Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
mike

Vida no estrangeiro

Publicações recomendadas

Recentemente decidi emigrar para o Reino Unido, na area da Saude a empregabilidade está baixa e os empregos quando os há são precarios, assim decidi abraçar a oportunidade que o Reino Unido me apresentou.

Basicamente decidi criar este topico para o pessoal discutir as diferenças na vida, de quem vive fora do nosso retangulo no canto da europa.

Vivo em Frimley uma pequena vila a 50km de Londres. Quando cheguei aqui achei engraçado, as casas são tipicamente britanicas, normalmente com RC e 1º andar, quase todas com tijolos por fora, muito bonitas para ser sincero.

A vida aqui é pacata, já sabia antes de vir que os Ingleses têm horários diferentes dos nossos, a maioria dos Pubs aqui fecham às 23/24h, a primeira vez que visitei um pub pensei ca para mim "em roma sê romano", e decidi pedir uma cerveja Inglesa... NÃO COMETAM O MESMO ERRO, alem da cerveja ter pouco álcool, ter um sabor muito diferente da nossa, tem ainda a particularidade de logo quando é servida parecer vir "morta", com pouco gás, a juntar ao facto de que paguei por ela 4 libras e que não a consegui beber toda, fica o aviso... O pub em si epá 5 estrelas, mesmo como se vê nas TVs e nos filmes, tá um frio do caraças na rua (uns 8 graus lol) e la dentro um calor, que só me apetecia ter levado manga curta... Foi uma experiência interessante.

Fui ao supermercado e fiquei surpreendido, pensei que a vida aqui fosse mais cara, e de facto é ligeiramente mais, mas tendo em conta os ordenados é super mais barata, basicamente com a excepção da carne/peixe e das bebidas alcoolicas tudo aqui tem o mesmo preço em libras que tem em portugal em euros. As bebidas alcoólicas essas sim são puxadinhas, tipo 8 carlsbergs 7 libras..

Acho que ás vezes em Portugal olhamos para os USA/UK e pensamos para nós epá lá é que se deve viver bem... mas a realidade é que em certos aspectos Portugal está MUUUUITO mais evoluído que o UK, por exemplo, aqui a ligação de Internet media é à volta de 20mb, em Portugal tinha o pacote mais barato da cabovisão e era de 36mb.... Fui ao banco, em portugal um gajo está habituado a ver as senhoras a meter o dinheiro na maquina e aquilo da o valor... aqui a mulher meteu-se a contar 40 notas à mão...

Ainda assim a coisa que mais me deixou boquiaberto foi a TV, em PT, toda a gente compra uma TV chega a casa e liga... aqui se fizerem isso podem levar uma multa de 1000 libras, isto porque em PT a contribuição do audiovisual vem na factura da electricidade, aqui tem de se pagar uma licença de cerca de 120 libras anuais, que dizem que só por si dá direito a uns 40 canais. Se calhar é por isso que se vê aqueles vídeos da malta nos pubs a ver series/ jogos de futebol...

Ainda tenho de perceber o que se passa aqui com os carros, porque é raro ver-se um carro na rua que não seja "bom", aqueles chaços que se vê nas ruas de Portugal aqui são raríssimos... A explicação que me deram foi que se conseguia um carro novo aqui por menos de 10mil libras, mas que os seguros eram muito caros, é algo que vou ter de verificar.

Outra coisa, em geral o pessoal tem a mania que no UK os transportes públicos são fantásticos, calma que a coisa não é bem assim, pelo menos onde estou, são bons e têm varias opções, mas também são bem pagos (uma viagem de autocarro de camberley para frimley, são 2.45libras e a distancia é de cerca de 2 km...), ainda não tive oportunidade de ir a Londres, mas acredito que la com o metro, os transportes sejam muito melhores..

Enfim esta é parte da minha experiencia até agora se estão no estrangeiro partilhem a vossa

Editado por mike
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Grande tópico ! Em principio vou trabalhar para o UK no fim do mês, é bom para o pessoal partilhar algumas coisas e tirar umas dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vivi um ano na Holanda e 6 meses em Espanha. Espero voltar para a Holanda em breve e definitivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente decidi emigrar para o Reino Unido, na area da Saude a empregabilidade está baixa e os empregos quando os há são precarios, assim decidi abraçar a oportunidade que o Reino Unido me apresentou.

Basicamente decidi criar este topico para o pessoal discutir as diferenças na vida, de quem vive fora do nosso retangulo no canto da europa.

Vivo em Frimley uma pequena vila a 50km de Londres. Quando cheguei aqui achei engraçado, as casas são tipicamente britanicas, normalmente com RC e 1º andar, quase todas com tijolos por fora, muito bonitas para ser sincero.

