Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Numa coisa eu concordo com o Jorge Jesus (assumindo que interpretei as suas palavras sobre o Gelson corretamente): para se apostar num jovem jogador não se pode apenas olhar à qualidade pura (ou potencial) de um jogador. Equipas como o Benfica ou o Sporting têm objetivos a cumprir, objetivos difíceis de atingir, e para se apostar num jovem este tem de ter já capacidades para entrar na equipa e dar desde logo o seu contributo. Ou seja, além do potencial tem de ter já a capacidade de ser uma mais-valia a curto prazo, como tiveram Moutinho, Quaresma, Ronaldo ou Nani.

Não que o Bernardo Silva não o tivesse, bem entendido, mas quando há jogadores como Salvio, Gaitán, Pablo Aimar, Ramires, Di Maria, um jovem jogador para entrar na equipa já tem de ter qualidade para tal e alguma maturidade, que sirvam de contrapeso para os erros e inexperiência naturais em miúdos de 18, 19 ou 20 anos.

O Bernardo provou que o tinha, não tivesse ele saído do Benfica B para o Mónaco, acabando como um dos melhores jogadores do campeonato.

E isso é só redundante. Quando um jogador tem qualidade, se for integrado numa estrutura consolidada, como teria sido o caso do Bernardo, acaba por mostrar qualidade. Quando isso não acontece, é apenas mais um, a mostrar qualidade a espaços.

Futebol, portanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo foi mais uma indireta ao Bernardo, que já mandou a piçada duas vezes ao JJ, do que outra coisa qualquer.

Era uma questão de tempo até o JJ lhe responder.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bernardo Silva não foi aposta não por não poder dar um contributo no imediato. Não foi aposta porque havia Gaitan, Salvio, e ainda suplentes de boa qualidade para a posição que ele contava.

Eu gostei da entrevista, discordo em alguns pontos com ele e chateia-me a arrogância com que fala do passado recente do Sporting como se tivesse chegado cá e isto fosse um pais de 3º mundo e agora fossemos já um pais desenvolvido. Pode ter melhorado muitas vertentes da estrutura, mas já estávamos num nível manifestamente bom.

De resto espero que esta entrevista encerre as perguntas sobre o Benfica. Já chega, o Jorge Jesus é o treinador do Sporting, façam perguntas sobre o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bernardo não foi aposta porque... JJ.

Tão simples quanto isso.

Quais é que eram os suplentes para as boas posições em que ele contava? Era para as alas, onde havia Gaitán e Salvio, para o 11, e depois... Ola John? Talisca?

Compartilhar este post

Link para o post

Só o facto de existir Gaitan e Salvio já tira muitos minutos a qualquer suplente. E eu sou um fã do Ola John, o Ola John para mim é um jogador exactamente igual ao Carrillo que cá chegou, um jogador incompreendido pelos adeptos e treinador que precisa de jogar até encontrar a sua forma e perceber como deve jogar.

Mas é um talento que se vai perder. O Carrillo teve muita sorte apesar dos 6 ou 7 treinadores que apanhou em Alvalade.

O Talisca? Esse é uma m*rda, não o queria nem dado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada saudável ao amor entre ele e o Porto/PdC.

Gostei da entrevista.

A verdadeira frase: Os jogadores comigo evoluem mais num ano do que com outros em 10 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. A verdadeira frase é:

"Mas estou muito agradecido ao Benfica, porque se não tivesse passado por lá não tinha crescido como treinador da forma que cresci".

Mas isto não faz manchetes.

Compartilhar este post

Link para o post

Só o facto de existir Gaitan e Salvio já tira muitos minutos a qualquer suplente. E eu sou um fã do Ola John, o Ola John para mim é um jogador exactamente igual ao Carrillo que cá chegou, um jogador incompreendido pelos adeptos e treinador que precisa de jogar até encontrar a sua forma e perceber como deve jogar.

Mas é um talento que se vai perder. O Carrillo teve muita sorte apesar dos 6 ou 7 treinadores que apanhou em Alvalade.

O Talisca? Esse é uma m*rda, não o queria nem dado.

