Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CM.PT.85

[FM 2014] Entre Vodka e Títulos - 2018/2019

Publicações recomendadas

nao deixa de ser uma boa epoca. ganhaste uma taca e na champions o Barcelona e' muito forte. reforca bem a equipa e para o ano conquistas a liga :compinchas:

Editado por cadete

Compartilhar este post

Link para o post

nao deixa de ser uma boa epoca. ganhaste uma taca e na champions o Barcelona e' muito forte. reforca bem a equipa e para o ano conquistas a liga :compinchas:

Vamos a ver. Nunca tinha visto um Porto tão forte em nenhum FM. Os gajos cagam dinheiro :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

Foi um Verão bastante complicado em Alvalade, um entra e sai, tanto de dinheiro como de jogadores. Foram movimentados mais de 50 milhões de euros em transferências durante estes meses o que faz antever várias mudanças no clube verde e branco.

A antecipar as saidas do central Rojo, que acabou por não sair, e do médio André Martins, virei-me para as contratações de jogadores para ocuparem essas posições. Com o que eu não contava era com a saída do nosso capitão Rui Patricio para o Shakhtar numa fase tardia do mercado. A oferta foi boa e o português mostrou interesse em experimentar outros voos. No total, entraram mais de 30 milhões nos nossos cofres e penso que os usei da melhor maneira.

001_zps43f13735.jpg

Bom, como disse, perspectivando a saida do argentino Rojo contratei o Kana-Biyik a custo zero e o brasileiro Gustavo Henrique que chegou do Santos. Agora fiquei com excesso de centrais, temos cinco para duas vagas, mas não queria abdicar dos jovens Dier e Semedo que penso terem bastante potencial. Talvez considere emprestar um deles.

Um grande futuro parece ter o jovem Romero de acordo com a opinião dos olheiros do clube. Com apenas 21 anos, já era titular indiscutivel do Velez há três épocas e acho que fizemos um grande negócio tendo em conta a qualidade do jogador. Será também uma opção para o lugar de MDC que ocupa o português William Carvalho. Lodeiro tem uma qualidade acima da média e não foi fácil a sua contratação. Numa primeira investida, a sua contratação falhou devido à falta de dinheiro nos nossos cofres. Depois da venda de Rui Patricio voltei à carga e trouxe o médio para o clube. O uruguaio foi recentemente nomeado para a melhor equipa da Copa America ao serviço da sua selecção.

Para fechar, optei por trazer o francês Ruffier para guardar a nossa baliza. O jogador estava livre e acho que não fica muito atrás do Rui Patricio.

Para além disto, trouxe o Lisandro Semedo e o João Mário para a primeira equipa e renovei os empréstimos do lateral esquerdo Casco e do extremo Mounier.

# PRÉ-TEMPORADA 2015/2016

001_zps598fc641.jpg

Realizámos uma pré-época tranquila não só para melhorar o fisico do jogadores, como também para ajudar a integração dos reforços. As partidas foram sempre dominadas por nós como se esperava apesar de termos sentido maiores dificuldades nos encontros que realizámos na nossa digressão à China. No geral, fiquei satisfeito com o que vi do plantel.

O primeiro encontro a sério foi realizado uma semana depois, falo da Supertaça que disputámos com o FC Porto que irei introduzir na próxima actualização. Posso também já adiantar o nosso grupo da Liga dos Campeões. Estamos no Grupo B, um grupo super complicado onde fazemos companhia à Juventus, ao Arsenal, e ao Monaco. Vamos precisar de muita sorte.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

grandes contratacoes e excelente pre-epoca. que venha o Porto esta epoca...

Compartilhar este post

Link para o post

grandes contratacoes e excelente pre-epoca. que venha o Porto esta epoca...

Obrigado, O Porto tá carregadinho de dinheiro, faz com cada venda... pode comprar quem quiser. Não podemos é perder pontos com os "pequenos". Vamos a ver se nos safamos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# SUPERTAÇA DE PORTUGAL

FC Porto 0-2 Sporting CP

Já ficou provado que o FC Porto tem sido a equipa mais dificil de bater desde que estou no Sporting. Nos seis jogos onde nos encontrámos, eles venceram quatro deles, houve um empate e apenas ganhámos um encontro. Sabia que não éramos favoritos para vencer esta taça mas demos o nosso melhor, não cometemos erros, e conseguimos a surpresa já no prolongamento.

