Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Lisboa restringe horários a bares do Cais Sodré, Bica e Santos

Publicações recomendadas

Lisboa restringe horários a bares do Cais Sodré, Bica e Santos

O despacho com as restrições horárias propostas pela Câmara de Lisboa para aplicar aos bares do Cais Sodré, Bica e Santos foi publicado esta quinta-feira em boletim municipal, permanecendo em consulta pública durante 15 dias úteis.

Com este regulamento, a autarquia pretende que estabelecimentos como cafés, cervejarias, restaurantes, snack-bares, self-services e lojas de conveniência possam funcionar entre as 7h e as 2h, durante todos os dias da semana. Atualmente, podem abrir às 6h.

Excetuam-se, a esta restrição, os casos “que não correspondam a estabelecimentos de restauração e/ou [de venda de] bebidas devidamente legalizados”, cujo horário máximo de funcionamento será entre as 8h e as 22h todos os dias, indica o despacho.

No que toca aos bares, clubes e pubs, o horário máximo de funcionamento é das 12h às 3h, às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado. Entre domingo e quinta-feira, a hora de encerramento é encurtada para as 2h.

No caso de estabelecimentos com um espaço de dança legalizado, o horário máximo de funcionamento é entre as 12h e as 4h.

Consumo no exterior só até 1h

Atualmente, os bares podem estar abertos até às 4h, todos os dias.

A estes espaços, com exceção dos que não funcionam como restaurantes e dos que não estão legalizados para vender bebidas, apenas será “permitido proceder à venda de bebidas para consumo no exterior do estabelecimento até à 1h, todos os dias da semana”, pode ler-se.

Se, mediante ações de fiscalização, se verificar que esta norma não é cumprida, o estabelecimento poderá ser penalizado com um menor horário de funcionamento temporário, sendo obrigado a fechar às 23h.

Quanto aos espaços de venda ao público não referidos acima, e que vendam bebidas, só poderão estar de portas abertas entre as 8h e as 22h, durante toda a semana, enquanto isso agora é possível das 6h às 24h.

Já as discotecas, que têm permissão para estar abertas até às 5h e 6h, não vão ser abrangidas pelas restrições horárias, disse o vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro, na semana passada.

Novas dinâmicas

Segundo o despacho, as alterações em causa têm por base o que foi aplicado ao Bairro Alto, em 2008, quando se procedeu à restrição dos horários dos bares e das discotecas, porque se verificou que o funcionamento destes espaços até às 4h “constituía um fator de incomodidade e de prejuízo para a qualidade de vida dos moradores“.

Nos últimos anos, surgiu também “uma nova dinâmica, em especial no Cais do Sodré”, que levou a “novos estabelecimentos com novas valências” e a um aumento dos “consumidores na via pública”, lê-se.

Estes novos horários vêm, assim, responder às “incomodidades sentidas”, no eixo entre o Bairro Alto, o Cais do Sodré e o Largo de Santos, relacionadas com a “degradação da qualidade ambiental, mais concretamente a limitação do direito ao descanso e tranquilidade, à higiene pública, bem como respeitantes à segurança nessa zona”, refere o documento.

Quem se quiser pronunciar sobre este despacho, em consulta pública até 19 de novembro, pode fazê-lo através do e-mail [email protected] ou nos locais de atendimento da Câmara de Lisboa.

/Lusa

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ter de passar a beber em casa, a 1h da manhã estou eu a chegar aos bares com os amigos durante a semana

Compartilhar este post

Link para o post

Isto cá também anda uma m*rda a polícia anda a fechar tudo às 4h.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não era sem tempo.

Reduzirem as horas? Presumo que não vá fazer nada. No Bairro fizeram isso à uns anos e ai está o resultado. O pessoal vai sempre arranjar alternativas. No meio disto quem se lixa são os donos dos bares, apenas e só. De resto deve tudo ficar na mesma.

