Mayday Publicado 31 Outubro 2014 Não sei se haverá muitos entusiastas desta arte por aqui. Eu gosto apesar de não ser um grande amante. Hoje estava a ver um episódio do programa Visita Guiada que passa na RTP2 e vi esta obra pela qual fiquei apaixonado. Impressionante! Esperando o Sucesso, de Henrique Pousão. Pintou este quadro aos 22 anos (!!) e não viveu muito mais pois faleceu aos 25 anos de Tuberculose. No entanto deixou ainda mais de 200 obras que estão em exposição no museu Soares dos Reis no Porto. Visita Guiada Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 31 Outubro 2014 Ouvi há 1 ano e pouco uma palestra de uns 40 minutos só sobre esse quadro. Já agora, gostas desse quadro pelo que mais concretamente? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 31 Outubro 2014 Há qualquer coisa de inquietante naquela figura. Faz sentir que há um principio de actividade e que a qualquer altura aquele rapaz ganha vida. Depois, e apesar de não perceber nada disso, gosto muito da pintura em si com os detalhes muito acentuados. Compartilhar este post Link para o post
BSD< Publicado 1 Novembro 2014 Mayday um professor de desenho da minha faculdade (Vítor Silva, FAUP) escreveu um livro sobre esse quadro ou sobre a obra toda do Pousão, se bem me lembro. Um grande artista e uma morte trágica. O modelo e o tema do quadro é típico para a época, a criança em questão fazia parte de um grupo de pessoas que viviam para ser figurantes (agora não me lembro bem do nome destes figurantes). O quadro é ainda mais interessante se o vires ao vivo, por detrás da pintura ainda se nota um rascunho feito antes e toda a imagem tem alguns mistérios que vão para além do rosto da personagem. Vale a pena visitar! Esta é considerada a obra prima dele, se não me engano. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 1 Novembro 2014 Não sendo grande entusiasta, fui ver uma exposição de quadros de Pablo Picasso no Porto (não me recordo onde) e outra exposição de Leonardo da Vinci, que abrangia muitas das suas invenções. Não é algo que eu acompanhe e seja louco mas gosto de algumas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 2 Novembro 2014 (editado) se querem um quadro interessante e intrigante: Las Meninas por Diego Velásquez. Não sou fã da obra do Velásquez, mas reconheço-lhe imensa capacidade. E tudo por causa deste quadro. Se quiserem ter uma discussão interessante sobre este quadro, não usem "cábulas" da internet. Olhem e comentem. Dêem o vosso parecer, sem medos. Este quadro é absolutamente genial e é realmente o expoente máximo da obra do espanhol. quanto ao Pousão, eu não o conhecia. Não sei se já me falaram nele ou não. Sou imensamente mau com nomes. Já vi tanto pintor bom e agora nem me lembro do nome de muitos. Claro que nomes óbvios eu lembro-me, mas há muito gajo óbvio que é completamente sobrevalorizado, tipo o Dali, e há indivíduos que não são tão valorizados pelo que realmente eram, como o Kandinsky. Mas o Pousão tem trabalhos muito bons. Gosto do efeito meio esboço que as pinceladas dele davam aos quadros. Dava-lhes uma vida, uma expressão bem mais interessante que simples hiperrealismo. Só não gosto de uma certa falta de intensidade e contraste que os quadros dele têm. Há uns que dão uma certa impressão, um certo desconforto até. Editado 2 Novembro 2014 por Victarion Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 3 Novembro 2014 Pica, o gajo está a pintar o que vê no espelho, certo? Portanto, olhando para aí ele está a pintar um quadro, sobre ele a pintar um quadro de um quadro (onde aparecem os reis?). É que vemos a parte de trás da tele, a pose dele próprio e o resto do pessoal a cagar para a pintura, logo não podem estar a posar. Wow. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 3 Novembro 2014 Sim Pan. O Las Meninas é só das coisas mais absurdamente avançadas que já mais foram pintadas. Modernismo em 1656. E Pica, há gajos sobrevalorizados sim mas o Kandinsky não acho. Já o Dali, fora pirar da cabeça e se tornar num attention whore mercenário do crl até tinha um trabalho interessante. Agora o surrealismo é aborrecido à brava. Há muita coisa pouco interessante no que eles faziam imo. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 3 Novembro 2014 (editado) Pica, o gajo está a pintar o que vê no espelho, certo? Portanto, olhando para aí ele está a pintar um quadro, sobre ele a pintar um quadro de um quadro (onde aparecem os reis?). É que vemos a parte de trás da tele, a pose dele próprio e o resto do pessoal a cagar para a pintura, logo não podem estar a posar. Wow. quem tá no fundo tens o Rei e a Rainha. Que ele supostamente estaria a pintar. Estão reflectidos no espelho. Logo pergunto: o que está a ele a pintar? como? O quadro é uma boa análise à ideia de um auto-retrato. De como tu precisas de olhar para o teu reflexo para pintares. Mas entretanto, ele introduz algo impressionante, que é a tela. Nunca antes feito, acho eu. e outro facto giro do quadro: por baixo de todas as camadas de tinta está o princípio de um quadro do Velásquez: o retrato do infante, que morreu pequeno. Entretanto decidiu fazer o que conhecemos hoje como Las Meninas. Sim Pan. O Las Meninas é só das coisas mais absurdamente avançadas que já mais foram pintadas. Modernismo em 1656. E Pica, há gajos sobrevalorizados sim mas o Kandinsky não acho. Já o Dali, fora pirar da cabeça e se tornar num attention whore mercenário do crl até tinha um trabalho interessante. Agora o surrealismo é aborrecido à brava. Há muita coisa pouco interessante no que eles faziam imo. tás com a ideia errada do Kandinsky, não mencionei como sobrevalorizado. Pelo contrário! Editado 3 Novembro 2014 por Victarion Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 3 Novembro 2014 quem tá no fundo tens o Rei e a Rainha. Que ele supostamente estaria a pintar. Estão reflectidos no espelho. Logo pergunto: o que está a ele a pintar? como? O quadro é uma boa análise à ideia de um auto-retrato. De como tu precisas de olhar para o teu reflexo para pintares. Mas entretanto, ele introduz algo impressionante, que é a tela. Nunca antes feito, acho eu. e outro facto giro do quadro: por baixo de todas as camadas de tinta está o princípio de um quadro do Velásquez: o retrato do infante, que morreu pequeno. Entretanto decidiu fazer o que conhecemos hoje como Las Meninas. Este quadro é o inicio do modernismo como conhecemos. Para colocar de outra forma, a mudança do "subject matter", ou do assunto (diferente do conteudo) do que está a ser pintado para quem está a ver o que está a ser pintado. É nisto que é revolucionario, porque é o quadro que olha para nós e não o contrário. Nós somos o assunto do quadro, não são as meninas (em primeira instância). tás com a ideia errada do Kandinsky, não mencionei como sobrevalorizado. Pelo contrário! Li mal o sub e o sobre. My bad. Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 3 Novembro 2014 Já agora, esse do Velásquez lembrou-me deste quadro do Van Eyck: Ligeiramente impressionante que houvesse este género de detalhes em 1434. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 4 Novembro 2014 A propulsão do impressionismo. "Impression, soleil levant" - Claude Monet. O meu artista favorito, um dos meus quadros favoritos e o meu género favorito também. "When you go out to paint, try to forget what objects you have in front of you, a tree, a field…Merely think, here is a little square of blue, here an oblong of pink, here a streak of yellow, and paint it just as it looks to you, the exact color and shape, until it gives your own naïve impression of the scene" :heart: Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 4 Novembro 2014 (editado) Já agora, esse do Velásquez lembrou-me deste quadro do Van Eyck: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Van_Eyck_-_Arnolfini_Portrait.jpg Ligeiramente impressionante que houvesse este género de detalhes em 1434. Há teorias (bastante plausiveis diga-se) de que coisas deste género foram feitas com acesso a mecanismos auxiliares, como p.e. camera lucida ou a camera obscura. O estudo foi feito por um dos grandes nomes da arte contemporanea (David Hockney) e tem os seus fundamentos. Não faz do Van Eyck ou de outros uns nabos que usavam "batotas" nos seus quadros, apenas os ajudavam a ter esse nivel de detalhe. No documentário o Hockney, se não estou em erro, tentou