avançar mais, quero informar que o último ano, a nivel financeiro, foi uma desgraça para o clube. Não disputámos qualquer competição europeia nem vencemos qualquer coisa em Portugal, logo o dinheiro não entrou e os ordenados têm que se pagar à mesma. As contas fecharam com mais de oito milhões de euros negativos o que fez baixar um pouco os orçamentos para esta nova temporada. Não há-de ser nada, temos que lutar com o que temos e deixar o passado para trás, por isso aqui vai.

# MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

Estão aqui os jogadores que abandonaram o clube e que não farão parte do plantel para a nova época. Ou porque estavam insatisfeitos, em final de contrato ou por outra coisa qualquer, já não poderei contar com eles. Encontrei grandes dificuldades para vender alguns pois tive que baixar bastante o valor pedido. Penso que o Slimani, o Jeffren e o Labyad valiam muito mais mas a malta não queria pagar. Este último, o Labyad, ainda fez chantagem comigo e disse que só saia se eu continuasse a pagar cerca de 80 mil euros até à data em que ele tinha contrato com o clube. Eu lá aceitei porque sempre é melhor pagar isso do que o que ele estava a ganhar.

Apenas tive pena de ter perdido o Piris pois gostei da época que fez, mas o ordenado que ele pedia para a renovação ultrapassava o orçamento do clube.

002_zpsdb849ed9.jpg

Quando abordei os objectivos do Sporting para a nova época, ficou estabelecido que iriamos lutar pelo titulo. Assim sendo, os orçamentos ficaram em 3,2 milhões para transferências e 1,9 milhões para os salários. Juntamos os 2,4 milhões que fizemos no mercado e ficamos com uma boa quantia para gastar. Para mim o plantel já está fechado e fico contente por ver que ainda sobraram 2,5 milhões de euros.

Trouxe poucos homens mas penso que trazem qualidade ao plantel e que nos podem ajudar a alcançar os nossos objectivos. No lado esquerdo da defesa, fiquei apenas com o brasileiro Jefferson. Chegou o argentino Milton Casco por empréstimo do Newells. Fez uma pré-época brutal com dois golos e quatro assistências. Para o meio-campo, para ocupar o flanco direito, chegou, também por empréstimo, o francês Mounier. Traz velocidade à equipa e parece-me ser melhor do que o Carrillo. Ademi foi o único jogador que comprei para se juntar ao clube, foi barato e pareceu-me uma boa oportunidade. Para ocupar a vaga deixada pelo Javi Garcia contratei o médio Chantôme que veio do PSG por empréstimo. Parece-me bom o gajo.

A juntar a estes, vários jogadores terminaram os seus empréstimos e regressaram ao clube. São eles o Golas, Miguel Lopes, Renato Neto, Viola e Rubio. Estes também irão fazer parte do plantel 2014/2015.

# PRÉ-ÉPOCA 2014/2015

Este ano levei os homens a passear. Fizemos duas digressões, uma à África do Sul, outra à Alemanha.

001_zps98a66124.jpg

Continuamos a usar a mesma táctica com que acabámos o último campeonato e aqui mostrou-se melhor do que nunca. Jogos completamente dominados e muitos golos concretizados. Com certeza iremos ficar conhecidos como a equipa dos 7-1. Fiquei satisfeito com o desempenho dos jogadores e sinto que a equipa está preparada para a época que ai vem.

# LIGA DOS CAMPEÕES

Não construi o plantel para disputar a Liga dos Campeões, claro, mas é uma competição onde quero entrar. Teremos que derrotar o Nice, equipa que acabou a Ligue 1 no terceiro lugar no ano passado, atrás do Marselha e do PSG. Acho que temos hipóteses de o conseguir.

001_zps19ad99b9.jpg

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

Depois da pré-época que realizámos, a minha duvida era se a equipa seria capaz de manter o mesmo ritmo numa competição a doer e com adversários a sério pela frente. Fechada a primeira volta do campeonato, estou sem palavras para descrever o momento que o clube vive, não só a nivel interno como também externo. Na Champions conseguimos o impensável e pode ser que não fiquemos por aqui.