O problema destas zonas vai muito além de uma solução que passe por reduzir as horas de funcionamento dos bares. Que tal educar as pessoas a saberem estar na rua? Acho que seria um bom ponto por onde começar. Munir estas zonas com infraestruturas apropriadas aka caixotes do lixo, cinzeiros, casas de banho publicas, etc...também não seria más ideias. Pá sei lá, e haverá certamente outras medidas que poderiam ser mais eficazes que estas medidas de reduzir em 1h/2h o funcionamento desses bares.

Compartilhar este post

Link para o post

Educar as pessoas? A mexer o cú e voltar a levar o copo para dentro do bar é educar alguém?

É preciso ser muito burro para não perceber a m*rda que está a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema destas zonas vai muito além de uma solução que passe por reduzir as horas de funcionamento dos bares. Que tal educar as pessoas a saberem estar na rua? Acho que seria um bom ponto por onde começar. Munir estas zonas com infraestruturas apropriadas aka caixotes do lixo, cinzeiros, casas de banho publicas, etc...também não seria más ideias.

Pois...

Compartilhar este post

Link para o post

Educar as pessoas? A mexer o cú e voltar a levar o copo para dentro do bar é educar alguém?

É preciso ser muito burro para não perceber a m*rda que está a fazer.

Eu não chamaria burro, acho mesmo falta de educação do povo português. Verdade seja dita, nunca vi acontecer nada a ninguém por atirar lixo ao chão ou mijar no meio da rua. Falo em termos de Bairro, Cais, Santos...

Eu só acho que estas reduções horárias são insignificantes. Aliás, no Bairro com estas medidas, faz uns anos, sempre fiquei com a ideia que eles em vez de melhorarem a situação dos moradores só pioraram.

Compartilhar este post

Link para o post

Má educação é dos agarrados que lá andam e os freaks.

Agora os putos que descem do bairro para o Cais têm alguma inteligência para perceberem o que estão a fazer.

Como não pode haver um polícia a multar cada pessoa, devia-se cortar logo a "fonte"

Compartilhar este post

Link para o post
O problema destas zonas vai muito além de uma solução que passe por reduzir as horas de funcionamento dos bares. Que tal educar as pessoas a saberem estar na rua? Acho que seria um bom ponto por onde começar. Munir estas zonas com infraestruturas apropriadas aka caixotes do lixo, cinzeiros, casas de banho publicas, etc...também não seria más ideias. Pá sei lá, e haverá certamente outras medidas que poderiam ser mais eficazes que estas medidas de reduzir em 1h/2h o funcionamento desses bares.

O Bairro Alto é um bairro histórico e com uma grande tradição de vida nocturna e prostituição, mas antes de mais estão as pessoas que lá vivem. Aquilo não é um bar gigantesco a céu aberto é um dos bairros mais antigos de Lisboa, não passa pela cabeça de ninguém encher aquilo de casas de banho públicas como se estivéssemos num recinto de um festival.

Como é óbvio não vão ser os cidadãos munidos da presença de espírito que vão aprender a preservar o espaço público, muito menos cidadãos alcoolizados. Uma das medidas mais importantes é exactamente começar a fechar os bares mais cedo, não há nenhuma razão decente para se ter ruas e ruas de bares abertos em plena madrugada com todo o ruído que daí advém, até porque não estamos na Rua da Oura em Albufeira estamos no Bairro Alto em Lisboa.

EDIT: E aliás, o pessoal que faz da rua casa de banho pública, sejam os miúdos no Bairro ou os taxistas em Sete Rios claro que têm de ser multados.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

O Bairro Alto é um bairro histórico e com uma grande tradição de vida nocturna e prostituição, mas antes de mais estão as pessoas que lá vivem. Aquilo não é um bar gigantesco a céu aberto é um dos bairros mais antigos de Lisboa, não passa pela cabeça de ninguém encher aquilo de casas de banho públicas como se estivéssemos num recinto de um festival.