A vida aqui é pacata, já sabia antes de vir que os Ingleses têm horários diferentes dos nossos, a maioria dos Pubs aqui fecham às 23/24h, a primeira vez que visitei um pub pensei ca para mim "em roma sê romano", e decidi pedir uma cerveja Inglesa... NÃO COMETAM O MESMO ERRO, alem da cerveja ter pouco álcool, ter um sabor muito diferente da nossa, tem ainda a particularidade de logo quando é servida parecer vir "morta", com pouco gás, a juntar ao facto de que paguei por ela 4 libras e que não a consegui beber toda, fica o aviso... O pub em si epá 5 estrelas, mesmo como se vê nas TVs e nos filmes, tá um frio do caraças na rua (uns 8 graus lol) e la dentro um calor, que só me apetecia ter levado manga curta... Foi uma experiência interessante.

Fui ao supermercado e fiquei surpreendido, pensei que a vida aqui fosse mais cara, e de facto é ligeiramente mais, mas tendo em conta os ordenados é super mais barata, basicamente com a excepção da carne/peixe e das bebidas alcoolicas tudo aqui tem o mesmo preço em libras que tem em portugal em euros. As bebidas alcoólicas essas sim são puxadinhas, tipo 8 carlsbergs 7 libras..

Acho que ás vezes em Portugal olhamos para os USA/UK e pensamos para nós epá lá é que se deve viver bem... mas a realidade é que em certos aspectos Portugal está MUUUUITO mais evoluído que o UK, por exemplo, aqui a ligação de Internet media é à volta de 20mb, em Portugal tinha o pacote mais barato da cabovisão e era de 36mb.... Fui ao banco, em portugal um gajo está habituado a ver as senhoras a meter o dinheiro na maquina e aquilo da o valor... aqui a mulher meteu-se a contar 40 notas à mão...

Ainda assim a coisa que mais me deixou boquiaberto foi a TV, em PT, toda a gente compra uma TV chega a casa e liga... aqui se fizerem isso podem levar uma multa de 1000 libras, isto porque em PT a contribuição do audiovisual vem na factura da electricidade, aqui tem de se pagar uma licença de cerca de 120 libras anuais, que dizem que só por si dá direito a uns 40 canais. Se calhar é por isso que se vê aqueles vídeos da malta nos pubs a ver series/ jogos de futebol...

Ainda tenho de perceber o que se passa aqui com os carros, porque é raro ver-se um carro na rua que não seja "bom", aqueles chaços que se vê nas ruas de Portugal aqui são raríssimos... A explicação que me deram foi que se conseguia um carro novo aqui por menos de 10mil libras, mas que os seguros eram muito caros, é algo que vou ter de verificar.

Outra coisa, em geral o pessoal tem a mania que no UK os transportes públicos são fantásticos, calma que a coisa não é bem assim, pelo menos onde estou, são bons e têm varias opções, mas também são bem pagos (uma viagem de autocarro de camberley para frimley, são 2.45libras e a distancia é de cerca de 2 km...), ainda não tive oportunidade de ir a Londres, mas acredito que la com o metro, os transportes sejam muito melhores..

Enfim esta é parte da minha experiencia até agora se estão no estrangeiro partilhem a vossa

Primeiro devo dizer que é um topico muito interessante, também para mim que faz este ano 11 anos que já não vivo em Portugal

Só duas coisas, 1º existe Inglaterra e existe Londres, tudo o que é fora da M50 (mais ou menos) é um lixo, muito pior do que Portugal (existem excepções mas sao poucas); é um pouco como os States, saindo de NY para o Midwest ou mesmo para a a Virginia ou as Carolinas, a vida é uma m*rda regra geral

O meu melhor amigo vive em Londres, em Sloan Square e eu vou lá com frequencia e mesmo em Londres os transportes publicos são de pior qualidade do que em Portugal (e bastante mais caros). Porquê? Porque a TFL é das poucas redes de transportes de grandes cidades que são privadas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não se pode tomar Londres como exemplo para o resto do UK, da minha experiência na Escócia e como já referi diversas vezes nem daqui a 20 anos vamos ter uma rede de transportes tão boa como a deles lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico !

Estou a equacionar ir viver para o UK também , tenho la um primo que já foi faz 9 meses e tem feedback positivo para mim

Vivi um ano na Holanda e 6 meses em Espanha. Espero voltar para a Holanda em breve e definitivamente.

já agora, feedback da holanda?

Compartilhar este post

Link para o post

Só duas coisas, 1º existe Inglaterra e existe Londres, tudo o que é fora da M50 (mais ou menos) é um lixo, muito pior do que Portugal (existem excepções mas sao poucas); é um pouco como os States, saindo de NY para o Midwest ou mesmo para a a Virginia ou as Carolinas, a vida é uma m*rda regra geral

Génio, então só NY é que é bom? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Também devo ir viver para o UK no fim de Janeiro. A minha namorada é enfermeira e deve ir durante Novembro. Pelo que tive a ver é numa zona aí perto de onde ficas. Neste caso, Guilford. Vai para o Royal Surrey County Hospital. Conheces a zona? Ou já ouviste falar?