001_zps13997394.jpg

O FC Porto apenas teve uma oportunidade de registo durante a primeira parte quando atirou uma bola ao ferro numa bola parada. Dominámos completamente os primeiros 45 minutos e ainda não sei como, fomos com a igualdade para o intervalo.

Não sei se errei na minha palestra, a verdade é os azuis e brancos entraram melhor no segundo tempo e rapidamente equilibraram as estatisticas. Foi graças a um grande Rui Patricio na baliza que conseguimos aguentar a pressão. Levámos a disputa para o prolongamento onde ai sim, voltámos a controlar as operações. O primeiro golo nasceu de uma jogada rápida em contra-ataque depois de uma recuperação de bola a meio-campo, Mounier abriu a contagem. A confirmação da vitória veio nos minutos seguintes depois de uma boa triangulação entre Mounier, Romero e Cedric onde o lateral direito apareceu na cara do golo e não perdoou.

Conquistei assim o segundo troféu da minha carreira.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

ja mostraste ao Porto quem ira mandar na proxima epoca. boa conquista :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest nuno212

Muito bem! continua assim, até poderás ganhar o campeonato

Compartilhar este post

Link para o post

ja mostraste ao Porto quem ira mandar na proxima epoca. boa conquista :compinchas:

Sim, foi um bom começo. Resta saber se conseguimos jogar sempre assim, obrigado ;)

Muito bem! continua assim, até poderás ganhar o campeonato

Pode ser que à terceira seja de vez ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# TAÇA DA LIGA

Um dos meus objectivos para a temporada passava por renovar o titulo da Taça da Liga. Ao contrário do que aconteceu na última temporada onde calhámos no grupo do FC Porto, este ano tinhamos melhores hipoteses de seguir em frente pois os nossos adversários eram bem acessiveis. De facto, fomos apenas eliminados graças à vitória do Maritimo diante do Oliveirense por números expressivos, o que lhe deu uma diferença de golos confortável.

001_zpsa40e93c7.jpg

A primeira jornada foi jogada em Alvalade quando recebemos o Paços de Ferreira. Jogo controlado por nós do inicio ao fim, vencemos por 2-0. Na outra partida do grupo, o Maritimo recebeu o adversário mais modesto do grupo e espetou-lhe seis secas. Isto podia não ter tido influência nenhuma se nós tivéssemos derrotado a equipa insular na segunda jornada do Grupo A, coisa que não aconteceu. Não por falta de oportunidades, diga-se de passagem.

001_zpse1a182cd.jpg

Por esta imagem, percebe-se bem o que se passou em Alvalade. Foi mais um "jogo à FM". Dominámos completamente a partida durante os 90 minutos, tivemos oportunidades claras de golo mas 0-0 foi o resultado final. Os grandes culpados disto foram os defesas do Maritimo, com o guarda-redes à cabeça. José Sá teve uma noite inspirada e jogou a 7.9, defendeu tudo o que havia para defender, até os remates que pareciam não ter defesa possivel. O central Francisco Venâncio também resolveu fazer o jogo da vida dele em Alvalade e jogou a 9.0, sendo considerado o homem-do-jogo mais tarde.

Fomos para a última jornada a precisar de vencer, esperando que o Paços fizesse a sua parte diante do Maritimo. Nós vencemos por 3-1 no terreno do Oliveirense, o Paços levou quatro do Maritimo. Fica p'ró ano!

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

Tiveste azar na Taça da Liga, mas mais competições vêm aí para venceres.

Compartilhar este post

Link para o post

Entrada à "leão"

Começámos o ano da melhor maneira sim sr :D

Tiveste azar na Taça da Liga, mas mais competições vêm aí para venceres.

É preciso é não desmoralizar :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# TAÇA DA PORTUGAL

Tal como a Taça da Liga, a Taça de Portugal também estava na minha lista de prioridades. A final perdida da época passada ainda estava na nossa memória e a melhor maneira para esquecer esse triste momento era levantar o troféu este ano. Graças ao esforço, à dedicação e à vontade de todos os jogadores, lá o conseguimos.

001_zpsd9f62bb7.jpg

Tivemos um calendário acessivel nas primeiras duas eliminatórias pois jogámos com equipas de escalões inferiores, e ainda bem que assim foi, pois com um campeonato para disputar, mais uma Liga dos Campeões onde queríamos fazer a melhor figura possivel, não teríamos chegado longe visto não termos um plantel com muitas opções de qualidade.