Como é óbvio não vão ser os cidadãos munidos da presença de espírito que vão aprender a preservar o espaço público, muito menos cidadãos alcoolizados. Uma das medidas mais importantes é exactamente começar a fechar os bares mais cedo, não há nenhuma razão decente para se ter ruas e ruas de bares abertos em plena madrugada com todo o ruído que daí advém, até porque não estamos na Rua da Oura em Albufeira estamos no Bairro Alto em Lisboa.

EDIT: E aliás, o pessoal que faz da rua casa de banho pública, sejam os miúdos no Bairro ou os taxistas em Sete Rios claro que têm de ser multados.

Qual foi o resultado de medida semelhante por volta de 2008 no Bairro Alto?

Casas de banho públicas não têm de ser as casas de banho portáteis que vês no mais comum festival. Até te digo mais, é uma vergonha tu em Lisboa não teres casas de banho publicas. É o que dá venderem-se a empresas como a JC Decaux.

E vou-te dar mais um exemplo que o problema não é as horas a que estes bares operam. Conheces o Jardim do Arco do Cego? Pois é mais uma das vergonhas de Lisboa. Quer seja à tarde, ou ao inicio da noite vês por lá o pessoal a sujar aquilo tudo, a mijar em pleno jardim. A polícia nada faz, vá-se lá saber porque...

Para mim o problema está na educação das pessoas. Se os bares vão fechar às 3 da manhã, descansa que alternativas não devem tardar a aparecer, e tal como desde de 2008 tem vindo a acontecer, a qualidade de vida dos moradores não me parece que vá melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

É o grande problema destas discussões, o pessoal nunca se lembra de quem vive nos sítios. Já no Porto era a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não acho que isto seja devido ao lixo, aliás acho que isso não tem nada a ver. Penso que isto é devido ao barulho e sou contra, são zonas histórias da vida noturna da cidade, qualquer dia os bares fecham á hora dos patinhos e sim eu sei que lá vivem pessoas mas essas pessoas quando foram para lá viver já isto existia se queriam descanso deviam ter procurado outro sitio ou a câmara que pague a insonorização das casas, o BA tem 500 anos de história não vamos brincar. Havia de ser bonito proibirem a prostituição no Red Light porque as pessoas acharem que o sexo à porta é mau para as suas crianças que lá vivem (nem sei se lá vive alguém só um exemplo), come on.

Das vezes que eu estive no bairro ao amanhecer as limpezas começam bem cedo e estão prontas rapidamente.

Das duas uma, ou se educa toda a sociedade a viver sob horários melhores (na minha opinião) como no UK e ás 7 da tarde estás despachado para ir para a noite ou isto é só estúpido segundo aquilo que é a cultura portuguesa, arrisco dizer que mais de metade da população às 9 da noite ainda não acabou de jantar quanto mais estar pronto para ir sair.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

eu devo ser estranho, mas não curti nada do Bairro Alto das duas vezes que lá estive.

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, vai ficar tipo Escócia... Bela m*rda... Mas também só ia para aí nos fins de noite para a rockalhada... Quer dizer... O Music Box vai passar a fechar às 4h? What?

Compartilhar este post

Link para o post

eu devo ser estranho, mas não curti nada do Bairro Alto das duas vezes que lá estive.

x3

Ontem no Cais do Sodré e no Bairro Alto estava uma confusão do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem eu

Não acho que isto seja devido ao lixo, aliás acho que isso não tem nada a ver. Penso que isto é devido ao barulho e sou contra, são zonas histórias da vida noturna da cidade, qualquer dia os bares fecham á hora dos patinhos e sim eu sei que lá vivem pessoas mas essas pessoas quando foram para lá viver já isto existia se queriam descanso deviam ter procurado outro sitio ou a câmara que pague a insonorização das casas, o BA tem 500 anos de história não vamos brincar. Havia de ser bonito proibirem a prostituição no Red Light porque as pessoas acharem que o sexo à porta é mau para as suas crianças que lá vivem (nem sei se lá vive alguém só um exemplo), come on.Das vezes que eu estive no bairro ao amanhecer as limpezas começam bem cedo e estão prontas rapidamente.Das duas uma, ou se educa toda a sociedade a viver sob horários melhores (na minha opinião) como no UK e ás 7 da tarde estás despachado para ir para a noite ou isto é só estúpido segundo aquilo que é a cultura portuguesa, arrisco dizer que mais de metade da população às 9 da noite ainda não acabou de jantar quanto mais estar pronto para ir sair.