Mas tira minutos porquê? Não existe rotação? Não existiu rotação para o Talisca, que jogou como segundo avançado, 8, ala direito e esquerdo?

A diferença é simples. O JJ acreditava no Talisca. No Bernardo não. Mesmo quando era mais que evidente. Se tens um jogador em que acreditas, é normal que lhe tentes dar minutos para que ele cresça como jogador. Não fez isso com o Bernardo porque estava errado, e mesmo que se tenha apercebido do erro, é demasiado casmurro para voltar atrás.

E o Ola John é diferente do Carrillo, principalmente na atitude competitiva. Basta ver o rendimento que o Carrillo começou a ter mal começou a jogar mais por dentro. E eu gosto do Ola John, mas a não aposta no Bernardo nunca poderá ser desculpada. Nem por causa do modelo, nem por causa do Salvio e do Gaitán, e muito menos por causa do Ola John.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. E na tua opinião foi um estoiro em quem/quê?

Supostamente nos ego dos benfiquistas. Typical

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. E na tua opinião foi um estoiro em quem/quê?

Na "estrutura" que está há 2/3 anos a procurar investir na formação e de uma forma de integrar essa mesma malta (alguns deles com bastante talento) na equipa principal. E que tanto o criticava por não integrar esses jogadores no plantel principal, não apostava na formação, etc. Andaram a pintar isso na comunicação social desde o primeiro minuto que assinou por nós. Manipularam e continuam a manipular jornais, debates desportivos semanais, tudo e mais alguma coisa serve para a contrainformação que ele tanto falou na entrevista, seja a mesma com ou sem a aprovação dos adeptos e sócios do Benfica para provar que o JJ é isto e é aquilo. O JJ tem embirrações mas ele, melhor do que ninguém, sabe perfeitamente que, para ganhar, têm de jogar os melhores. Essa conversa do Bernardo até te dou razão em relação ao talento bruto dele, mas não é assim tão simples integrar um talento. Depende das circunstâncias, do modelo de jogo, dos objectivos da época, do plano desportivo da equipa a curto-prazo, da pressão a que estás sujeito...

e se ele diz que o Gelson é o maior talento com quem já trabalhou em termos de matéria-prima vinda da formação tanto no Benfica como no Sporting...então eu acredito e claro, espero que seja verdade. Sempre o vi como um grande talento e acho que pode mesmo vir a ser um grande jogador.

Resumindo, mais jogos da mente. Porque tal como essas notícias falsas que botam cá para fora podem ter influência numa estrutura fragilizada (como se viu na situação do Marco Silva no ano passado, onde algumas notícias eram falsas, fosse que fosse a botar cá para fora), também isto irá afectar o outro lado. Claro que pica.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, não referiram, mas o JJ vê o Tanaka como um homem de área :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Na "estrutura" que está há 2/3 anos a procurar investir na formação e de uma forma de integrar essa mesma malta (alguns deles com bastante talento) na equipa principal. E que tanto o criticava por não integrar esses jogadores no plantel principal, não apostava na formação, etc. Andaram a pintar isso na comunicação social desde o primeiro minuto que assinou por nós. Manipularam e continuam a manipular jornais, debates desportivos semanais, tudo e mais alguma coisa serve para a contrainformação que ele tanto falou na entrevista, seja a mesma com ou sem a aprovação dos adeptos e sócios do Benfica para provar que o JJ é isto e é aquilo. O JJ tem embirrações mas ele, melhor do que ninguém, sabe perfeitamente que, para ganhar, têm de jogar os melhores. Essa conversa do Bernardo até te dou razão em relação ao talento bruto dele, mas não é assim tão simples integrar um talento. Depende das circunstâncias, do modelo de jogo, dos objectivos da época, do plano desportivo da equipa a curto-prazo, da pressão a que estás sujeito...

e se ele diz que o Gelson é o maior talento com quem já trabalhou em termos de matéria-prima vinda da formação tanto no Benfica como no Sporting...então eu acredito e claro, espero que seja verdade. Sempre o vi como um grande talento e acho que pode mesmo vir a ser um grande jogador.

