Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kunner

[FM2014] The truly TIKI-TAKA -by kun

Publicações recomendadas

The truly TIKI-TAKA -by kun [Tx4- by kun]

[/size]

NOTA: (se estiveres a conceder muitos golos e/ou nos jogos Fora (contra equipas fortes) tamb?m podes/deves descer um pouco a linha defensiva de "Linha Defensiva Muito Mais Avancada" para "Pressionar mais a frente").

(Para comecar, esta e' a primeira vez que faco um upload de uma tatica. Por isso, se voces virem algo de errado, por favor digam!)

(Agora, vamos falar um pouco sobre aquilo que nos trouxe aqui...: "THE TRULY TIKI-TAKA":

Eu sou um grande fa do estilo do Barcelona desde o tempo do Pep Guardiola... A filosofia esta muito muito enraizada desde os "pequenos blaugrana" ate a equipa principal. "Se nos tivermos a bola a equipa adversaria nao a tem." Este termo veio com o ex- jogador (e mais tarde treinador) do Barcelona, o Holand?s Johan Cruyff. Quando Pep Guardiola veio para ser treinador do Barcelona, ele queria trazer de volta a filosofia para a equipa principal. Pep Guardiola esteve a "praticar" no Barcelona "B" (e estava a obter bons resultados), quando recebeu o convite de comecar a sua carreira no Barcelona "A", como treinador principal!!)

(Eu posso dizer que estava a fazer uma pesquisa muito profunda para aprender como esta equipa joga e apercebi-me que existe um monte de coisas que eu nem imaginava!!)

(Em cada site/forum de FM que visitei, nao encontrei nenhuma tatica como esta. E' certo que encontrei muitos "tiki-taka's", por que e' um sistema muito divertido e os jogadores de FM querem por as suas equipas a jogar assim, mas posso-vos garantir: esta tatica e' muito diferente de todas as outras! Eu nao baseei a minha tatica em mais ninguem para alem de livros e a minha pesquisa na internet, por que ver o jogo e' diferente de entende-lo.)

(Entao, o que e' que esta tactica se propoe a fazer?

Simples, nos queremos: posse de bola (evidentemente), fazer muitos remates (tentar evitar os remates de longe), pressao alta e defesa subida, marcacao zonal... Esta tatica encaixa nestes parametros!!)

The Truly TIKI-TAKA System:

(Antes das SS, vou falar um pouco sobre a formacao).

GR - (Este homem tem de saber o que fazer com os pes!! Ele tem de ser rapido e bom no um-contra-um!)

Defesa Lateral (E/D) - (Este tem de apoiar o ataque mas a sua principal missao e' tornar o campo mais largo e dar uma linha de passe aos seus companheiros!)

Centrais - (O tradicional defesa centro. Mas sera' melhor se tiverem aceleracao e velocidade! (Um bom cabeceador e um mais rapido sao a combinacao perfeita). Nos cantos ofensivos nao tiramos vantagem de ter bons cabeceadores. Mais tarde perceberao por que )

Medio Defensivo - (Um dos jogadores mais importantes deste esquema! Bom cabeceamento, marcacao, desarme, passe, aceleracao e velocidade... Se ele tiver esses atributos, ele vai parecer um muro!! (claro, existem muitos outros atributos secundarios como: Bravura, Trabalho de equipa, Capacidade de Trabalho...)

Medios Centro - (A maneira mais facil de descrever estes dois homens?? Bem... Xavi e Iniesta!! Passe, Primeiro Toque, Tecnica... You know them.)

Extremos (Avancado Interior) - (Este dois rapazes sao cruciais na pressao alta, posse de bola, golos... A razao e' simples: eles estao bem abertos nas linhas e preparados para vir para dentro quando o avancado nao estiver la!! Alem disso, coloca-los tao subidos no terreno, faz com que os laterais adversarios recuem e os sigam. Caso contrario, eles terao muito espaco para criar oportunidades!)

N10 (Bem, este e'... Messi!! Muitas vezes ele junta-se aos Medios Centro a fim de dar mais uma linha de passe e tentar arrastar com ele os centrais adversarios, para abrir espaco para a entrada dos avancados interiores.)

Dribbling, First Touch, Long Shots, Passing, Technique, Long Shots Creativity, Decisions, Off the ball, Teamwork, Agility, Finishing, Composure.

SET PIECES:

Offensive Corners:

(Cantos Ofensivos:

Ao 1o poste... O Central do lado esquerdo ter? de ser o mestre a cabecear.)

Deffensive Corners:

(Cantos Defensivos:

Apenas o N10 (Trequartista) fica la na frente! O resto da equipa vem atras para ajudar a defender... E todos eles fazem marca??o zonal...)

Offensive Freekicks:

(Livres ofensivos:

Apenas passe curto... Os defesas mantem-se atras! Posse de bola.)

Deffensive Freekicks:

(Livres defensivos:

Marcacao zonal e toda a equipa vem atras para defender.)

