Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

José Mourinho, the anti-Barcelona, stands alone in modern football

Publicações recomendadas

O exército romano também era mais reativo mas atingiu grandes vitórias e conquistas. O problema não é ser reativo quando tal é a melhor abordagem para um determinado contexto, mas sim quando sê-lo se torna a resposta para qualquer situação. Aquele jogo contra o PSG, por exemplo, exigia uma abordagem completamente diferente, porém, o Mourinho de há uns tempos para cá parece que deixou de conseguir ler o contexto e mudar as regras do jogo a meio da "batalha".

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, a meu ver, ainda o torna mais genial. Nenhum treinador aplica as suas ideias de jogo de forma imutável independentemente do adversário, há sempre alguma adaptação de forma a aproveitar os pontos fortes da equipa e explorar os pontos fracos do adversário. E o Mourinho é um perito nisso (ou melhor, tem sido perito nisso, porque não concordo com a redução da sua carreira e do seu estilo a apenas estes 2 anos em Inglaterra) :)

Genial? Eu acho que é o que o aproxima da banalidade, que nunca foi coisa que o caracterizasse.

O Mourinho não faz "alguma adaptação" ao adversário. O Mourinho joga de acordo com ele, actualmente. É uma diferença colossal. O Chelsea é a equipa que atira a pedra e esconde a mão. E isso, para mim, até lhe pode ir dando títulos a espaços, mas respeito, pelo menos para mim, é 0.

Ele já foi bem diferente "disto". E que nem sequer se diga que tem qualquer tipo de atenuante para jogar assim. Não tem. Está num clube rico, tem um grande plantel e tem recursos mais do que suficientes para jogar imenso futebol de qualidade. Se joga assim, é porque quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Genial? Eu acho que é o que o aproxima da banalidade, que nunca foi coisa que o caracterizasse.

O Mourinho não faz "alguma adaptação" ao adversário. O Mourinho joga de acordo com ele, actualmente. É uma diferença colossal. O Chelsea é a equipa que atira a pedra e esconde a mão. E isso, para mim, até lhe pode ir dando títulos a espaços, mas respeito, pelo menos para mim, é 0.

Ele já foi bem diferente "disto". E que nem sequer se diga que tem qualquer tipo de atenuante para jogar assim. Não tem. Está num clube rico, tem um grande plantel e tem recursos mais do que suficientes para jogar imenso futebol de qualidade. Se joga assim, é porque quer.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a referir-me ao respeito que tenho por "este" Mourinho. É óbvio que, quando ganhar, não vai faltar gente a venerá-lo. Da mesma forma que, quando falhar, a quantidade de pessoas que vão pegar nestas discussões vai voltar a aumentar.

Compartilhar este post

Link para o post

A Periodização Táctica é uma metodologia de treino que serve para operacionalizar a ideia de jogo que o treinador achar por bem operacionalizar, pouco importa quais são os seus pilares ou ideias de base, é só um meio que visa a concretização de algo do plano abstracto no plano do tangível.

Apesar de tudo, o Porquê Tantas Vitórias é um livro perigoso, e não sei até que ponto o pessoal que o lançou há praticamente 10 anos não viu muitas oportunidades passar-lhes à frente pela conotação a algumas coisas que lá estão escritas e explícitas. Ser novo resulta nestas coisas, viver demasiado as coisas no fio da navalha e esquecerem-se que um livro no mercado e entregue ao público é para a vida, ninguém o vai tirar de circulação agora nem tirar de lá os nomes deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente o que estava a pensar. Se bem que a matriz dos jogos europeus seja, creio, principalmente a Champions do segundo ano, no Porto, em que se controlava ao invés de dominar. Aliás, a final, contra o Mónaco, é muito mais um jogo de calma e de aproveitamento das oportunidades nos momentos cruciais do que de ataque continuado. Daí o tal "respirar com bola", ou periodização tática, como está na biografia escrita pelo Luís Lourenço.

