Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kunner

[FM2014] The truly TIKI-TAKA -by kun

Publicações recomendadas

Boas!

Confesso que estou a adorar esta táctica. Eu estou a treinar o Sporting e como é certo e sabido, este jogo foi feito para se treinar na Liga Inglesa, tudo o resto é assessório. Por exemplo neste jogo o Jefferson não sabe marcar livres nem cantos. O que não é novidade, mesmo vendo outros jogadores de Benfica e Porto que estão claramente desvalorizados, enquanto que clubes mesmo pequenos da Inglaterra, quando descem de divisão têm jogadores que os 3 grande Portuguesas não têm e toda a gente sabe que a realidade não é bem assim, se não seria Inglaterra e não o Brasil a grande potência do Futebol Mundial.

Cheira-me que o blater tb está na equipa dos que fazem o Fm!! :cadeirada:

Estando a treinar o Sporting, como não sou o Leonardo Jardim, precisava duma táctica forte, pois o dinheiro não abunda e com esta apenas fiz 3 contratações essenciais: o Montero (comprei-o logo de início), o Leonel Olímpio para suplente do W. Carvalho (ainda vou no início de época ainda não posso atestar ser foi a melhor escolha) e um central alto e barato o Victor Ramos (que como terminava contrato em Dezembro veio por €245m - está-se a revelar uma grande compra).

Fiz outras 3 que ainda nem testei: o Hilário para GR suplente enquanto o Boeck anda na B, o André Leão para ser alternativa tanto ao Pivô Defensivo como aos Médios Centro e o Edgar Iê para desta forma devolver o Weldinho, pois o Iê faz todas as posições da defesa, ganha menos de ordenado e ainda posso pôr a rodar na B, coisa que não podemos fazer com jogadores emprestados (como o Weldinho).

Dito isto, devo referir que não tenho sentido as dificuldades em relação a sofrer muitos golos de bolas paradas e porquê? Simples, porque defensivamente, utilizei as minhas bolas paradas defensivas, que alguns de vocês já conhecem das minhas tácticas do FM 2013. Mantive as atacantes com a excepção que para o toque curto, quer em cantos, quer em livres eu uso o meu PL C.

Curiosamente os lançamentos laterais são "uma cópia" do que eu sempre usei!

Class.: 1pa.JPG

B. paradas defensivas:

Cantos vli8.jpg

Livres lsyp.JPG

E é isto, para já estou a gostar, agora vamos a ver o decorrer da temporada, depois passo cá a dar mais notícias. Obrigado pela partilha :handclap:

P.S.: relativamente à discussão que se isto é "Tiki-Taka", ou outra coisa qualquer, acho que é fácil de perceber que nenhum simulador do mundo consegue reproduzir o Tiki-Taka! NENHUM!!

Eu percebo a confusão das pessoas, pois no Tiki-Taka existem trocas posicionais, muita mobilidade, sobreposições, etc, etc., enquanto que esta táctica usa uma fluidez "muito rígida", mas esta opção já foi explicada anteriormente, eu sinceramente, estou a ponderar experimentar nuns jogo "ganhos ao intervalo" aplicar o inverso, ou seja colocá-la "muito fluída" a ver o que é que acontece!!

Eu tenho posse de bola, ataque demolidor, por isso sinto isto como sendo um Tiki-Taka e isso é que é o importante. Estou a adorar jogar desta forma.

Nota - o Sporting tem 4 jogadores ideias para MC (Adrien, A. Martins, Labyad e Vítor) mesmo ao nível da compleição física são muito semelhantes aos do Barça, estes são so que sofrem enorme desgaste durante os jogos, por isso hesitei em dar-lhes como alternativa (para além de já ter no plantel o João Mário) o André Leão, pois fisicamente é diferente dos demais. Mas como vêem ainda vou no início da época e para vos ser sincero, o André Leão ainda não fez um jogo, nem de pré-época, pois comprei-o no final de Agosto. Veremos como corre.

Obrigado pelo post. Se quiseres alterar para muito fluído e teres mais trocas posicionais, provavelmente também terás que alterar algumas instruções individuais aos jogadores. Mas continua o bom trabalho nesse teu Sporting :) E continua a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Kun !

Eu não tenho o FM 2014 nem estou pensando em comprar pois desde o FM 2012 que não concordo com a maior parte das opções de "programação" e desenvolvimento que têm vindo a ser tomadas, acho que um treinador tem todo o direito de pegar num jogador e moldá-lo á sua imagem. Desde o FM 2013 parece ser o contrário, o treinador pegas nos jogadores e molda-se a eles, isto porque nos limitaram imenso naquilo que podemos fazer em termos individuais a um jogador ou até mesmo a uma equipa.

Não faço ideia, do que sobrou neste FM 2014, mas então te pergunto ... como defines a tua equipa em termos de Pressão, Liberdade Criativa, Temporização e Comprimento de Jogo para conseguires que jogadores tão espaçados no campo consigam ter tanta posse de bola ?

