Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marlo Stanfield

[Debate] A Propina nas Universidades Portuguesas

A Propina nas Universidades Portuguesas  

85 votos

1. 1. Concorda ou discorda das propinas?

• Concordo
      14
    • Discordo
      33
    • Concordo, mas discordo do modelo actual
      38

Publicações recomendadas

Se, neste momento, as universidades públicas deixassem de contar com o valor das propinas, o Ensino Superior público acabava em Portugal.

A situação é bastante grave. Faz falta algum investimento no setor educativo para que este possa dar maiores frutos financeiros no futuro.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Tens uma pessoa aqui que queria frequentar a universidade e não o faz por causa do custo. Achas que ele não merece estudar?

duas

Compartilhar este post

Link para o post

Tens uma pessoa aqui que queria frequentar a universidade e não o faz por causa do custo. Achas que ele não merece estudar?

Eu tb quero frequentar um mestrado fora do país ou fazer um MBA e não o faço por causa do custo.

Ando a amealhar e um dia se tudo correr bem posso fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler os vossos testemunhos, principalmente esse da ESHTE, concluo que a UA é uma Sra. Universidade:

Biblioteca - enorme e com razoáveis recursos tecnológicos/bibliográficos.

Salas de aula (falando do meu departamento) - razoáveis, embora um pouco antigas, já que o meu dept. foi o primeiro ou segundo a ser construído, há 40 anos.

Serviços académicos - fora o período Setembro/Outubro onde a adesão é caótica, funciona maravilhosamente e, salvo um ou dois casos, o staff é bastante acessível e esclarecedor.

O preço das propinas acaba por ser o normal no que concerna a universidades públicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que haja salas de aulas piores que grande parte das da FEP... não dá para esticar as pernas porque não há espaço e cada fila tem 1 muro de cimento que representa o início da fila da frente... o idiota que teve aquela ideia de construção dos lugares é o maior retardado da história...

A única 1ª fila que dá para estar bem sentado é a 1ª . Todas as outras atrás vão-se deparando com 1 "muro" de cimento.. além que os apoios para escrever (os que funcionam) são uma comédia.

1462947_703309669688233_1734399253_n.jpg?oh=ecb4a583811eaa04790c3784f3836c64&oe=555C11A5&__gda__=1433035811_106b72316ecda4527e8f9de205bb2203

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que haja salas de aulas piores que grande parte das da FEP... não dá para esticar as pernas porque não há espaço e cada fila tem 1 muro de cimento que representa o início da fila da frente... o idiota que teve aquela ideia de construção dos lugares é o maior retardado da história...

A única 1ª fila que dá para estar bem sentado é a 1ª . Todas as outras atrás vão-se deparando com 1 "muro" de cimento.. além que os apoios para escrever (os que funcionam) são uma comédia.

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/1462947_703309669688233_1734399253_n.jpg?oh=ecb4a583811eaa04790c3784f3836c64&oe=555C11A5&__gda__=1433035811_106b72316ecda4527e8f9de205bb2203

Na de belas-artes tens turmas em que os alunos ficam a ouvir a aula cá fora no corredor com a porta aberta porque as salas são pequenas demais para que caibam lá todos. Não estou a gozar e isto não é pontual, é literalmente todos os dias e são sempre aos 10 lá fora agarrados ao pc e as mesas (lá dentro da sala de aula) de 2 pessoas com 3 + o pessoal sentado no chão.

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Na FLUP também não se paga as folhas. E há espaço para esticar as pernas. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb quero frequentar um mestrado fora do país ou fazer um MBA e não o faço por causa do custo.

Ando a amealhar e um dia se tudo correr bem posso fazê-lo.

Força nisso.

Sem licenciatura ele nem deve ter segurança nenhuma num emprego de 500 paus/mês que mal dá para sobreviver, quanto mais poupar para um curso. Se achas isso justo...

Eu não vejo porque é que hás de limitar a entrada nas universidades directamente por factores monetários em vez de apenas por notas. Por meritocracia não é...

