Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Avançado pela Lusa: http://www.lusa.pt/d....aspx?page=home

Já está a dar na televisão também.

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Morreu Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira, 71 anos, morreu esta madrugada, pelas 3.30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

O antigo jogador, e embaixador do futebol portugês pelo mundo, já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia.

Eusébio estava em Poznan, a acompanhar a seleção nacional durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos destacou-se ao serviço do Benfica e da Seleção Nacional, tendo sido determinante na conquista do terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966.

O «Pantera Negra» era conhecido pela sua velocidade, técnica e pelo seu poderoso e preciso remate de pé direito.

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, a 25 de Janeiro de 1942 no Bairro de Mafalala, actual Maputo, Moçambique.

Eusébio jogou pelo Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol. Ainda hoje detem o recorde de goloso dos encarnados com 638 golos em 614 jogos oficiais.

No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais (1960-1961, 1962-1963, 1963-1964, 1964-1965, 1966-1967, 1967-1968, 1968-1969, 1970-1971, 1971-1972, 1972-1973 e 1974-1975), 5 Taças de Portugal (1961-1962, 1963-1964, 1968-1969, 1969-1970 e 1971-1972), 1 Taça dos Campeões Europeus (1961-1962) e ajudou a alcançar mais três finais da Taça dos Campeões Europeus (1962-1963, 1964-1965 e 1967-1968).

Foi o maior marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou ainda a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, façanha que mais tarde repetiu em 1973.

Eusébio recebeu várias distinções nacionais e estrangeiras ao longo da vida, entre elas os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990), além da «Águia de Ouro», o mais alto galardão do Benfica, em 1982.

Compartilhar este post

Link para o post

F*da-se...

Ao menos morreu no dia em que o Benfica se lembrou de jogar futebol esta época. E curioso ou não, morreu a 20 dias de fazer 10 anos da morte do Féher...

RIP campeão.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de não me rever nas últimas declarações que ele tem feito é inegável o seu afecto pelo Benfica e preponderância no futebol português. Um dos melhores futebolistas que este país já teve o prazer de ter na selecção.

RIP Eusébio

Compartilhar este post

Link para o post

Então também morreu a 20 dias do seu aniversário, tenho ideia que é no mesmo dia.

Fiquei tolo quando liguei a tv agora.

Para sempre um dos nossos. RIP Pantera Negra.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao menos morreu no dia em que o Benfica se lembrou de jogar futebol esta época. E curioso ou não, morreu a 20 dias de fazer 10 anos da morte do Féher...

Então também morreu a 20 dias do seu aniversário, tenho ideia que é no mesmo dia.

Yap, confirma, ele fazia anos no dia em que o Fehér morreu.

Já tinha dado alguns sustos, mas não pensei que fosse durar tão pouco tempo. :| Enfim, uma perda enorme de um dos grandes de sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estava a espera que fosse para breve. As últimas aparições dele já mostravam tanta debilidade. Mas é sempre um choque..

RIP King

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por teres engrandecido o Glorioso. RIP Pantera Negra :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Foi daqueles que juntamente com a Amália, elevou bem alto o nome de Portugal.

RIP

Que a Selecção no Mundial de alguma forma se inspire na figura do Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao longo dos últimos tempos já vinha dando indicações sobre o que se passava com ele. Sempre pensei, após o que se passou na Polónia, que seria uma questão de tempo até este desfecho ocorrer. Contudo, ao ligar a TV hoje de manhã confesso que fiquei algo surpreso.

Foi um dos grandes, só Cristiano Ronaldo pode ser colocado no mesmo patamar dele. Elevou o nome do Benfica e da Seleção Portuguesa ao mais alto nível. Para mim, é uma honra ele ter envergado o manto sagrado e estar-lhe-ei eternamente agradecido pelo que fez ao serviço da causa benfiquista. Foi sempre um dos Nossos, no melhor e no pior. O clube, infelizmente, serviu-se inúmeras vezes da imagem dele, com a sua anuência, algo que eu sempre considerei desnecessário. Mas, fora esses fait-divers, só lhe posso agradecer tudo o que nos deu.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande perda para o futebol. Mas viveu muito bem, este malandro... Pena não ser metade em pessoa do que foi em jogador. DEP

@Vaart: Fernando Peyroteo também é um dos grandes nomes do nosso futebol. Apenas não teve teve o devido destaque nos media, possivelmente pela altura em que singrou.

Curioso para ver se os portistas respeitam o minuto de silêncio de alguém tão sagrado para o universo Benfiquista.

Compartilhar este post

Link para o post

2lmx62x.gif

eusebiosimoes1.jpg
António Simões: «Disse-lhe sempre que ele tinha que ser o último»

António Simões reagiu esta manhã à morte de Eusébio, referindo que perdeu um irmão.

Numa reação emocionada à TSF, Simões disse que sentia a saúde de Eusébio mais debilitada, mas não estava preparado para o perder. Eusébio faleceu às 4.30 horas, devido a paragem cardiorrespiratória.

«Eu sempre lhe disse, não tenhas pressa, tens que ser o último, não um dos primeiros. Ele sempre me ouviu, a cumplicidade era enorme, não aconteceu assim desta vez... Era um companheiro, um amigo, um jogador excepcional, tinha qualidades humanas às vezes desconhecidas. O país perdeu uma referência extraordinaria e eu perdi o meu amigo, um irmão», resumiu.

«Ultimamente estava debilitado, ia fazer 72 anos, mas eu não estava preparado. Senti que o Eusébio caiu bastante nos últimos dois, três anos, quando cá vinha dizia-lhe, mas ele não queria falar muito nisso. Eu estava à espera que fosse mais tarde....», disse ainda.