Compartilhar este post

Link para o post

oSqyU.jpg

juro que não percebo isto... 4 remates, 3 golos...

Foi o que me levou a partir para outra táctica. Obtinha bons resultados, mas para chegar longe na liga dos campeões (comigo) não dava.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Kun !

Eu não tenho o FM 2014 nem estou pensando em comprar pois desde o FM 2012 que não concordo com a maior parte das opções de "programação" e desenvolvimento que têm vindo a ser tomadas, acho que um treinador tem todo o direito de pegar num jogador e moldá-lo á sua imagem. Desde o FM 2013 parece ser o contrário, o treinador pegas nos jogadores e molda-se a eles, isto porque nos limitaram imenso naquilo que podemos fazer em termos individuais a um jogador ou até mesmo a uma equipa.

Não faço ideia, do que sobrou neste FM 2014, mas então te pergunto ... como defines a tua equipa em termos de Pressão, Liberdade Criativa, Temporização e Comprimento de Jogo para conseguires que jogadores tão espaçados no campo consigam ter tanta posse de bola ?

Joga com uma intensidade muitissimo baixa, o que faz com que os jogadores prendam bastante a bola nos pés... daí a posse.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em salários, convosco a direcção também vos baixa o salário em cada renovação? Não entendo, ganho títulos e até mantenho as contas bem equilibradas. Não é algo importante, mas tenho reservas a ganhar mais que eu :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em salários, convosco a direcção também vos baixa o salário em cada renovação? Não entendo, ganho títulos e até mantenho as contas bem equilibradas. Não é algo importante, mas tenho reservas a ganhar mais que eu cadeirada.gif

Como disseste não é importante, e por isso mesmo meto o meu salário sempre no mínimo. Já ajuda um bocado nas finanças.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazia isso em clubes pequenos, onde cada euro conta, em clubes como o Benfica mais 100mil ou menos 100mil ao fim do mês é apenas uma gota no oceano. O Paulo Fonseca está a ganhar 150 mil por mês e eu apenas 77 mil, mesmo tendo um desempenho melhor que ele. Já nem vou comentar quanto é que o Jasus ganha na realidade para obter os títulos que obtém :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu negoceio sempre e peço mais dinheiro, tal como na contratação de jogadores negoceio para lhes pagar menos, mas... faz-se o que se pode. Eu ainda não sei muito bem como vou arranjar dinheiro para reforços na próxima época, mas acho que tirando os emprestados e 1 ou 2 a custo zero não vai sobrar muito mais dinheiro para mais nada, pois não quero vender os melhores jogadores e "gostaria" de resgatar alguns passes dos empresários que os têm!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando negoceio com jogadores prefiro puxar nos anos de contrato do que diminuir-lhe o salário.

Sobre os cantos curtos, nem sempre o jogador vai para cima da baliza e remata, por vezes cruza, por vezes avança para a baliza mas na hora do remate opta por atrasar para o jogador que está na entrada da área. Há atributos a ter em conta para que o jogador vá mais vezes à baliza rematar nos cantos curtos? A maior parte das vezes que não avançam é precisamente contra equipas superiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me sabe dizer como posso defender Cantos ao 1º poste?

Pois é o meu único ponto fraco, alguém me ajuda?

Desde já agradeço

Editado por Ivoensousa

Compartilhar este post

Link para o post

Dar 5 assim no cabaço é obra :celebracao:

XO54rOU.jpg?1

Like! :) grande vitória! :D Varela a explorar o bug dos cantos! xP eh eh

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho usado esta tática e digo-te que tem dado muitos frutos mesmo.

Apenas a comecei a utilizar quando fui para a Roma, após ter estado na Seleção Portuguesa. Desde que a utilizei na Roma, o rendimento subiu muito embora não tivesse bem jogadores para a utilizar. Contudo, após o fim dessa temporada, assinei com o Tottenham e implementei-a desde o inicio e fui campeão nesse ano e venci a Carling Cup. Este ano, a Supertaça Inglesa já cá canta e ainda não perdi nenhum jogo para o campeonato. Alguns prints de como esta tática funciona claramente:

bd387536d3b0c792b37544e6cd18d9d0.png

5bc4ca0d1edf5fa0ac5deb222696aff4.png

c2f0de3c1fe7d0621091d01c9abadd4a.png

22b897c1c713002ad7c47a2353318766.png

ba1785b752f8249bde3f2d0ffbe249d0.png

9a177d3b5d4878202d9f085b80dadf0c.png

491f3cc8ebb1f7a2f19941126d807e71.png

aea9131caa51c46d24b6b0c03dc7fc66.png

9638d7a7353a8896814a6bf94ab84b1e.png

366f22eafa38c1ac3fdd62181e30263d.png

O que mais aprecio é o domínio e o fato do médio do lado direito passar bastante, as vezes o Milner ou o Alessandro Florenzi passam de 100 passes por jogos e fico bastante satisfeito. Parabéns pela tática criada. Uma coisa que queria que me respondessem: Só o meu extremo direito é que pouco ou nada faz? As médias ficam sempre nos 6.90, 7.00,7.10 poucas vezes se destaca.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já volto a felicitar o autor da táctica por duas razões, 1º pela excelente táctica, e 2º pelo o enorme sucesso que esta a fazer no FMBase o local "manager" mais famoso, e sobretudo de se orgulhar de ser Português no seu tópico no estrangeiro.

