Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marlo Stanfield

[Debate] A Propina nas Universidades Portuguesas

A Propina nas Universidades Portuguesas  

85 votos

1. 1. Concorda ou discorda das propinas?

• Concordo
      14
    • Discordo
      33
    • Concordo, mas discordo do modelo actual
      38

Publicações recomendadas

Eu dou o meu exemplo...

Gostaria de ir tirar uma licenciatura e assim investir na minha escolarização, até porque tenho um 12ºano que foi feito através de um curso profissional (a pior escolha da minha vida até agora pois esse curso deu-me apenas a equivalencia ao 12º e uma profissao que na qual nao consigo arranjar trabalho, ainda por cima nem foi necessario fazer os exames nacionais e sinto que nem sequer tenho capacidade para os fazer pois a materia que nos foi leccionada nesses 3 anos andam longe daquelas que sao leccionadas no ensino dito "normal")

Ora posto isto, sem exames nacionais feitos, a minha unica hipotese seria o concurso para maiores de 23. Tenho 23 neste momento e estou a considerar tentar a sorte, mas não está fácil por causa dos aspectos financeiros. As universidades que vi ate ao momento, para além de propinas nas casas dos valores que já falaram aí, obrigam a fazer um exame de matemática para os concorrentes maiores de 23. Ora, tive a dar uma olhada e não percebo nepia daquilo, aliás, posso afirmar que nunca dei alguma daquela matéria, mesmo sendo um exame que nem sequer tem nada a ver com o exame de matematica do final do 12º ano.

Sinto-me num beco sem saída e sem saber o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

lá o ensino é diferente.

Até porque podes pagar bem menos para ires a uma Community college.

Eu não gosto do modelo do USA no que toca a educação... posso estar enganado mas acho que quem vai para esse tipo de ensino. não tem as mesmas oportunidades no mercado de trabalho do que aqueles que pagam balurdios

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dou o meu exemplo...

Gostaria de ir tirar uma licenciatura e assim investir na minha escolarização, até porque tenho um 12ºano que foi feito através de um curso profissional (a pior escolha da minha vida até agora pois esse curso deu-me apenas a equivalencia ao 12º e uma profissao que na qual nao consigo arranjar trabalho, ainda por cima nem foi necessario fazer os exames nacionais e sinto que nem sequer tenho capacidade para os fazer pois a materia que nos foi leccionada nesses 3 anos andam longe daquelas que sao leccionadas no ensino dito "normal")

Ora posto isto, sem exames nacionais feitos, a minha unica hipotese seria o concurso para maiores de 23. Tenho 23 neste momento e estou a considerar tentar a sorte, mas não está fácil por causa dos aspectos financeiros. As universidades que vi ate ao momento, para além de propinas nas casas dos valores que já falaram aí, obrigam a fazer um exame de matemática para os concorrentes maiores de 23. Ora, tive a dar uma olhada e não percebo nepia daquilo, aliás, posso afirmar que nunca dei alguma daquela matéria, mesmo sendo um exame que nem sequer tem nada a ver com o exame de matematica do final do 12º ano.

Como tu existem milhares... tens direito a bolsa?

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmo tudo só discordo nestes pontos:

Os af 1,2,3 e 4 ja deviam ter sido renovados, há um que ate tem bolor no teto.

A cantina era uma bosta pegada! agr que mudou a empresa dizem que esta melhor (ainda não fui la desde a mudança).

Quanto as propinas ja foi pior. Quando entrei eram pagas em 3 prestações, julgo que foi à 2 anos que alteraram isso. E a cena das bolsas so começou este ano infelizmente.

Quando ao corpo docente confirmo grande parte deles são muito porreiros, principalmente os do departamento de matemática. E no mestrado dada a proximidade aluno professor acaba-se por haver um maior ajuste do professor à turma.

Isso das propinas a 4 prestações foi mesmo novidade deste ano. E a sério que isso das bolsas só começou este ano? 8-[ Lembro-me de ter lido sobre isso no 1º ano LOL

Compartilhar este post

Link para o post

E a informatização do ensino? Porque é que um professor há de repetir vezes e vezes sem conta a mesma matéria em vez de o fazer uma vez e gravar?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso das propinas a 4 prestações foi mesmo novidade deste ano. E a sério que isso das bolsas só começou este ano? eusa_shifty.gif Lembro-me de ter lido sobre isso no 1º ano LOL

Bold: este é o meu quarto ano lá, e no primeiro foi pago a 3 prestações, nos dois anos seguinte anunciavam pagamento em 3 prestações mas chegava a novembro e alteravam para quatro. Este ano deve ter sido o ano em que assumiram as 4 logo desde o inicio.

