Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CM.PT.85

[FM 2014] Entre Vodka e Títulos - 2018/2019

Publicações recomendadas

Que pena que a entrada à leão não tenha tido um final à altura

É verdade, merecíamos mais :(

Na época passada aquele empate em casa com o Guimarães compremeteu, ao meu ver, a conquista do campeonato. Mas siga Leão para mais uma época de grandes conquistas. Espero que as conquistas comecem já contra o meu FcPorto! boa sorte!

O teu Porto é uma dor de cabeça, digo-te já. Esse empate foi mesmo a verdadeira causa de não termos sido campeões, a equipa vacilou quando não o podia ter feito mas cheira-me que esta época será tudo diferente :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

Antes desta actualização quero apenas informar que o Pinto da Costa abandonou o cargo de presidente do FC Porto e é o António Salvador que ficou agora nesse lugar. No Benfica também houve mudanças com a ida do Jorge Jesus para o Napoli. José Peseiro veio ocupar a vaga deixada mas não se está a dar bem no clube da Luz e duvido que chegue até ao final da época. Pode ser que com todas estas mudanças, consigamos finalmente ultrapassar os nossos rivais e conquistar o título, já merecemos.

# SUPERTAÇA DE PORTUGAL

001_zpsb132b8dd.jpg

A época começou com a Supertaça, troféu que vencemos na última temporada. Este ano, o adversário foi o mesmo, o FC Porto, e confesso que estava esperançado na conquista mas tal não foi possivel. Foi uma partida equilibrada com um ligeiro ascendente para a nossa equipa. Acabou por valer o golo do avançado Jackson que raramente perdooa quando se encontra em boa posição. Sofremos o golo relativamente cedo mas até ao final fizemos mais do que o suficiente para chegarmos pelo menos ao empate mas a sorte não esteve do nosso lado e o troféu seguiu para o norte do país.

# LIGA ZON SAGRES - 1ª VOLTA

A primeira volta do campeonato correu bem, não só pelas exibições que temos vindo a fazer mas também pelos deslizes que o FC Porto tem tido este ano, facto que temos aproveitado da melhor maneira. Se não ganhamos este ano, não sei quando ganharemos.

002_zpsdebdff38.jpg

O primeiro jogo a merecer destaque é sem dúvida o da 3ª jornada, altura em que viajámos até ao Dragão e voltámos com os três pontos na bagagem. Pela primeira vez, desde que estou no clube, derrotámos o FC Porto num jogo a contar para o campeonato e isso permitiu-nos logo ganhar vantagem sobre o nosso rival na classificação. Quanto ao jogo, a vitória foi justissima, tínhamos de sair de lá vencedores, não havia hipótese.

Nestes primeiros quinze jogos apenas conhecemos o sabor da derrota numa ocasião. Recebemos o Braga à 5ª jornada e acabou ai o nosso ciclo de 26 jogos sem perder na competição. A verdade é que não o merecíamos pois dominámos o adversário durante todo o encontro. Devíamos ter estado melhor na finalização. O golo do Braga foi marcado pelo Ruben Micael na transformação de um livre em frente à nossa área, foi o único remate que fizeram na direcção da nossa baliza.

Perdemos mas não desanimámos e depois de termos goleado o Paços de Ferreira treinado por Jesualdo Ferreira, fomos até à Luz. Esta época, o Benfica é uma equipa desmotivada e era o jogo perfeito para os golear em pleno inferno. Não goleámos, muito longe disso, mas estivemos perto da vitória. Chegámos ao intervalo a vencer por 1-0 quando merecíamos já uma vantagem mais alargada. No segundo tempo, Cardozo entrou para repor a igualdade e fazer o resultado final. No geral, fomos melhores mas nunca é mau de todo empatar no terreno do Benfica.

Até finais de Dezembro, conseguimos manter o ritmo vitorioso, aproveitámos alguns resultados menos conseguidos do FC Porto o que nos deixa isolados na classificação com alguns pontos de vantagem, os suficientes para fazermos uma segunda volta tranquila.

6 pontos é tudo o que nos separa do FC Porto. Nunca tivemos em tão boa posição para sermos campeões. Estou confiante que os azuis e brancos escorreguem mais algumas vezes, enquanto nós estamos super motivadissimos, já fomos ao Dragão e à Luz, temos tudo a nosso favor.

# LIGA DOS CAMPEÕES

Isto de não sermos cabeças de série não dá com nada. Todos os anos temos calhado em grupos bastante complicados mas ainda assim, temos conseguido seguir em frente com menos ou mais dificuldades. Este ano, isso não aconteceu e apenas tenho a lamentar a derrota sofrida no terreno do Dnipro, o adversário mais frágil deste grupo.

001_zps7edae7c5.jpg

Barcelona e Juventus eram considerados os favoritos à passagem, como é óbvio, ainda assim, poderíamos estar agora nos oitavos de final se tivéssemos derrotado a Juve em Alvalade numa partida onde fomos superiores. Também precisávamos de ter vencido o Dnipro à 3ª jornada, ai fomos também a melhor equipa mas falhámos na finalização e sofremos o golo da derrota num lance de bola parada já nos minutos finais.

