Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kunner

[FM2014] The truly TIKI-TAKA -by kun

Publicações recomendadas

Tenho o meu GR a distribuir para um DC específico mas o gajo não quer saber. O GR tem de bater sempre longo. Como resolvo isto?

E quando de início em vez do canto curto o gajo marcava como lhe apetecia!!?

Acho que requer habituação à táctica e pior... andar a treinar táctica a meio da época!!! Este FM está "demais"... :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

E quando de início em vez do canto curto o gajo marcava como lhe apetecia!!?

Acho que requer habituação à táctica e pior... andar a treinar táctica a meio da época!!! Este FM está "demais"... :cadeirada:

Quanto mais cedo começar melhor, seleccionar liga alemã ou ucraniana e fazer uma pré-época decente. Até começar a época as barras ficam praticamente cheias.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o devido respeito, mas se queres publicitar a tua táctica cria um thread ou então publicita-a na página de onde te baseaste. Se este thread não serve para comentarem esta táctica, muito menos serve para publicitarem as vossas. Obrigado pela compreensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o devido respeito, mas se queres publicitar a tua táctica cria um thread ou então publicita-a na página de onde te baseaste. Se este thread não serve para comentarem esta táctica, muito menos serve para publicitarem as vossas. Obrigado pela compreensão.

Problema resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde mais os meus parabéns pela tua táctica :handclap:

Comecei-a a usar à uns dias e até ao momento, tenho tido bastante sucesso com ela. Estou num save com o SCP e até ao momento, em 7 jogos para o campeonato, 6 vitórias, apenas perdi um jogo, foi contra o FCP. Na pré-época também obtive só vitórias.

Vi neste tópico, umas páginas atrás que não devíamos dar instruções aos jogadores antes dos jogos, e nunca dou essas instruções, embora em edições anteriores do FM dava sempre. Nos 6 jogos, em que saí com a vitória, não senti dificuldades, mas no jogo contra o FCP já senti diversas dificuldades, perdia por 3-1. Quando jogamos com equipas teoricamente mais fortes, recomendas dar instruções aos jogadores? (como usar a pressão, marcação apertada, levar para o pé mais fraco, etc)

A minha outra dúvida é em relação ao ponta de lança. Estou a usar o meu ponta de lança como avançada recuado, e ele é apenas um mero espectador em campo, não marca nem dá a marcar. Isto acontece com mais algum? As suas classificações no jogo variam sempre entre os 6.7 e os 6.9.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Desde mais os meus parabéns pela tua táctica :handclap:

Comecei-a a usar à uns dias e até ao momento, tenho tido bastante sucesso com ela. Estou num save com o SCP e até ao momento, em 7 jogos para o campeonato, 6 vitórias, apenas perdi um jogo, foi contra o FCP. Na pré-época também obtive só vitórias.

Vi neste tópico, umas páginas atrás que não devíamos dar instruções aos jogadores antes dos jogos, e nunca dou essas instruções, embora em edições anteriores do FM dava sempre. Nos 6 jogos, em que saí com a vitória, não senti dificuldades, mas no jogo contra o FCP já senti diversas dificuldades, perdia por 3-1. Quando jogamos com equipas teoricamente mais fortes, recomendas dar instruções aos jogadores? (como usar a pressão, marcação apertada, levar para o pé mais fraco, etc)

A minha outra dúvida é em relação ao ponta de lança. Estou a usar o meu ponta de lança como avançada recuado, e ele é apenas um mero espectador em campo, não marca nem dá a marcar. Isto acontece com mais algum? As suas classificações no jogo variam sempre entre os 6.7 e os 6.9.

Obrigado!

Obrigado desde já pelo comentário.

Quanto às instruções aos nossos jogadores , como incentivo isso sim, existe sempre. Agora nas instruções ao adversário, nunca faço nada disso ;) Eu Atualmente estou num save no FCP (para ver como funcionava aqui em Portugal) e posso-te dizer que abdiquei por completo do Jackson Martinez e Ghilas (Kleber também, mas isso... xD)... O Jackson Só jogava quando havia diversas lesões ou Taça da Liga e Taça de Portugal (com sorte)... Perguntas agora tu: "Então, quem puseste a jogar a "Avançado Completo - Apoiar"?? (alterei na minha versão de teste) Pois é, adaptei o Quintero e, para além de beneficiar do bug dos cantos marca e assiste que é uma maravilha em jogo jogado. Tem que ser um jogador muito móvel!! Moldei a equipa à imagem daquilo que quero. (Agora não estou em casa, senão partilharia sem problemas algumas SS ;) )... Mas de registar que fui campeão nacional (fácil fácil), Taça da Liga, Taça de Portugal a caminho da final... E tu perguntas: "Então e Champions, com equipas fortes??" Eu digo-te que sempre sem instrcões ao adversário e tive resultados extraordinários!! Arrumei de forma "acessível" a Juve, ainda apanhei o Manchester United e também os eliminei!! (Tendo ganho em Old Trafford mesmo depois do Danilo ser expulso aos 10'min, resultado estava no 0-0!!

