Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

De candidato a campeão: Os bastidores do Benfica na SIC

Publicações recomendadas

logo_150anos.png

De candidato a campeão: Os bastidores do Benfica na SIC

A reportagem durou "vários meses" a ser feita e contou com o empenho total de Luís Filipe Vieira, mesmo já depois de Jorge Jesus ter trocado as águias pelos leões. O resultado passa no 'Jornal da Noite', a partir de quarta feira.

"Luís Filipe Vieira teve uma coragem tremenda. Esta reportagem só se fez por causa dele". O elogio ao presidente do Benfica é feito por Nuno Luz, o jornalista da SIC que durante "quatro meses" acompanhou todos os pormenores da vida do clube.

"No Coração da Águia". Assim se chama a Reportagem Especial que a SIC vai emitir em três dias consecutivos, a partir de quarta-feira, no Jornal da Noite. A estação promete aos espectadores "uma visita exclusiva, guiada pelo presidente, que quer um futuro à altura do passado", em que vai ser possível "ver o Benfica como certamente nunca se viu: o relvado, o balneário, o ginásio", "as refeições, as reuniões, as viagens".

"Tudo começou há mais de um ano. Tínhamos feito este pedido ao Benfica e ao FC Porto. Até começámos a falar primeiro com o FC Porto, mas depois as coisas não avançaram. Há quatro meses voltámos à carga com o Benfica: era o ano em que a equipa podia ser bicampeã e eu achei que isso era muito interessante", conta Nuno Luz ao nosso jornal.

O jornalista recorda que no início sentiu uns olhares de soslaio. "No futebol português há muito esse estigma, essa necessidade de os clubes se fecharem, há sempre quem ache que as câmaras de televisão desconcentram, são fatores de perturbação, mas o presidente Luís Filipe Vieira teve uma coragem tremenda: permitiu-nos o acesso ao clube sem qualquer tipo de restrição. Este trabalho só se fez por ele", sublinha.

Nuno Luz recorda as viagens, o contacto quase diário com a estrutura da SAD e com os jogadores da equipa. E também com Jorge Jesus. "Foi um momento atribulado e eu fui apanhado por ele. Fiz a última entrevista ao Jesus enquanto treinador do Benfica, depois acontece a sua saída para o Sporting. Mas posso garantir que em nenhum momento sentimos algum tipo de pressão para que o Jesus não entrasse neste trabalho".

O resultado final foram 75 horas de trabalho filmadas e distribuídas por outros tantos discos. "A dificuldade disto tudo, para lá de fazer um trabalho desta natureza, que leva sempre muito tempo, é construir um puzzle coerente, capaz de contar uma boa história. Mais ainda, desta vez, porque eu estou habituado a fazer trabalhos de grande fôlego mas que são emitidos num episódio único. Desta vez, foi preciso fazer três trabalhos diferentes", relata o profisional da SIC.

O episódio "Passado, Presente e Futuro" passa na quarta feira, o "Guia para o Título", na quinta, e "O Dia do 34", na sexta-feira. Sempre mo Jornal da Noite.

"Os dois primeiros episódios são estilo documentário, como estou mais habituado a fazer. O terceiro é o dia da festa. É o dia da conquista do 34º título visto pelo presidente: o episódio começa no quarto de Luís Filipe Vieira num hotel em Gaia e termina no Marques de Pombal, durante a festa do título. O narrador é o próprio Vieira, com a voz dele, eu não apareço. É muito interessante porque temos a viagem para Guimarães feita no carro dele, o jogo visto do camarote, a reação dele quando o Porto marca no Restelo e, depois, quando o Belenenses empata. Acho que os espectadores vão gostar do trabaho final", conclui o jornalista.

A Reportagem Especial "No Coração da Águia" é assinada por Nuno Luz, com os repórteres de imagem Fernando Silva e Paulo Cepa, e edição de imagem de Luís Gonçalves.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

A SIC quando tinha os direitos de transmissão dos jogos na Luz era bem vermelhinha.

On-topic: Até parece algo interessante para se ver. É pena é ter o Nuno Luz.

Compartilhar este post

Link para o post

E as férias só começaram agora.

Para mim ainda não :(

Compartilhar este post

Link para o post

A SIC quando tinha os direitos de transmissão dos jogos na Luz era bem vermelhinha.

On-topic: Até parece algo interessante para se ver. É pena é ter o Nuno Luz.

Basta a ver as finais da liga europa.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Luz é o Nuno Luz e pronto. Mas até parece que as reportagens que ele tem feito não têm qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda me lembro quando esse Nuno Luz para a Liga Europa entre Benfica e Juventus ele disse "Diferença entre Oblak e Buffon é só a idade"

:-

Edit: "''Oblak 21, Buffon 36 - quinze anos de diferença... diferença de qualidade - zero''"

Editado por f0nZ

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Luz é o Nuno Luz e pronto. Mas até parece que as reportagens que ele tem feito não têm qualidade.

Exactamente, o Nuno Luz é um repórter miserável. Muito mau mesmo. Mas neste género de reportagem costuma sair-se bem. É só ver os trabalhos sobre o Jorge Mendes e o Pedro Proença.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta a ver as finais da liga europa.

Eu estava-me a referir ao final dos anos 90/início da década de 2000 quando a SIC transmitia todos os jogos do Benfica em casa para o campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, o Nuno Luz é um repórter miserável. Muito mau mesmo. Mas neste género de reportagem costuma sair-se bem. É só ver os trabalhos sobre o Jorge Mendes e o Pedro Proença.

Porque não trabalha sozinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já disseram mas: é uma pena ter o Nuno Luz.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou na do Beckham em que diz que é casado com a gaja que tem uma marca de lingerie, a Victoria Secret's

Compartilhar este post

Link para o post

Estou curioso, espero que consiga ser algo diferente e interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou curioso, espero que consiga ser algo diferente e interessante.

vai ser algo a vangloriar o poderoso Benfica, vão ficar todos de pila na mão

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Luz é o Harvey Specter(?) da televisão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...