Resumindo, mais jogos da mente. Porque tal como essas notícias falsas que botam cá para fora podem ter influência numa estrutura fragilizada (como se viu na situação do Marco Silva no ano passado, onde algumas notícias eram falsas, fosse que fosse a botar cá para fora), também isto irá afectar o outro lado. Claro que pica.

Não percebi a resposta, sinceramente.

Sobre o bold.

:rotfl:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é óbvio que o JJ não gostava do Bernardo ou não via potencial nele. É complicado de acreditar que um treinador competente não veja o Bernardo como talentoso mas acho que me parece que foi o que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi a resposta, sinceramente.

Sobre o bold.

:rotfl:

desculpa se não fui claro. Resumidamente, na estrutura e no plano desportivo do Benfica a curto-prazo. E também em quem dizia que ele não apostava nos da cantera. Mas este último ponto vamos entender melhor a médio-prazo...

Quanto ao bold, sim, vou acreditar nele mesmo que nem seja verdade,. Mas ele é que é o treinador, é nele que acredito e não vejo mais ninguém que saiba potenciar tanto os jovens talentos como ele, pelo menos por cá. E mesmo que não seja o maior talento, é um dos maiores talentos, não há dúvida.

Acho que é óbvio que o JJ não gostava do Bernardo ou não via potencial nele. É complicado de acreditar que um treinador competente não veja o Bernardo como talentoso mas acho que me parece que foi o que aconteceu.

eu acho que ele viu potencial, apenas não o conseguiu integrar no modelo de jogo e as circustâncias também não eram as ideiais quando a oportunidade surgiu. A questão da venda, não sei sinceramente se foi dedo dele ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente acho que o JJ errou ou deixar o Bernardo Silva sair e, infelizmente, há-de fazer um erro semelhante deste lado da 2ª circular.

Ele é um treinador muito competente, mas tem as suas teimosias.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa se não fui claro. Resumidamente, na estrutura e no plano desportivo do Benfica a curto-prazo. E também em quem dizia que ele não apostava nos da cantera. Mas este último ponto vamos entender melhor a médio-prazo...

Quanto ao bold, sim, vou acreditar nele mesmo que nem seja verdade,. Mas ele é que é o treinador, é nele que acredito e não vejo mais ninguém que saiba potenciar tanto os jovens talentos como ele, pelo menos por cá. E mesmo que não seja o maior talento, é um dos maiores talentos, não há dúvida.

eu acho que ele viu potencial, apenas não o conseguiu integrar no modelo de jogo e as circustâncias também não eram as ideiais quando a oportunidade surgiu. A questão da venda, não sei sinceramente se foi dedo dele ou não.

Mas um estoiro na estrutura e no plano desportivo do Benfica, porque? Porque ele lançou o Gélson, é isso?

Ou seja, vais acreditar porque é aquilo que o JJ diz. A tua opinião que se lixe. Pergunta-lhe que opinião tem sobre o Gauld, e depois passa a defender isso mesmo

Não existe só um mundo de diferença entre o Bernardo e o Gélson. Existem uns quatro ou cinco. Comparar o talento que o Bernardo tem com o Gélson é de loucos. E eu até defendo, e não só por aqui, que o Gélson tem qualidade para explorar. Não só hoje, mas desde a transição para os juniores.

Modelo de jogo? Circunstancias? É bom relembrar que enquanto o Bernardo demonstrava ser demasiado fácil jogar na segunda liga, o Benfica caminhava para fazer a sua melhor época, com um plantel/11 inicial, do outro mundo. O que é ele precisava mais? O resultado disso tudo é que acabou por chamar o Ivan, para a primeira equipa, e deu 30' ao Bernardo repartidos em... 3 jogos. E estamos a falar do melhor elemento da equipa B.

Defender o JJ no caso do Bernardo é parvo. É indefensável.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a entrevista do JJ. Vale a pena ler :)

Uma boa entrevista para chegar à conclusão que continua o mesmo babaca do costume. Um excelente treinador e uma pessoa de m*rda.

