Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Cristiano Ronaldo eleito o melhor jogador do século em Portugal

Publicações recomendadas

Outro que podia estar nestas andanças era o Jordão (ou o Gomes) .Não marcaram muitos golos na selecção mas foram jogadores de grande nível

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorava ver o João Pinto jogar, mas nem por sombras entrava naquele 11... E também trocava bem o Baía pelo Bento... E se tirar o Couto permitisse meter mais um médio, metia o Deco.

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado que o Futre só passou a ser mais reconhecido como o jogador fantástico que era desde que voltou a aparecer pelas razões que se sabe. Mas é justíssimo. Para mim é um dos maiores génios da história do futebol português, a par do Figo, do Ronaldo e do Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

e o Damas? 8)

Eu tirava o Pauleta (que ninguém me bata :mrgreen: )

Foi um bom jogador mas não sou especial apreciador do açoriano (falo dele não venha aí o Huguinho pensar outra coisa :medinho: )

x2

Compartilhar este post

Link para o post

antes do Futre está o Chalana, evidentemente.

E o Baía ainda escapa, ganhou tudo enquanto jogador. Faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

e o Damas? 8)

Até fui confirmar a ideia que tinha. Jogou pouco na selecção.

Compartilhar este post

Link para o post

nenhuma equipa que fizessem dos ultimos 100 anos ia agradar a toda a gente mas eu acho que essa ate ta bem feita

Compartilhar este post

Link para o post

E também trocava bem o Baía pelo Bento...

e o Damas? 8)

A esses faltou-lhes um palmarés semelhante ao do Baía.

nenhuma equipa que fizessem dos ultimos 100 anos ia agradar a toda a gente mas eu acho que essa ate ta bem feita

Por acaso, não desgostei da escolha da equipa e até achei que a entrega dos prémios foi bem conseguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não acho que tenha sido mal feita, mas não percebi muito bem se o objetivo era homenagear os jogadores pelos serviços prestados sob a alçada da FPF (como jogar pela seleção), ou de toda a sua carreira. É que se for pela seleção considero o prémio do Ronaldo muito discutível p.e. (ficaria melhor entregue ao Eusébio), no entanto aí aceito perfeitamente a entrada do Pauleta no 11.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

É que se for pela seleção considero o prémio do Ronaldo muito discutível p.e. (ficaria melhor entregue ao Eusébio)

Aí a decisão foi salomónica, entregaram um prémio que nunca mais vai ser entregue, quinas de platina, ao Eusébio e entregaram o melhor do século ao Ronaldo. Assim, ambos ganharam dois prémios relevantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí vem a velha questão de prémios de carreira, se o Eusébio foi o melhor na seleção desde a sua fundação então merecia ficar com os dois. Atenção que isto nem é uma questão que me preocupe, o Ronaldo a nível de seleção também já fez imenso, pode não ter uma taxa de golos por jogo tão grande mas também não é só isso que carateriza a importância de um avançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que isto seja só pela selecção, é pelo conjunto todo. Os jogadores estão sempre a representar o país onde quer que estejam. Se não também não faria sentido entregar o outro prémio ao Mourinho.

Ah, e o Ronaldo só teve mais 1% que o Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post
VARREDOR PRECISA-SE

​A Federação Portuguesa de Futebol celebrou o primeiro centenário com uma gala em que premiou os que, em seu entender, mais se distinguiram. E o em seu entender deve ser sublinhado, porque honrando uma das mais fortes tradições da instituição, o FC Porto, os seus atletas, treinadores ou dirigentes têm para a federação um valor muito abaixo da realidade e do que os desempenhos e resultados demonstram.

Ser juiz em causa própria pode desfocar um pouco a realidade e até por isso nem vamos perder muito tempo por a FPF, certamente por lamentável esquecimento, ter passado ao lado do facto do dirigente mais titulado da história do futebol mundial ser presidente do clube português que mais troféus conquistou, o clube português que mais troféus internacionais trouxe para a federação.

O que nos intriga verdadeiramente é a incompreensível e inaceitável ausência de qualquer referência a José Maria Pedroto. Se há treinador na história do futebol português que não pode ser esquecido é José Maria Pedroto, pela revolução que provocou, pelas barreiras que ajudou a derrubar, mas também por ter sido o primeiro treinador a conquistar um título internacional para a federação, quando em 1961 levou a selecção de juniores ao título europeu.

Quando os prémios são atribuídos com base em votações online todos nós percebemos como tudo o que não é de agora tende a ser esquecido, mas foi a própria federação que fez questão de esclarecer que havia prémios decididos pela Direcção da FPF, pela Comissão Organizadora, pelos Media e até pelo presidente da federação, o que torna tudo ainda mais intrigante.

Mas será que o nosso portismo desfoca assim tanto a realidade e afinal José Maria Pedroto não foi assim tão importante? Respondem Vítor Serpa, director de “A Bola” e Manuel Sérgio, professor universitário, que não são propriamente conhecidos pela simpatia para com o nosso clube: “Pedroto tem razão para além do tempo, é isso que marca a diferença. Nos tempos de hoje seria da dimensão de Mourinho”, disse Vítor Serpa, no final da tertúlia organizada na semana passado pelo ISMAI (Instituto Universitário da Maia), que assinalou os 30 anos da morte de José Maria Pedroto. “Pedroto e Pinto da Costa fizeram a maior revolução que alguma vez assisti, não no futebol português, mas no desporto nacional”, afirmou Manuel Sérgio.

Que fique registado para memória futura, um século de hostilidade da federação e dos seus dirigentes não impediu o FC Porto de ser o clube português com mais troféus e, de longe, o clube português com mais troféus internacionais. Desde José Maria Pedroto que os adeptos do FC Porto sabem bem que é assim e que assim continuará a ser, mas todos nós permaneceremos vigilantes e prontos para denunciar estes branqueamentos da história. Ou como dizia um dos premiados, “é preciso varrer a porcaria que há na federação”.

@FCPorto.pt

Comunicado do FCP relativamente aos prémios entregues no centenário da FPF. Destaco esta parte:

Que fique registado para memória futura, um século de hostilidade da federação e dos seus dirigentes não impediu o FC Porto de ser o clube português com mais troféus e, de longe, o clube português com mais troféus internacionais.

Já tinha saudades de ver este tipo de declarações que apelam, simultaneamente, à unidade e espírito de guerra (não se leia isto literalmente) por parte do Porto.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

No meio de tanto prémio podiam ter atribuído um de "melhor presidente do século".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não acho que tenha sido mal feita, mas não percebi muito bem se o objetivo era homenagear os jogadores pelos serviços prestados sob a alçada da FPF (como jogar pela seleção), ou de toda a sua carreira. É que se for pela seleção considero o prémio do Ronaldo muito discutível p.e. (ficaria melhor entregue ao Eusébio), no entanto aí aceito perfeitamente a entrada do Pauleta no 11.

Desde quando o Eusebio fez mais na seleção que o Ronaldo pa?

eusebio: meia final de mundial

ROnaldo: meia final de mundial + final de europeu + outras coisas

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post

A prestação do Eusébio em 66 suplanta qualquer registo individual na selecção, por parte do Ronaldo.

Mas gostei da atribuição de marcas colectivas ao Ronaldo.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu gosto mais é das análises (algumas quase filosóficas) que se fazem sobre uma votação on-line.

Melhor do que as análises só mesmo a ideia de eleger a "Equipa do Século" numa votação on-line em que mais de 90% dos votantes só presenciou os últimos 20 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...