Nao me parece! As equipas de Mourinho nunca foram equipas de posse! Lembro me do FCP, em Portugal dominava mas nunca com grande posse, smp com saidas rapidas com a bola nos pes de Deco a descobrir o extremo liberto para fazer roturas....é claro que o FCP contra equipas pequenas tinha smp mais posse! Na Europa era uma equipa que controlava e dps a minimo erro saia passes teleguiados a rasgar para avançados rapidos como o Benni ou o Derley! Quem nao recorda o meio campo do FCP na Champions com Costinha, Maniche, Pedro Mendes e Deco! Uma equipa feita para controlar e nao para dominar!

O que é o futebol moderno?

"Assumir sempre os jogos, não se descaracterizar perante os adversários, é uma característica das minhas equipas. Já o era quando treinava o União de Leiria, que era uma equipa que não tinha essa obrigação. Para mim, o mais importante é sempre a nossa própria equipa e não o adversário"

"A minha ideia táctica principal passa por termos noção clara da coisa mais importante do futebol moderno para além de marcar golos: ter a bola."

"Eu não vou para nenhum jogo em que a organização defensiva me exija mais do que a organização ofensiva. Assim como não vou para nenhum jogo sem que todos os jogadores tenham a sua função ofensiva e defensiva. Inclusivamente, o guarda redes tem a sua função ofensiva."

"Para mim, defender bem é defender pouco, é defender durante pouco tempo, é ter a bola o mais tempo possível, é estar a maior parte do tempo com a iniciativa de jogo, não tendo necessidade de estar em acções defensivas. Para mim, defender bem é uma mistura de «pouco», em termos de quantidade de tempo, mesclado com o momento da perda da posse de bola.""

"Pode-se defender bem em qualquer lugar. Agora, eu prefiro defender longe da minha baliza, porque, quando recupero a bola, estou mais perto da baliza do adversário, que é o meu objectivo no jogo."

"Trata-se daquilo a que eu chamo, descansar com bola. É necessário, com o ritmo de jogo que nós impomos, descansar, caso contrário, ninguém aguenta uma partida. A melhor maneira de o fazer, correndo menos riscos, é descansar quando temos a posse de bola. No jogo com o Nacional conseguimos fazer isso de uma forma bastante eficaz. Quase perfeita. No fundo, trata-se de alternar os momentos de grande intensidade e pressão, com períodos de descanso com a bola, que não é mais que fazer posse de bola, mas com o intuito de repousar. É a posse pela posse, nada mais. Não há objectivo de chegar ao golo. Tenho a bola nos pés, tenho o jogo controlado e não corro, fico só a trocar a bola e a descansar."

"Estão educados para ganhar. Se um dia dissesse no balneário que iriamos jogar para defender, expulsavam-me"

Ora, isto são depoimentos do Mourinho e podem ser encontrados no livro ''Mourinho- O porquê de tantas vitórias''

Lemos isto e pensamos no que o Mourinho é agora e reparamos que ele se contraria e embora não tenho sido o tiki taka, o seu objetivo era sempre ter mais bola, defender com bola e em organização ofensiva. Não a pobreza da qualidade de jogo que vemos hoje, onde as suas ideias são diferentes.

Editado por El Torto

Compartilhar este post

Link para o post

"(...)Ora, isto são depoimentos do Mourinho e podem ser encontrados no livro ''Mourinho- O porquê de tantas vitórias(...)''

Obrigado pelas citações. Ainda pensei em procurá-las mas depois com o trabalho esqueci-me. Sempre pensei que a interpretação q ele fez dos ensinamentos do Vítor Frade lhe tivessem feito pender para o descansar com bola... e continuo a achá-lo.

Quanto ao futebol praticado, parece-me que ele reduziu praticamente tudo a um simples princípio: ganhar, nem que seja por meio a zero. É claro que com a qualidade dos jogadores das equipas dele isso nem sempre "transparece", mas eu também nunca o achei genial porque o futebol das equipas dele era extremamente apelativo, antes porque ganhava. Sempre. Em todo o lado. Contra o tudo e contra todos. Até contra os inimigos imaginários que vai criando nos seios dos grupos de trabalho.

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Estás todo trocado, homem. :lol:

A Periodização Táctica é uma Metodologia que sim, foi criada pelo VF há uns bons 30 e alguns anos, que se foi edificando ao longo dos anos e que conheceu um boom mediático com a exposição do Mourinho, mas é só isso - uma metodologia. Não há registo de qualquer tendência para um jogar mais apelativo ou mais inclinado para a posse em nenhuma da literatura relacionada com a PT, até porque isso seria quase paradoxal.