SS:

xtcl.png

opmi.png

8efw.png

xtcl.png

ny22.png

cj64.png

wwtr.png

hme5.png

pwp6.png

tkcl.png

359y.png

6kgv.png

5uas.png

o2c8.png

ih1k.png

1a8s.png

(E' muito usual haver pessoas a dizer que houve muito cheat quando vem as SS? Bem, os meus amigos sabem que eu nao sou cheater, para alem de que tenho a minha etica e acho verdadeiramente que nos nao devemos colocar aqui taticas se sabemos que houve batota! Quando eu era um miudo sim, fazia muita batota, mas agora? qual e a piada disso? Nao houve GRAVAR-SAIR-CARREGAR!

Download LINK:

http://www.mediafire.com/download/e8ya12g294o2pkt/Tx4-+by+kun.tac[/b][/center]

Editado por kunner

Compartilhar este post

Link para o post

Treinos? (Foco Principal; Nível de Intensidade; Plano)

Treino para o jogo?

Treino Geral:

Foco Principal : Coesão da equipa (exceto pré-época, que é quando faço tácticas)

Intensidade: Média

Plano:

Treino de Jogo: 30%

Apenas dar folga depois do jogo

Treino para o jogo: (quando na pré-época, fazer "táticas")

Trabalho de Equipa

Movimento Atacante (se não tiveres a criar/concretizar as tuas oportunidades)

Tática: The Truly Tiki-Taka - by kun

Compartilhar este post

Link para o post

Ai está! Recomendo :celebracao:

Táctica muito boa! Excelente. :handclap:

Continuação e bem vindo ao :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Os Extremos /Avançado Interior jogam com o pé trocado?

(tipo lado esquerdo pé direito, lado direito pé esquerdo)

Compartilhar este post

Link para o post

Ai está! Recomendo :celebracao:

Táctica muito boa! Excelente. :handclap:

Continuação e bem vindo ao :smilie_cmpt:

Obrigado camarada! :) Os meus amigos pediram-me para postar também aqui para "enriquecer" o :smilie_cmpt: :)

Mais uma vez obrigado pelas boas-vindas! :D

Os Extremos /Avançado Interior jogam com o pé trocado?

(tipo lado esquerdo pé direito, lado direito pé esquerdo)

Sim Acosta1017, por norma sim. Ou melhor, é recomendado que assim seja... Eu por exemplo pus maior parte do tempo o Alexis a jogar do lado direito e ele prefere usar o pé direito. O que resultava em mais cruzamentos pela direita (por que ele ia mais vezes à linha por causa do seu pé preferido) e quando vinha para dentro a sua efetividade no remate não era tão boa do que quando estava o Pedro (chuta com ambos), por exemplo. E tem outro "problema" se tiver um pé direito na direita, se ele for à linha o lateral vai estar a subir no terreno para uma zona já ocupada...

Editado por kunner

Compartilhar este post

Link para o post

No staff fizeste alguma alteração ou mantiveste o staff que vem normalmente?

Fiz umas ligeiras alterações. Principalmente a nível físico (os 2, 5 estrelas), GR (os 2, 4,5 estrelas), Técnica, Controlo de Bola, Finalização (4,5 Estrelas), Defensivo e Ataque (4 estrelas).

9u49.png

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar no Benfica para ver como corre, tendo em conta que já iniciei a época ( 1 jogo apenas ) não vou já usar como tatica principal

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar no Benfica para ver como corre, tendo em conta que já iniciei a época ( 1 jogo apenas ) não vou já usar como tatica principal

Vamos esperar que corra bem! :) Depois dá notícias eh eh

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos esperar que corra bem! :) Depois dá notícias eh eh

Mas que grande bruto que tu és :handclap: :biggrin:

Porque optaste pela estratégia Sobrecarregar e por uma filosofia Muito Rígida ao pensar no estilo do Barcelona do Guardiola (entretanto, já o estilo mudou bastante) ???

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que grande bruto que tu és :handclap: :biggrin:

Porque optaste pela estratégia Sobrecarregar e por uma filosofia Muito Rígida ao pensar no estilo do Barcelona do Guardiola (entretanto, já o estilo mudou bastante) ???

Boas ! "Bruto" é o meu nome do meio! :biggrin: Sobrecarregar por que assim é mais fácil de manter a linha defensiva acima do meio campo e executar imediatamente a pressão alta. O muito rígido foi mais uma questão de posicionamento defensivo. Por que pura e simplesmente quero que eles (jogadores) façam aquilo que lhes pedi nas ordens individuais e como tal, se tivesse "muito fluído" (por exemplo), eles abdicavam de algumas ordens individuais o que poderia originar desposicionamentos defensivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas ! "Bruto" é o meu nome do meio! :biggrin: Sobrecarregar por que assim é mais fácil de manter a linha defensiva acima do meio campo e executar imediatamente a pressão alta. O muito rígido foi mais uma questão de posicionamento defensivo. Por que pura e simplesmente quero que eles (jogadores) façam aquilo que lhes pedi nas ordens individuais e como tal, se tivesse "muito fluído" (por exemplo), eles abdicavam de algumas ordens individuais o que poderia originar desposicionamentos defensivos.