reproduzir esse mesmo candeeiro. Editado 4 Novembro 2014 por Scirea Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 4 Novembro 2014 Ando para fazer esta pergunta ha algum tempo e apesar de nao ser o melhor topico vou deixar aqui: que museus recomendam cá no norte? não so de pintura mas de arte no geral Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 4 Novembro 2014 Há teorias (bastante plausiveis diga-se) de que coisas deste género foram feitas com acesso a mecanismos auxiliares, como p.e. camera lucida ou a camera obscura. O estudo foi feito por um dos grandes nomes da arte contemporanea (David Hockney) e tem os seus fundamentos. Não faz do Van Eyck ou de outros uns nabos que usavam "batotas" nos seus quadros, apenas os ajudavam a ter esse nivel de detalhe. No documentário o Hockney, se não estou em erro, tentou reproduzir esse mesmo candeeiro. eu nunca acho que o uso dessas técnicas/instrumentos seja uma muleta, como muitos querem fazer parecer. Ando para fazer esta pergunta ha algum tempo e apesar de nao ser o melhor topico vou deixar aqui: que museus recomendam cá no norte? não so de pintura mas de arte no geral Serralves. Nunca lá fui mas é muito badalado. Acho que também há um engraçado em Guimarães. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 4 Novembro 2014 eu nunca acho que o uso dessas técnicas/instrumentos seja uma muleta, como muitos querem fazer parecer. São desenvolvimentos tecnológicos que se podendo usar, vais-se buscar. Assim como as tintas em tubo, a tinta acrílica ou o iPad (mais recentemente). São coisas úteis e que se um Rembrandt ou um Delacroix pudessem na sua altura usar, tentavam aproveitá-los ao máximo. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 4 Novembro 2014 O que é isso das câmaras lúcidas e obscuras? Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 4 Novembro 2014 (editado) Indo do geral para o particular, são basicamente mecanismos à base de luz e reflexos através de espelhos. A camera lúcida é isto (em esquema) Olhas através de um prisma que ao mesmo tempo que vês a figura ou o que quer que estejas a desenhar, te mostra a mesma coisa no papel. É como se tivesses a figura no papel e só tens de a contornar. Acaba é por ter um efeito engraçado em que tudo o que está para baixo do teu foco de olhar se alonga, então se estiveres a fazer meia figura em que as maos estão em cima das pernas (figura sentada) as mãos ficam desproporcionais ao resto do corpo. A camera obscura é diferente. Funciona assim: Uma figura ou um objecto qualquer, usando uma lente especialmente feita para isso, é refletida no papel (invertida) e daí só tens de seguir ou cortornar o que é refletido e que é o que lá está. Uma imagem invertida da realidade. Editado 4 Novembro 2014 por Scirea Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Outubro 2015 The Joy of Painting Marathon "To celebrate the official launch of the creative section on Twitch, this channel will feature a marathon of "The Joy of Painting" with Bob Ross starting Thursday, October 29. Celebrate the birthday of the legend himself; put on your creativity fro and create some happy trees alongside Bob Ross for 9 days of oil painting! Robert Norman "Bob" Ross was an American painter, art instructor, and television host. He was best known as the creator and host of The Joy of Painting, a television program that aired on PBS in the United States, Canada, and Europe. If you create along with Bob Ross, tweet out your creation to @twitchcreates! Thanks to our friends at Janson Media and BobRoss Inc. for allowing us to broadcast this epic marathon! Portion of the revenue go to Janson Media." Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 30 Outubro 2015 O pessoal fica doido com as expressões dele. É muito bacano, nunca tinha visto qualquer video do gajo. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 30 Outubro 2015 Já vi um vídeo do gajo antes, bem engraçado, o gajo era chill as fuck. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 3 Março 2018 Essas pinturas foram a maior desilusão da minha vida. Que grande bodega que fizeram ao tirar as pinturas das paredes. Compartilhar este post Link para o post