Refutador Publicado 6 Maio 2014 Jogo com poucos motivos de interesse, mas que serviu para recordar a evolução brutal que o futebol sofreu em 20 anos...É impressionante a diferença de qualidade entre um jogo da década de 90 e um jogo de agora. No entanto, é de saudar a abordagem defensiva arrojada de ambas as equipas, sempre em bloco altíssimo, a encurtar o espaço, e com o jogo a disputar-se sempre em 30-40 metros. De resto, nenhuma das equipas pareceu nunca interessada em circular minimamente a bola, em baixar o ritmo de jogo, em fazer as coisas com calma. Foi sempre a bater na frente para explorar a velocidade dos avançados, o Milan com os jogadores mais amarrados às suas posições (Capello style...), o Marselha com mais mobilidade, mas em que o denominador comum foi a falta de acerto no passe. Se a média de passes acertados andou perto dos 40%, foi muito. Não houve grandes oportunidades de golo e o jogo acabou por ser decidido numa bola parada, um canto marcado pelo Pelé e convertido pelo Boli. Individualmente, destaco o Abedi Pelé. O melhor jogador do Marselha, a quilómetros dos outros. Excelente pé esquerdo, muita imaginação, foi dos seus pés que saíram praticamente todos os lances de perigo do Marselha no jogo. Do lado do Milan, dupla de centrais fortíssima, Baresi e Costacurta, fantásticos a subir para apertar o adversário e a coordenar a linha defensiva, Maldini ainda como defesa esquerdo, mas sempre criterioso nas suas acções, Albertini e sobretudo Rijkaard muito abaixo das capacidades, Donadoni, o 10 da equipa, amarrado ao flanco direito e inexplicavelmente substituído a meio do jogo, e Van Basten, apesar de já estar na fase final da carreira, a causar grandes dificuldades à defesa do Marselha, com a sua técnica e inteligência. Fartou-se de levar porrada, mas lá foi aguentado. Na primeira parte, tem lá uma rotação + remate que não é para quem quer, é para quem pode :prayer: MoM: Pelé. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 6 Maio 2014 A primeira final que tenho memória é Leverkusen-Real Madrid (aquele golaço do Zidane, nossa senhora!) Coincide também com o meu primeiro Mundial, o de 2002. Foi +/- quando comecei a ligar ao futebol para aí com 10/11 anos... fora isso via de vez em quando um jogo do Benfica, adorava o JVP e o Poborsky. Mas curiosamente o primeiro jogador de que tenho memória de gostar era do Caniggia o que acho estranho pois tinha 3 ou 4 anos :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 6 Maio 2014 O que me arrepia é olhar para os plantéis e ver apenas meia dúzia de estrangeiros. Hoje em dia está tudo muito misturado, e nota-se declínio de qualidade e identidade nas selecções. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Maio 2014 Essa foi a 1ª Champions do Barça, right? Nós não somos novos, eu estava prestes a fazer 11 anos quando vi a final do Bayern-Man Utd e tenho quase a certeza que a média de idades aqui do CMPT é mais baixa que a minha...A malta é que se calhar não começou a ver futebol com 6 ou 7 anos. Menino :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Maio 2014 Vou levar isso como um elogio :D Agora mais a sério, em Portugal tenho uma vaga memória do Porto ser tricampeão mas é mesmo vaga, só me recordo bem do Penta para a frente. E na Europa lembro-me vagamente dos 4-0 que o Man Utd deu ao Porto (97?). Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Maio 2014 claro que é um elogio :compinchas: Lembro-me tão bem de o meu Belém jogar no teu Abel Alves de Figueiredo :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