Seria paradoxal porque 1) a PT pretende ser um veículo de operacionalização de ideias, sejam elas quais forem 2) defende-se mesmo que independentemente das ideias, é possível operacionalizá-las perante determinados princípios metodológicos e esses sim, estão definidos.

Tomar partido de determinados valores do jogo em detrimento de outros não pode nunca ser parte integrante das ideias de uma metodologia de treino, seja ela qual for, até porque parte da sua credibilidade provém mesmo da sua multiplicidade na possibilidade de concretizar múltiplas ideias e variáveis e formas de jogar.

O VF como qualquer treinador acredita em determinadas ideias mais do que noutras, mas isso até vocês que nunca estiveram no terreno acreditam, a questão da operacionalização é já um caminho diferente.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Estás todo trocado, homem. :lol:

A Periodização Táctica é uma Metodologia que sim, foi criada pelo VF há uns bons 30 e alguns anos, que se foi edificando ao longo dos anos e que conheceu um boom mediático com a exposição do Mourinho, mas é só isso - uma metodologia. Não há registo de qualquer tendência para um jogar mais apelativo ou mais inclinado para a posse em nenhuma da literatura relacionada com a PT, até porque isso seria quase paradoxal.

Seria paradoxal porque 1) a PT pretende ser um veículo de operacionalização de ideias, sejam elas quais forem 2) defende-se mesmo que independentemente das ideias, é possível operacionalizá-las perante determinados princípios metodológicos e esses sim, estão definidos.

Tomar partido de determinados valores do jogo em detrimento de outros não pode nunca ser parte integrante das ideias de uma metodologia de treino, seja ela qual for, até porque parte da sua credibilidade provém mesmo da sua multiplicidade na possibilidade de concretizar múltiplas ideias e variáveis e formas de jogar.

O VF como qualquer treinador acredita em determinadas ideias mais do que noutras, mas isso até vocês que nunca estiveram no terreno acreditam, a questão da operacionalização é já um caminho diferente.

E o Mourinho não foi o pioneiro no treino segundo o que faria no campo(jogo), sempre com bola, nunca indo às colinas e às praias, fazendo a semana por micro-ciclos e descartando a ideia da separação cartesiana?

Compartilhar este post

Link para o post

Xii, do que me lembrei agora. Estrela da Amadora e as corridinhas na mata da Matinha :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Não exactamente.

Foi o pioneiro mediático. E mesmo assim, a palavra pioneiro é demasiado forte... O que o Mourinho fez foi ímpar porque a PT não concebe apenas a ausência de treino analítico, ou a quase ausência de treino como aquele que tu descreveste, a PT concebe o treino recorrendo a um conjunto de princípios metodológicos, que por inerência acabam por resultar mais ou menos no que tu escreveste, mas não só.

De resto, não falta gente que de forma geral operacionaliza com a quase total ausência desses meios, como aliás já havia há 11 anos atrás, mas isso não significa que treine segundo a Periodização Táctica.

O que o Mourinho fez foi disseminar o conceito de Periodização Táctica, que criou interessados no mundo inteiro, e aliás todos os anos continuam a chegar camiões de sul-americanos e gente dos mais variados países europeus à faculdade onde o VF deu aulas estes anos todos a reboque do conceito de Periodização Táctica.

Provavelmente isso não teria sido possível sem a existência do Mourinho, possivelmente os seguidores e até o seguidismo seriam muito menores. Mas o Mourinho não foi exactamente o percursor absoluto do treino que privilegia a integração dos factores do rendimento. Talvez, e só talvez, tenha sido percursor num treino que integrasse esses factores, segundo uma determinada lógica metodológica, a um alto nível, com sucesso tremendo e com disseminação do conceito cá fora por parte dele.

Mais que isso, nada do que eu estou a dizer tem a ver com descansar com bola, defender com o cu na área, bater na frente ou ter 80% de posse. Estou a falar de meios (treino) para concretizar isso. E os meios, se os aplicares bem e se as ideias forem coerentes (e coerência é diferente de qualidade, não estou a fazer juízos de valor), aplicam-se à ideia que tu quiseres.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...