2lmx62x.gif

Toni: «Eusébio era superdotado, era uma estátua grega»

Toni recordou esta manhã Eusébio. Ao saber da morte do «pantera negra», esta madrugada, Toni mostrou choque e surpresa, mas afirmou que mostrou em vida a Eusébio toda a sua admiração.

«Já lhe disse quando era vivo muito daquilo que senti, o privilégio que foi ter jogado com ele, ter conhecido uma figura humana ímpar, é uma perda... para a familia benfiquista. É um dos maiores vultos do desporto português que nos deixa, e um amigo, fundamentalmente», comentou um declarações à TSF.

«Ele não foi príncipe, príncipes houve muitos, mas reis houve poucos. Ele está na galeria dos eleitos, era superdotado do ponto de vista físico, técnico, era uma estátua grega», referiu ainda.

2lmx62x.gif

«Eusébio é imortal» - José Mourinho

José Mourinho, treinador do Chelsea, prefere recordar as boas memórias de Eusébio e o legado que deixa do que lamentar a sua perda.

«É uma das grandes figuras de Portugal. E significa para Portugal e para os portugueses, aquilo que significa uma pessoa importantíssima. Eusébio e Amália são grandes senhores de Portugal, continuo a vê-los nessa perspetiva. Acho que são imortais. Todos sabemos o que ele significa para o futebol e em especial para o futebol português», afirmou esta manhã José Mourinho, à RTP.

«Não digo que tenha sido uma inspiração mas foi uma referência importante, naquilo que foi no futebol, em valores, princípios e sentimentos mesmo depois de terminar a sua carreira», acrescentou Mourinho.

Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos seria uma coisa assombrosa.

A morte do Pantera Negra «deixa um vazio grande, mas prefiro vê-lo na perspetiva da imortalidade. Eusébio, numa geração completamente diferente, e se se tentasse fazer um paralelismo com o futebol de hoje, estaria ao nível daquilo que são os maiores jogadores de futebol. Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos seria uma coisa assombrosa.»

2lmx62x.gif

ronaldoeusebio2.jpg
«Para sempre eterno Eusébio, descansa em paz» - Cristiano Ronaldo

Poucas palavras que serviram para homenagear o eterno pantera negra.

Via rede social, Cristiano Ronaldo lamentou a morte de Eusébio, que faleceu neste domingo aos 71 anos vítima de paragem cardiorrespiratória.

«Para sempre eterno Eusébio, descansa em paz», escreveu CR7 na sua página oficial na rede social Facebook.

2lmx62x.gif

Corpo de Eusébio vai seguir ainda hoje para o Estádio da Luz

Ainda no decurso deste domingo, o corpo de Eusébio vai seguir para o Estádio da Luz, local onde poderá ser prestada uma última homenagem ao eterno pantera negra.

O antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional morreu na madrugada deste domingo vítima de paragem cardiorrespiratória.

2lmx62x.gif

«Perdi um amigo, Eusébio era um orgulho para o povo moçambicano» - Joaquim Chissano

Ainda crianças, Eusébio da Silva Ferreira e Joaquim Chissano iniciaram uma infância que para sempre irá perdurar. O antigo presidente de Moçambique não escondeu a profunda tristeza que lhe invadiu a alma assim que soube da morte do 'irmão' pantera negra, que faleceu na madrugada deste domingo aos 71 anos vítima de paragem cardiorrespiratória.

«Foi com muito pesar que recebi esta notícia. Perdi um amigo, quando éramos jovens brincámos juntos, jogamos futebol juntos. Era quase alguém de família. O futebol português perdeu um dos seus pontos de referência. O futebol ligava Moçambique e Portugal. Eusébio era um orgulho para o povo moçambicano. Através do desporto, Eusébio era um dos embaixadores de Moçambique. Os feitos dele vão perdurar», salientou, com a voz embargada, Chissano, em declarações à RTP.

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, a 25 de janeiro de 1942 no Bairro de Mafalala, factual Maputo, Moçambique.

2lmx62x.gif

Até já, Eusébio…

Num sentido comunicado, o Benfica, clube que Eusébio representou durante 15 épocas, lamentou a morte do pantera negra, que faleceu na madrugada deste domingo vítima de paragem cardiorrespiratória.

«A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal. De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o Futebol português e se transformou numa referência do Futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade. A vida de Eusébio é património de todos aqueles que amam o Futebol. O Sport Lisboa e Benfica foi o seu porto de abrigo, mas o Benfica teve em Eusébio um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família».

«A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições. A memória e o legado de Eusébio ficam entre nós», pode ler-se numa nota publicada no site dos encarnados.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Desconhecendo a história do futebol português, é possível que vá dizer alguma barbaridade, mas foi provavelmente o primeiro grande impulsionador do futebol português.

Compartilhar este post

Link para o post

Eish, fiquei surpreendido quando hoje liguei a tv. Uma eterna lenda.

Que descanse em paz.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou do FC Porto, mas quero deixar um até já ao enorme e único Eusébio e profundas condolências à família, amigos, ao Benfica e a todos os benfiquistas.

Obrigado Eusébio

Compartilhar este post

Link para o post

Não fiquei muito surpreendido.

Não gostava dele enquanto pessoa mas é um símbolo do futebol, que descanse em paz.

Grande perda.

Compartilhar este post

Link para o post

Que tenha o merecido descanso.

Imortal na memória de todos, das poucas figuras que não será esquecida com o tempo.

Que descase em paz e obrigado por tudo o que fez em vida.

Eusébio :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...