A partir da 5ª eliminatória só nos calharam equipas da primeira liga, e mesmo assim, não nos podemos queixar, apenas o Paços nos criou mais dificuldades apesar das duas mãos terem sido dominadas por nós. A presença na final já estava mais que assegurada à partida. Ao contrário de nós, o FC Porto teve que afastar equipas como o Benfica (quartos-de-final) e como o Sp. Braga (meias-finais) para marcar presença no jogo decisivo. Dada a qualidade que têm, passaram esses desafios sem grandes dificuldades.

Mais uma vez, Sporting e FC Porto voltavam a medir forças, tal como tinha acontecido no primeiro jogo da época.

001_zps06d9f4f6.jpg

Antes de abordar o jogo em si, tenho que salientar que perdi três jogadores super-importantes para a minha táctica, curiosamente os três jogadores contratados esta época, Lodeiro e Gustavo Henrique lesionaram-se nos treinos enquanto o Romero saiu tocado no último jogo do campeonato, isto não fazia prever boa coisa. Tive que colocar no meio-campo o Vitor e o Adrien, dois jogadores que foram segundas opções durante o ano.

As duas partes dos jogo foram distintas. A primeira pertenceu-nos, o Porto fez apenas dois remates até ao intervalo, nós estávamos a dominar mas também a não acertar com a baliza. Eles entraram melhor após o descanso, ganharam mais bola e confesso que tivemos alguma sorte ao termos visto quatro bolas embaterem nos nossos ferros. Previa que isto fosse ser decidido nas grandes penalidades e por isso não quiz fazer substituições, os meus melhores jogadores para desempenharem essa função estavam em campo.

De facto, já todos estavam à espera do apito final do árbitro quando o golo de Rojo me fez dar um salto da cadeira. Livre na direita batido por Vitor, e Rojo, sozinho e em excelente posição na pequena-área, não perdoou. Assumo que o FC Porto jogou melhor, mas a sorte desta vez esteve com os leões.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pela conquista. a meia-final foi complicada, mas mereceste este titulo :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pela conquista. a meia-final foi complicada, mas mereceste este titulo :compinchas:

Muito obrigado, serviços minimos com o Paços :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# LIGA DOS CAMPEÕES

Pensei que estivéssemos condenados logo à partida na altura do sorteio. Qualquer uma das outras três equipas era mais forte do que a nossa mas os milagres podem acontecer. Já na época passada provámos isso mesmo ao passar a fase de grupos com seis vitórias nos seis jogos e, nessa altura, tínhamos também adversários complicados.

A minha direcção já estava suficientemente satisfeita por podermos disputar esta fase de grupos da Champions, por isso, qualquer coisa que fizéssemos, estávamos dentro das expectativas. Assim bem que assim foi, menos pressão para mim e para o plantel.

001_zps5182ae9f.jpg

Não entrámos bem na competição com duas derrotas nas primeiras duas jornadas. Contudo, não jogámos mal, muito pelo contrário, fomos a melhor equipa tanto em Alvalade contra o Arsenal como em França quando visitámos o Monaco. Disfrutámos de bastantes oportunidades mas eles, criando menos perigo, fizeram golos.

Foi apenas à 3ª jornada que conquistámos os primeiros pontos da competição quando recebemos a Juventus. Curiosamente, fomos ganhar o encontro onde estivémos menos bem, a equipa italiana dispôs de um maior número de oportunidades mas não mostrou uma pontaria afinada no último momento. O golo que nos deu a vitória apareceu no seguimento de uma bola parada e assim abandonámos o último lugar do grupo. Na jornada seguinte, fomos a Turim arrancar um empate a duas bolas mas estivémos muito perto de voltar com os três pontos na bagagem para Portugal. Colocámo-nos a vencer por 2-1 aos 83 minutos mas sofremos o empate aos 87', resultado final.

A maior surpresa aconteceu na 5ª jornada quando fomos ao Emirates Stadium vencer o Arsenal num jogo bastante equilibrado. A equipa inglesa era segunda classificada por esta altura e se ainda aspirássemos a uma possivel passagem, éramos obrigados a vencer. Chegámos ao 2-0 no final da primeira parte, eles reduziram, mas mesmo a jogar contra dez nos últimos 15 minutos, já não conseguiram mais do que isso.