# LIGA ZON SAGRES

Estaria a mentir se dissesse que já estava à espera de ver tantas bolinhas verdes no nosso calendário. A verdade é que a equipa correspondeu da melhor forma e conseguiu dar seguimento à excelente pré-temporada que fez. Depois de derrotarmos a equipa sensação da última época, o Nacional, e o Vit. Setubal na segunda jornada, chegámos ao primeiro verdadeiro teste da competição, viagem ao Dragão.

001_zps7781d1b2.jpg

Estava apreensivo como é normal num jogo destes mas esperava uma boa réplica do plantel. O jogo em si foi bastante equilibrado apesar dos azuis e brancos terem chegado ao 2-0 ainda nem 10 minutos estavam decorridos. Estivemos melhor depois do intervalo, altura em que reduzimos mas não conseguimos mais do que isso. Derrota justa no terreno do campeão.

Recuperados da derrota, partimos para a melhor fase desde que cheguei ao clube, alcançámos nove vitórias consecutivas. O calendário era acessivel e com a confiança em cima, não apareceu ninguém capaz de nos colocar um travão. Ainda assim, os nossos adversários directos não desarmaram e apenas chegámos isolados à liderança depois de jogada a 9ª jornada. Curioso que a maior goleada que demos neste periodo foi à Académica, equipa que tinha conseguido sete vitórias nas primeiras sete jornadas, antes de começar a fraquejar.

Foi já em Dezembro que amealhámos a segunda derrota da época, novamente a jogar na condição de visitante diante de um Sp. Braga que em nada tem a ver com o do ano passado. Aqui, a pior classificação que conseguiram foi o 4º lugar. Ao contrário do que se passou na terceira jornada no Dragão, aqui mostrámos ser superiores ao adversário, ainda assim, a equipa da casa chegou a estar a ganhar por 3-0 ainda na primeira parte para grande surpresa minha. Conseguimos reduzir antes e depois do intervalo mas mais uma vez, não estivemos suficientemente bem para chegarmos sequer ao empate e consumou-se o segundo deslize.

As últimas duas jornadas mostraram novamente uma boa reacção da equipa à derrota e se o 4-0 diante do Portimonense pode ser considerado normal, o que dizer da goleada que distribuimos em pleno Estádio da Luz? De salientar que o Rui Patricio se lesionou antes da partida e fui obrigado a colocar o Boeck no onze titular. O brasileiro acabou por fazer uma grande exibição, recebendo a nota final de 8.4. Melhor do que isto só o Capel que recebeu a nota de 9.9. O extremo espanhol apresentou-se em grande forma ao assinar um hat-trick e duas assistências, esteve em cinco dos seis golos que marcámos. Em relação à partida, assistiu-se a um grande espectáculo onde o empate teria sido justo para ambas as equipas tendo em conta a forma como jogaram. Aliás, o 3-3 esteve no marcador até aos 85 minutos, altura em que acabámos com todas as esperanças dos encarnados.

# LIGA DOS CAMPEÕES

Como tínhamos visto, se quiséssemos entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, teríamos de bater a equipa do Nice, 3º classificado na Ligue 1 do ano passado. A primeira mão foi jogada em Alvalade e foi ai que acabámos praticamente com as hipóteses dos franceses. Vencemos tranquilamente por 4-1, sendo que o golo adversário já chegou perto do final o que me deixou um bocado chateado, aquele golo podia ter estragado tudo. E o meu maior receio ia acontecendo no jogo em França, isto porque vi a equipa da casa chegar ao 2-0 com alguma sorte quando faltavam jogar 45 minutos, mais um golo do Nice e estávamos fora. Foi sofrer até ao final com o coração nas mãos, altura em que Rojo matou a eliminatória ao reduzir para 2-1.

Quando fiquei a saber o grupo onde estávamos inseridos, apenas pensei que ia ter que lutar pelo 3º lugar com o Stromsgodset. O Chelsea e o Marselha tinham bastante qualidade e nunca pensei que mantivéssemos o nivel que mostramos no campeonato.

002_zpsccf2201c.jpg

Tudo nos correu de feição. Encontrámos algumas dificuldades aqui e ali mas depois de vencer nas duas primeiras jornadas, soube que podíamos alcançar algo mais nesta competição. Conseguimos fazer o pleno, seis vitórias em seis jornadas, coisa que para além de nós, apenas o Manchester United conseguiu.