O programa das bolsa para tds os alunos com média igual ou superior a 16 so começou este ano. Antes o que havia era prémios para o melhor aluno de cada curso a entrar no iseg e para os dez alunos que entravam com melhor média.

Ja agr tas a tirar o que?

E a informatização do ensino? Porque é que um professor há de repetir vezes e vezes sem conta a mesma matéria em vez de o fazer uma vez e gravar?

Na minha otica diminuiria em grande escala a qualidade das aulas.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post

Tens uma pessoa aqui que queria frequentar a universidade e não o faz por causa do custo. Achas que ele não merece estudar?

Ganho pouco mais que ele, pago as propinas, casa e ainda como fora 4-5 vezes por semana porque o dia só tem 24h. Nisso tudo, ainda me sobra dinheiro todos os meses (excepto dezembro vá). Custa-me um bocado a crer.

Assumindo que ele tava a falar "limpos".

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dou o meu exemplo...

Espreita os CET's. Dão acesso a uma licenciatura sem teres de fazer exames.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha otica diminuiria em grande escala a qualidade das aulas.

Porquê? Além de poderes ter uma aula quando quiseres, ao mesmo tempo que dava para cortar no horário dos professores também dava para aumentar e muito o tempo que eles têm para te tirar dúvidas individualmente. Além disso seria sempre o "melhor" professor" a dar a aula. Há professores que por muito bons que sejam na área não se conseguem fazer expressar da melhor maneira e outros que passam imenso tempo a divagar.

Ganho pouco mais que ele, pago as propinas, casa e ainda como fora 4-5 vezes por semana porque o dia só tem 24h. Nisso tudo, ainda me sobra dinheiro todos os meses (excepto dezembro vá). Custa-me um bocado a crer.

Assumindo que ele tava a falar "limpos".

Achas que não há quem trabalhe e não estude por motivos económicos?

Compartilhar este post

Link para o post

Exclusivamente económicos? Certamente que há mas não são assim tantos como querem fazer parecer. Se essa minoria devia poder estudar? Sim mas as bolsas deviam servir para isso e também considerar a saída de cada curso. Não faz sentido dar uma bolsa num curso que tem 99% de probabilidade de ir para o desemprego, a menos que seja alguém muito muito bom.

Digo já também que descontava com muito mais vontade se fosse mais aplicado em educação e especialização de mão-de-obra e menos na malta das ford transit, bmw e carrinhas mercedes.

E convençam-se de uma coisa: trabalhar + estudar = vida de sacrifícios. Aí, não há volta a dar.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tentei fazer parecer que haja muito gente nessa situação. Os que tiverem são mais do que os que deviam estar.

Nós como sociedade já pagamos o custo para estarem x alunos na universidade, portanto há dinheiro para esses x alunos estudarem. É preciso é arranjar maneiras de que esses x alunos sejam efectivamente os que mais merecerem lá estar e não os têm mais dinheiro.

Quem é que discorda disto?

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca pensei que aí 80% das pessoas do CMPT fossem filhos dos papás ou tivessem nascido com o cú virado para a lua!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tentei fazer parecer que haja muito gente nessa situação. Os que tiverem são mais do que os que deviam estar.

Nós como sociedade já pagamos o custo para estarem x alunos na universidade, portanto há dinheiro para esses x alunos estudarem. É preciso é arranjar maneiras de que esses x alunos sejam efectivamente os que mais merecerem lá estar e não os têm mais dinheiro.

Quem é que discorda disto?

Não é bem "os que têm mais dinheiro", os que têm (pais com) dinheiro suficiente para poder estudar, isso sim. Da forma como falas parece que quem é rico pode ir pa medicina em detrimento de quem tem média para isso. Se te estavas a referir a privadas, não interpretei dessa forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora Abraxas, que achas deste período intermédio? 5 estrelas não é? Por acaso deu-me jeito que preciso de descanso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem "os que têm mais dinheiro", os que têm (pais com) dinheiro suficiente para poder estudar, isso sim. Da forma como falas parece que quem é rico pode ir pa medicina em detrimento de quem tem média para isso. Se te estavas a referir a privadas, não interpretei dessa forma.