Iremos agora seguir para a Liga Europa onde encontraremos o Inter, 8º classificado na Serie A. No caso de termos sucesso, apanharemos ou o Southampton ou o Napoli, equipa treinada por Jorge Jesus.

# TAÇA DA LIGA E TAÇA DE PORTUGAL

A Taça de Portugal tem sido um passeio agradável para nós. Depois de termos eliminado o Chaves, o Moreirense e o Vit. Setúbal, todos com alguma facilidade, temos pela frente agora um adversário mais complicado mas acessivel, o Sp. Braga. O Benfica já caiu nesta competição aos pés do Olhanense, o FC Porto irá receber o Vit. Guimarães.

Na Taça da Liga também não nos podemos queixar do sorteio. Rio Ave, Vit. Setúbal e Portimonense são as equipas do nosso grupo sendo que já derrotámos por 4-1 esta última. Seguimos então na liderança visto que Rio Ave e Vit. Setúbal empataram na 1ª jornada.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# TAÇA DA LIGA

Depois de termos vencido esta "pequena" competição em 2015, voltámos a fazê-lo deixando assim o nosso nome na história do troféu. Foi uma época longa, mais tarde irão perceber porquê, e podermos levantar a taça no final só vem dar mais brilho ao nosso trabalho.

002_zps52a5b1c9.jpg

Como já tinha dito, o nosso grupo era bem acessivel mas no futebol nunca se sabe e não seria a primeira vez a ficarmos por aqui. Conseguimos a qualificação depois de termos ficado no 1º lugar com 7 pontos conquistados. Apenas apanhámos um susto no jogo com o Rio Ave que podia ter comprometido a passagem à próxima fase. Felizmente, respondemos bem na 3ª jornada e confirmámos a presença nas meias-finais. Quem não o fez foi o Benfica que ficou em terceiro no seu grupo.

Paços de Ferreira, Gil Vicente e FC Porto também foram líderes nos respectivos grupos e foi com este último que jogámos a meia-final em Alvalade. O FC Porto este ano não foi o bicho-papão de épocas anteriores e voltámos a provar que estamos melhor. Grande vitória conseguida diante dos nossos adeptos. Apesar do 0-0 ao intervalo, nós estivémos muito melhor durante os primeiros 45 minutos e essa superioridade foi apenas visivel no segundo tempo. Chegámos à vantagem aos 65 minutos da partida e já mais tranquilos, não foi dificil alargar a diferença frente a uma equipa do FC Porto sem argumentos.

003_zps8376b7dc.jpg

O Gil Vicente foi o nosso adversário na final, um grande momento para o clube com certeza. Sem deixarmos de respeitar o Gil, fizémos o nosso jogo e ao intervalo já vencíamos por três bolas a zero com toda a naturalidade. A equipa que acabou a época na 11ª posição do campeonato não conseguiu responder apesar de termos poupado jogadores na segunda parte devido ao calendário preenchido. Fácil!

# TAÇA DE PORTUGAL

O objectivo era defender o título com unhas e dentes. Com uns sorteios até favoráveis, repetimos a final do ano passado e voltámos a vencer. Como se costuma dizer, não há duas sem três, e neste que foi o último jogo da época voltámos a espetar três no Dragão.

001_zpsaf9a8568.jpg

Mas antes de irmos à final, tenho de salientar que estivémos perto de ser eliminados pelo Sp. Braga que fez uma segunda volta de grande, repito, de grande nível. Encontrámo-nos na 6ª eliminatória, ou seja, nos quartos-de-final. Depois de termos afastado o Chaves, o Moreirense e o Vit. Setúbal, o Sp. Braga já impunha um maior respeito. Até chegámos cedo à vantagem com o golo de Cédric aos 2 minutos do encontro. Eles fizeram o golo do empate ainda na primeira parte e até ao final já não houve alterações. Esta foi uma das poucas partidas onde não conseguimos controlar o adversário. Admito que eles tenham sido melhores em campo, mas visto que o jogo foi levado para as grandes penalidades, o que nos salvou foi a sorte. Não falhámos nenhum, Custódio deitou tudo a perder para a equipa da casa.

O Olhanense que lutava para não descer de divisão foi uma presa fácil nas meias-finais.

002_zps9dec7780.jpg

Fiquei surpreendido quando vi que o Paulo Fonseca ia deixar o Jackson Martinez no banco de suplentes mas agradeci por isso. Com o avançado que marcou 29 golos esta época afastado, as nossas hipoteses em conseguir um bom resultado aumentaram. Como já tinhamos mostrado na Taça da Liga, voltámos a fazer uma grande exibição ou de outra forma não teria sido possivel golear a equipa azul e branca. Um dos jogadores da época, Krejci, colocou-nos na frente ao aproveitar um erro da defesa portista e após o intervalo tivemos nos pés o 2-0 mas Zaza não foi capaz de converter a grande penalidade.