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém precisar de feedback do Luxemburgo que diga. :wink:

como é isso por ai ?

Compartilhar este post

Link para o post

como é isso por ai ?

Nunca cheguei a trabalhar no Luxemburgo porque consegui ir tirar a licenciatura em Portugal. Mas se tiveres duvidas a nível de preços de alimentação, transportes, habitação, quase tudo menos mercado de trabalho que desconheço. Apesar de ter muita família a viver no país, só consigo dizer por alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem me dera a mim em Portugal ter um décimo das cervejas que qualquer pub nos arredores de Londres tem... Aliás, acho que desde que vim de lá em Agosto ainda não fui capaz de pedir uma imperial em Portugal. :lol:

Em relação aos carros ao contrário de cá ainda existem subsídios de abate e afins. E sim, os seguros são astronomicamente caros.

Além de que mesmo falando de cor de certeza que os automóveis são relativamente bem mais baratos.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico !

Estou a equacionar ir viver para o UK também , tenho la um primo que já foi faz 9 meses e tem feedback positivo para mim

já agora, feedback da holanda?

Eu simplesmente adorei viver na Holanda. Se quiseres mais pormenores é só dizer

Compartilhar este post

Link para o post

Só vivo na Holanda há um mês e meio e vive-se bem. Estou numa cidade do norte e as rendas é que são mais caras (tal como na Holanda toda). Mas para o que eles ganham, consegue-se viver bem. A net e TV em Portugal é que são bem mais evoluídas e não tinha essa noção. A alimentação deles é estranha, mas dá sempre para nos safarmos. A carne e peixe são um bocado mais caros e menos escolha. Sinto um bocado falta da bica num café qualquer, embora com a Nespresso em casa dê para suavizar a saudade. A noite é muito boa, tal como a cerveja e a variedade dela. Tenho pena que os preços sejam puxadotes. O comboio inter-cidades é muito bom, tanto que já fui até à Bélgica por 60€, ida e volta. Dentro da cidade, só ando de bicicleta, o que é óptimo em todos os aspectos. Gosto muito disto aqui e da mentalidade deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu simplesmente adorei viver na Holanda. Se quiseres mais pormenores é só dizer

conta :) em que cidade? a trabalhar ou estudar?

Compartilhar este post

Link para o post

conta :) em que cidade? a trabalhar ou estudar?

Nijmegen, a estagiar. 1h20 de comboio de Amsterdam e 45min de Eindhoven.

Cidade grande qb mas muito pacata e muito simpática, cheia de espaços verdes e eventos culturais. Sinto uma falta tremenda da bicicleta. Eu lá praticamente só andava a pé na praça central da cidade. Adoro o estilo de vida lá, tudo. E claro, adoro Amsterdam. Não ia todos os fins-de-semana, mas pouco faltava :lol: A rede de comboios é simplesmente fantástica. Apesar de os bilhetes serem caros, basta arranjar cin ou seis gajos e compra-se um bilhete de grupo que até é capaz de ficar mais barato do que em Portugal (além de que eu raramente apanhava revisores, por isso... :- )

E depois há isto, que foi simplesmente a coisa mais fantástica que já comi na vida:

17433_Kapsalon.jpg

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Andam a falar aí da net e TV em Portugal, tecnologicamente é das melhores do mundo, muito por causa da "guerra" entre a NOS e a MEO (tirando a TDT que lol).

Quanto ao tema em si, também espero bazar a médio prazo, o UK é um sítio que me agrada.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Génio, então só NY é que é bom? :lol:

Não disse que só NY é que é bom mas dos 16 estados onde estive só mesmo em NY e Boston é que a qualidade de vida (em cidade) existe...ok e Chicago no centro.

Charlotte, Rochester (upper NYS), Tampa, New Jersey (exceptuando Hoboken e partes de Elizabethtown), Philly, todo o Maryland, toda a Louisiana, as carolinas (exceptuando a praias), Atlanta, Sacramento e Seatle é tudo um lixo

Washington DC parece um parque temático para adultos da historia americana e LA é demasiado grande (em termos de ser demasiado extenso) demora-se horas e horas

O problema dos estados unidos é que as cidades e mesmo fora das cidades a realidade é um copy/paste de tudo o resto. Os mesmos restaurantes, o mesmo tipo de construção, tudo descaracterizado. De facto "America runs on Dunkin"

Compartilhar este post

Link para o post

Nijmegen :prayer: WWII :heart:

Vivi em Bruxelas quando trabalhei na área de lobbying. Caro para crl, então as rendas..segura-te lurdes. Algures esta semana falo mais detalhadamente sobre o que é viver numa cidade onde a grande parte das pessoas são de milhares de nacionalidades e estão lá apenas temporariamente. Dinâmica muito interessante. Voltava para la.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...