Recebemos o lider do grupo na última jornada, o Monaco. No outro jogo, a Juventus iria receber o Arsenal e era preciso que ganhassem em casa para podermos chegar ao 2º lugar, isto se pontuássemos em Alvalade. Fizemos a melhor exibição europeia até ao momento mas ficaram a faltar os golos, 0-0 foi o resultado final. Em Itália, o jogo estava empatado a uma bola mas perto do final a equipa da casa chegou à vantagem o que nos colocou nos oitavos.

002_zps066e2231.jpg

Feito o sorteio, calhou-nos o campeão inglês Manchester United. Jogámos a primeira mão em casa, estivemos bem mas melhor ainda estivemos no jogo em Inglaterra onde vencemos por 2-0. Não se pense que os Red Devils pouparam jogadores pois colocaram sempre os melhores homens em campo.

Nos quartos-de-final voltámos a ter azar no sorteio e tivemos que medir forças com o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e companhia. Jogámos bem em Alvalade mas como já tinha acontecido na recepção ao Manchester, voltámos a falhar na finalização. O Real Madrid, a jogar em casa, não nos deu hipotese de discutir o resultado. Foram poucas as ocasiões onde conseguimos sair a jogar e a vitória do Real aceita-se com naturalidade.

Já agora, o FC Porto chegou à final da competição onde perdeu com o Monaco por 2-1 no Millennium Stadium.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

tiveste imensos adversarios dificeis e mesmo assim foi uma excelente campanha...na final, o Monaco vingou-se do Porto

Compartilhar este post

Link para o post

tiveste imensos adversarios dificeis e mesmo assim foi uma excelente campanha...na final, o Monaco vingou-se do Porto

João Moutinho e Falcão marcaram os golos... nah, tou a gozar :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# LIGA ZON SAGRES

Esta terceira época foi a melhor que já fizemos ao nível do campeonato, conquistámos 76 pontos. Passando o olhar rapidamente pelo calendário completo, pode-se dizer que é um calendário de uma equipa campeã. 24 vitórias e apenas duas derrotas em 30 jogos parece-me de valor, o pior é que nunca podemos esquecer que o FC Porto joga no nosso campeonato e mesmo apesar de termos tido o melhor ataque e melhor defesa da competição, isso não foi suficiente para o troféu seguir para o nosso museu.

001_zps1df4613d.jpg

Tivemos uma entrada à leão no campeonato ao golearmos o Rio Ave por 6-1 na primeira jornada. Um excelente jogo onde deixámos claro que podíamos lutar pelo título. Na jornada seguinte, no terreno do Estoril, sofremos a primeira derrota, e apesar do resultado não ter sido nada justo pois fomos melhores em todos os aspectos, a equipa voltou à realidade e percebeu que a época não ia ser fácil.

Apesar desse pequeno deslize, reagimos bem e voltámos a entrar no caminho das vitórias. Apenas o FC Porto nos conseguiu derrotar até ao final da época, estávamos na 8ª jornada. Partida bastante equilibrada onde estivémos na frente durante muito tempo, mas deixámos que dessem a volta ao marcador no último quarto de hora. Chegámos à liderança isolada depois de cumprida a 17ª jornada e quando voltámos a encontrar o campeão, tínhamos dois pontos de vantagem. Em caso de vitória, ficávamos em excelente posição para jogarmos a recta final da competição visto que ainda tínhamos que receber o Benfica. O jogo acabou empatado e continuava tudo igual na frente.

Quando vencemos os encarnados em Alvalade, faltavam apenas três jornadas para o final e o nosso calendário era bem acessivel. Tínhamos ainda dois pontos de vantagem em relação ao FC Porto que teimava em perder pontos. O balde de água fria chegou em Alvalade quando recebemos o Vitória de Guimarães, estávamos na penúltima jornada. Empatámos um jogo que dominámos do inicio ao fim, eles apenas remataram três vezes, dessas três vezes a bola foi sempre à baliza, e duas delas entraram. Chegámos mesmo a estar em desvantagem mas um golo de Rubio aos 87 minutos impediu uma vergonha maior. O FC Porto venceu nessa jornada e passou para a frente do campeonato com os mesmo pontos do que nós mas com vantagem no confronto directo. Derrotámos o Arouca com esperança de um deslize dos dragões na recepção ao Maritimo mas uma vitória por 4-0 deixou tudo decidido. Azia...