Compartilhar este post

Link para o post

ahahah nunca mudes ESHTE

melhor faculdade de Turismo em Portugal e 3ª melhor da Europa they say :lol:

Tiveste algum professor chamado Ricardo Ambrósio?

Compartilhar este post

Link para o post

Força nisso.

Sem licenciatura ele nem deve ter segurança nenhuma num emprego de 500 paus/mês que mal dá para sobreviver, quanto mais poupar para um curso. Se achas isso justo...

Eu não vejo porque é que hás de limitar a entrada nas universidades directamente por factores monetários em vez de apenas por notas. Por meritocracia não é...

Isso é tudo muito bonito de se dizer e pensar.

Agora a parte que interessa: na realidade em que nos encontramos, como é que se estrutura e financia um sistema desses?

Compartilhar este post

Link para o post

as públicas são gratuitas e têm credibilidade <0? Onde é que foste buscar isso?

Não sei se são gratuitas, mas são de muito menor custo. Quanto à credibilidade, as melhores e mais conceituadas universidades dos Estados Unidos são todas privadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na de belas-artes tens turmas em que os alunos ficam a ouvir a aula cá fora no corredor com a porta aberta porque as salas são pequenas demais para que caibam lá todos. Não estou a gozar e isto não é pontual, é literalmente todos os dias e são sempre aos 10 lá fora agarrados ao pc e as mesas (lá dentro da sala de aula) de 2 pessoas com 3 + o pessoal sentado no chão.

tive uma cadeira este semestre em que haviam aulas que os ultimos a chegar já não entravam pq até as escadas já estavam ocupadas, nós fomos falar com o prof para ver se abria mais turmas ou então mudavamos de sala e ele disse que não havia problema porque depois do primeiro teste metade já tavam chumbados

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que me incomoda realmente na Universidade do Minho é o horário de funcionamento da biblioteca. Em época de exames, é complicadíssimo arranjar um lugar, porque para além da biblioteca em si não ser grande (tem três andares), o piso de cima fecha às 20h, o do meio à meia noite e só o piso de baixo está aberto 24/7.

Já a ECS tem a biblioteca aberta 24/7 e só os estudantes de Medicina é que podem ir para lá... :roll:

Quanto a isso de pagar folhas de teste... Ridículo :lol:

Cá dão-nos folhas de teste e folhas de rascunho.

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post

pagar mil euros para tirar um curso na Ualg que tem sistemas amadores, estruturas arcaicas, um site complemente absurdo (pelo menos na minha altura), um par de chouriços a ensinar zero...entre outras coisas: é vergonhoso.

já para não falar em condições da treta, a segurança ser uma palhaçada e escandalosamente merdosa, o sistema de ensino é uma treta pegada, há desorganização sobre acessos e estacionamento...epá, 1000€ por aquilo é muito mau. Não é por nada que a Ualg anda vazia agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Tiveste algum professor chamado Ricardo Ambrósio?

Conheço quem tenha. Porquê?

EDIT: Afinal chama-se Vitor Ambrósio.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho razão de queixa da minha. Salas porreiras (tirando o AF 1 e 2 se não me engano, que são apertadíssimos) e nunca se encontram cheias, só quando há malta que resolve ir às aulas de outro turno.

Biblioteca porreira, se calhar só peca na falta de mesas porque em alturas de mais gente nunca se arranja um lugar (mas depois para isso também são oferecidas as salas de estudo). Cantina ok, sala de computadores fixe, cenas oferecidas também (tipo window 8.1, office e cenas assim, mais uma porradona de projectos em que podes participar), professores porreiros na sua maioria (aquele mito de "na Universidade é que vais ver!!!" em relação aos professores, pela minha experiência, é um bocado treta) e serviços também minimamente funcionais e eficientes (eu pelo menos nnc tive problemas).

As propinas são um bocado puxadas (à volta de 1200€) e eles são bem rigídos quanto a falhas nos pagamentos, mas no global estou satisfeito. E, sem certezas, mas acho que a malta com média superior a 16 não paga propinas, ou paga menos.

Edit: No ISEG, btw.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Quem acha que 1000 euros é pouco de propinas só porque na america paga-se balurdios, não deve viver no mesmo pais que eu.