Passada esta fase, teremos que nos concentrar num adversário bastante superior a estes. O sorteio não nos foi favorável e ditou que encontrássemos o Barcelona nos oitavos-de-final, o actual campeão espanhol. Depois disto, pode ser que, numa eliminatória a duas mãos, consigamos fazer novamente história.

# TAÇA DE PORTUGAL E TAÇA DA LIGA

Para variar, o Presidente Bruno de Carvalho não vê grande importância nestas taças, mas eu não penso assim. São duas competições que espero vencer todos os anos. Na época passada fomos afastados de ambas prematuramente mas estou confiante que este ano seja diferente. Na Taça de Portugal, temos passeado até agora, eliminámos o Infesta por 7-0 em Alvalade e fomos a Aveiro derrotar o Beira-Mar por 5-0. O próximo adversário será o Sp. Covilhã, acho que só podemos estar optimistas.

001_zps3ace1ae8.jpg

Iniciámos o Grupo B da Taça da Liga com uma vitória suada no terreno do Sp. Braga e agora iremos encontrar em Alvalade o Beira-Mar, equipa a quem espetámos cinco na outra taça e o Vit. Setúbal, equipa que não nos deixou seguir em frente na última temporada, também eles começaram a vencer. Este ano estamos muito melhores e acho que avançaremos para as meias-finais sem grandes dificuldades.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

prestacao fantastica na champions ate ao momento e na liga, acabaste por apenas perder naturalmente contra Porto e Braga, adversarios complicados de bater no seu territorio. para compensar, goleaste o Benfica na luz, num jogo de loucos. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

prestacao fantastica na champions ate ao momento e na liga, acabaste por apenas perder naturalmente contra Porto e Braga, adversarios complicados de bater no seu territorio. para compensar, goleaste o Benfica na luz, num jogo de loucos. :handclap:

Não gostei de perder com o Braga num jogo onde dominámos mas a vitória diante do Benfica veio compensar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

Acabou a minha segunda temporada ao serviço dos leões. Esta, foi sem dúvida, melhor do que a primeira. Disputámos a Champions e saimos de cabeça levantada pois caimos aos pés do grande Barcelona. Acabámos o campeonato tranquilamente em segundo e disputámos duas finais. Uma ganhámos, outra perdemos para o FC Porto, uma equipa estupidamente brutal neste FM2014. No geral, fiquei satisfeito com o que foi feito.

# LIGA ZON SAGRES 2014/2015

O ano de 2015 não começou de feição. Desperdiçámos dois pontos importantes e de forma impensável diante do Nacional. Com a vitória já no papo, relaxámos e sofremos o empate já o jogo estava em período de descontos. O FC Porto aproximou-se e na jornada seguinte foi a Alvalade conquistar todos os pontos em jogo. Não jogámos mal, tivemos mais ocasiões mas eles foram mais eficazes e souberam aproveitar os nossos erros. Depois destas duas partidas sem vencermos, perdemos a liderança do campeonato para os azuis e brancos e nunca mais a agarrámos.

001_zps60f1160c.jpg

No jogo com o Vit. Setúbal voltámos aos bons resultados mas recebemos também uma má noticia, Rojo saiu lesionado e teve afastado dos relvados durante 4 meses. Dier e Semedo passaram a ser a minha dupla de centrais e posso dizer que não comprometeram em nada as nossas exibições. Depois de quatro vitórias que nos mantinham a morder os calcanhares do FC Porto, eis que voltámos a deslizar em casa, desta feita, com o Vit. Guimarães. A equipa visitante marcou nos primeiros segundos da partida, fechou-se lá atrás e ainda tivemos o azar de ficar reduzidos a dez o que nos impossibilitou virar o resultado a nosso favor.

Depois desta última derrota, já poucos acreditavam que o FCP fosse escorregar de maneira a chegarmos de novo ao primeiro lugar. Talvez por isso, não tenha sido fácil manter a equipa motivada para as jornadas que faltavam pois o segundo lugar já ninguém nos roubava. Penso que tenha sido esse relaxamento que nos levou a ceder mais pontos diante do Maritimo e da Académica e os dragões puderam assim, encomendar as faixas mais cedo.