Baggy_Baghdatis17 Publicado 6 Maio 2014 Já vais quase nos 30, não? Eu tenho 23 e o máximo que me lembro é o Porto a vencer o Milan em San Siro. 97, creio. 2 golos do Jardel :heart: 29 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 6 Maio 2014 Este Milan de 93/94 era muito bom. Savicevic, Donadoni, Massaro, todos a jogar muito. Do lado do Barça, não há hipótese: olho para o Guardiola, e lembro-me imediatamente do Busquets. Incrível como 2 jogadores separados por 20 anos conseguem ter perfis tão idênticos. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Maio 2014 O Guardiola cagava muita classe. O Desailly era outro que adorava, que monstro! Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Maio 2014 O Guardiola tinha mesmo muita classe tal como tinha o Redondo :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 6 Maio 2014 O Redondo é o melhor de sempre, só batido pelo Amorim :prayer: :prayer: :prayer: Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 6 Maio 2014 O Cruyff apanhou 4 do Milan na final? Fdx :lol: Reparei em várias mudanças da equipa do Milan de 1993 para 1994. Mas mesmo assim conseguiram repetir a final, muito bom. Btw, o pai do Busquets era o suplente do Zubizarreta Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Maio 2014 A primeira final que me lembro totalmente é a do Borussia. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Maio 2014 Ajax - Milan, no meu 1º ano de champions na luz. Isaías contra o Milan :heart: Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 7 Maio 2014 Primeira final que vi em directo foi a do Real x Leverkusen Deus Zidane :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 7 Maio 2014 Primeira final que vi em directo foi a do Real x Leverkusen Deus Zidane :prayer: x2. Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 7 Maio 2014 Recordo-me de ver o Canizares a defender os penalty's no jogo com o Bayern e do golo do Zidane na época seguinte. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 8 Maio 2014 Tem aqui uma stream: http://top-tvs.blogspot.pt/2013/01/sportv-1-veetel_25.html Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 8 Maio 2014 (editado) Milan-Barcelona 1993-1994 Número de craques por metro quadrado elevadíssimo: Albertini, Donadoni, Boban, Savicevic, Guardiola, Bakero, Stoichkov e Romário ao mesmo tempo num campo de futebol não é propriamente algo que se veja todos os dias. Para a história fica uma vitória categórica do Milan, mas que não espelha aquilo que se passou em campo. Não que o Milan não tenha sido superior ao Barcelona, mas o desequilíbrio do resultado tem mais a ver com uma diferença de eficácia do que propriamente com uma diferença de qualidade gritante. Se não me engano, o Milan foi cinco vezes à baliza do Barcelona e marcou quatro golos...Eficácia impressionante. Grande golo do Savicevic, btw. De resto, o 4x4x2 do Capello conseguiu sempre ter superioridade numérica no meio-campo contra o 4x3x3 do Cruijff, com o Donadoni e o Boban a partirem dos corredores para ocuparem espaços centrais e o Massaro e o Savicevic a baixarem à vez para condicionarem a saída de bola pelo Guardiola. Stoichkov, Romário e Begiristain quase sempre fora do jogo, bem controlados pela defesa do Milan, que raramente os deixou receber e enquadrar com a baliza. O resto são erros individuais da defesa do Barcelona, alguns deles absurdos. Um 2-0 seria talvez um resultado mais adequado, mas a vitória do Milan nunca esteve em causa. MoM: Savicevic Ajax-Juventus 1995-1996 Jogo a fazer lembrar em muitos aspectos um Barcelona-Atlético de agora, com uma equipa a tentar pausar o jogo e circular a bola (Barcelona/Ajax) e outra a ultrapassar constantemente os limites da agressividade e a conseguir com isso empurrar o adversário para trás e criar perigo (Atlético/Juventus). A Juventus era uma equipa muito bem orientada pelo Lippi, com grandes jogadores, mas nunca na vida podia acabar este jogo com onze. Por isso, péssimo trabalho do Sr. Manuel Díaz Vega e até com alguma influência no resultado, não por validar golos em fora-de-jogo ou qualquer coisa do género, mas por fechar sistematicamente os olhos ao jogo violento da Juve. Só o Paulo Sousa é que fazia um esforço para não aleijar os adversários, o resto até na própria mãe batia se fosse preciso. O defesa direito Torricelli, por exemplo, fazia parecer o Pepe dos bons velhos tempos um autêntico menino de coro. Tirando essas questões da arbitragem, a Juventus foi sempre mais perigosa, com muitas oportunidades de golo a nascerem de recuperações altas e saídas rápidas para o ataque. Del Piero, com 20 ou 21 anos, sempre muito perigoso, bem apoiado pelo Vialli e pelo Ravanelli. Do lado do Ajax, a equipa do Van Gaal, em 3x4x3 losango, teve algumas dificuldades em fazer a sua habitual circulação