Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mafia_SCP

Abrir um negócio

Publicações recomendadas

Tendo um volume de negócios inferior a 100 mil euros (o que muitas vezes é o caso, pelo menos nos primeiros anos), o software de facturação é dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo um volume de negócios inferior a 100 mil euros (o que muitas vezes é o caso, pelo menos nos primeiros anos), o software de facturação é dispensável.

Sim, mas no caso que falei como a restauração tens de ter. Não vais andar a passar faturas aos clientes à mão né? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, no caso da restauração tem de ser, mas estava a pensar no caso de um negócio mais pequeno, que me parece ser o objectivo de quem abriu um tópico.

Até porque o que não falta por aí é pessoal a abrir cafés e outros pequenos negócios que compram logo softwares de facturação, tendo um custo acrescido desnecessário.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver um miúdo ir comprar gomas e pedir fatura, mas isto sou eu...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tens de ter na mesma o hardware da coisa caso a ASAE se lembre de te visitar um dia.

Ou o livrito das faturas, à tasco

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver um miúdo ir comprar gomas e pedir fatura, mas isto sou eu...

No final do mês tens que comunicar às finanças o total faturado através do ficheiro SAF-T. E esse ficheiro só consegue ser obtido através dos programas de faturação.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas podes por exemplo estar agregado na tua contabilista e pagares muito menos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desde que trabalho num gabinete de contabilidade é que me apercebi o quão difícil é manter um negócio. Nos dias de hoje uma das poucas coisas que ainda é mais ou menos garantido é um café/snack bar/pastelaria/restaurante e mesmo assim tem que trabalhar muito bem para se conseguir tirar um ordenado.

Vamos a contas:

- renda (nunca menos de 600€, isto tendo em conta a realidade que conheço aqui no Algarve)

- luz: 300-400 € / mês

- serviço TV (80€ já com sportv e btv para chamar a clientela masculina)

- agua (talvez uns 50-60 €)

- gás (se fizer muita comida diria 200-300€, mas se for um snack bar ou pastelaria o gasto diminui)

- jornais e revistas (aí uns 60€ se optares por ter um generalista e um desportivo)

só aqui muito por alto temos 1300€ em despesas fixas mensais.

Depois há que contar sempre com IVA a pagar (assim por alto uma média entre 600 a 1000€ por trimestre). Um negócio como o da restauração o normal é teres sempre iva a pagar (visto que compras muitas das coisas a 6 e 13% e acabas por vende-las a 23%)

A isto há que acrescentar como o Gaitão disse Higiene e segurança no trabalho, seguros de acidentes de trabalho, o gasto inicial com o programa de faturação (bem como as suas constantes atualizações).

Por fim tens o pagamento ao fornecedores.

Não sei se era a área da restauração em que pensavas, mas ou tens uma comida que é do melhor que há, ou um conceito diferente do que existe ou uma grande rede de amigos para passar a palavra, porque senão muito dificilmente um negócio destes sobrevive, porque os seres humanos são o animal de hábitos e é difícil de largarem o "seu" sítio só porque sim.

Esqueceste-te do mais importante: gastos com o pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueceste-te do mais importante: gastos com o pessoal.

O Mafia referiu que seria só para a mulher trabalhar no início.

E que já viu estabelecimentos com rendas de 180€.

O mais importante é a ideia.

Aqui na zona houve um homem que decidiu por um conceito novo a prova.

Alugou um espaço pequenino mas relativamente bem localizado.

É ao pé de uma escola, um ponto de passagem, tem um escola de música ao lado e ainda goza da companhia do restaurante mais conhecido aqui da zona.

Abriu com o conceito de croissanteria.

Apesar de fazer hambúrgueres, tostas e pizzas para os miúdos, o principal chamariz para toda a gente eram os croissants.

Sempre quentes, saídos do forno e podias introduzir os ingredientes que quisesses.

Deu resultado é safou-se bastante bem.

Ele era o único empregado.

Neste momento fez um acordo com a escola de música que estava ao lado e mudaram-se para um espaço muito maior onde agora tem esplanadas e tudo mais mas quase na mesma zona e continua a fazer o seu.

Claro que não faz milhares, mas dá para viver e pagar as contas sem entrar em dívidas.

Não é necessário ter gastos com o pessoal se for uma coisa pequenina como esta, agora tudo depende do que se pretende abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

O Mafia referiu que seria só para a mulher trabalhar no início.

Estava a pegar no exemplo do gunthi. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da tua localização.. Aqui em LX, e arredores, garanto que dá :p

Porto e arredores.

Compartilhar este post

Link para o post

100 Montaditos :mrgreen:

Isso é que era de valor. De preferência, à porta de minha casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bons negócios é ao lado de escolas. Os cafés e mercados que têm ao lado da escola onde eu andava fazem grande negócio graças à canalhada que vai toda lá almoçar, comprar gomas, etc etc.