Tens que moldar a tua equipa às circunstâncias! Para mim já não existem avançados de área com esta táctica. Moldei o Quintero ao sistema e dei-me bem com isso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na 3ª época no Manchester United e estou a usar a tática "The truly TIKI-TAKA -by kun"...

Até à data tenho apenas um defeito a apontar: "volta e meia" um dos meus centrais é expulso. E quando isso acontece, sinto dificuldades durante o resto do jogo...

Por exemplo, perdi 1-3 com o Norwich porque o Phil Jones se lembrou de ser expulso aos 5 minutos... Foi a minha única derrota até ao momento.

Salvo esta derrota, empatei com o Blackburn fora, porque caí no facilitismo e subestimei-os... Fui para campo com o meu 11 menos utilizado.

A táctica é muito boa.

Nas 2 épocas anteriores, utilizei as do "Mister Maia" no Benfica, ganhei alguns troféus (inclusive a Liga Europa na 2ª época), mas não gostei do futebol praticado.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado desde já pelo comentário.

Quanto às instruções aos nossos jogadores , como incentivo isso sim, existe sempre. Agora nas instruções ao adversário, nunca faço nada disso wink.gif Eu Atualmente estou num save no FCP (para ver como funcionava aqui em Portugal) e posso-te dizer que abdiquei por completo do Jackson Martinez e Ghilas (Kleber também, mas isso... xD)... O Jackson Só jogava quando havia diversas lesões ou Taça da Liga e Taça de Portugal (com sorte)... Perguntas agora tu: "Então, quem puseste a jogar a "Avançado Completo - Apoiar"?? (alterei na minha versão de teste) Pois é, adaptei o Quintero e, para além de beneficiar do bug dos cantos marca e assiste que é uma maravilha em jogo jogado. Tem que ser um jogador muito móvel!! Moldei a equipa à imagem daquilo que quero. (Agora não estou em casa, senão partilharia sem problemas algumas SS wink.gif )... Mas de registar que fui campeão nacional (fácil fácil), Taça da Liga, Taça de Portugal a caminho da final... E tu perguntas: "Então e Champions, com equipas fortes??" Eu digo-te que sempre sem instrcões ao adversário e tive resultados extraordinários!! Arrumei de forma "acessível" a Juve, ainda apanhei o Manchester United e também os eliminei!! (Tendo ganho em Old Trafford mesmo depois do Danilo ser expulso aos 10'min, resultado estava no 0-0!!

Tens que moldar a tua equipa às circunstâncias! Para mim já não existem avançados de área com esta táctica. Moldei o Quintero ao sistema e dei-me bem com isso wink.gif

E se quisermos jogar com um avançado mais para marcar golos (tipo Jackson, Ghilas, como falaste) que alterações sugerias fazermos?

É que tenho adorado esta tática, mas preferia que quem marcasse mais golos (sem ser de canto) fosse o ponta de lança.

Compartilhar este post

Link para o post

E se quisermos jogar com um avançado mais para marcar golos (tipo Jackson, Ghilas, como falaste) que alterações sugerias fazermos?

É que tenho adorado esta tática, mas preferia que quem marcasse mais golos (sem ser de canto) fosse o ponta de lança.

Ora viva!! :) Eu de quando em vez até colocava o Jackson a jogar no lugar dele, Ponta-de-Lança, ainda que a fazer o papel de "Avançado Completo" - "Apoiar". E tive sucesso nos jogos que jogava ;) Não eram muito fortes os oponentes, mas julgo que ele (e quem joga no centro do ataque) se desenrasca melhor como "Avançado Completo" - "Apoiar". Caso mudes isso para um jogador mais de área, a táctica poderá não funcionar da maneira pretendida e para além de mais, os Avançados Interiores cairão ligeiramente de produção, pois já não entrarão no espaço deixado aberto pelo Ponta-de-Lança Centro (isto se alterares para "ponta-de-lança fixo", por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar então com essas instruções ao avançado, é que é verdade, a tatica é a melhor sem duvida, mas o avançado quase nunca toca na bola, baseia se muito nos cantos, e ainda se sofre vários golos, talvez o Kun tenha uma nova versão que possa disponibilizar aqui a malta, que graças as avaliações dos professores, já entrei de fim de semana, uma nova tatica e a saida do scout seria um bom passa tempo, que as temperaturas ainda vão descer mais :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar então com essas instruções ao avançado, é que é verdade, a tatica é a melhor sem duvida, mas o avançado quase nunca toca na bola, baseia se muito nos cantos, e ainda se sofre vários golos, talvez o Kun tenha uma nova versão que possa disponibilizar aqui a malta, que graças as avaliações dos professores, já entrei de fim de semana, uma nova tatica e a saida do scout seria um bom passa tempo, que as temperaturas ainda vão descer mais :medinho:

LOL diogo cyrus! xD ah ah Vai sair o scout? :celebracao: agora é que não me escapa um regen, se bem que os do Barça já são bons o suficiente... :happy:

Quanto aos golos que se sofrem, pricnipalmente de bola parada, já melhorei esse ponto, colocando mais homens a defender as bolas paradas. E sim, tenho uma nova versão! :) Tenho trabalhado nela, tendo em conta os pontos negativos que foram apontando à táctica. Quer o avançado ter uma participação (quase) nula na partida (era ele o bug dos cantos, mas agora acabou-se isso graças ao novo patch), quer as bolas paradas defensivas em que éramos constantemente batidos... Isso foi aperfeiçoado, ou pelo menos foi minimizado... :p Mais tarde, quando vir o que ainda se pode melhorar devido à saída do patch, eu tentarei disponibilizar a mais recente versão! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Fui surpreendido agora com a saída do novo patch, já não sei se a informação que o Eugene me deu estava a contar com o tal patch, ele disse que sábado sai quase de certeza e até mais cedo para quem subscrever as noticias deles do site, recebemos um mail com o download , dizem eles...

Editado por diogo cyrus

Compartilhar este post

Link para o post

Fui surpreendido agora com a saída do novo patch, já não sei se a informação que o Eugene me deu estava a contar com o tal patch, ele disse que sábado sai quase de certeza e até mais cedo para quem subscrever as noticias deles do site, recebemos um mail com o download , dizem eles...

sábado ??? lolol já saiu hoje o patch

Compartilhar este post

Link para o post

O diogo cyrus acho que se referia à saída do scout e não do patch lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a falar do Scout, ele disse me que sai sábado ou mais cedo conforme as condições que referi a trás, mas com o novo pacth não sei se vai atrasar...

Editado por diogo cyrus

Compartilhar este post

Link para o post

The truly TIKI-TAKA -by kun

(Para comecar, esta e' a primeira vez que faco um upload de uma tatica. Por isso, se voces virem algo de errado, por favor digam!)

(Agora, vamos falar um pouco sobre aquilo que nos trouxe aqui...: "THE TRULY TIKI-TAKA":

Eu sou um grande fa do estilo do Barcelona desde o tempo do Pep Guardiola... A filosofia esta muito muito enraizada desde os "pequenos blaugrana" ate a equipa principal. "Se nos tivermos a bola a equipa adversaria nao a tem." Este termo veio com o ex- jogador (e mais tarde treinador) do Barcelona, o Holand?s Johan Cruyff. Quando Pep Guardiola veio para ser treinador do Barcelona, ele queria trazer de volta a filosofia para a equipa principal. Pep Guardiola esteve a "praticar" no Barcelona "B" (e estava a obter bons resultados), quando recebeu o convite de comecar a sua carreira no Barcelona "A", como treinador principal!!)

(Eu posso dizer que estava a fazer uma pesquisa muito profunda para aprender como esta equipa joga e apercebi-me que existe um monte de coisas que eu nem imaginava!!)

(Em cada site/forum de FM que visitei, nao encontrei nenhuma tatica como esta. E' certo que encontrei muitos "tiki-taka's", por que e' um sistema muito divertido e os jogadores de FM querem por as suas equipas a jogar assim, mas posso-vos garantir: esta tatica e' muito diferente de todas as outras! Eu nao baseei a minha tatica em mais ninguem para alem de livros e a minha pesquisa na internet, por que ver o jogo e' diferente de entende-lo.)

(Entao, o que e' que esta tactica se propoe a fazer?

Simples, nos queremos: posse de bola (evidentemente), fazer muitos remates (tentar evitar os remates de longe), pressao alta e defesa subida, marcacao zonal... Esta tatica encaixa nestes parametros!!)

The Truly TIKI-TAKA System:

(Antes das SS, vou falar um pouco sobre a formacao).

