Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

O MF recebia 20.000€ por mês. O BdC, quando começou o mandato, propôs 5.000€ mensais ao MF, ao que este rejeitou e disse que aceitava reduzir metade, apenas..

Sempre ouvi esta versão e nunca ouvi falar em 1.750€ nesta história toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca percebi bem essa distinção, mas pronto. Dou dois nomes: Fabio Cannavaro e Jaap Stam. Um com menos de 1,80m, mais rápido e a jogar na antecipação. Outro com quase 2 metros, intransponível no jogo aéreo, mas mais lento, menos móvel e mais forte nos duelos físicos.

Não eram ambos centrais?

Isto é muito fácil. Quem preferir ter uma referência na frente para finalizar, vai preferir o Slimani. Quem preferir um jogador como os restantes, que participe em todos os momentos do jogo com qualidade, vai preferir o Montero ou o Tanaka, dependendo das suas ideias de jogo e da velocidade de jogo que mais apreciam.

O problema aqui é que uma referência não é sinónimo de "estou aqui para finalizar". Ser referência pode implicar ser mais do que isso. E o Slimani, desde que o Marco começou a trabalhar com ele, tem mostrado muitas melhorias com o apoio frontal aos médios. Além de que, obviamente, oferece mais faro de golo em termos individuais. Como já disse, e acho que é consensual, Montero em forma e motivado será sempre melhor que Slimani. Mas como o Schizo referiu, o Montero de hoje, quer se queira quer não, é fraco. Até lá, o Slimani é a melhor opção. A ver vamos como se comporta frente a uma equipa melhorzinha como o FC Porto, porque acho que vai ser ele o titular.

Até lá, que se recupere o Montero se faz favor. Que se meta o rapaz a titular nas taças ou num jogo já decidido como foi o caso, a equipa a jogar para ele para marcar e aumentar a moral. Aliás, ontem notou-se que a equipa estava sempre a jogar para ele.

Quanto à questão dos centrais, sim, claro. Mas isso implica jogadores com características diferentes, em zonas do campo diferentes, e na minha concepção ter um defesa central do estilo "fisico" e outro do estilo mais "técnico", se é que posso caracterizar assim, poderá ser igual a uma distinção entre Slimani e Montero, só que para mim, um ponta-de-lança está talhado para a meter lá dentro, enquanto que um "avançado" pode oferecer ao jogo mais do que isso. O Fabio Cannavaro, obviamente, poderia oferecer bem mais ao jogo que o Jaap Stam, por exemplo.

O que não implicava, por exemplo, que fossem dois grandes centrais e se calhar, a utilidade de um e outro poderia depender de equipa para equipa, de momento para momento, etc.

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

É um jogador muito forte entre-linhas, sempre o foi, e na procura da bola. Mesmo em baixo de forma, é daquelas características que não desaparecem.

Compartilhar este post

Link para o post

É um jogador muito forte entre-linhas, sempre o foi, e na procura da bola. Mesmo em baixo de forma, é daquelas características que não desaparecem.

e se procurares a bola e a equipa for à procura de ti? Parece-me melhor do que ir só à procura da bola :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É a grande diferença entre Slimani e Montero: um é procurado pela equipa, que lhe lança a bola; o outro procura a bola, para distribuí-la pela equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

O que falha nessa premissa do Slimani é que ele a finalizar não é tão grande coisa como dizem. Principalmente com os pés.

E sempre foi dito, pelo menos acho eu, que o Slimani era inteligente na movimentação. Apenas nunca teve os recursos técnicos para tal faceta.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Ou até mais, se quiseres. O melhor Montero que vi é algo que o Slimani nunca vai ser, nem que nasça mais 10 vezes.

Mas isso é indiscutível. O problema é que o melhor Montero já não aparece há muito tempo.

A meu ver conhecemos 3 Monteros no SCP:

1- Matador nato e fantástico tecnicamente. Um jogador de classe mundial.

