Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
p4nd3m0n1uM

Portal do Cidadão CMPT

Publicações recomendadas

Não me parece que uma acusação de plágio tenha fundamentos, já que ele é um dos co-autores. Usurpação de direitos de autor, aí já me parece mais lógico tendo em conta que as suas ações incidiram na remoção dos vossos nomes do documento.

Se não pretendes tomar medidas drásticas, abordar o sujeito e lembrar-lhe que tens como provar que o dito documento tem mais autores será a melhor solução. Se ele ignorar, faz o mesmo que ele fez: publica o documento com as autorias originais e expõem a sua fraude.

Se isto falhar, a orelha de um ente querido enviada pelo correio para a sua casa de férias também pode ter efeitos surpreendentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Também penso mais nesta situação do 13 :compinchas:

Na orelha? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que uma acusação de plágio tenha fundamentos, já que ele é um dos co-autores. Usurpação de direitos de autor, aí já me parece mais lógico tendo em conta que as suas ações incidiram na remoção dos vossos nomes do documento.Se não pretendes tomar medidas drásticas, abordar o sujeito e lembrar-lhe que tens como provar que o dito documento tem mais autores será a melhor solução. Se ele ignorar, faz o mesmo que ele fez: publica o documento com as autorias originais e expõem a sua fraude.Se isto falhar, a orelha de um ente querido enviada pelo correio para a sua casa de férias também pode ter efeitos surpreendentes.

Eu quero ver se resolvo as coisas a bem e tranquilamente, agora tenho a certeza absoluta que aquilo foi um ato de má fé, uma vez que as pessoas que, na altura, tinha um grau académico mais "pequeno" foram as que ele apagou do documento. A questão é que eu e o outro autor temos a documentação original, e podemos muito bem provar que ele está a cometer um embuste.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

E outra coisa, Vaart. Se não queres levantar muitas ondas o melhor é comeres e calares. Ou te impões e deixas bem claro que não compactuas com este tipo de coisas, ou deixa-tes estar quieto. Fazer as coisas pela metade, ou tomar atitudes mansas só piora as coisas.

Imagina que o abordas e ele se borrifa para os teus apelos. Se não fores firme, ele tomar-te-á por alguém a quem ele pode espezinhar. Por outro lado, se esta questão te é assim tão forte, não deves olhar a quem encontras pela frente para repor a verdade e a justiça.

Anyway, não é uma situação fácil, seja qual for a tua atitude.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Não me parece que uma acusação de plágio tenha fundamentos, já que ele é um dos co-autores. Usurpação de direitos de autor, aí já me parece mais lógico tendo em conta que as suas ações incidiram na remoção dos vossos nomes do documento.

Se não pretendes tomar medidas drásticas, abordar o sujeito e lembrar-lhe que tens como provar que o dito documento tem mais autores será a melhor solução. Se ele ignorar, faz o mesmo que ele fez: publica o documento com as autorias originais e expõem a sua fraude.

Se isto falhar, a orelha de um ente querido enviada pelo correio para a sua casa de férias também pode ter efeitos surpreendentes.

E se não for co-autoria mas, digamos, uma parte exclusivamente escrita pelo Vaart e outras três exclusivamente pelos outros três? Não sei se foi, foi só uma dúvida que me surgiu. Nem sei se isso se considera co-autoria ou não, mas penso que não.

Vaart:

8. Posso entregar em meu nome trabalhos feitos por amigos?

Trabalhos acadêmicos feitos em grupos devem ser apresentados com os nomes de todos os colaboradores. Apresentar trabalho acadêmico como próprio, mas que tenha sido realizado por um colega e apresentado em outra instituição ou que tenha sido realizado há tempos atrás por outra pessoa e é reapresentado como sendo próprio configura plágio. Trabalhos originais feitos por outra pessoa e apresentado como próprio é definido como conluio e também caracteriza-se como plágio.

http://www.plagio.net.br/perguntas_frequentes.html

É um site brasileiro, mas não será muito diferente por cá.

Apesar de ser um pouco ambíguo, entendo, pela primeira frase, que esse caso também é considerado plágio.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, se tiveres dúvidas, tenta contactar a SPA. É sempre melhor saber o que se está a fazer do que agir na ignorância.

Compartilhar este post

Link para o post

SPA e afins é para esquecer, por isso a contactar alguma instituição é a própria universidade/ instituição responsável pelo congresso. Se se conseguisse que essa entidade enviasse um e-mail acho que era meio caminho andado para se resolver o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

O máximo que a SPA pode fazer é aconselhar.

Funções da SPA

Autoriza a utilização das obras dos titulares de direitos de autor que representa (nacionais e estrangeiros, quer sejam autores, seus sucessores ou cessionários).

Fixa as condições dessa utilização.

Cobra os direitos correspondentes a essa utilização.

Distribui os montantes cobrados, após dedução das comissões, pelos titulares dos respectivos direitos.

Complementarmente, desempenha funções de carácter social e cultural e mutualista.

Quem representa

A SPA representa os autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas,

seus sucessores e cessionários, que nela se acham inscritos (cujo número hoje se eleva a cerca de 25.000).

Representa ainda os autores, sucessores e cessionários inscritos em perto de 200 sociedades congéneres (ver contactos) existentes em cerca de 90 países de todos os continentes, com as quais a SPA mantém relações contratuais recíprocas, e cuja lista é a seguinte:

Se não for a bem avança com uma queixa por usurpação de propriedade intelectual e direitos de autor.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos. Estou a ver o que posso fazer. Antes de fazer/dizer alguma coisa quero ver se não meto o pé na argola ;)

Compartilhar este post

Link para o post

SPA e afins é para esquecer, por isso a contactar alguma instituição é a própria universidade/ instituição responsável pelo congresso. Se se conseguisse que essa entidade enviasse um e-mail acho que era meio caminho andado para se resolver o problema.

Tal como disse o Mayday, seria apenas numa de encontrar o enquadramento legal dos factos. Concordo que o melhor é contactar a universidade ou o departamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...