Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kunner

[FM2014] The truly TIKI-TAKA -by kun

Publicações recomendadas

As barrinhas ja estao quase cheias e de facto a equipa esmagou a outra. A tactica funciona muito bem e por isso dou-te os parabéns :)

No entanto, concordo com outros colegas quando dizem que isto não é bem tiki-taka. De facto, acho que ao chamares "The truly TIKI-TAKA" estás a induzir as pessoas em erro. Penso que um nome tipo "The new TIKI-TAKA" estaria mais correcto, mas é apenas uma sugestão.

Sem dúvida que vou aproveitar alguns conceitos que aqui colocaste para construir uma tactica mais à minha imagem, portanto esse é o melhor elogio que te posso fazer :)

Ok, respeito e agradeço todas as opiniões mesmo que alguma vez possa não concordar com elas... Estamos sempre a aprender coisas novas e depois de tantos livros ler e de tanto vídeo ver, fica feliz por ver que ainda consigo aprender com os users daqui................................... A única regra que contrariei diretamente tendo em conta o tiki-taka (de Guardiola) foi de em vez de estar: "Fluido" ou " Muito Fluido" apenas mudei para "Muito Rígido" para ter uma maior disciplina táctica e, principalmente melhor aproveitamento defensivo. Mas, uma vez mais agradeço as sugestões! :)

P.S.: Já recebi mais "chamadas de atenção" aqui num site "tuga" do que em 200 e tal posts num site estrangeiro. :D

P.S.2: Ah, e se coloca-se "The new Tiki-taka - by kun" acredita que teria muito mais gente a dizer que não era "New" mas sim, o "Old"... Pelo menos no outro tal site. :D

P.S.3: Tendo em conta a tua edição do resultado (8-0), fizeste alguma alteração à tática?? :)

Editado por kunner

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, respeito e agradeço todas as opiniões mesmo que alguma vez possa não concordar com elas... Estamos sempre a aprender coisas novas e depois de tantos livros ler e de tanto vídeo ver, fica feliz por ver que ainda consigo aprender com os users daqui................................... A única regra que contrariei diretamente tendo em conta o tiki-taka (de Guardiola) foi de em vez de estar: "Fluido" ou " Muito Fluido" apenas mudei para "Muito Rígido" para ter uma maior disciplina táctica e, principalmente melhor aproveitamento defensivo. Mas, uma vez mais agradeço as sugestões! :)

P.S.: Já recebi mais "chamadas de atenção" aqui num site "tuga" do que em 200 e tal posts num site estrangeiro. :D

Continua o bom trabalho, acho que tens ideias para tornar esta numa das melhores tacticas do FM 14. No entanto provavelmente vais ter de a adaptar ao novo patch que vai sair

EDIT: Aqui contra o Barça

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=194862994

P.S.3: Tendo em conta a tua edição do resultado (8-0), fizeste alguma alteração à tática?? :)

Alterei ao intervalo o Avançado Recuado para Ponta de Lança Fixo porque adapta-se melhor ao meu jogador, queria ver se ele marcava mais mas não.. Para já vai ser a única alteração que vou manter. Possivelmente no futuro vou alterar a forma de marcar os cantos

Compartilhar este post

Link para o post

Continua o bom trabalho, acho que tens ideias para tornar esta numa das melhores tacticas do FM 14. No entanto provavelmente vais ter de a adaptar ao novo patch que vai sair

EDIT: Aqui contra o Barça

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=194862994

Tenho que ler em que é que o novo patch vai influenciar o meu estilo de jogo... :) depois disso sim, adapto-me às circunstâncias. Por que para já, embora aqui ainda sejam escassos os feedbacks que vou recebendo, noutros lados o sucesso é generalizado, por isso deixo-me estar como estou. ;) E como vejo, contigo também surtiu efeito! :)

Alterei ao intervalo o Avançado Recuado para Ponta de Lança Fixo porque adapta-se melhor ao meu jogador, queria ver se ele marcava mais mas não.. Para já vai ser a única alteração que vou manter. Possivelmente no futuro vou alterar a forma de marcar os cantos

exacto. Mas a ideia é esse avançado recuar amigo ;) para que arraste os defesas centrais adversários (ou pelo menos um deles) e abra espaços na zona central para a entrada de um dos avançados interiores no espaço vazio... ;) E os cantos, para já só descobri esse bug. Toque curto para um gajo tecnicista, rápido e com remate forte/colocado. Mas certamente haverá mais algum bug de cantos (não faço ideia).