GR - (Este homem tem de saber o que fazer com os pes!! Ele tem de ser rapido e bom no um-contra-um!)

Defesa Lateral (E/D) - (Este tem de apoiar o ataque mas a sua principal missao e' tornar o campo mais largo e dar uma linha de passe aos seus companheiros!)

Centrais - (O tradicional defesa centro. Mas sera' melhor se tiverem aceleracao e velocidade! (Um bom cabeceador e um mais rapido sao a combinacao perfeita). Nos cantos ofensivos nao tiramos vantagem de ter bons cabeceadores. Mais tarde perceberao por que )

Medio Defensivo - (Um dos jogadores mais importantes deste esquema! Bom cabeceamento, marcacao, desarme, passe, aceleracao e velocidade... Se ele tiver esses atributos, ele vai parecer um muro!! (claro, existem muitos outros atributos secundarios como: Bravura, Trabalho de equipa, Capacidade de Trabalho...)

Medios Centro - (A maneira mais facil de descrever estes dois homens?? Bem... Xavi e Iniesta!! Passe, Primeiro Toque, Tecnica... You know them.)

Extremos (Avancado Interior) - (Este dois rapazes sao cruciais na pressao alta, posse de bola, golos... A razao e' simples: eles estao bem abertos nas linhas e preparados para vir para dentro quando o avancado nao estiver la!! Alem disso, coloca-los tao subidos no terreno, faz com que os laterais adversarios recuem e os sigam. Caso contrario, eles terao muito espaco para criar oportunidades!)

Avancado - (Bem, este e'... Messi!! Muitas vezes ele junta-se aos Medios Centro a fim de dar mais uma linha de passe e tentar arrastar com ele os centrais adversarios, para abrir espaco para a entrada dos avancados interiores.)

SET PIECES:

Offensive Corners:

Apenas nao coloquem o Avancado Interior do lado esquerdo a bater os cantos! Por que ele e' o "bug dos cantos". Passe curto para ele e... GOLO/ASSISTENCIA!)

Deffensive Corners:

Talvez o elo mais fraco desta tatica. Mas tendo em conta a altura media da equipa, ate nem e' assim tao mau! Eu coloco 3 jogadores na linha do meio-campo prontos para o contra-ataque e, posto isto, o adversario tera que colocar 4 jogadores atras!! O resto da equipa faz marcacao zonal!!)

Offensive Freekicks:

Apenas passe curto... Os defesas mantem-se atras! Posse de bola.)

Deffensive Freekicks:

Tal como os cantos defensivos... Marcaçao zonal e 2/3 jogadores la na frente para com isso forçar o adversario a jogar com cautela.)

SS:

6b7h.png

clfi.png

un6a.png

7slj.png

kfsq.png

8xk9.png

ulsf.png

eckz.png

7v26.png

5w83.png

(E' muito usual haver pessoas a dizer que houve muito cheat quando vem as SS? Bem, os meus amigos sabem que eu nao sou cheater, para alem de que tenho a minha etica e acho verdadeiramente que nos nao devemos colocar aqui taticas se sabemos que houve batota! Quando eu era um miudo sim, fazia muita batota, mas agora? qual e a piada disso? Nao houve GRAVAR-SAIR-CARREGAR!

Special Thanks:

(Agradecimento Especial)

(Eu tenho que dizer que so testei esta tatica no Barca. E nem sequer sabia se ela funcionaria noutras equipas e outro campeonato? Bem, foi aqui que o meu amigo dusteR me ajudou imenso. dusteR, eu apreciei imenso a tua paciencia para comigo e a tua ajuda a testar esta tatica noutras equipas (Arsenal e Racing) com resultados formidaveis em cada uma delas! Uma vez mais? Obrigado dusteR!)

E também é importante para mim agradecer ao Dunhill que me ajudou a fazer o upload desta táctica aqui no cmportugal! :)

Editado por Marinheiro

Compartilhar este post

Link para o post

Esta táctica agora com o novo patch já não funciona tanto

Basicamente eu acho que já nem funciona... :x Agora não se pode deixar as costas tão desprotegidas... Parece que a equipa adversária tem sempre Ronaldos e Bales que correm nas costas da nossa defesa e causam sempre perigo... Enfim. Hoje de manhã, antes de sair para o trabalho tentei ver o que dava para melhorar, mas posso dizer-te que está difícil... E de mais a mais, dentro de pouco tempo surgirá outro patch e a táctica que fizermos agora provavelmente já não vai funcionar outra vez... É sempre assim até Fevereiro/Marcço...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...