2- Muito bom tecnicamente mas pecava na finalização.

3- O actual, em crise de confiança. Bom tecnicamente, mas nada de fantástico e em termos de finalização é 0.

O 1º e o 2º eram melhores que o Slimani, mas o actual... :\

Na minha opinião, considerando o actual momento de forma de cada um:

Tanaka > Slimani > Montero.

Compartilhar este post

Link para o post

O que falha nessa premissa do Slimani é que ele a finalizar não é tão grande coisa como dizem. Principalmente co os pés.

de cabeça é muito bom, com os pés é razoável e acho que pode melhorar.

E o ponto aqui é ver que mesmo com o pés, sendo razoável, julgo ter capacidade potencial de golos superior ao Montero. Então neste momento, dada a má forma do Montero...

Compartilhar este post

Link para o post

É a grande diferença entre Slimani e Montero: um é procurado pela equipa, que lhe lança a bola; o outro procura a bola, para distribuí-la pela equipa.

Isso é um mito, o Slimani tenta e muito jogar para a equipa só que não tem pés para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é indiscutível. O problema é que o melhor Montero já não aparece há muito tempo.

A meu ver conhecemos 3 Monteros no SCP:

1- Matador nato e fantástico tecnicamente. Um jogador de classe mundial.

2- Muito bom tecnicamente mas pecava na finalização.

3- O actual, em crise de confiança. Bom tecnicamente, mas nada de fantástico e em termos de finalização é 0.

O 1º e o 2º eram melhores que o Slimani, mas o actual... :\

Na minha opinião, considerando o actual momento de forma de cada um:

Tanaka > Slimani > Montero.

Tanaka faz zero jogos oficiais.

É o melhor.

Pessoal, vá lá, isto não é o FM.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema aqui é que uma referência não é sinónimo de "estou aqui para finalizar". Ser referência pode implicar ser mais do que isso. E o Slimani, desde que o Marco começou a trabalhar com ele, tem mostrado muitas melhorias com o apoio frontal aos médios. Além de que, obviamente, oferece mais faro de golo em termos individuais. Como já disse, e acho que é consensual, Montero em forma e motivado será sempre melhor que Slimani. Mas como o Schizo referiu, o Montero de hoje, quer se queira quer não, é fraco. Até lá, o Slimani é a melhor opção. A ver vamos como se comporta frente a uma equipa melhorzinha como o FC Porto, porque acho que vai ser ele o titular.

Até lá, que se recupere o Montero se faz favor. Que se meta o rapaz a titular nas taças ou num jogo já decidido como foi o caso, a equipa a jogar para ele para marcar e aumentar a moral. Aliás, ontem notou-se que a equipa estava sempre a jogar para ele.

Quanto à questão dos centrais, sim, claro. Mas isso implica jogadores com características diferentes, em zonas do campo diferentes, e na minha concepção ter um defesa central do estilo "fisico" e outro do estilo mais "técnico", se é que posso caracterizar assim, poderá ser igual a uma distinção entre Slimani e Montero, só que para mim, um ponta-de-lança está talhado para a meter lá dentro, enquanto que um "avançado" pode oferecer ao jogo mais do que isso. O Fabio Cannavaro, obviamente, poderia oferecer bem mais ao jogo que o Jaap Stam, por exemplo.

O que não implicava, por exemplo, que fossem dois grandes centrais e se calhar, a utilidade de um e outro poderia depender de equipa para equipa, de momento para momento, etc.

Tem sim senhor. Mas será que, depois de evoluir o suficiente (e mesmo isso já será uma tremenda evolução) nesse aspecto, o Slimani ainda vai evoluir bastante nos outros capítulos do jogo em que actualmente não está ao nível mínimo para uma equipa da nossa dimensão e do nosso patamar competitivo? É que trabalhar um aspecto e evolui-lo substancialmente é uma coisa boa. Mas ficam a faltar vários outros aspectos. O Sporting não se pode dar ao luxo de jogar com um jogador na frente que apenas tem valências em certos e diminutos aspectos do jogo.

