Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marlo Stanfield

[Debate] A Propina nas Universidades Portuguesas

A Propina nas Universidades Portuguesas  

85 votos

1. 1. Concorda ou discorda das propinas?

• Concordo
      14
    • Discordo
      33
    • Concordo, mas discordo do modelo actual
      38

Publicações recomendadas

Não é bem relativo ao que se passa cá mas fico um bocado assustado com os preços que são praticados nos EUA e as dividas que muitos dos que lá andaram a fazer cursos contraem e que ficam anos e anos a pagar.

Para quem ainda não viu:

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Na fct é 50 centimos uma folha de teste f*da-se. Acho que baixou recentemente mas já fiz as matemáticas há uns anos e nas restantes não é preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Está-se a trazer as propinas dos EUA para a discussão porquê?

Editado por Grilo06

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na utad pago tanta propina como pagava na FEUP e as condições sao 1000x piores

Até na escola secundária se estuda melhor.

Ah é salvo erro agora os alunos vão precisar de pagar por folhas de teste ... :lol: (isto na utad)

Tao mas isso alguma vez foi dado? Na minha (NOVA) foi sempre pago, e tinhas especificas para as matemáticas e para as físicas. E custavam 0.5€ cada molho (10 folhas incluindo a capa lol).

Na fct é 50 centimos uma folha de teste f*da-se. Acho que baixou recentemente mas já fiz as matemáticas há uns anos e nas restantes não é preciso.

Não baixou nada, a Duplix está é a fazer promoção porque a outra loja nova que abriu começou a vender mais barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Está-se a trazer as propinas dos EUA para a discussão porquê?

Porque o tópico é sobre pasteis de bacalhau com arroz de tomate.

Compartilhar este post

Link para o post

tb andas na FLUL? LOL

curso? se nao houver problema em perguntar ;)

História, 1ºano

Compartilhar este post

Link para o post

A mim falaram-me no outro dia de um país no qual os alunos a partir de certa fase do ciclo ou do secundário até obtiam rendimentos monetários por se encontrarem a estudar. Não sei se é verídico mas a ser quase de certeza que será num país nórdico e gostaria de saber se alguém sabe de algo sobre o assunto.

Tenho ideia que é a Suécia, mas não juro.

Compartilhar este post

Link para o post

0.08 por cada folha de teste e afins, tão bom que era.

1,5€ por um bloco de 5 que até andas de lado :lol:

Estou no Estoril, e pessoal daqui que anda/andou lá sabe bem as condições de que vou falar, a pagar 1100 e qualquer coisa por ano por uma faculdade que tem tantas condições como uma secundária de um bairro social manhoso. Organização, nem vê-la, aqueles Serviços Académicos parecem ser dirigidos por alguém sem ponta de organização/responsabilidade/entendimento no que está a fazer. As condições do edifício deixam a desejar. Tem espaço, sim. Mas mal aproveitado. O esqueleto está a ir abaixo e em pouco mais de um ano e meio que lá estou já vi tectos (falsos) a cair em plena aula (não atingindo o professor por sorte) o bar a transformar-se num pequeno lago cada vez que chove com mais intensidade (o que até já provocou estragos num portátil (que eu saiba) de um amigo meu e em trabalhos académicos). As cozinhas, do pouco que vi, estão a ficar obsoletas, não existe nenhum update, a biblioteca parece-me pequena para as temáticas que se ensinam e podia continuar.

Sobre os professores, safam-se poucos. Até agora, só gostei verdadeiramente de dois. Um deles já lá nem está, reformou-se. A outra, graças aos céus, continua a dar aulas e é a única que consegue produzir um discurso coerente e interessante e que agarra os alunos a ouvi-la. O resto é um poço de devaneios, contradizem-se uns aos outros, não se entendem, não falam uns com os outros, nada. E o pior é que já apanhei duas vezes uma professora a dar a informação errada. A última então foi gritante. Afirmou que o Penso, logo existo, foi dito por... Freud! Incrível.