Fiquei apreensivo mas tudo mudou perto da hora de jogo quando finalmente consolidámos a vantagem, já não havia hipotese do FC Porto alterar o rumo dos acontecimentos e o bis do médio Lodeiro só veio confirmar isso mesmo. Aposto que eles nem ficaram a saber o que lhes passou por cima.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

papaste a taça da liga, papaste a taça de portugal. Mas agora vamos ver esse campeonato que espero que conquistas. Espero também, ansiosamente, pela tua campanha na Europa... Não ser cabeça de série é sem dúvida uma complicação e o grupo deste ano foi prova disso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

papaste a taça da liga, papaste a taça de portugal. Mas agora vamos ver esse campeonato que espero que conquistas. Espero também, ansiosamente, pela tua campanha na Europa... Não ser cabeça de série é sem dúvida uma complicação e o grupo deste ano foi prova disso mesmo.

Acredita, uma Liga Europa está mais ao nosso nivel mas o que tem realmente importância para mim, é o campeonato ;)

grande Sporting, mais duas tacas para a colecao :handclap:

E ainda há espaço para mais :D

Obrigado a quem costuma seguir ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# LIGA EUROPA

Ah pois é, foi uma época em cheio, é verdade, e a juntar às duas taças domésticas que conquistámos nada melhor do que uma Liga Europa para elevar o grande Sporting lá fora. Quando passámos da Champions para esta competição inferior, nada me fazia prever que a ganhássemos, estávamos em todas as frentes e a Liga Europa era a que tinha menos importância para mim. Eliminatória após eliminatória fomos avançando na competição até que começámos a acreditar ser possivel levantar o caneco. E o melhor foi que não nos enganámos.

001_zpsee9b4956.jpg

O Inter foi o nosso primeiro adversário nesta caminhada. Os italianos estão longe de serem aquela equipa treinada em tempos por José Mourinho, acabaram a época no 6º lugar, fora das competições europeias. Vencemos na primeira mão facilmente com o golo solitário do jovem Ponde. Fui buscar este romeno à nossa equipa b por falta de opções e, a verdade, é que pegou à primeira. Perdemos a partida em Itália apesar de termos dominado mas o golo de Lodeiro colocou-nos na fase seguinte para surpresa de todos.

Encontrámos mais uma equipa italiana nos oitavos, desta feita, o Napoli. Em melhor forma que o Inter, acabaram a temporada em segundo, quatro pontos atrás do campeão Juventus, este Napoli impunha mais respeito da nossa parte. Mas motivação também era coisa que não nos faltava e depois de uma excelente exibição, saímos vitoriosos graças ao bis do avançado Zaza em Alvalade. Na 2ª mão, fomos inferiores à squadra italiana mas ainda assim, a vitória não nos fugiu e voltámos a vencer.

Ora, não há duas sem três, e para passarmos às meias-finais tínhamos que derrotar mais uma equipa da Serie A italiana. Pela primeira vez, jogámos a 1ª mão na condição de visitante. O Sampdória que fez uma época bastante regular conseguindo entrar nos lugares europeus, não mostrou classe suficiente para evitar a derrota no seu próprio recinto. Vencemos pela margem minima com golo de Rubio através de grande penalidade. Estávamos imparáveis e era o resultado perfeito para acabarmos com eles em Alvalade. Ainda assim, não nos livrámos de um grande susto quando o Sampdória chegou ao 2-0 ainda estávamos com 10 minutos jogados. Temi o pior. Depois de mais um penalti convertido por Rubio, Lodeiro fez o empate ainda na primeira parte. Já era suficiente para seguirmos em frente mas o francês Mounier fez questão de acabar com eles aos 63 minutos do segundo tempo. O conto de fadas continuava.

Para variar, o sorteio ditou-nos uma equipa holandesa nas meias-finais e mais uma vez, íamos jogar a 1ª mão longe de Alvalade. Empatámos em Eindhoven depois de termos estado a vencer mas só podemos estar satisfeitos pois o PSV foi dono de um maior número de oportunidades durante o encontro. O resultado deixou-nos na frente da eliminatória e em Lisboa, onde já fomos senhores do jogo, vencemos facilmente e afastámos mais um adversário rumo à tão desejada final.

001_zpsf9476515.jpg

Sorte ou não, foi com o Manchester City que disputámos esta final em Paris. Eles conseguiram um 2º lugar na Premier League inglesa o que inaltece ainda mais esta conquista. Mas a vitória em si não é nada quando olhamos para a forma como a conseguimos, que excelente exibição, talvez a melhor da temporada.

Chegámos cedo à vantagem e a partir daí foi sempre a abrir, já ninguém nos parou. O City alinhou com jogadores de grande qualidade que fazem falta a qualquer equipa, mas nem Jovetic, Nasri e companhia conseguem parar um leão quando este tem fome de títulos.

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

grande final. resultado incrivel. parabens pelo caneco :compinchas:

Obrigado, curiosamente foi o jogo mais fácil que fizemos :D

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpsd09061eb.png

# LIGA ZON SAGRES - 2ª VOLTA

Fizemos menos pontos nesta segunda parte do campeonato é verdade, mas foi o suficiente para confirmarmos o título que me fugia há três anos. O nosso maior rival, o FC Porto, também deu uma ajuda preciosa pois sofreu demasiados deslizes para quem quer ser campeão. Na recta final, foi mesmo ultrapassado pelo Sp. Braga que fez uma segunda volta de grande nível. Graças aos arsenalistas, o título só ficou decidido na última jornada.