Tanto o FC Porto como o Sporting voltaram a dar provas de que são as duas melhores equipas portuguesas, tanto a nível interno como lá fora também, relembro que os azuis e brancos disputaram a final da Champions onde perderam com o Monaco. O Benfica, por sua vez, voltou a desiludir os adeptos e parece que o treinador Jorge Jesus pode estar de saída para o Nápoles de Itália.

Quanto aos prémios da Liga ZON Sagres, ainda conseguimos fazer com os nossos jogadores ganhassem alguma coisa.

# Stephane Rufier foi considerado o melhor guarda-redes e conseguiu repetir o feito do Rui Patricio na época passada o que mostra ter sido uma excelente contratação.

# Nicolás Lodeiro foi o homem que fez mais passes para golo e pela 3ª época consecutiva, esse prémio vem para o Sporting.

# Tanto o Rufier como o Lodeiro entraram na equipa do ano, o defesa esquerdo Milton Casco também se juntou a eles.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

que maneira mais ingrata de perder a liga...ai aquele empate contra o Guimaraes :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

que maneira mais ingrata de perder a liga...ai aquele empate contra o Guimaraes :compinchas:

Nem me digas nada, isto foi o Pinto da Costa que pagou ao Guimarães :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# PRÉ-ÉPOCA 2016/2017

A nível financeiro, a última época correu bem. Tal como tinha acontecido há dois anos, voltámos a fechar as contas com saldo positivo, desta feita com cerca de 5M de euros. Nas expectativas voltei a optar pelo ataque ao título e foram-me oferecidos cerca de 8M€ para reforçar o plantel.

001_zpsf9fa4ffe.jpg

Ora, como se vê aqui, precisei apenas de 6M€ para trazer para o plantel os jogadores que achei necessário. O meio-campo, era para mim, a zona mais frágil do plantel devido às saidas que aconteceram nesse sector. Sem Capel e sem Wilson Eduardo fiquei sem opções para as alas, facto que remendei depois de alguma pesquisa.

Começando por trás, com a saida de Boeck, vi-me obrigado a trazer outro guarda-redes para o grupo. A escolha recaiu no português Mário Felgueiras que se encontrava sem clube. Apenas aceitou vir se lhe prometesse jogar na equipa principal e por isso vou ter que lhe dar alguns minutos em campo para o manter satisfeito. Para os jogos importantes irá sempre jogar o Ruffier que fez uma excelente época e neste defeso foi considerado o melhor guarda-redes nos Jogos Olimpicos.

Na defesa, Casco, que foi opção para a esquerda, juntamente com Jefferson, abandonou o plantel depois de dois anos de empréstimo. Trouxe o brasileiro Dieyson para jogar a titular.

Como disse, o meio-campo ficou bastante frágil depois das saidas importantes de Capel e Wilson, deu-me uma enorme dor de cabeça reforçar este sector. Mounier esteve os últimos dois anos no Sporting por empréstimo e deixou-me deliciado com as suas exibições. Terminou contrato com o Montpellier e não perdi a oportunidade de o trazer a custo zero. Para o lado esquerdo chegaram duas opções. Krejci, um checo que não tinha lugar no Monaco, veio por empréstimo. O belga Ospitalieri jogou no Lokeren nas últimas duas temporadas e a bom nível, foi barato e parece ter qualidade. Para além disso, pode jogar na direita.

Para fechar, reforcei o ataque, não tanto por precisar mas por pensar que era um grande negócio. Já tinha andado atrás do italiano Zaza há duas épocas atrás mas na altura conseguiu escapar-me. Estava agora na Juventus onde não tinha lugar e visto o clube italiano estar a pedir um preço tão baixo, não resisti à qualidade do avançado.

001_zpsd8d227db.jpg

Foi uma boa pré-época a meu ver. Lamentavelmente, não pude contar com todos os jogadores nesta fase importante pois alguns estavam ao serviço das suas selecções. Na baliza, por exemplo, alinhou sempre um junior das nossas escolas mas visto que apenas sofremos dois golos e diante de equipas como o City e o Arsenal, temos que estar satisfeitos. Penso que está tudo preparado para mais uma época que arranca já com a Supertaça onde voltamos a encontrar o FC Porto.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

Na época passada aquele empate em casa com o Guimarães compremeteu, ao meu ver, a conquista do campeonato. Mas siga Leão para mais uma época de grandes conquistas. Espero que as conquistas comecem já contra o meu FcPorto! boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...