Quanto ao ser fraco, por muito que se queira fazer acreditar que não é apenas por causa disso, a verdade é que só se criou a ideia de que o Montero é fraco porque ele deixou de marcar. Essa ideia começa e acaba aí. Ele não perdeu qualidades técnicas. Não perdeu a inteligência, a visão de jogo, a criatividade, a imprevisibilidade, o entendimento do jogo. Não perdeu nada disso. Deixou de marcar. E isso mudou de forma verdadeiramente drástica e radical a opinião de imensa gente sobre ele. Essa é que é a verdade. Que não se tente camuflar essa ideia. Se o Montero, devido à seca de golos, perdeu confiança e baixou de rendimento em relação ao melhor Montero? Sem dúvida. Mas a diferença não é gritante, como se quer fazer passar.

É tudo uma questão de contexto. O Montero deixa de marcar quando a equipa deixa de jogar bom futebol. E o período de mau futebol da equipa prolonga-se até aos dias de hoje. Assim como a seca de golos do Montero. As duas coisas estão intrinsecamente ligadas. O contexto mudou. Onde antes estava um contexto bom (longe de ser perfeito, mas bom) para o Montero, passou a estar um contexto excelente para o Slimani. Porque os adversários mudaram a forma como viam o Sporting, porque a equipa baixou de rendimento e por mais uma série de factores.

Eu acho que o contexto está prestes a mudar de novo. E se o contexto mudar, se o Sporting voltar a jogar bom futebol, os jogadores mais adequados para a frente de ataque nesse contexto são o Montero e o Tanaka. Eu dava primeiro a oportunidade ao japonês, porque ele tem qualidade, já provou que tem qualidade, tem características únicas no nosso plantel, e é ridículo nem sequer estar a entrar nos convocados, quando devia ter sido, na boa, utilizado em praticamente todos os jogos esta época.

Pois, e entre quem está talhado apenas para uma função, e quem pode dar ao jogo mais que isso, eu vou sempre preferir o segundo :mrgreen:

Eu nunca vou exigir um único golo ou assistência a nenhum jogador. Mas vou exigir muitos, imensos golos à equipa. Quem marca e quem assiste não me interessa minimamente. E também não acredito que existam jogadores com maior obrigação que outros de fazer golos e assistências. Acredito que a equipa, enquanto conjunto, tem de jogar o suficiente para criar oportunidades de golo suficientes para ganhar, sem qualquer referência goleadora. É por isso que, e agora pegando no bold, não concordo que se jogue para o Montero, sob pretexto algum. Não faz sentido, para mim, que numa equipa existam 10 jogadores que servem um para marcar. Para mim, há 11 jogadores (vá, descontem o redes se quiserem) que têm que procurar ganhar, marcar golos, fazer assistências, mas também defender e evitar sofrer golos. E se a equipa jogar bem, se a equipa jogar bom futebol (independentemente de fazerem 400 passes e terem 80% de posse, ou fazerem 3/4 passes por jogada e apostarem nas transições, pode-se jogar bom futebol de muitas formas), os golos aparecem.

O que falha nessa premissa do Slimani é que ele a finalizar não é tão grande coisa como dizem. Principalmente com os pés.

E sempre foi dito, pelo menos acho eu, que o Slimani era inteligente na movimentação. Apenas nunca teve os recursos técnicos para tal faceta.

Pois não é, não. E basta olhar para o último avançado que cá tivemos, antes dos actuais. O Ricky sim, era um exemplo do que é finalizar bem com os pés. Facilmente superior a Slimani e Montero nesse aspecto. E mesmo de cabeça também não era nada mau, apesar da técnica não ser a melhor.