Porque vivo num país onde somos um dos que pagamos mais de luz,agua,gas em relação a outros da UE.

Vivo num país que,basta viver a mais de 30 km da faculdade que ja pago 100 euros ou mais de passe.

Num país que dao bolsa a quem não precisa, e não são poucos os casos, só na minha antiga turma tinha 4 bacanos com brutos carros e ainda se riam porque não pagavam propinas.

Juntando a isto, somos dos paises da UE que tem dos ordenados mais baixos lol. É impossivel para um cidadão normal, com ordenados "normais" dos pais, andar na faculdade. Falo com razão de causa, andei na nova de lisboa(campo pequeno) e tive que deixar a faculdade por condiçoes financeiras e trabalhava ao mesmo tempo. Se os teus pais não te ajudam com os custos, não so de propinas mas tambem com transportes, alimentação e.t.c é impossivel

Foi um dos dias mais tristes da minha vida

Compartilhar este post

Link para o post

Agora a parte que interessa: na realidade em que nos encontramos, como é que se estrutura e financia um sistema desses?

Porque que um prof de faculdade publica tem que receber quase 5 mil ao mes num pais onde o ordenado minimo é 500? Tudo bem que é um profissão que merece credebilidade e tem que ser bem pagos, mas acho que por causa desses exageros, pagas estas propinas

Compartilhar este post

Link para o post

As universidades já existem, o dinheiro também. É uma questão de o estado cobrar os 1000€ antes de eles chegarem a quem os consegue pagar e abolir as propinas. Tem é de se limitar o número de vagas.

Não vou dar ideias mais concretas, porque já fizeste o setup para dizeres que é irrealista. :mrgreen:

Pergunto antes se não tens identificas problemas na forma como Portugal é governado e se não tens ideias que achas que podiam aumentar receitas ou diminuir despesas?

Compartilhar este post

Link para o post

O ensino Português está a ficar cada vez mais podre porque assenta numa base antiquada e mal desenvolvida que com o passar dos anos vai apodrecendo... há uma renovação aqui, outra acolá, mas falta evoluir muito. Quer em termos de acesso ao ensino por parte de quem quer, como em instalações e metodologias... porque em grande parte das salas deste país não há espaço para debate de ideias e novas teorias... dá-se o que está nos livros e pronto. Acredito que todas as cadeiras se podem tornar interessantes... cabe aos docentes saber tornar a mesma interessante, nem que para isso se tivesse que divagar mais nas aulas para não serem tão concentradas de matéria e haver espaço para debate e assuntos mais práticos da matéria... felizmente já apanhei no mínimo 3 professores que conseguiam fazer isso... que foi o Couto Viana, o Augusto Santos Silva e o Rui Silva (do pedagógico)... mas é uma minoria.

O € das propinas é o que ajuda as Universidades neste momento... fazendo as contas por alto a 200 mil alunos de licenciaturas, seriam 200M€. É complicado elas abdicarem de um valor assim, alguém teria que pagar. Há países em que o Estado paga metade e as câmaras financiam com a outra parte...

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho razão de queixa da minha. Salas porreiras (tirando o AF 1 e 2 se não me engano, que são apertadíssimos) e nunca se encontram cheias, só quando há malta que resolve ir às aulas de outro turno.

Biblioteca porreira, se calhar só peca na falta de mesas porque em alturas de mais gente nunca se arranja um lugar (mas depois para isso também são oferecidas as salas de estudo). Cantina ok, sala de computadores fixe, cenas oferecidas também (tipo window 8.1, office e cenas assim, mais uma porradona de projectos em que podes participar), professores porreiros na sua maioria (aquele mito de "na Universidade é que vais ver!!!" em relação aos professores, pela minha experiência, é um bocado treta) e serviços também minimamente funcionais e eficientes (eu pelo menos nnc tive problemas).

As propinas são um bocado puxadas (à volta de 1200€) e eles são bem rigídos quanto a falhas nos pagamentos, mas no global estou satisfeito. E, sem certezas, mas acho que a malta com média superior a 16 não paga propinas, ou paga menos.