Ok, optaste pela estratégia pela questão da linha defensiva se posicionar mais acima e faciltar a pressão alta. Só que a estratégia afecta-te todas as acções dos jogadores e quanto mais ofensiva, mais arriscadas são as suas acções o que contraria o conceito de jogo de tiki-taka. Por outro lado, a filosofia enquanto Muito Rígida significa dizer aos jogadores que se devem aplicar numa tarefa muito específica ou especializada e ao pensarmos no Barcelona do Guardiola acontece o contrário, em posse os jogadores atacam, sem posse todos defendem o que em termos de FM teria que ser uma filosofia Muito Fluida.

Não é nenhuma crítica nem nada que se pareça, os teus resultados são fantásticos daí ocorrerem-me estas questões de forma a compreender melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito do teu raciocinio. Vou experimentar e depois digo alguma coisa. Realmente faz muito sentido o que disseste. H+a um problema grave neste FM que é a Pressão. Os jogadores simplesmente não pressionam (ou pelo como era suposto). :compinchas:

E como o Michael fala sobre o sistema do Barcelona do Guardiola, acho muito dificil conseguir sequer imitar. Era preciso haver muitas mais opções, tipo a maneira como gostaríamos que a equipa se comportasse em ataque e em defesa.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito do teu raciocinio. Vou experimentar e depois digo alguma coisa. Realmente faz muito sentido o que disseste. H+a um problema grave neste FM que é a Pressão. Os jogadores simplesmente não pressionam (ou pelo como era suposto). :compinchas:

E como o Michael fala sobre o sistema do Barcelona do Guardiola, acho muito dificil conseguir sequer imitar. Era preciso haver muitas mais opções, tipo a maneira como gostaríamos que a equipa se comportasse em ataque e em defesa.

Obrigado JC3. A pressão é feita dentro dos possíveis, pois como tu disseste, acho que sempre houve um grande problema no que toca ao pressing imediato.

Sim, eu sei que é difícil, mas tentei basear-me quase a 100% no esquema do Guardiola (nunca tinha visto nenhuma tática em nenhum forum com os jogadores posicionados desta forma). E posso dizer-te que, também nunca tinha conseguido marcar golos da forma como algumas vezes marco agora, que é também como o Barcelona marca. O Messi arrasta um dos DC da equipa adversária e do lado de onde sair o DC (supondo que é o DC descaído para a direita), o nosso Avançado Interior (esquerdo, no caso) entra que nem uma flecha para aproveitar o espaço deixado em aberto, raramente estando em fora-de-jogo (devido ao facto de o Avançado Interior estar a "amarrar" o Lateral) e parte à frente dele rumo ao golo! :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

brutal :handclap: parabens ainda nao testei mas pelos resultados e estatiscas esta excelente, tas forte eheh continua...

Compartilhar este post

Link para o post

brutal :handclap: parabens ainda nao testei mas pelos resultados e estatiscas esta excelente, tas forte eheh continua...

Obrigado! :) Se por acaso a testares, depois faz-me saber os teus resultados. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar no Benfica. O PL tem de ser assim estilo Messi não é? Vou experimentar com o Markovic :p

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar no Benfica. O PL tem de ser assim estilo Messi não é? Vou experimentar com o Markovic :p

Podes sempre optar por colocar o Cardozo, mas depois não podes esperar passes em ruptura... :/ O que é uma perda grande neste esquema. LoL.

Depois posta resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado! :) Se por acaso a testares, depois faz-me saber os teus resultados. :biggrin:

ainda nao vou testar pq ando a criar um 4231 a algum tempo, que por sinal esta cada vez melhor, mas vou é exprimentar usar a tua estrategia e filosofia na minha tactica, pq aquilo que tu disses-te faz todo o sentido, uma estrategia muito atacante com uma linha defensiva alta mas sempre em cobertura ofensiva, que condiciona o adversario a recuar eheh tou ca desconfiado que tu descobriste a polvora :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais logo também dou uma vista de olhos com o FC Porto, pelos resultados é realmente arrasadora. Faz-me confusão que esta estratégia e filosofia tenham a ver com tiki-taka, o que também me desperta a curiosidade de a experimentar.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Michael, à primeira vista não parece nada tiki-taka... mas vou experimentar no Real Madrid só para meter nojo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais logo também dou uma vista de olhos com o FC Porto, pelos resultados é realmente arrasadora. Faz-me confusão que esta estratégia e filosofia tenham a ver com tiki-taka, o que também me desperta a curiosidade de a experimentar.

na teoria pode parecer estranho mas na pratica se as instruçoes forem mais de posse, uma estrategia mais atacante tambem se pode tornar uma tactica de posse de bola, no entanto sera uma posse feita mais no ultimo terço e uma construçao rapida mais atras, ou seja imagina que tu tens as opçoes levar a bola te a area, com uma estrategia extremamente ofensiva o que vai acontecer é que tu vais construir rapido nas primeiras fases de construçao e depois manter a posse la na frente por exemplo, creio eu que seja assim

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...