E com o Montero, a questão nem está na finalização com os pés. Está na finalização em si, e nas vezes em que a tenta, que são poucas comparado com o avançado comum. Curiosamente (e mais uma vez), o Montero procurava muito mais a finalização (e marcou muitos golos, para o período em questão) quando a equipa...jogava bem. E não era uma questão de confiança ou motivação, porque nos últimos jogos que fez também o tentou, sem sucesso. Era a qualidade de jogo que lhe chegava, que era diferente. Obviamente que esse Montero, por força da motivação que tinha, era mais agressivo ofensivamente e procurava mais o golo. Mas a diferença não é, nem de perto, tão gritante como toda a gente quer fazer parecer. A diferença, aos olhos de muita gente (e não me venham dizer que não), é gritante...porque ele deixou de marcar. E por muito que se queira analisar, essa ideia está sempre bem presente na avaliação que fazem dele. E condiciona opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post

É o melhor.

Belo Catch 22: Para ele ser o melhor precisa de jogos oficiais? Mas para jogar jogos oficiais não precisa de ser o melhor?

(Ele já jogou em jogos oficiais contra o Arouca, e até esteve bem)

edit:

Ao dia de hoje, eu mudava:

Jonathan <> Jefferson

Oliveira <> Maurício

Esgaio <> Cédric

Montero <> Slimani

Eles estavam a falar de mudança de rumo, uma mudança verdadeira. Fiquei sem saber o que era, mas não deve ser só trocar uns jogadores.

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

É o melhor.

O Tanaka esteve na "assistencia" do golo do Mané contra o Arouca. Penso que até deve ter sido o seu único jogo oficial.

Compartilhar este post

Link para o post

7ª Jornada

04 OUTUBRO 2014 20H15 SPORTTV

PENAFIEL - SPORTING

8ª Jornada

26 OUTUBRO 2014 18H00 SPORTTV

SPORTING - MARÍTIMO

9ª Jornada

01 NOVEMBRO 2014 18H00 SPORTTV

V. GUIMARÃES - SPORTING

10ª Jornada

09 NOVEMBRO 2014 18H00 SPORTTV

SPORTING - P. FERREIRA

11ª Jornada

29 NOVEMBRO 2014 20H15 SPORTTV

SPORTING - V. SETÚBAL

12ª Jornada

05 DEZEMBRO 2014 20H30 SPORTTV

BOAVISTA - SPORTING

Compartilhar este post

Link para o post

A discussão Slimani-Montero já está mais que gasta, maltinha, e o "vencedor" é óbvio.

Pensei que fosse ler aqui sobre o novo rebento da formação leonina, que "é um 8, nunca um 10" e que, na primeira vez que joga a titular, faz uma exibição incomparavelmente melhor que qualquer jogo do André Martins, que sentou, e bem, depois de ter sido novamente uma nulidade, no jogo para a UCL. Tal como tem sido Montero,e tal como tem sido Capel.

Adrien de volta às boas exibições (depois de 2 jogos absolutamente horríveis, em que esteve, para mim, irreconhecível), e um William ligeiramente mais certinho, imo. E bolas, ninguém fala no Nani! Ele caga classe em todo o santo jogo, brinca com aquilo tudo. Joga e faz jogar, desequilibra, desmarca... cadê os prayers!?

Ou seja, até aqui estou quase a 100% com o MS, que só falhou em ter jogado com o Capel a titular, independentemente de querer ou não poupar o Carrillo (o que sinceramente julgo que não, acho que foi mesmo para dar uma "merecida"(porque ele lá sabe) oportunidade ao Capel, que voltou a estar irreconhecível - mesmo para os padrões, já baixos, a que nos tem habituado. Sacou 2 amarelos. Só. Já nem bolas na área garante, e houve um lance em que o perder para o lateral, deixando a bola sair pela linha de fundo, que me pôs de mãos na cabeça. Absurdo.), aquilo era um jogo para ganhar, e o peruano tinha de ser titular. Correu bem, mas obviamente não foi por aqui.