A última jornada na Luz foi apenas para cumprir calendário. Ainda assim, queremos sempre sair a ganhar quando se trata dos nossos rivais e este jogo não era excepção. Apresentei a melhor equipa possivel e estava confiante num bom resultado face a mais uma pobre época dos encarnados. Fizemos tudo, ou quase tudo, bem, mas este era um daqueles jogos em que tínhamos que sair derrotados. Não nos faltaram ocasiões para marcar, rematámos 18 vezes e acabámos com 73% de posse de bola. O Benfica fez apenas 5 remates, dois deles resultaram em golo. Não foi uma boa maneira de fechar a competição mas não havia nada a fazer.

Bom, feitas as contas, acabámos em segundo, um lugar acima do que nos foi apontado. E como tinha prometido à Direcção no inicio da época, lutámos pelo titulo até à recta final do campeonato e assegurá-mos a presença na próxima Liga dos Campeões. Por tudo isto e pelo futebol que mostrámos, penso que a época foi positiva. Prova disso são os vários prémios que os nossos jogadores receberam:

# Rui Patricio, melhor guarda-redes, equipa do ano;

# Miguel Lopes, lateral do ano;

# André Martins, melhor assistente, equipa do ano, jogador do ano, melhor em campo;

# LIGA DOS CAMPEÕES - OITAVOS-DE-FINAL

Depois do que conseguimos fazer no nosso grupo, lembro que vencemos os seis jogos, confesso que cheguei a acreditar num pequeno milagre diante do Barcelona. No entanto, a nossa táctica acabou por ser completamente ineficaz diante da equipa catalã e ficámos pelo caminho. Por curiosidade, foi o Barça que acabou por vencer a competição numa final onde tinha o Schalke pela frente.

002_zpse106b612.jpg

Jogámos primeiro em Espanha onde fomos completamente dominados e apenas não sofremos mais porque eles assim não o quiseram. Em Alvalade, a tarefa não era fácil mas ficou impossivel quando fomos para intervalo já a perder por 0-2 e com menos um homem. Isto apesar de estarmos muito melhor do que a equipa visitante, a eficácia é que esteve longe de estar afinada e os golos só apareceram numa altura em que a eliminatória estava resolvida.

# TAÇA DE PORTUGAL

Fizemos um percurso tranquilo até à final onde nos encontrámos mais uma vez frente a frente com o FC Porto naquele que foi o último jogo da temporada. Foi mais uma partida igual a tantas outras onde dominámos mas não ganhámos. Pela frente tivemos um Jackson Martinez super-eficaz que marcou quatro dos cinco golos do FCP. No nosso lado, a inspiração não foi muita apesar do avançado Cissé ter feito um grande jogo, foi ele o autor dos nossos três tentos.

001_zps8ad898a5.jpg

O FC Porto continua a ser o nosso carrasco, um adversário dificil de bater. Só esta época, as duas equipas encontraram-se três vezes e saimos sempre a perder.

# TAÇA DA LIGA

Foi na Taça da Liga que consegui o meu primeiro título. Aliás, meu e do clube pois o Sporting nunca tinha vencido este troféu. A fase de grupos correu como eu previa, tranquilamente. Felizmente, o FC Porto foi uma das equipas que ficou pelo caminho nesta fase inicial o que nos ajudou sem divida.

001_zps581ca7af.jpg

Encontrámos o Benfica nas meias-finais, mas o clube da Luz tem sido um adversário fácil de enfrentar e eu olhei para este jogo como uma final. Quem ganhasse levantava o troféu com toda a certeza. Jogámos ao nosso melhor nivel e os encarnados podem dar-se por contentes por não terem sofrido uma derrota mais expressiva tal foi o nosso dominio. Não muito diferente foi a partida com o Estoril onde apenas cumprimos o nosso dever.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

época satisfatória. Para a próxima época é para conquistar a liga zon sagres e a Taça de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou o título. Mas podes aproveitar os € da Champions para reforçar a equipa :compinchas:

A época correu muito bem a esse nivel graças às nossas vitórias na fase de grupos. Infelizmente a direcção ainda não me disponibiliza 100% do orçamento mas já deve melhorar alguma coisa :wink:

época satisfatória. Para a próxima época é para conquistar a liga zon sagres e a Taça de Portugal.

Só se o Jackson Martinez se lesionar lol :grin: Foi o melhor marcador da Europa nestas duas épocas :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...