Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Castbound

Estados Unidos: Supreme Court Rules Same-Sex Marriage Legal Nationwide

Publicações recomendadas

Há quem queira que o Criacionismo seja ensinado nas escolas em vez daquela coisa cientificamente comprovada chamada evolucionismo.

Cientificamente comprovada?

Compartilhar este post

Link para o post

Já não é teoria?

Em ciência a palavra "Teoria" tem um significado diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

O Darwinismo em si é considerado teoria, mas os conceitos dentro dela estão já comprovados cientificamente. Aliás, a partir do momento em que a tua base científica para qualquer estudo das ciencias da vida é o Darwinismo, ela deixa de ser teoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Em ciência a palavra "Teoria" tem um significado diferente...

Eu partia do pressuposto que teoria tinha somente um significado.

O Darwinismo em si é considerado teoria, mas os conceitos dentro dela estão já comprovados cientificamente. Aliás, a partir do momento em que a tua base científica para qualquer estudo das ciencias da vida é o Darwinismo, ela deixa de ser teoria.

A minha base científica para qualquer estudo científico é a de que esta minha percepção de realidade é meramente ilusória e que estou encaixado num sonho. Assim como num sonho não sei como de onde venho e para onde vou, também nesta realidade eu e todos nos debatemos por responder a essa pergunta. Eu sei que tenho sentimentos e sentidos, os mesmos reproduzidos aquando de um sonho.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem o Descartes contestaria a evolução com o argumento do sonho.

A evolução é um facto e deixou de ser uma mera teoria há mais de um século. No final do século XIX a evolução já era geralmente aceite, mas existiam várias teorias de evolução, propondo diferentes causas. Essas causas é que eram fonte de controvérsia. O Darwin teorizou corretamente que a seleção natural é o fator preponderante para a evolução e biodiversidade. A sua teoria debateu-se com outras, saindo vencedora. Darwin estava muito à frente, enquanto a maioria pensava em espécies como tipos, Darwin olhava para espécies como vários grupos populacionais, e dentro dessas populações estavam indivíduos com características próprias, nenhum idêntico. Vale muito a pena pegarem num livro sobre evolução e descobrirem o génio de Darwin. Claro que não acertou em tudo, mas nos pontos mais importantes acertou em cheio, levantando o véu que intrigava a comunidade científica da época e apontando a direção correta para o estudo futuro da biologia evolutiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez o Darwin sonhou que era um macaco, que livremente balançava pelas árvores e comia umas bananas. Depois de despertar questionou-se como poderia determinar se era o Darwin que acabou de despertar ou se o macaco que livremente balançava e comia bananas começou a sonhar em como era o Darwin?

Sei que quem sonhou macaco, acordou humano e descobriu toda a nossa trajectória evolutiva.

Editado por Doce

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vens com o sonho da borboleta, belo filósofo que me saíste.

Não se podem conjugar? Ambas visam o mesmo destino.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambas aspiram à verdade, sim; em casos pontuais até se podem entreajudar. No entanto, não sei bem se é essa a tua intenção. Andas demasiado divagante e o teu objetivo mais parece a procura de um estado ambíguo e incerto onde podes negar e aceitar tudo, sem qualquer consequência. Um estado de vácuo perfeito, quiçá uma vontade subconsciente de regressares ao estado embrionário, ao fluido amniótico, à placenta, ao útero.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambas aspiram à verdade, sim; em casos pontuais até se podem entreajudar. No entanto, não sei bem se é essa a tua intenção. Andas demasiado divagante e o teu objetivo mais parece a procura de um estado ambíguo e incerto onde podes negar e aceitar tudo, sem qualquer consequência. Um estado de vácuo perfeito, quiçá uma vontade subconsciente de regressares ao estado embrionário, ao fluido amniótico, à placenta, ao útero.

Eu por acaso quero evitar ao máximo esse estado. Porquê?

Como é a vida após a morte? É o mesmo que quando antes de viver. É um nada. O nosso estado natural é a inexistência, inexistência interrompida por um intervalo de palpitações vitais que nos permitem aglomerar o mais variado leque de sentimentos e que se transformam num redundante nada. Voltarei a ser inexistente. O sentido da vida é apenas um, o de regressar à inexistência.

Por isso é que a vida é um sonho.

Editado por Doce

Compartilhar este post

Link para o post

Os sonhos, literais e figurados, são reflexos imperfeitos da vida. Quebrados para voltarem a ser reconstruídos para voltarem a ser quebrados. O significado que atribuis à vida é pessoal e subjetivo. Curiosamente, escolhes atribuir um significado vazio, o tal vácuo. Olhas para o que existia antes de ti e arrogantemente dizes que é inexistente, como se a existência começasse e acabasse contigo. Afirmas não querer regressar ao estado embrionário, escolhendo caminhar para um estado em tudo, segundo tu próprio, semelhante ao original. Daí eu reafirmar que tens um desejo subconsciente de regressar ao estado original e assim poderes renascer e renovar o ciclo no qual te revês como o início e fim da existência vazia que assombra a tua consciência. Vives numa crise de identidade e existência cada vez mais profunda, agarrando aqui e ali pedaços de conhecimento filosófico para justificar a futilidade que observas nos teus sonhos, literais e figurados, onde o surreal reina. Lês as palavras que se seguem com maior voracidade, o teu consciente procurando negar a descrição perfeita da tua existência, o teu subconsciente abraçando a vacuidade desse exercício. Acorda, Doce.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente, bmfpcdm!

Anyway, não acredito na teoria dos sonhos. Nem quero depois desta conversa. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Too close for comfort. icon_mrgreen.gif

Enveredaste pelo curso de filosofia? Ou é um conhecimento autodidacta?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...