001_zpsb3540dac.jpg

A vantagem de seis pontos que tínhamos construido ficou ameaçada depois da derrota sofrida em Alvalade diante do FC Porto. Nem jogámos mal mas num jogo onde o empate seria o resultado mais justo, foi Jackson Martinez a resolver para a equipa do Norte. Não desanimámos e duas jornadas depois demos a prova quando recebemos o Benfica de José Peseiro. Apesar da época horrivel que os encarnados vinham a fazer, são sempre uma equipa temível com jogadores que podem resolver a partida numa jogada de inspiração. Felizmente, não foi o que se viu e venceu a melhor equipa em campo, nós.

Por esta altura, o FC Porto entrou numa mini-crise onde esteve quatro jogos consecutivos sem ganhar, com dois empates e duas derrotas. A nossa vantagem em relação a eles aumentou mas, ao mesmo tempo, o Sp. Braga começou a sua escalada na classificação. Nem FC Porto, nem Benfica, foram capazes de travar a equipa arsenalista. Até nós caímos no Estádio Axa numa altura em que o Braga só tinha o campeonato para disputar. Não bastou termos sofrido a segunda derrota da época frente à equipa treinada por Manuel Machado, ainda escorregámos em Alvalade com a Académica num jogo onde a bola não quis entrar. Feitas as contas, a nossa vantagem ficou reduzida a três pontos mas em caso de empate, a equipa do Minho tinha vantagem.

Estando em várias frentes, tive que esticar o plantel ao máximo, plantel esse, que se revelou bastante curto nesta recta final. Com a presença de alguns jovens da equipa b lá conseguimos vencer em todas as jornadas, até porque o Braga nunca mais deixou de o fazer, conseguiram 14 vitórias consecutivas e tenho que lhes dar os parabéns.

001_zps0b6945df.jpg

É de valor o facto de época para época termos vindo a melhorar até conquistarmos o tão desejado título. Sinto que acertei em todas as transferências, tanto nas entradas como nas saídas importantes que sofremos como o caso do André Martins e do Rui Patricio. Voltámos a ter o melhor ataque do campeonato, tal como a defesa menos batida, um golo sofrido em cada dois jogos, é obra.

A surpresa pela positiva foi sem dúvida o Sp. Braga que foi a melhor equipa desta segunda volta, apenas não venceu um jogo. Pela negativa, não há palavras para mais uma época desastrosa do Benfica, desta vez com José Peseiro ao comando. Nem à Europa vão na próxima época.

Como já é hábito, os prémios são entregues no final da época e alguns foram para o nosso plantel.

# Rojo, Krejci e Lodeiro fazem parte da Equipa do Ano;

# Krejci foi considerado o Jogador do Ano e o Melhor em Campo;

# Lucas Romero foi eleito o Jovem Jogador do Ano;

# Depois de Lazlo Boloni em 2002, o prémio de Treinador do Ano veio para mim após ter ido durante oito épocas consecutivas para o FC Porto;

001_zpsa04de450.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Adeus a Alvalade em grande. Foste grande nesta última temporada, onde limpaste campeonato, liga europa tudo! Mostraste realmente que o Sporting é um clube grande, muitos parabéns.

Já agora, para onde vais? Espanha? Inglaterra? Ou dás uma facada no Sporting e vais para o Benfica para acabar com a crise que eles tiveram! ahahah.

Boa sorte para a próxima etapa!

Compartilhar este post

Link para o post

Adeus a Alvalade em grande. Foste grande nesta última temporada, onde limpaste campeonato, liga europa tudo! Mostraste realmente que o Sporting é um clube grande, muitos parabéns.

Já agora, para onde vais? Espanha? Inglaterra? Ou dás uma facada no Sporting e vais para o Benfica para acabar com a crise que eles tiveram! ahahah.

Boa sorte para a próxima etapa!

Muito obrigado antes de mais! :)

Não sou nenhuma maça podre para ir para o Benfica :D Apenas sei duas coisas: Uma é que irei para um dos outros 11 países dos quais iniciei este save, a outra é que voltarei ao Sporting para acabar a minha carreira como treinador para talvez vencer uma Champions com eles ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# A ESCOLHA

Está escolhido o clube onde irei trabalhar nos próximos anos, o Zenit St. Petersburg. Não foi uma escolha dificil nem demorou muito tempo a voltar a ser contratado, depois de vencer uma Liga Europa, trabalho não me faltava. Assim que sai do Sporting dei uma vista de olhos pelo Mundo fora e declarei interesse em treinar alguns clubes como o caso do Monaco, do Tottenham e do Flamengo. Nestes clubes, os respectivos treinadores estavam com o lugar em risco mas a oportunidade de treinar o Zenit surgiu depois do treinador Oleg Luzhnyi sair para ocupar a vaga deixada por mim no Sporting. Vistas as coisas, foi apenas uma troca de treinadores entre clubes.

Depois de uma agradável entrevista com o Presidente Alexandr Dyukov, chegámos a acordo e aceitei a proposta que me foi oferecida. 89 mil euros por mês até Junho de 2020. Em relação às expectativas para a próxima temporada, foi-me pedido que vencesse o campeonato russo e para isso foi-me dado um orçamento a rondar os 28M€ para transferências.