Cada vez que vou para Santos com os meus amigos um gajo telefona "então estás despachado?" "pa da-me so 15 minutos que tou a acabar de jantar"...isto la pas dez e meia e coisas do genero, fico sempre fddo com eles

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Nem eu

Cada vez que vou para Santos com os meus amigos um gajo telefona "então estás despachado?" "pa da-me so 15 minutos que tou a acabar de jantar"...isto la pas dez e meia e coisas do genero, fico sempre fddo com eles

É o que dá cada empresa ter um horário que bem entende, em Portugal é como cada um lhe dava na telha, o meu primeiro horário era das 10 ás 19h30 a 50km de casa... numa agência de publicidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual foi o resultado de medida semelhante por volta de 2008 no Bairro Alto?

Casas de banho públicas não têm de ser as casas de banho portáteis que vês no mais comum festival. Até te digo mais, é uma vergonha tu em Lisboa não teres casas de banho publicas. É o que dá venderem-se a empresas como a JC Decaux.

E vou-te dar mais um exemplo que o problema não é as horas a que estes bares operam. Conheces o Jardim do Arco do Cego? Pois é mais uma das vergonhas de Lisboa. Quer seja à tarde, ou ao inicio da noite vês por lá o pessoal a sujar aquilo tudo, a mijar em pleno jardim. A polícia nada faz, vá-se lá saber porque...

Para mim o problema está na educação das pessoas. Se os bares vão fechar às 3 da manhã, descansa que alternativas não devem tardar a aparecer, e tal como desde de 2008 tem vindo a acontecer, a qualidade de vida dos moradores não me parece que vá melhorar.

O facto de pouco ter mudado só prova que as medidas não foram suficientes, o que acaba por me dar razão.

Em relação ao Arco do Cego, apesar de já não ter idade para lá ir a verdade é que conheço bastante bem porque é a 500 metros da minha casa. E a educação dá-se em casa e na escola, na rua cumprem-se leis, se as pessoas não têm educação para não fazer das ruas casas de banho públicas e lixeiras a céu aberto não vamos esperar duas gerações para que as pessoas sejam civilizadas.

Não acho que isto seja devido ao lixo, aliás acho que isso não tem nada a ver. Penso que isto é devido ao barulho e sou contra, são zonas histórias da vida noturna da cidade, qualquer dia os bares fecham á hora dos patinhos e sim eu sei que lá vivem pessoas mas essas pessoas quando foram para lá viver já isto existia se queriam descanso deviam ter procurado outro sitio ou a câmara que pague a insonorização das casas, o BA tem 500 anos de história não vamos brincar. Havia de ser bonito proibirem a prostituição no Red Light porque as pessoas acharem que o sexo à porta é mau para as suas crianças que lá vivem (nem sei se lá vive alguém só um exemplo), come on.

Das vezes que eu estive no bairro ao amanhecer as limpezas começam bem cedo e estão prontas rapidamente.

Das duas uma, ou se educa toda a sociedade a viver sob horários melhores (na minha opinião) como no UK e ás 7 da tarde estás despachado para ir para a noite ou isto é só estúpido segundo aquilo que é a cultura portuguesa, arrisco dizer que mais de metade da população às 9 da noite ainda não acabou de jantar quanto mais estar pronto para ir sair.

O problema não é a prostituição ou o álcool, é o ruído, o lixo e a poluição. Eu sei que só estive uma vez em Amesterdão mas o Red Light não tinha absolutamente nada a ver com o Bairro Alto.

Além de que essa conversa de que quem lá está que se arranje é de uma miséria moral que é só triste. E quem lá nasceu? Culpa os pais por não terem tido oportunidade de ter tido filhos noutra casa qualquer? Enfim, é que nem merece resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...