Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bernas

[Liga dos Campeões] Athletic Bilbao 0-2 FC Porto (RF)

Publicações recomendadas

Ah e em relação aos confrontos que houveram... No cortejo desde a praça para o Estádio e atendendo à quantidade de adeptos nossos creio que o número de polícias presentes foi muito pouco.

Em comparação, à saída do estádio após o jogo e acompanhamento aos autocarros eram mais que as mães.

Compartilhar este post

Link para o post

O FC Porto mudou a sua ideia de primeira construção. O FCP de Lopetegui não constrói em V na zona central, tentando ganhar o meio-campo e depois explorando as alas. Não. Constrói numa espécie de U bastante largo, no campo todo, investido diretamente pelas alas e, só depois, podendo existir apoios interiores no último terço do terreno. Isto expõe mais a equipa à pressão e é bastante mais difícil de fazer consistentemente, mas também bastante mais eficaz e é por isso que quando o FCP consegue passar essa primeira fase cria sempre bastante perigo.

Exactamente. E é isso que o infinito critica, com razão. Se "construíssem em V", aposto que mesmo assim saíam melhor a jogar do que actualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz-me que aquela m*rda ao lado do "not for run" não é uma sapatilha, por favor. :lol:

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

10639587_962928763722031_5909859284712560515_n.jpg?oh=35fac2b7ad4feca27ddc3f529f948325&oe=54ED2B0B&__gda__=1425521587_8fab42a1ac4713589cbabdd2670daa99

Valha-nos a tradução para espanhol ao lado... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Outro dos males é que normalmente começamos a construir muito atrás. Com espaço os centrais não progridem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

É o meu pc a dar o berro, ou esta escrita foi propositada? :mrgreen:

:medinho: :medinho:

Que escrita é essa? :mrgreen:

Ya, também acho o mesmo.

Nem uma nem outra. É o PC do Hugo a dar o berro. :mrgreen:

Erros de telemóvel.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso crl.

Pá, não vi este jogo e se calhar até pode ter sido muito diferente do que tem sido habitual esta época mas vou dar a minha opinião.

Sim, a saída de jogo é dessa forma. Começa nos centrais que tentam jogar curto para os laterais ou médios. Os médios descaem numa das alas e tentam ou virar jogo com o extremo que está colado à linha na outra ponta do campo ou para o extremo da sua ala. Até aí acho que estamos de acordo mas a seguir já não concordo contigo. Não vejo apoios interiores no último terço. E mesmo que existissem não seriam aproveitados.

Por norma a bola chega ao extremo e é ele que se encarrega de fazer a jogada e servir o ponta de lança ou então tentar marcar. Os médios a partir do momento que exportam a bola para o extremo já deixam de fazer parte da jogada.

Como é normal, jogadores inteligentes como o Brahimi, percebem que por vezes têm de optar por uma tabela com alguém ou ir mais para dentro mas são casos muito mais raros. Curiosamente até são aqueles que criam mais perigo.

Esta forma de jogar é a praia do Quaresma. A bola chega ao pé dele e tem liberdade para fazer o que quiser.

O que eu propunha é que os jogadores não tivessem tão distanciados um dos outros. Que os extremos não fossem encarregues sozinhos de dar rumo à jogada. Que os médios e o ponta de lança entrassem mais na última fase de construção.

A isto juntando o Rúben Neves em vez do Casemiro para iniciar a primeira fase de construção, acho que teríamos mais sucesso. É óbvio que estamos a cumprir os objectivos mas se calhar vai haver uma altura que vamos ter que ser melhores e não vamos conseguir.

Vamos ver. Pode ser que este tenha sido o ponto de viragem.

Mas esses pormenores vão sendo corrigidos. A ideia do Lope tem sido remodelada com o passar do tempo. Por exemplo, o Casemiro agora baixa para o meio dos centrais quando o FCP está a ter mais dificuldades com a pressão alta. No início da época nunca se viu isso.

Nenhuma equipa que saia a jogar com uma linha de 4 bem aberta, um gajo random à frente da linha de 4 e os outros jogadores todos atrás da linha de médios adversária vai conseguir sair a jogar consistentemente. Isto porque os centrais tem basicamente 3 opções de passe curto que vão estar sempre tapadas (lateral, médio defensivo e outro central) Na loucura jogam com o 2º central ou com o redes e mastigam ali até mandar um charuto...

Basta ver quantos jogadores o Guardiola mete na saída de bola. Às vezes mete lá 6 e 7 para sair apoiado. É um princípio básico do futebol e chama-se procurar a superioridade/negar a inferioridade...

Basicamente continuas só a ver um método de construção. O que o Porto faz é colocar superioridade logo no último terço do terreno.

Exactamente. E é isso que o infinito critica, com razão. Se "construíssem em V", aposto que mesmo assim saíam melhor a jogar do que actualmente.

E também iria criar muito menos perigo no ataque. São opções, simplesmente. O VP construía maravilhosamente na primeira fase mas depois não havia espaços nem ocasiões de golo lá na frente.

Editado por joao86

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo só um método de construção, agora... Se não crias superioridade a construir vais acabar por estar sempre a bater nela. E bater nela não é jogar futebol se não o Stoke era campeão todos os anos...

Mas se vocês acham que o Maicon bater nela a cada 5 minutos é que é, por mim tudo bem! Futebol espetáculo crl! Lopes-taka!

Compartilhar este post

Link para o post

Desde quando é que lá por uma equipa ter dificuldades a sair a jogar isso implica logo que não joga piroco?

E não é Lopes-taka, é Lopeteguíaaaaa.

Compartilhar este post

Link para o post

E também iria criar muito menos perigo no ataque. São opções, simplesmente. O VP construía maravilhosamente na primeira fase mas depois não havia espaços nem ocasiões de golo lá na frente.

Porque?

E logo com o plantel que o Porto tem. Tirando no eixo defensivo (e em parte, porque quer), o Lopetegui tem matéria-prima de qualidade em todas as posições para implementar uma filosofia de posse e criar uma excelente equipa. Que seja fortíssima ofensiva, e que, consequentemente, também acabe por ser forte defensivamente. E que saiba sair a jogar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...