# HISTÓRIA DO ZENIT

Não me vou alongar sobre a história do clube antes deste save ter sido iniciado, isso pode ser consultado por qualquer um no Wikipédia. Interessa-me mais falar da sua história recente. O Zenit venceu o campeonato apenas em cinco ocasiões durante a sua história, sendo que a última foi na época passada. Venceu a taça também no ano passado, quebrando um jejum de seis anos sem vencer a competição. A última temporada realmente correu bem ao clube e irei tentar repetir a dobradinha este ano.

# MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

No mercado, tive que ter em conta uma regra do campeonato russo da qual já não me lembrava: a lei do número de estrangeiros que podemos colocar no onze inicial em cada jogo, apenas sete. É uma regra chata que nos dificulta a vida na tarefa de reforçar o plantel, pois jogadores russos de qualidade não há muitos e os que há, ou são demasiado caros ou estão nos clubes rivais. Lá consegui construir um plantel ao meu gosto já a pensar na táctica que irei implementar no clube, o 4-3-3 que utilizei no Sporting durante a última temporada. Feitas as contas, ainda fiquei com cerca de 3M€ na carteira, e com um plantel que penso dar para alcançar os objectivos.

001_zps3f09428b.jpg

Passando agora à apresentação dos meus jogadores, começando pela defesa: Colombi foi o guarda-redes do Zenit na última temporada, não havia mais nenhuma opção no plantel e por isso contratei o belga Casteels ao Hoffenheim. São duas boas opções para a nossa baliza.

Para o centro da defesa posso contar com três centrais de raiz. O português Neto e o espanhol Fontàs já cá estavam. Tive que contratar um russo e escolhi o Bryzgalov que foi a nossa contratação mais cara deste mercado. Ambos os centrais que jogaram aqui na época passada, jogaram a bom nível e por isso não me quis desfazer deles. Partem todos em igualdade na luta pela titularidade. Pode-se pensar que são poucas opções para o sector mas disponho de mais dois jogadores que poderão fazer essa posição se for necessário.

No lado direito da defesa, tenho três opções com quem posso contar. Logashov deverá ser o titular, já cá se encontrava no plantel, é russo e tem qualidade. Para além disso, pode jogar em qualquer lugar na linha defensiva. Contratei o galês Adam Matthews ao Norwich a preço de saldo tendo em conta os atributos do jogador. Pronto para fazer uns minutos, tenho ainda o jovem Kiselev, um regen contratado há duas épocas.

Na esquerda da defesa jogará um dos jogadores mais influentes deste plantel, Criscito. O italiano será a primeira escolha mas visto que não tinha mais nenhuma opção de raiz para este lado, contratei o alemão Oczipka ao Wolfsburgo por apenas 2M€. O lateral estava encostado na equipa B e não tinha hipóteses de jogar na equipa principal.

Com a minha táctica, irei ter três homens no miolo do terreno, um médio defensivo e dois jogadores mais avançados a pensar o jogo. Infelizmente, não consegui trazer nenhum médio defensivo puro para a equipa e o melhor homem que pode fazer essa posição é Krsticic. Este sérvio mostrou também grande aptidão para marcar livres e será ele a encarregar-se das bolas paradas. Quem também pode jogar nesta posição é o russo Mamaev que fui buscar ao Friburgo. A estrela desta equipa é sem dúvida o médio Witsel, ex-jogador do Benfica. Deverá ter sempre lugar reservado neste meio-campo. As outras opções recaiem sobre os russos Faizulin e Miranchuk.

Passemos aos flancos onde irei jogar com dois avançados interiores. Quando cheguei já não encontrei cá o brasileiro Hulk que saiu na última época para o Monaco, iria dar bastante jeito. Ainda assim, qualidade não faltará. Salvio, que toda a gente conhece do Benfica e Vitinho são os meus preferidos para desempenhar esta função. Para além destes, já utilizei o avançado Willian aqui com sucesso e contratei o russo Yakovlev.

Por último, os nossos avançados que na minha táctica jogarão como falsos nove. Kerzhakov faz parte da mobilia da casa e dá jeito ter um russo para esta posição. De outra maneira, teria recebido guia de marcha pois já não está a ir para novo. Lacina Traoré é o melhor homem do nosso ataque e posso contar ainda com o jovem Djordjevic que foi bastante cobiçado neste mercado, nomeadamente pelo Roma.

001_zps07cecb3a.jpg

Fizemos uma pré-época curta e acessivel. Curta porque perdi muito tempo no mercado à procura de reforços e também porque a época aqui na Russia começa bem mais cedo do que em outras zonas da Europa. Acessivel porque queria certificar-me de que a equipa vencia de maneira a manter o moral elevado. Correu tudo bem e penso que estamos preparados para o que ai vem.

Visto o Zenit ter vencido o último campeonato, iremos disputar a Supertaça naquele que será o meu primeiro grande teste neste novo desafio. O adversário será o CSKA Moscovo.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande época no Sporting. :prayer:

E boa sorte no Zenit, onde gostei bastante do plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande época no Sporting. :prayer:

E boa sorte no Zenit, onde gostei bastante do plantel.