Quanto aos preços das coisas, ridiculamente altas e abusivas. Até para bocejar qualquer dia pago. Exames em épocas de recurso? 5€ cada um. Revisão de exame? 30€ A melhoria tenho ideia de serem 15€, mas sem certeza. O bar, como não é explorado pela faculdade, tem preços altos e qualidade baixa. Lá meteram umas selling machines este ano que salva um bocado a coisa mas longe de ser algo de jeito. Continua a faltar uma coisa de tão óbvia que se torna ridícula que é um Multibanco. O mais próximo fica numa bomba de gasolina, a 5 minutos a pé sendo a volta a subir. Não existe uma actualmente porque assaltaram a antiga. Com a responsabilidade de quem gere aquilo, não me admirava que tivessem deixado a chave do "depósito" ainda na fechadura da máquina.

O custo de vida para mim não deixa de ser puxado. 100 e poucos euros por mês + gasolina (dividida por uns quantos que moram aqui ao pé) ou passe de 70€ + almoços (que passam pelo Cascais Shopping ali ao pé, pago um pouco mais mas como mil vezes melhor).

Posto isto, sim. Considero que pago bem mais do que aquilo que devia. Safa muito ser um curso que quero verdadeiramente portanto tenho que me sujeitar ao que existe em Portugal já que não tenho condições para ir para fora, neste momento.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Acho o custo das propinas adequado.

Tens uma pessoa aqui que queria frequentar a universidade e não o faz por causa do custo. Achas que ele não merece estudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Tao mas isso alguma vez foi dado? Na minha (NOVA) foi sempre pago, e tinhas especificas para as matemáticas e para as físicas. E custavam 0.5€ cada molho (10 folhas incluindo a capa lol).

foi

Compartilhar este post

Link para o post

Na faculdade (estudo na FCTUC) nunca paguei por folhas. Mas no secundário pagava (e até acho que já pagava quando andava no 3º ciclio...)

Claro que gostaria que as propinas fossem mais baixas, mas na generalidade estou contente com o que pago e com o que me é oferecido. Tudo isto envolve custos e as coisas não se pagam sozinhas. Não podemos obrigar quem ja está com a corda ao pescoço a ainda ter que pagar mais para outros estudarem. Acho que é um investimento pessoal que todos têm que tentar fazer o esforço. Talvez um dia tenhamos um país mais forte e onde seja mais fácil para todos estudarem.

Compartilhar este post

Link para o post

0.08 por cada folha de teste e afins, tão bom que era.

1,5€ por um bloco de 5 que até andas de lado :lol:

Estou no Estoril, e pessoal daqui que anda/andou lá sabe bem as condições de que vou falar, a pagar 1100 e qualquer coisa por ano por uma faculdade que tem tantas condições como uma secundária de um bairro social manhoso. Organização, nem vê-la, aqueles Serviços Académicos parecem ser dirigidos por alguém sem ponta de organização/responsabilidade/entendimento no que está a fazer. As condições do edifício deixam a desejar. Tem espaço, sim. Mas mal aproveitado. O esqueleto está a ir abaixo e em pouco mais de um ano e meio que lá estou já vi tectos (falsos) a cair em plena aula (não atingindo o professor por sorte) o bar a transformar-se num pequeno lago cada vez que chove com mais intensidade (o que até já provocou estragos num portátil (que eu saiba) de um amigo meu e em trabalhos académicos). As cozinhas, do pouco que vi, estão a ficar obsoletas, não existe nenhum update, a biblioteca parece-me pequena para as temáticas que se ensinam e podia continuar.

Sobre os professores, safam-se poucos. Até agora, só gostei verdadeiramente de dois. Um deles já lá nem está, reformou-se. A outra, graças aos céus, continua a dar aulas e é a única que consegue produzir um discurso coerente e interessante e que agarra os alunos a ouvi-la. O resto é um poço de devaneios, contradizem-se uns aos outros, não se entendem, não falam uns com os outros, nada. E o pior é que já apanhei duas vezes uma professora a dar a informação errada. A última então foi gritante. Afirmou que o Penso, logo existo, foi dito por... Freud! Incrível.