Compartilhar este post

Link para o post

tática muito boa.

testei no Benfica.

e tive bons resultados.

exemplo:

l1jw.pngUploaded with ImageShack.com

Editado por m4a13

Compartilhar este post

Link para o post

exacto. Mas a ideia é esse avançado recuar amigo ;) para que arraste os defesas centrais adversários (ou pelo menos um deles) e abra espaços na zona central para a entrada de um dos avançados interiores no espaço vazio... ;)

Estive a ver o jogo alargado, não reparei em diferenças significativas na movimentação, pois mantive as instruções que deste. Eu queria que ele estivesse mais na área para ressaltos e antecipações, daí ter mudado também.

A única coisa que me preocupa nesta tactica é isto:

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=194866956

Pode ter sido uma cena random, mas os golos foram de uma perda de bola no meio-campo defensivo e de um chutão da defesa deles para as costas da minha defesa

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendas como feedback negativo Kun, nem faria sentido que assim fosse ainda por cima porque aos teus resultados já há outros a comprovar que a táctica é um portento (daqui a umas horitas também venho cá partilhar uma SS :-) ). As questões que lancei até foram mais um pensar alto e compreender melhor a tua ideia, não por uma questão de erradas / certas, mas até mesmo porque as descrições da SI tanto quanto a estratégias, filosofias e funções dos jogadores deixam muito a desejar, ainda por cima quando se olha para o futebol e para um determinado estilo tão concreto como o do Barcelona do Guardiola e depois no FM até surgem exemplos concretos como o teu a indicar que as descrições induzem em erro. Isto até chega ao ponto de um gajo que trabalhou no motor do jogo afirmar que a melhor maneira de usar o tiki-taka no FM é com uma estratégia de contra-ataque, valha-nos nossa senhora :facepalm:

Estive a ver o jogo alargado, não reparei em diferenças significativas na movimentação, pois mantive as instruções que deste. Eu queria que ele estivesse mais na área para ressaltos e antecipações, daí ter mudado também.

Pode ter sido uma cena random, mas os golos foram de uma perda de bola no meio-campo defensivo e de um chutão da defesa deles para as costas da minha defesa

Isso já remete para aquela questão do fim das tácticas mágicas, ou seja, por muito boa que seja já não dá para meter a táctica, ir de férias e ganhar os jogos todos por goleadas. Obrigatório ver o jogo e perceber o que está a correr mal para proceder a pequenas correcções, o que não quer dizer que a táctica tenha deixado de ter sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

tática muito boa.

testei no Benfica.

e tive bons resultados.

exemplo:

l1jw.pngUploaded with ImageShack.com

Excelente jogo. Se fosse na realidade era daqueles dias em que os benfiquistas, que já não andam na escola, gostariam de poder ser putos outra vez para ir para a escola gozar com os (poucos) portistas que aparecessem na esolinha! xD ah ah ah ah

Obrigado pelo feedback.

Continuação de bons jogos!

Hmm, se fores bem sucedido tanto melhor, mas ao fazê-lo já irá fugir da minha maneira de ver o Tiki-taka em que não há um Ponta-de-Lança sempre na área mas sim aparições constantes de outros jogadores. Por isso, é evidente és livre de fazer as mudanças que pretenderes e é como te digo, se tiveres sucesso, fico feliz por ti! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente jogo. Se fosse na realidade era daqueles dias em que os benfiquistas, que já não andam na escola, gostariam de poder ser putos outra vez para ir para a escola gozar com os (poucos) portistas que aparecessem na esolinha! xD ah ah ah ah

Obrigado pelo feedback.