Muito obrigado, deve ser o suficiente para as competições internas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# SUPERTAÇA

Caiu do céu esta oportunidade de vencer a Supertaça russa pouco tempo depois de ter chegado ao Zenit. Jogámos contra o CSKA Moscovo, o clube que mais vezes conquistou esta competição, já tem seis no seu museu. O Zenit apenas a venceu em três ocasiões, e noutras três deixou escapar o troféu, tal como fizemos aqui.

001_zps7b3f4415.jpg

Há certos jogos em que as estatisticas não condizem nada com o que se passou em campo, mas aqui não é o caso. Fizemos uma boa partida durante a primeira parte onde apenas cometemos um erro. Erro esse que foi rapidamente aproveitado pelo adversário que num segundo estava a defender, e no seguinte tinha um avançado isolado em frente à nossa baliza pronto para fazer o primeiro. Conseguimos desfazer a vantagem do CSKA mas no segundo período a história repetiu-se, e um novo erro voltou a estar na causa do segundo golo sofrido. A juntar a isto, jogámos quase toda a segunda parte com apenas 10 unidades, o que tornou dificil chegarmos ao 2-2.

# PREMIER LEAGUE

Está cumprida a primeira metade do campeonato e ainda só estamos em Outubro. De um modo geral, consegui adaptar-me ao país e os resultados da equipa estão à vista. Se tudo continuar a correr bem, não deveremos ter problemas em revalidar o título.

001_zpsd0c05328.jpg

Não tivemos um calendário fácil no inicio do campeonato pois jogámos apenas com equipas que lutam pelos primeiros lugares da classificação. Como equipa favorita que somos, vencemos esses adversários para depois escorregar-mos diante do Kuban. A equipa do Kuban teve um inicio acima das expectativas e estava moralizada quando nos recebeu. Não fizemos um bom jogo apesar de termos chegado cedo ao 2-0 e o empate sofrido já perto do final trouxe um sabor amargo ao plantel.

Na 9ª jornada voltámos a encontrar o CSKA Moscovo e curiosamente, sofremos novamente uma derrota pelos mesmos números. Marcámos logo nos minutos iniciais mas nunca conseguimos controlar completamente os acontecimentos e o CSKA, apesar de não ter começado bem o campeonato, mostrou qualidade para virar o resultado. Foi uma partida equilibrada onde saiu beneficiado quem mostrou maior eficácia.

Até ao final desta primeira volta, sofremos mais dois resultados menos bons. Numa sequência de três jogos na condição de visitante, não conseguimos transformar a nossa superioridade em golos diante do Khabarovsk e do Rostov. Ainda assim, este campeonato é bastante equilibrado e conseguimos manter uma boa vantagem que levamos para a segunda parte da época. De qualquer maneira, será bom evitarmos estes empates ou arriscamo-nos a sofrer lá mais para o final.

Compartilhar este post

Link para o post

O CSKA tem sido a única equipa que te faz realmente frente. Em dois confrontos, perdeste ambos por 2-1 e um deles envolveu um troféu que poderia ter sido o primeiro (de muitos). Mas não foi o caso e acho que a equipa reagiu bem mostrando-se em boa forma na primeira metade do campeonato. Resta saber se aguentas a vantagem para o CSKA. Espero que sim.

Força. :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

O CSKA tem sido a única equipa que te faz realmente frente. Em dois confrontos, perdeste ambos por 2-1 e um deles envolveu um troféu que poderia ter sido o primeiro (de muitos). Mas não foi o caso e acho que a equipa reagiu bem mostrando-se em boa forma na primeira metade do campeonato. Resta saber se aguentas a vantagem para o CSKA. Espero que sim.

Força. :fixe:

Foi uma pena não ter ganho a Supertaça logo depois de ter chegado mas pode ser que para o ano não escape. Acho que o CSKA não vai ter capacidade para nos apanhar, as equipas aqui perdem muitos pontos e nós temos conseguido evitar isso.

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# LIGA DOS CAMPEÕES - FASE DE GRUPOS

Schalke, Valencia e Steaua Bucharest, foi este o grupo que encontrámos nesta edição da Liga dos Campeões. Não considero um grupo fácil, mas também acho que não era dificil conseguirmos a qualificação para a próxima fase. Aliás, esse foi um dos objectivos que a Direcção do Zenit colocou em cima da mesa. Assim sendo, objectivo cumprido.

002_zps3c66729e.jpg

Não foi a melhor maneira de começar, com uma derrota sofrida no terreno da equipa que, a meu ver, era a mais fraca deste grupo. Ainda por cima, o Steaua não foi um justo vencedor. Sem nenhuma grande oportunidade de golo, marcaram no único remate que levou a direcção da baliza, coisas da vida. E tudo ficou mais complicado quando ficámos com menos um jogador, já na segunda parte.

Felizmente, foi a primeira e única derrota que sofremos nesta fase. Conseguimos uma grande vitória no terreno do Valência que era a equipa que ia lutar connosco pelo 2º lugar pois o Schalke mostrou-se muito forte neste grupo. Curiosamente, empatámos as duas partes frente à turma alemã e pelo mesmo resultado. Admito que tivémos bastante sorte à mistura pois fomos completamente dominados em ambos os jogos. De qualquer maneira, fomos a única equipa que não perdeu com o líder da Bundesliga e isso ajudou-nos no nosso objectivo.