As questão que se colocam, neste momento, são quase todas para a defesa, em que todos os 4(!) elementos são questionados. Da dupla de centrais, tanto podia sair o Sarr, como o Maurício, para entrar o PO (e note-se, é uma pena o Rabia estar lesionado, porque já podia muito bem ser nosso titular). Partilho da mesma opinião. É mais que aceitável que um deles sente, e tanto pode ser um, como outro.

DD, há quem afirme que o Esgaio devia ser titular, dado que o Cédric ainda não está ao seu nível. Entendo, também, mas o Cédric dá-me mais garantias, especialmente defensivas.

DE, J ou J. Honestamente, agrada-me que o Jonathan tenha mostrado qualidade, porque assim há finalmente competição de peso para o Jefferson, dado que a alternativa, agora, tem mais que uns joguinhos na B a seu favor. Mas tem de se ver mais. E, obviamente, com os 2 jogões que aí vêm, o brasileiro dá mais garantias ao treinador.

Quanto a onzes, salvo lesões, é como já foi dito: entram Jefferson e Carrillo, saem Jonathan e Capel. Fui 100% a favor de mudanças na defesa, mas isso era contra o Gil, num jogo teoricamente mais acessível. Agora, mal por mal, que se lixem as experiências. Tanto para o bem da equipa, como dos jogadores eventualmente titulares, que, caso a coisa corresse mal, ficariam pelo menos parcialmente queimados.

Relativamente a adversários... temo MUITO o Chelsea. Temo que a coisa comece a correr mal, a equipa desanime, e o desastre aconteça, como foi contra o Bayern e contra o Barcelona. Não sou nada de ter posturas destas, mas quase que aceitaria perder garantidamente por 1 ou 2 a zero, que arriscar ver o nome do Sporting Clube de Portugal ser achincalhado como o foi há uns anos. Espero que não.

Quanto ao FCP... que venham. Medinho nenhum deles. Nenhum. Sem Jackson e/ou Brahimi a resolver, são a equipa que empatou com o Guimarães e o Boavista. O Sporting actual tem dominado os jogos, e este meio-campo do FCP, pressionado, vai enfrentar um teste diferente de tudo o que enfrentou até agora, e vai, arrisco-me a dizer, certamente perder o meio-campo e ter menos posse de bola, pelo simples facto de que o nosso meio-campo é pura e simplesmente superior, especialmente se o João Mário oferecer pelo menos 60% do que ofereceu à equipa, neste último jogo.

E o Slimani adora estes jogos... :)

Compartilhar este post

Link para o post

o Tanaka não vai dar em nada porque não é posto à prova. É uma excelente maneira de gerir um activo.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito verdade: não percebo e sou contra a gestão feita no caso Tanaka, sabendo o que se sabe (mesmo tendo em conta a possibilidade de haver uma barreira linguística, como já aqui foi dito).

Espero também que façamos uma rotação decente da equipa aquando dos jogos teoricamente mais fáceis, para as taças.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece o Inácio deu na corneta do Montero por ele ter bazado logo no fim do jogo ! Espero bem qe saia em Janeiro, qualquer coisa é melhor que vê-lo naquele estado :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que não vos percebo :lol:

Se ele fez alguma coisa de mal, não pode "levar na corneta"? É por ser o Montero?

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que não vos percebo :lol:

Se ele fez alguma coisa de mal, não pode "levar na corneta"? É por ser o Montero?

Compartilhar este post

Link para o post

E onde é que eu disse que não podia ? Acho bem que lhe digam alguma coisa, por mais triste que ele esteja. Só disse que prefiro que ele saia do que vê-lo naquele estado ...

Editado por PeteThaAlcino

Compartilhar este post

Link para o post

E onde é que eu disse que não podia ? Acho bem que lhe digam alguma coisa, por mais triste que ele esteja. Só disse que prefiro que ele saia do que vê-lo naquele estado ...

Dizes aquilo e depois dizes que esperas que ele se ponha daqui para fora em Janeiro...

A minha visão é que ele tem de ser paciente e esperar pela oportunidade dele, há muitos jogos esta época.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...