Edit: No ISEG, btw.

Confirmo tudo só discordo nestes pontos:

Os af 1,2,3 e 4 ja deviam ter sido renovados, há um que ate tem bolor no teto.

A cantina era uma bosta pegada! agr que mudou a empresa dizem que esta melhor (ainda não fui la desde a mudança).

Quanto as propinas ja foi pior. Quando entrei eram pagas em 3 prestações, julgo que foi à 2 anos que alteraram isso. E a cena das bolsas so começou este ano infelizmente.

Quando ao corpo docente confirmo grande parte deles são muito porreiros, principalmente os do departamento de matemática. E no mestrado dada a proximidade aluno professor acaba-se por haver um maior ajuste do professor à turma.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque que um prof de faculdade publica tem que receber quase 5 mil ao mes num pais onde o ordenado minimo é 500? Tudo bem que é um profissão que merece credebilidade e tem que ser bem pagos, mas acho que por causa desses exageros, pagas estas propinas

se não pagasses esses montantes a professores que têm currículos brutais eles nunca na p*ta da vida davam lá aulas porque podiam simplesmente ser mais bem pagos a trabalhar numa empresa qualquer. compreendo a tua revolta, sou tendencialmente contra a existência de propinas e é triste que te tenha acontecido o que aconteceu, mas a verdade é que se não forem bem pagos simplesmente não dão aulas e prejudicas a qualidade do ensino superior em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem acha que 1000 euros é pouco de propinas só porque na america paga-se balurdios, não deve viver no mesmo pais que eu.

lá o ensino é diferente.

Até porque podes pagar bem menos para ires a uma Community college.

Compartilhar este post

Link para o post

se não pagasses esses montantes a professores que têm currículos brutais eles nunca na p*ta da vida davam lá aulas porque podiam simplesmente ser mais bem pagos a trabalhar numa empresa qualquer. compreendo a tua revolta, sou tendencialmente contra a existência de propinas e é triste que te tenha acontecido o que aconteceu, mas a verdade é que se não forem bem pagos simplesmente não dão aulas e prejudicas a qualidade do ensino superior em Portugal.

Aliás, boa parte dos professores têm trabalhos fora da Faculdade. Mais do que um alguns... pelo menos na nossa Faculdade. E o salário dos professores não me parece problemático sequer, é justo... o maior problema da nossa faculdade a meu ver é mesmo as condições que não acompanharam a evolução dos séculos... ninguém diz que é preciso mandar a estrutura abaixo (que até é porreira)... mas fds... um gajo apanha 3 aulas seguidas numa 111 ou 115 ou 113 e chega à 2º já não há maneira de um gajo estar sentado de forma confortável naquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, boa parte dos professores têm trabalhos fora da Faculdade. Mais do que um alguns... pelo menos na nossa Faculdade. E o salário dos professores não me parece problemático sequer, é justo... o maior problema da nossa faculdade a meu ver é mesmo as condições que não acompanharam a evolução dos séculos... ninguém diz que é preciso mandar a estrutura abaixo (que até é porreira)... mas fds... um gajo apanha 3 aulas seguidas numa 111 ou 115 ou 113 e chega à 2º já não há maneira de um gajo estar sentado de forma confortável naquilo.

Concordo que as condiçoes devem ser melhoradas... mas porra, antes de descutir as condiçoes das faculdades, temos é que descutir as condiçoes financeiras de mais metade da população portuguesa, porque estatisticamente, esta comprovado que tem existido um abandono as faculdades por causa da questão económica. Numa altura de crise, o que que se faz? aumenta-se as propinas, corta-se nas bolsas... e os gulosos, aqueles que sabem bem aldrabar as condiçoes de acesso as bolsas, esses continuam a mamar sem terem necessidade.

Isto sim tem que ser discutido, o mais depressa possivel. Se não querem reduzir o custo das propinas (já não falo serem de borla), então tem que resolver rapidamente a questão das bolsas, porque o atual modelo é irrialista no pais que vivemos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...