Já está encontrado o próximo adversário que iremos encontrar, trata-se da Juventus, campeão italiano e num bom caminho para a renovação do título.

# MERCADO DE INVERNO

Não tinha intenções de gastar dinheiro neste período de transferências mas surgiram duas oportunidades e resolvi aproveitar. Os 20M€ que a Direcção resolveu colocar à minha disposição também ajudaram. Chegaram dois jogadores ao plantel, um é uma jovem promessa do futebol russo, o outro já tem alguma experiência e já tinha passado pelo clube. Falo de Hulk e de Malykh.

Em relação ao brasileiro, não é preciso grandes apresentações. Estava no Real Madrid onde não tinha lugar na equipa e fui buscá-lo por apenas 2,4M€. Não tem tido sorte, pois na última época e meia apenas fez cinco jogos. Antes de seguir para Espanha, esteve no Monaco onde também não teve oportunidades, apenas fez um jogo e na taça. Apesar da idade, acho que pode ser importante para a equipa e espero dar-lhe bom uso.

O jovem Malykh chegou devido a uma promessa que eu acordei com a Direcção na altura da minha entrevista, eles queriam que eu contratasse jogadores jovens para jogarem na equipa principal. Ora, o que eu fiz, foi ir à selecção de sub-21 da Russia à procura de diamantes por lapidar. Encontrei este regen que nos custou qualquer coisa perto dos 15M€, o facto de estar num clube rival como o Spartak Moscovo também inflaccionou o preço. Como na Russia não há falta de dinheiro, não hesitei, e vistas as coisas, a qualidade paga-se, e este russo pode vir a ser uma grande estrela.

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# LIGA DOS CAMPEÕES

E é o adeus à competição mais importante a nível de clubes. Depois de termos escapado a um grupo bastante equilibrado, chegámos aos quartos-de-final, coisa que deixou a Direcção do Zenit mais do que satisfeita, relembro que a meta proposta estava nos oitavos. Despedimo-nos de cabeça levantada.

001_zpsd5d4a71f.jpg

A Juventus não é um adversário totalmente desconhecido para mim e talvez eles ainda se lembrem de mim. Encontrámo-nos em 2015 num grupo da Champions quando ainda treinava o Sporting. Na altura, consegui uma vitória e um empate e aqui a história voltou a repetir-se. Não era um adversário fácil, não é por acaso que festejaram este ano o tri-campeonato mas voltámos a ser melhores em ambas as partidas. A primeira mão foi jogada no nosso estádio e não ficámos em boa posição para o jogo em Itália. Contra todas as previsões, conseguimos um resultado fantástico em Turim o que nos deu a passagem para os quartos-de-final.

Nesta fase encontrámos o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e companhia. A equipa treinada por Ancelotti apareceu recheada de motivação não estivessem a um passo de se tornarem campeões em Espanha com uma larga vantagem sobre o Barcelona. Fomos completamente atropelados no primeiro jogo na Rússia e ainda não sei como o resultado acabou em igualdade. De qualquer maneira, restou uma curta esperança para o jogo no Bernabéu, podia ser que se repetisse o resultado da Juventus. Infelizmente, tal não veio a acontecer e voltámos a ser esmagados, pelo menos em campo, pois o resultado final voltou a ser enganador. Face à qualidade das duas equipas, não há muito a dizer.

Curiosidades à parte, o meu Sporting chegou às meias finais da competição onde foi afastado pelo Arsenal, 1-0 foi o resultado do conjunto das duas mãos.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse resultado caseiro contra o Real ditou logo o destino, 3 golos é muita fruta. Mesmo assim, o objectivo foi mais que cumprido, e também diga-se de passagem que não parece que tenhas tido muita sorte no sorteio.

E que o Sporting na vida real siga o exemplo do teu neste save para a próxima temporada :D

Compartilhar este post

Link para o post

estive a ler a sua saga no Sporting e devo parabeniza-lo. No Zenit deve Copar a Liga e apesar da eliminação frente ao Real, foste muito bem na Champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse resultado caseiro contra o Real ditou logo o destino, 3 golos é muita fruta. Mesmo assim, o objectivo foi mais que cumprido, e também diga-se de passagem que não parece que tenhas tido muita sorte no sorteio.

E que o Sporting na vida real siga o exemplo do teu neste save para a próxima temporada :D

Concordo, neste save não tenho tido muita sorte nos sorteios no que toca à Liga dos Campeões :(

Em relação ao Sporting, que sigam apenas o exemplo da minha quarta época :)

estive a ler a sua saga no Sporting e devo parabeniza-lo. No Zenit deve Copar a Liga e apesar da eliminação frente ao Real, foste muito bem na Champions.

Muito obrigado, a última época em Portugal foi mesmo de grande nivel e será dificil repetir o feito aqui no Zenit ;)

Muito obrigado aos restantes acompanhantes ;)

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# TAÇA DA RÚSSIA

Esta competição não estava dentro das prioridades da Direcção do Zenit para esta época, mas estava nas minhas. Quer-me parecer que os Presidentes dão sempre pouca importância às taças domésticas o que é estranho, pois a seguir ao campeonato, é o troféu mais importante da época, pelo menos a nível interno.