Tens razão que dei a entender isso. Devia ter dito os que têm dinheiro suficiente para lá estar em vez de os que têm mais dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto do modelo do USA no que toca a educação... posso estar enganado mas acho que quem vai para esse tipo de ensino. não tem as mesmas oportunidades no mercado de trabalho do que aqueles que pagam balurdios

Até posso estar a mentir, mas tenho ideia que nessas universidades mais conhecidas e prestigiadas, se fores mesmo bom, tens o ensino gratuito e mesmo aqueles que pagam os balúrdios não são cepos nenhuns e tiveram de estudar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Além de poderes ter uma aula quando quiseres, ao mesmo tempo que dava para cortar no horário dos professores também dava para aumentar e muito o tempo que eles têm para te tirar dúvidas individualmente. Além disso seria sempre o "melhor" professor" a dar a aula. Há professores que por muito bons que sejam na área não se conseguem fazer expressar da melhor maneira e outros que passam imenso tempo a divagar.

Porque os bons professores (dos que eu tive) adaptam-se às turmas, isto é, consoante o ritmo e a interacção que têm com os alunos. Para além de que durante a exposição das matérias tiram se duvidas que podem ser importantes para perceber o raciocino da coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque os bons professores (dos que eu tive) adaptam-se às turmas, isto é, consoante o ritmo e a interacção que têm com os alunos. Para além de que durante a exposição das matérias tiram se duvidas que podem ser importantes para perceber o raciocino da coisa.

Pode perfeitamente estar um professor na sala a fazer o trabalho que faria num gabinete e pausar a apresentação para tirar dúvidas quando necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode perfeitamente estar um professor na sala a fazer o trabalho que faria num gabinete e pausar a apresentação para tirar dúvidas quando necessário.

Se vai estar la na sala porque é que não aproveita e dá a aula? é que essa hora tem de ser paga certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai estar la na sala porque é que não aproveita e dá a aula? é que essa hora tem de ser paga certo?

Porque o trabalho que os professores fazem para a universidade fora da sala também tem de ser pago? Se o fizerem dentro da sala poupam dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o trabalho que os professores fazem para a universidade fora da sala também tem de ser pago? Se o fizerem dentro da sala poupam dinheiro.

Ou seja eles tem de tirar as duvidas durante as aulas e ao mesmo tempo fazer o trabalho que fazem fora da sala de aula?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja eles tem de tirar as duvidas durante as aulas e ao mesmo tempo fazer o trabalho que fazem fora da sala de aula?

Ao mesmo tempo não, mas durante a mesma aula pode. Tu quando queres tirar uma dúvida tens de esperar que o professor acabe o raciocínio que está a faer e pode demorar algum tempo ainda. Não vejo o problema de ter segmentos de vídeo de 15 min e depois haver 5 ou mais minutos para responder a dúvidas se necessário.

Além de que se houvesse um maior esforço para informatizar os materiais lectivos podias também ter "faqs" a responder às dúvidas mais sistemáticas que surgem a cada matéria.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao mesmo tempo não, mas durante a mesma aula pode. Tu quando queres tirar uma dúvida tens de esperar que o professor acabe o raciocínio que está a faer e pode demorar algum tempo ainda. Não vejo o problema de ter segmentos de vídeo de 15 min e depois haver 5 ou mais minutos para responder a dúvidas se necessário.

Além de que se houvesse um maior esforço para informatizar os materiais lectivos podias também ter "faqs" a responder às dúvidas mais sistemáticas que surgem a cada matéria.

Na minha visão isso não é pratico, alias nem vejo benefícios para a qualidade do ensino, mas é uma opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é benéfico para a qualidade do ensino teres todas as aulas disponíveis na Internet?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é benéfico para a qualidade do ensino teres todas as aulas disponíveis na Internet?

Eu enquanto aluno prefiro as aulas "normais". E se tivessem disponíveis on-line certamente não as trocaria pelas aulas presenciais.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...