Continuação de bons jogos!

era de levar o cascol ao pescoço para aulas um resultado desses :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendas como feedback negativo Kun, nem faria sentido que assim fosse ainda por cima porque aos teus resultados já há outros a comprovar que a táctica é um portento (daqui a umas horitas também venho cá partilhar uma SS :-) ). As questões que lancei até foram mais um pensar alto e compreender melhor a tua ideia, não por uma questão de erradas / certas, mas até mesmo porque as descrições da SI tanto quanto a estratégias, filosofias e funções dos jogadores deixam muito a desejar, ainda por cima quando se olha para o futebol e para um determinado estilo tão concreto como o do Barcelona do Guardiola e depois no FM até surgem exemplos concretos como o teu a indicar que as descrições induzem em erro. Isto até chega ao ponto de um gajo que trabalhou no motor do jogo afirmar que a melhor maneira de usar o tiki-taka no FM é com uma estratégia de contra-ataque, valha-nos nossa senhora :facepalm:

Isso já remete para aquela questão do fim das tácticas mágicas, ou seja, por muito boa que seja já não dá para meter a táctica, ir de férias e ganhar os jogos todos por goleadas. Obrigatório ver o jogo e perceber o que está a correr mal para proceder a pequenas correcções, o que não quer dizer que a táctica tenha deixado de ter sucesso.

Não entendo como um feedback meramente negativo, mas é como já disse anteriormente. Tantos são os elogios que recebo (também como já disse, principalmente no outro forum), que sempre que surge um negativo (ou menos positivo) tento retirar o máximo dele para ver onde melhorar. ;)

era de levar o cascol ao pescoço para aulas um resultado desses :funny:

E a camisola na mochila para vestir no intervalo! xD ah ah ah ah :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a testar a tactica no Sporting apesar de ainda não estar bem ensinada aos jogadores gosto do que vejo menos que sofro bastantes golos de bola parada cantos e livres... Que instruções metes para o adversário? deixas com o Adjunto?

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a testar a tactica no Sporting apesar de ainda não estar bem ensinada aos jogadores gosto do que vejo menos que sofro bastantes golos de bola parada cantos e livres... Que instruções metes para o adversário? deixas com o Adjunto?

Não faço instruções ao adversário. Nos cantos existe a nuance de eu ter feito esta tatica para o Barcelona e como todos sabem, eles não são lá grande coisa no jogo aéreo. Como tal, abdiquei de ter muitos jogadores na área para forçar o adversário a recuar também e a ter mais cautelas. Mas, uma vez estando tu numa equipa mais equilibrada no jogo aéreo, aconselho-te a recures os que ficam lá à frente nos cantos e nos livres. Reestrutura as bolas paradas ao teu género e, principalmente ao género da tua equipa. Não influencia diretamente no estilo de jogo restante.

Compartilhar este post

Link para o post

e se baixarmos os avançados interior para extremos mas com indicação de avançados interior na mm?

é que para a maior parte das equipas seria + adequado digo eu, pois apesar dos resultados serem bastante bons é smp o barcelona e particamente qualquer tactica serve

Compartilhar este post

Link para o post

Também uma coisa que reparo e que nenhum dos avançados laterais vem defender e isso faz com que os Defesas laterais da nossa equipa levem com o Defesa e Extremo da outra equipa do seu lado.

Compartilhar este post

Link para o post

quando fores fazer um jogo, mete os avançados interiores a marcar os laterais adversários ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Também uma coisa que reparo e que nenhum dos avançados laterais vem defender e isso faz com que os Defesas laterais da nossa equipa levem com o Defesa e Extremo da outra equipa do seu lado.

filosofias mais rígidas causam isso mesmo.

vamos lá experimentar isto :-)

Compartilhar este post

Link para o post

até ver estou a gostar, 1-2 fora no estoril primeiro jogo em que testei a tatica, depois um 6-1 ao porto em casa, 4-0 em Aveiro e agora um 6-0 em casa frente ao Arouca. Quem me marca mais golos é o Rodrigo a jogar pela esquerda. espero agora que funcione bem quando começar a champions. :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Após ter feito muitos jogos reparei que uma grande ponto forte é a forma como são marcados os cantos. Marco muitos mas mesmo muitos golos de cantos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas se isso acontecer (o lateral subir) vai acontecer que o teu extremo vai ficar sozinho. Portanto, por norma a AI não irá permitir isso a não ser que a equipa do "computador" esteja a precisar a todo custo de marcar.

e se baixarmos os avançados interior para extremos mas com indicação de avançados interior na mm?

