Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Porque ficamos com os dedos enrugados depois de tomar banho?

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Sol" online

LogoSol.png

As pessoas que adoram passar muito tempo no duche, a nadar numa piscina ou a mergulhar no mar sabem que quanto mais tempo passam em contacto com a água, mais enrugados ficam ao dedos.

Mas porque é que isto acontece? O canal do YouTube SciShow criou um vídeo para explicar este fenómeno.

Os cientistas começaram por achar que se tratava de um processo de osmose, com a água a passar pela camada seca da pele. Os investigadores achavam que o influxo da água espalhava-se pela epiderme (camada superficial da pele), sem entrar no tecido da mesma, criando o efeito enrugado.

No entanto, em 1935, os médicos repararam que isto não acontecia a doentes com danos nos nervos. Concluíram assim que os dedos ficavam enrugados devido a uma resposta do sistema nervoso à quantidade de humidade.

Vários biólogos afirmam que esta reacção não se trata de uma resposta involuntária, mas sim de uma função ligada a questões evolutivas. Para os investigadores, o enrugar dos dedos pode estar relacionado com a necessidade que os nossos antepassados tinham de se adaptar a certas tarefas quando o tempo estava mais húmido ou os objectos que usavam estavam molhados.

Esta teoria foi testada em 2013 e percebeu-se que as pessoas que tinham os dedos enrugados conseguiam pegar em objectos molhados com uma maior facilidade do que os restantes voluntários.



Compartilhar este post


Link para o post

Passaram 2 anos desde o teste até a notícia aparecer no CMPT. Não é grave se notarmos que foram necessários 78 anos para avançar desde a evidência de que a questão estava relacionada com os nervos e o teste sobre a facilidade de agarrar em objetos molhados.

 

O que não deixa de ser uma parvoíce porque bastava perguntar a quem frequenta balneários daqueles com muita gente à molhada se é mais fácil agarrar no sabonete molhado com os dedos enrugados ou com os dedos lisos.

Compartilhar este post


Link para o post

PORQUE ESTÂO NO BANHO TEMPO COMÒ CRL!!! Tome-se um duchinho rápido que vão ver que nem enruga a gaita....

Compartilhar este post


Link para o post

PORQUE ESTÂO NO BANHO TEMPO COMÒ CRL!!! Tome-se um duchinho rápido que vão ver que nem enruga a gaita....

 

Natação e praia...

 

Mesmo com água fria, a gaita nunca enruga, recolhe à base para voltar em força.

Compartilhar este post


Link para o post

Quando tens os dedos dentro de algo húmido e quente (you know what i mean :mrgreen: ) os dedos também enrugam?

Compartilhar este post


Link para o post

Se fizeres um bom trabalho, não. 8)

A secção de Classificados fica mais em baixo.

 

O que neste caso até tem um duplo sentido não intencional...

Compartilhar este post


Link para o post

Epah... Vinha aqui meter isso :lol:

-

BTW, recomendo vivamente o SciShow, o canal de youtube desse vídeo.

Editado por G1njas

Compartilhar este post


Link para o post

excelente sua historia, faltaram p*tas mas excelente sua historia

wtf :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...