O CSKA Moscovo é o clube com mais vitórias nesta competição, já a venceu sete vezes. O Zenit chegou quatro vezes à final e venceu três delas, era óbvio que eu gostava de ter trazido a 4ª taça para o museu do clube mas tal não foi possivel, muito por culpa deste nosso carrasco de Moscovo.

001_zps34bbd774.jpg

Não foi uma caminhada fácil, ou pelo menos, tinha tudo para ser complicada. Encontrámos vários dos melhores clubes russos pelo caminho mas conseguimos sempre levar a melhor. Entrámos na competição diante do Lokomotiv, um dos clubes rivais do Zenit, e conseguimos uma vitória esclarecedora, eles praticamente ficaram a ver-nos jogar. Na sexta eliminatória, o sorteio enviou-nos o único clube, dos que ainda estavam na competição, que não pertencia aos dois principais escalões do futebol russo. Foi mais uma vitória tranquila onde até começámos a perder apenas com cinco minutos jogados. No final da partida, o Fakel pode-se ter mostrado satisfeito por apenas terem sofrido três golos, tal foi o massacre que levaram.

Nas fases seguintes, tanto o Spartak Moscovo como o Anzhi, pediam alguma cautela pois são clubes que podiam surpreender. A primeira partida ainda se mostrou algo equilibrada, já o Anzhi, presidido pelo português Pimenta Machado, não conseguiu mostrar qualquer tipo de reacção e ficou também pelo caminho. Posto isto, estávamos na grande final com o CSKA Moscovo, quem diria.

002_zps00c70271.jpg

Encontrámos aqui o momento certo para vingarmos a derrota na Supertaça, mas mais uma vez, as contas sairam furadas. Foi mais uma partida que mostrou bastante equilibrio entre estes dois gigantes, mas para variar, a balança voltou a pender para a turma de Moscovo.

Posso dizer que o golo sofrido já no segundo tempo nasceu da minha defesa se encontrar a dormir. Bola rápida a rasgar a defesa onde apareceu o Dzagoev pronto a finalizar. Estive atrás deste homem durante o último defeso mas o preço estava fora das nossas possibilidades. Já não posso com estes gajos...

Compartilhar este post

Link para o post

001_zpse5c02e2d.jpg

# PREMIER LEAGUE - SEGUNDA VOLTA

A segunda metade do campeonato serviu apenas para confirmar aquilo que eu já suspeitava. Numa prova onde vence quem é mais regular ao longo da época, os nossos adversários, mais precisamente o CSKA Moscovo, não tiveram qualquer hipótese de lutar pelo título. Acabámos com 12 pontos de vantagem mas deviam ter sido muitos mais não fosse ter saido mais um novo patch quando nos encaminhávamos para o final da época. Não quis estar a inventar, visto que a equipa estava completamente entrosada com o modelo táctico e por isso, sofremos alguns empates que não estavam nas minhas contas, ainda assim, a conquista do campeonato nunca esteve em causa.

001_zps0fa272ee.jpg

Iniciámos esta segunda volta conseguindo a melhor sequência de vitórias dentro da competição, seis no total. Infelizmente, esse número devia ter subido até aos oito jogos pois aquele empate em casa do Spartak Moscovo foi completamente contra o que se passou dentro de campo. Os 16 remates da nossa equipa contra os apenas dois realizados pelo Spartak já dão para ter uma ideia da injustiça do resultado.

Por esta altura já tinhamos uma larga vantagem em relação ao nosso advesário mais próximo, o CSKA, e o jogo da 24ª jornada onde as duas equipas se encontraram, servia apenas para conseguirmos a nossa desejada vingança depois de já termos perdido na Supertaça e no campeonato contra eles. Por incrivel que pareça, o resultado voltou a repetir-se e continuámos sem conseguir vencê-los. Por quatro vezes os enfrentámos esta época, nas quatro vezes perdemos. Em relação a esta partida, acabámos por ter a bola nos pés durante mais tempo mas nunca soubémos usar isso para nosso beneficio.

Nas últimas seis jornadas, três vitórias e três empates. Como já disse, apanhei aqui a mudança para o último patch e penso que isso influenciou um pouco o nosso modelo de jogo. De qualquer das maneiras, as faixas já estavam entregues e não havia muitos motivos para nos preocuparmos.

Confesso que não esperava tantas facilidades nesta primeira temporada a treinar o Zenit. Posso dizer que os resultados que conseguimos com as equipas mais fracas foram a maior razão do nosso sucesso, pois foi ai que os nossos adversários mais directos escorregaram.

Passando agora aos prémios atribuidos:

# Criscito, Logashov e Vitinho entraram na Equipa do Ano;

# Pelo 5º ano consecutivo, os jogadores deste campeonato escolheram um jogador do Zenit como o melhor do ano, neste caso, Vitinho;

# Os treinadores também fizeram a sua escolha e foram unânimes, Vitinho foi o melhor;

# O Golo do Ano foi atribuido ao nosso médio Faizulin que fez um chapéu ao guarda-redes adversário com um remate de cabeça desde a marca da grande penalidade;

# Krsticic foi eleito o Jogador do Ano;

# Vitinho recebeu ainda o prémio do Melhor Estrangeiro a actuar na Russia;

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...