é que para a maior parte das equipas seria + adequado digo eu, pois apesar dos resultados serem bastante bons é smp o barcelona e particamente qualquer tactica serve

O ponto é mesmo esse, ter os "extremos" bem abertos...:

(Este dois rapazes sao cruciais na pressao alta, posse de bola, golos... A razao e' simples: eles estao bem abertos nas linhas e preparados para vir para dentro quando o avancado nao estiver la!! Alem disso, coloca-los tao subidos no terreno, faz com que os laterais adversarios recuem e os sigam. Caso contrario, eles terao muito espaco para criar oportunidades!)

Mas é uma questão de tentares ;) se fores bem sucedido, fixe! :D Claro, com o Barça é "fácil" mas a tática não foi só testada no Barça. No outro forum, já jogaram com "lower teams in lower divisions" e a previsão de imprensa era 16º em 16 equipas, estava em 1º aos fim de 18 jogos.

Tentaram no Tottenham, ficando em 2º lugar no campeonato, ganharam a Champions, Taça de Inglaterra e Taça da Liga.

Por aí fora... Mas são alterações que tu próprio podes fazer de maneira a que te sintas mais familiarizado com a tática.

quando fores fazer um jogo, mete os avançados interiores a marcar os laterais adversários ;)

Se o fizer vai dar ao mesmo que os recuar. O pô-los a jogar mais defensivo (com tarefa de "apoiar". É simples, se o Avançado Interior tiver com ordem de marcar individualmente o lateral, se o Lateral quiser atacar o teu avançado interior vai acompanha-lo e perder a sua posição e vantagem que poderia tirar de estar à frente do lateral. Ou seja, tu é que sabes o que pretendes: se queres que seja a tua equipa a "mandar" a equipa adversária é que se molda a ti, se queres ser "submisso" fazes marcação ao homem e abdicas de ter mais dois homens sempre como perigo constante. É a velha máximo: "tu deves agir e não reagir!"

até ver estou a gostar, 1-2 fora no estoril primeiro jogo em que testei a tatica, depois um 6-1 ao porto em casa, 4-0 em Aveiro e agora um 6-0 em casa frente ao Arouca. Quem me marca mais golos é o Rodrigo a jogar pela esquerda. espero agora que funcione bem quando começar a champions. :celebracao:

Parece que te correu bem ;) eh eh Vamos lá ver quando chegarem os testes duros!! (Champions).

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a testar a tática no Estoril (2º epoca), comecei muito bem, com excelentes resultados, mas para o fim da 1º volta os jogadores estao a vacilar um bocado.

Mesmo assim, boa tatica! Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a testar a tática no Estoril (2º epoca), comecei muito bem, com excelentes resultados, mas para o fim da 1º volta os jogadores estao a vacilar um bocado.

Mesmo assim, boa tatica! Obrigado

Por norma acontece um pouco com todos (ou com a maioria, para não generalizar). Principalmente com equipas "pequenas" os teus jogadores cansam-se muito mais. Provavelmente ainda estás na taça da liga e assim. Um colega meu tentou no Arouca. Primeiros 4 jogos: 3 vitórias e 1 empate.

Vitorias contra Gil Vicente ( C ), Nacional ( F ), Porto ( C ).

Empate na luz contra o Benfica.

eh eh

Compartilhar este post

Link para o post

bug dos cantos é o canto curto neste fm?

Sim, embora haja pessoas que digam que usam o canto ao 1º poste e também surte efeito.

P.S.: Só de pensar que no FM passado houve o bug dos cantos curtos também, mas a diferença é que era um bug negativo, já que não dava para marcar cantos curtos!! :x

Compartilhar este post

Link para o post

Isto dos cantos deve tornar o jogador que recebe a bola no melhor marcador da equipa, do que já testei a eficácia tem sido muito alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto dos cantos deve tornar o jogador que recebe a bola no melhor marcador da equipa, do que já testei a eficácia tem sido muito alta.

Sim, sem dúvida. O Neymar (beneficiava do bug dos cantos) esteve taco a taco com Messi para ser melhor marcador da equipa xD por isso sim, é justo dizer isso. Imagina se pusesse o Messi a ser o bug dos cantos. xD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...