Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Portugueses trabalham mais 300 horas e ganham menos 7 mil euros que os alemães

Publicações recomendadas

Portugueses trabalham mais 300 horas e ganham menos 7 mil euros que os alemães

Segundo as contas do “Jornal de Notícias”, as 1.712 horas trabalhadas pelos portugueses correspondem a uma média de 19.859 euros de salário anual. Já na Alemanha, este valor sobe para 27.343 euros pelas horas que trabalham

Os portugueses trabalham mais 324 horas que os alemães, mas ganham menos 7.484 euros do que eles por ano. A conclusão é do relatório da OCDE que comparou as horas que os vários países que a compõem trabalharam em 2013.

Mas não é só à Alemanha que Portugal “vence” este ranking. Senão vejamos: os portugueses passam 1.712 horas no trabalho por ano, uma média de 33 horas por semana. Ou seja, estamos muito acima da Holanda (1.380/ano), da já referida Alemanha (1.388/ano), da Noruega (1.408/ano), da França (1.489/ano) e até da vizinha Espanha (1.665/ano).

Segundo as contas do “Jornal de Notícias”, as 1.712 horas trabalhadas pelos portugueses correspondem a uma média de 19.859 euros de salário anual. Já na Alemanha, este valor sobe para 27.343 euros pelas horas que trabalham. Conclusão: os alemães trabalham menos 324 horas, mas ganham mais 7.484 euros que nós.

@i

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho cá para mim ter lido uma estatistica que dizia que os portugueses produzem mais para cada euro gasto em comparação com os alemães.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho cá para mim ter lido uma estatistica que dizia que os portugueses produzem mais para cada euro gasto em comparação com os alemães.

impossibru

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Essa teoria de que os alemães são o supra-sumo da produtividade já começava a desmistificar-se

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos problemas para a nossa falta de produtividade, é que muitos portugueses trabalham sem as condições devidas e a gestão que é feita muitas vezes cá dentro, é fraquinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa teoria de que os alemães são o supra-sumo da produtividade já começava a desmistificar-se

Olha que são.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

São mais produtivos pq têm mais condições para isso... Nós cá andamos com maquinaria do século passado ainda... vejo isso pelo meu trabalho, todas as máquinas têm, no mínimo, 15-20 anos em cima (só há uma que é excepção e que tem 8-10 anos em cima)), quando as artes gráficas são uma indústria que se desenvolve com alguma rapidez. ainda trabalhamos com uma máquina, por exemplo, que foi feita na década de 50......

e isto aliado à falta de motivação das pessoas porque trabalham que se fartam e não vêem € nenhum, não pode dar pra produzir mais que os alemães ou que os franceses. Não há milagres.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Olha que são.

Dadas as condições que têm para trabalhar não são.

Compartilhar este post

Link para o post

Dadas as condições que têm para trabalhar não são.

A produtividade não é indexada às condições que tens. É indexada à qualidade do que fazes. És produtivo se responderes bem a um grande número (se possível) todas as solicitações, e o fazeres de forma profissional e na vanguarda. Naquele país tudo é produtivo e eficiente exceto os serviços de comunicações.

Compartilhar este post

Link para o post

A produtividade não é indexada às condições que tens. É indexada à qualidade do que fazes. És produtivo se responderes bem a um grande número (se possível) todas as solicitações, e o fazeres de forma profissional e na vanguarda. Naquele país tudo é produtivo e eficiente exceto os serviços de comunicações.

O quê? De onde retiraste essas informações? A produtividade não é nada disso.

A produtividade é uma conjugação de vários factores e é medida, em termos sintéticos, na relação entre o PIB e as horas de trabalho. Ou, se nos cingirmos ao universo das empresas, entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e as horas de trabalho.

Na Alemanha a produtividade é maior do que em Portugal devido aos diferentes modelos económicos dos dois países.

Em números abstratos é mais ou menos isto:

Uma fábrica da Mercedes com 100 funcionários a trabalhar 8 horas por dia cada um produz 10 automóveis que valem 100 mil euros cada durante 1 dia. O que dá 1250 euros por cada hora trabalhada. Uma fábrica de têxteis do Vale do Ave com os mesmos 100 funcionários a trabalhar 8 horas por dia produz 1000 camisolas que valem 10 euros cada durante 1 dia. O que dá 12,5 euros por cada hora trabalhada. É por isto que a produtividade alemã é maior do que a nossa. O esforço, qualidade e eficiência dos trabalhadores tem uma importância marginal.

É claro que a qualificação e motivação dos trabalhadores é importante. E sabe-se que os trabalhadores portugueses são pouco qualificados (e uma boa percentagem dos melhores está a emigrar em força) e estão pouco motivados (devido às políticas de desvalorização do trabalho, precarização e enorme carga fiscal). Aqui reside uma parte da explicação.

Mas a maior parte decorre da falta de investimento, da mísera investigação e desenvolvimento tecnológico e da incipiente inovação no produto e modelos de organização empresarial. E, naturalmente, na desistência da aposta em atividades de vanguarda e de maior valor acrescentado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é exactamente aquilo que o Descartes diz.

Só queria adicionar também dois factores que penso que sejam cruciais para esta diferença de produtividade:

1 - os patrões portugueses são tal como os trabalhadores, regra geral, pouco qualificados e de vistas curtas. Isto faz com que não tenham capacidade de estimular os trabalhadores e que não apostem na inovação tecnológica. Infelizmente existe muito a ideia em Portugal que se eu hoje invisto 100, quero ter 1000 já amanhã, independentemente do que só possa passar daqui a 10 anos.

2 - em relação ás horas, o facto de estarmos 10-11-12 horas por dia no escritório, não significa que estejamos a trabalhar ou a produzir...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sabia os termos técnicos (e de economia sei zero), mas o que me faltou transmitir foi a ligação do que disse ao capital gerado com a produção.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

e isto aliado à falta de motivação das pessoas porque trabalham que se fartam e não vêem € nenhum, não pode dar pra produzir mais que os alemães ou que os franceses. Não há milagres.

Queria só dar uma achega aqui. Em termos de gestão, a compensação salarial não é um factor de motivação mas sim um factor para impedir o descontentamento. Ou seja, em teoria, tu receberes melhor não te torna directamente mais produtivo. Já coisas como condições de trabalho, essas sim, mexem com a motivação.

Compartilhar este post

Link para o post

"trabalham"

"horas"

"alemães"

"euros"

"

'

_____

Nunca mudes CMPT :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

São mais produtivos pq têm mais condições para isso... Nós cá andamos com maquinaria do século passado ainda... vejo isso pelo meu trabalho, todas as máquinas têm, no mínimo, 15-20 anos em cima (só há uma que é excepção e que tem 8-10 anos em cima)), quando as artes gráficas são uma indústria que se desenvolve com alguma rapidez. ainda trabalhamos com uma máquina, por exemplo, que foi feita na década de 50......

Trabalhas aonde, tu? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Queria só dar uma achega aqui. Em termos de gestão, a compensação salarial não é um factor de motivação mas sim um factor para impedir o descontentamento.

Sim senhor, fatores higiénicos e motivacionais de Herzberg.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...