Quanto aos preços das coisas, ridiculamente altas e abusivas. Até para bocejar qualquer dia pago. Exames em épocas de recurso? 5€ cada um. Revisão de exame? 30€ A melhoria tenho ideia de serem 15€, mas sem certeza. O bar, como não é explorado pela faculdade, tem preços altos e qualidade baixa. Lá meteram umas selling machines este ano que salva um bocado a coisa mas longe de ser algo de jeito. Continua a faltar uma coisa de tão óbvia que se torna ridícula que é um Multibanco. O mais próximo fica numa bomba de gasolina, a 5 minutos a pé sendo a volta a subir. Não existe uma actualmente porque assaltaram a antiga. Com a responsabilidade de quem gere aquilo, não me admirava que tivessem deixado a chave do "depósito" ainda na fechadura da máquina.

O custo de vida para mim não deixa de ser puxado. 100 e poucos euros por mês + gasolina (dividida por uns quantos que moram aqui ao pé) ou passe de 70€ + almoços (que passam pelo Cascais Shopping ali ao pé, pago um pouco mais mas como mil vezes melhor).

Posto isto, sim. Considero que pago bem mais do que aquilo que devia. Safa muito ser um curso que quero verdadeiramente portanto tenho que me sujeitar ao que existe em Portugal já que não tenho condições para ir para fora, neste momento.

ahahah nunca mudes ESHTE

melhor faculdade de Turismo em Portugal e 3ª melhor da Europa they say :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Descobri hoje que há faculdades onde se usam folhas de teste... Aqui responde-se no enunciado ou em folhas de leitura óptica (a não ser que considerem isso folhas de teste lol)

E nenhuma é paga

Compartilhar este post

Link para o post

What, há faculdades onde se pagam as folhas de teste? :lol: Públicas, ainda por cima? Na FCUL dão-nos sempre na altura do exame, isto quando não fazemos no enunciado. Pelo menos no meu curso é assim.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro se alguma vez escrevi no enunciado, mas tenho ideia que não...

o que são folhas de leitura optica?

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro se alguma vez escrevi no enunciado, mas tenho ideia que não...

o que são folhas de leitura optica?

Nunca ouvi falar no termo mas suponho que sejam daquelas folhas para meter cruzes na opção certa e depois não precisam de corrigir, metem dentro de uma máquina que aquilo corrige sozinho. Medicina geralmente é à base de V/F e escolha múltipla.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o tópico é sobre pasteis de bacalhau com arroz de tomate.

Sim, mas repara, que eu gosto do arroz de tomate mais sequinho, não gosto dele malandrinho

Estar a comparar propinas de universidades privadas dos US (porque as universidades públicas dos US até acho que são gratuitas e têm credibilidade < 0) com universidades públicas portuguesas não faz assim grande sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Na UALG também se pagam folhas de teste.

repost

Nunca ouvi falar no termo mas suponho que sejam daquelas folhas para meter cruzes na opção certa e depois não precisam de corrigir, metem dentro de uma máquina que aquilo corrige sozinho. Medicina geralmente é à base de V/F e escolha múltipla.

pelo nome faz sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é isso. Sempre pensei que a máquina fizesse leitura óptica, acho que até diz nas folhas oO

Tipo isto

folha99.jpg

Aqui deve ser 50-50 entre essas folhas e escrever no enunciado, até porque algumas cadeiras não são 100% EM e até algumas é só respostas de 2 ou 3 linhas e depois daquelas para escrever 1 ou 2 folhas :lol: nessas é certinho que é no enunciado. Se bem que este ano (que é diferente) fiz dois testes, que fazemos no fim de cada estágio, era EM em ambos e foram os dois no enunciado. E também há os que nem é no enunciado nem nessas folhas especiais, eles proprios fazem folhas parecidas à parte mas corrigem à mão... é à vontade do freguês. Folhas de teste como no secundário é que zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou contra as propinas no Ensino Superior mas tenho noção de que, actualmente, as universidades estão, infelizmente, demasiado dependentes delas para conseguirem manter um mínimo de padrões de qualidade.

é um bocado isto. continuo a achar que é um valor demasiado alto e que não cumpre de todo com a premissa da Constituição de "ensino tendencialmente gratuíto" mas infelizmente parece-me que a curto prazo não vai mudar, é francamente triste termos um país onde há gente que quer estudar para ter mais conhecimento e ter outro nível de vida e não consegue por falta de condições financeiras e por lacunas nas atribuições das bolsas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...