Agora após 2 épocas de experiência com a táctica vou colocar algumas questões:

- Os avançados interiores como vem da linha para dentro, convém ser pés trocados? ( Na minha experiência varia, ao estar pés "normais" parece me dar mais segurança e posse. Pés trocados pode ser um massacre contra equipas fraco/medianas, mas contra equipas de igual para igual, ou mais fortes, parece perder rendimento falham muitos passes o que permite muitos ataques ao adversário).

-Os médios centro pés trocados? ( Como referi a cima, baseia se no mesmo, pode ser esmagador com remates de fora da área, mas contra equipas similares, acontece o mesmo).

-Melhorar bolas paradas defensivas? ( Vou utilizar o modelo defensivo que um manager colocou a cima )

E é tudo, se tiveres novas versões desta, ou outras partilha, que até torna se esquisito ser a melhor táctica do FM 14 actualmente e só é falada e badalada no estrangeiro. O que é Nacional é bom. :smilie_cmpt:

Editado por diogo cyrus

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já volto a felicitar o autor da táctica por duas razões, 1º pela excelente táctica, e 2º pelo o enorme sucesso que esta a fazer no FMBase o local "manager" mais famoso, e sobretudo de se orgulhar de ser Português no seu tópico no estrangeiro.

Agora após 2 épocas de experiência com a táctica vou colocar algumas questões:

- Os avançados interiores como vem da linha para dentro, convém ser pés trocados? ( Na minha experiência varia, ao estar pés "normais" parece me dar mais segurança e posse. Pés trocados pode ser um massacre contra equipas fraco/medianas, mas contra equipas de igual para igual, ou mais fortes, parece perder rendimento falham muitos passes o que permite muitos ataques ao adversário).

-Os médios centro pés trocados? ( Como referi a cima, baseia se no mesmo, pode ser esmagador com remates de fora da área, mas contra equipas similares, acontece o mesmo).

-Melhorar bolas paradas defensivas? ( Vou utilizar o modelo defensivo que um manager colocou a cima )

E é tudo, se tiveres novas versões desta, ou outras partilha, que até torna se esquisito ser a melhor táctica do FM 14 actualmente e só é falada e badalada no estrangeiro. O que é Nacional é bom. :smilie_cmpt:

Antes de mais, muito obrigado pela tua análise! :) Significa muito! Eu já deduzia que isso fosse acontecer, ter mais sucesso no FM-base do que aqui. Aqui já há alguns "cativos" e é o meu primeiro ano aqui...

Quanto ao FM-Base, até eu fiquei surpreendido por suplantar, de forma tão clara, o "jassar" criador da tática "Modern Warfare" do FM do ano passado.

Quanto a isso que destacaste é verdade, existe muita posse de bola e as bolas paradas terão de ser melhoradas. Eu tenho assim por que é assim que o Barcelona defende as bolas paradas, apenas com 8/9 homens ;) Mas essa parte é sempre ajustável perante aquilo que o user pretende ;)

Mais uma vez obrigado!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vou na minha 3ª temporada e reparei que com esta táctica , que me ganhou a liga europa na 1ª temporada e a Champions na 2ª, agora sofro mais golos que o normal e não marco tantos......

Compartilhar este post

Link para o post

Já vou na minha 3ª temporada e reparei que com esta táctica , que me ganhou a liga europa na 1ª temporada e a Champions na 2ª, agora sofro mais golos que o normal e não marco tantos......

Mas vendeste peças fundamentais da equipa principal? é que a mim aconteceu me o mesmo, mas penso que seja por ter despachado quase a equipa principal toda ( jogadores 27/28 anos é ultima oportunidade de fazer bom dinheiro [ 20/40 milhões ] com eles) , e mesmo assim a diferença foi mínima, menos 4 golos marcados e mais 7 sofridos, nem foi mau visto que embora a equipa da segunda época tenha muito mais potencial ( jovens...) que a anterior, ainda está muito mais fraca que a que tinha, por isso não sei se foi esse o teu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

F... ainda não fiz uma época completa neste FM!! :maluco:

Não tem dado mesmo, mas prevejo conseguir terminar um destes dias...

Editado por King_Cantona

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...