Editado por el_bandido

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Hugo, não andas em Direito? É que não digas "alugar um espaço" na FDL :lol:

Isso das escola é bom quando há aulas, mas não se esqueçam que há períodos longos em que o negócio baixa, e muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desde que trabalho num gabinete de contabilidade é que me apercebi o quão difícil é manter um negócio. Nos dias de hoje uma das poucas coisas que ainda é mais ou menos garantido é um café/snack bar/pastelaria/restaurante e mesmo assim tem que trabalhar muito bem para se conseguir tirar um ordenado.

Vamos a contas:

- renda (nunca menos de 600€, isto tendo em conta a realidade que conheço aqui no Algarve)

- luz: 300-400 € / mês

- serviço TV (80€ já com sportv e btv para chamar a clientela masculina)

- agua (talvez uns 50-60 €)

- gás (se fizer muita comida diria 200-300€, mas se for um snack bar ou pastelaria o gasto diminui)

- jornais e revistas (aí uns 60€ se optares por ter um generalista e um desportivo)

só aqui muito por alto temos 1300€ em despesas fixas mensais.

Depois há que contar sempre com IVA a pagar (assim por alto uma média entre 600 a 1000€ por trimestre). Um negócio como o da restauração o normal é teres sempre iva a pagar (visto que compras muitas das coisas a 6 e 13% e acabas por vende-las a 23%)

A isto há que acrescentar como o Gaitão disse Higiene e segurança no trabalho, seguros de acidentes de trabalho, o gasto inicial com o programa de faturação (bem como as suas constantes atualizações).

Por fim tens o pagamento ao fornecedores.

Não sei se era a área da restauração em que pensavas, mas ou tens uma comida que é do melhor que há, ou um conceito diferente do que existe ou uma grande rede de amigos para passar a palavra, porque senão muito dificilmente um negócio destes sobrevive, porque os seres humanos são o animal de hábitos e é difícil de largarem o "seu" sítio só porque sim.

A maioria são gastos variaveis e não fixos como disseste, só esse reparo. De resto na minha opinião a restauração é dos negócios mais lixados de se ter sucesso. Dificilmente me metia numa coisa dessas se fosse o meu primeiro negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Hugo, não andas em Direito? É que não digas "alugar um espaço" na FDL :lol:

Isso das escola é bom quando há aulas, mas não se esqueçam que há períodos longos em que o negócio baixa, e muito.

Por aqui funciona bem porque depois abrem as piscina que são ao lado da escola no verão e continuam a fazer bom negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

2u6prip.jpg

:medinho:

:funny:

Arrependeu-se da vida que levava de bandido, ou então... :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

:funny:

Arrependeu-se da vida que levava de bandido, ou então... :medinho:

Vocês nunca vão perceber o meu nick mas prontos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês nunca vão perceber o meu nick mas prontos. :mrgreen:

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ter um restaurante implica muitas horas de trabalho diário. É um bocado vida de cão.

Se for café com refeições, que ainda abre mais cedo, pior ainda.

E depois implica ter qualidade no serviço e, de alguma forma, conseguir agarrar a clientela. Se eu abrir uma loja de gomas ou uma tabacaria, não sou eu que produzo o que vendo nem as pessoas estão à espera de um serviço mais polido como será exigível a um restaurante.

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço quem já tenha aberto um espacito com comes e bebes e bastante oferta cultural e o que fizeram foi abrir aquilo enquanto associação. Livraram-se logo de muita burocracia e gastos sendo que quem lá ia tornava-se sócio por 1€ e a partir daí podia frequentar o espaço e consumir. Nesse caso tudo o que é legislação de higiene, espaço comercial, etc, não se aplica pelo menos de forma tão estrita.

Claro que era um espaço pequeno, alternativo e eram sobretudo amigos e amigos de amigos que lá iam, mas foi uma ideia porreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Hugo, não andas em Direito? É que não digas "alugar um espaço" na FDL :lol:/>

Sim, eu sei que bens imoveis deve ser usada a expressao arrendar e bens moveis a expressao alugar.

So achei que ninguem ia reparar aqui :'(

Edit: btw, Artigo 1023 do Codigo Civil ftw

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como falei, seria uma coisa pequena, logo não seria um café, restaurante, etc. Gomas foi o que sempre pensei, mas perto das escolas já tem bastante aqui. Dái ter que estar a pensar em alguma coisa, falta-me a ideia mesmo, mas isso tenho de pensar bem. O tópico seria mais para ver se abrir assim uma coisa pequena, se seria preciso muito dinheiro, muitas burocracias, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...