de bola, sobretudo por causa da simpatia do árbitro, que deu livre trânsito à Juventus para ir para cima do Ajax. Também é importante dizer que esta equipa, sem Rijkaard, Seedorf e Overmars, não era tão forte individualmente como a do ano anterior, a que tinha sido campeã europeia. O resultado final foi 1-1 e acabou decidido nos penaltys. MoM: Del Piero Não vi (ou revi, neste caso) o Milan-Ajax de 1995, a ver se avivo a memória. Editado 8 Maio 2014 por Refutador Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 9 Maio 2014 (editado) Tu continua é a dar a tua opinião sobre cada final que assistes porque dá gosto ler. :mrgreen: Editado 9 Maio 2014 por Frank Lampard Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 10 Maio 2014 Dortmund-Juventus 1996-1997 Foi provavelmente a final mais interessante, de todas as que vi até agora. Quer dizer, a primeira parte não foi grande coisa, com as duas equipas demasiado cautelosas e encaixadas uma na outra, mas a segunda parte foi bastante boa, com várias oportunidades de golo e alguma imprevisibilidade no resultado. Indo mais ao pormenor, a pouca qualidade da primeira parte explica-se com o facto de os avançados estarem constantemente em inferioridade numérica em relação aos defesas, devido à excessiva rigidez táctica quer do Lippi, quer do Hitzfeld - Boksic e Vieri contra os três, por vezes cinco, defesas do Dortmund, e Riedle e Chapuisat contra os quatro defesas da Juventus (sim, quatro defesas, não havia cá essas modernices de laterais ofensivos :lol:) dificilmente poderia proporcionar um bom espectáculo de futebol. No entanto, em dois lances de bola parada, o Dortmund deixou o resultado em 2-0 e a Juventus foi obrigada a correr atrás do prejuízo. Ainda acabou a primeira parte por cima, com uma bola ao poste do Zidane e um golo anulado ao Vieri, mas foi na segunda parte que se transfigurou para melhor. O Lippi tomou os comprimidos e lançou o Del Piero ao intervalo para o lugar do Porrini, dando mais liberdade ao Zidane e passando o Di Livio para lateral esquerdo, que deu uma dinâmica ofensiva ao flanco esquerdo que não tinha existido até aí. Sem mexer no seu 4x4x2 losango, limitando-se a alterar a dinâmica de uma ou outra posição e dando mais liberdade aos jogadores para se movimentarem, o Lippi conseguiu trazer a Juventus de volta ao jogo com grande categoria. Foram 25 minutos de domínio absoluto na segunda parte, com o Dortmund remetido à sua defesa e a Juventus a carregar, acabando mesmo por reduzir para 2-1, numa jogada muito bem construída por Zidane, Boksic e Vieri e finalizada pelo Del Piero, de letra. Mas o futebol tem destas coisas e quando estava mais perto o 2-2 do que o 3-1, o Dortmund marcou, numa chapeleta do recém entrado Ricken, a passe do Möller (um dos melhores 10 que o futebol alemão já produziu, btw). O jogo acabou nesse momento. A partir daí não se jogou mais nada de jeito, foi basicamente picardias e agressões. Ainda houve tempo para perdoar a expulsão ao Iuliano, depois de uma entrada selvagem sobre o Herrlich, julgo eu. Isto realmente valia tudo...Esse lance, que seria vermelho directo nos dias de hoje, acho que nem amarelo mereceu. Em termos individuais, há muita coisa positiva a destacar. Do lado do Dortmund, o trio Paulo Sousa-Möller-Chapuisat, claramente os três mais talentosos e esclarecidos na equipa do Hitzfeld. O Paulo Sousa conseguiu ainda várias recuperações de bola importantes, sem precisar de ir ao chão nem de atropelar o adversário. Um dos melhores médios defensivos que já vi jogar, sem dúvida. O guarda-redes Klos, o Sammer, imperial como líbero, e o ala esquerdo Heinrich muito bem também. Do outro lado, o Del Piero mexeu com o jogo quando entrou, juntando-se ao Zidane (tem lá pormenores que nossa senhora...Só visto), ao Boksic e ao Di Livio no grupo dos jogadores mais desequilibradores da Juventus. O Vieri não era tão evoluído tecnicamente como estes quatro, mas a sua potência e o seu jogo sem bola causaram muitos problemas à defesa do Dortmund. MoM: Difícil escolher, mas Paulo Sousa, provavelmente. PS: Deixo ainda o excelente golo do Del Piero. Vale a pena ver :prayer: Compartilhar este post Link para o post