Editado por Vimaranes1922

Compartilhar este post

Link para o post

é a tua opinião.

não é uma questão de opinião, é uma m*rda factual. se ainda assim achas que aquilo é verdade, bem... aí a culpa já não é minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto das entrevistas do JJ. Geralmente não são de muitos clichés, e dá para espremer bastante a partir dali, principalmente em relação ao futebol. É um tipo genuíno, uma personagem daquelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas um estoiro na estrutura e no plano desportivo do Benfica, porque? Porque ele lançou o Gélson, é isso?

Ou seja, vais acreditar porque é aquilo que o JJ diz. A tua opinião que se lixe. Pergunta-lhe que opinião tem sobre o Gauld, e depois passa a defender isso mesmo

Porque afinal de contas, ele também acredita nos atletas da formação. Já desde há 3 anos que dizem o contrário dele, e eu nunca achei isso. Simplesmente, achei que os jogadores que lhe deram em termos de formação, a maioria não correspondia ao patamar de exigência que o Benfica necessitava para atingir os objectivos. Dou bem de barato o Bernardo porque também acho que foi um grande erro dele, e também não acho desculpável, mas estou a dizer que podem ter existido circustâncias que complicaram essa integração.

Houve espaço para integrar o Gelson, e ao que se fala também havia para o Palhinha mas a lesão que teve na pré-época lixou-lhe o esquema. Além disso, o modelo de jogo também os beneficiava.

A minha opinião é que ele é o treinador e com certeza ele saberá melhor que ninguém com quem é que trabalhou e com quem é que não trabalhou, e seja bluff ou não. E claro, que estando em casa, vai defender a casa. Se me perguntas a mim se é o maior talento? Tirando o Bernardo não vejo assim outros acima nem aqui, nem do outro lado. Talvez o João Teixeira, de quem também gosto muito.

Quer dizer, até acho o Matheus Pereira no mesmo patamar do Gelson mas tem outras características que se calhar o Jesus não gostou tanto.

Qual a opinião que ele tem sobre o Gauld?

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto das entrevistas do JJ. Geralmente não são de muitos clichés, e dá para espremer bastante a partir dali, principalmente em relação ao futebol. É um tipo genuíno, uma personagem daquelas.

É verdade.

Não ando com grande paciência e vontade (não necessariamente por ordem) para comentar sobre o Sporting. Discussões batidas daqui até Plutão, clichés que já sei de cor, desaires logo acompanhados das desculpas...enfim, o costume. Ainda assim, como disse, gostei da entrevista. Essencialmente, porque é mais um elemento útil para poder perceber bem quais são as ideias do Jesus para a equipa, sobre a equipa, para os jogadores e sobre os jogadores.

Toda a gente fala bem do homem, não preciso de fazer isso também. Eu prefiro sempre comentar através da crítica, até porque sou um perfeccionista incurável. Nesse sentido, acho que o Jesus está a avaliar mal o plantel, e mais especificamente, que jogadores pretende para desempenhar determinadas funções. Tudo bem, todos erram. Mas o facto dele admitir que vê o Teo mais como primeiro avançado, mas joga com ele como segundo, faz-me alguma confusão. Não é uma convicção que eu esperasse, vindo dele. Sobretudo tendo em conta que as suas duplas de ataque foram sempre, salvo raras excepções, substancialmente diferentes em termos de perfil.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque afinal de contas, ele também acredita nos atletas da formação. Já desde há 3 anos que dizem o contrário dele, e eu nunca achei isso. Simplesmente, achei que os jogadores que lhe deram em termos de formação, a maioria não correspondia ao patamar de exigência que o Benfica necessitava para atingir os objectivos. Dou bem de barato o Bernardo porque também acho que foi um grande erro dele, e também não acho desculpável, mas estou a dizer que podem ter existido circustâncias que complicaram essa integração.

Houve espaço para integrar o Gelson, e ao que se fala também havia para o Palhinha mas a lesão que teve na pré-época lixou-lhe o esquema. Além disso, o modelo de jogo também os beneficiava.

A minha opinião é que ele é o treinador e com certeza ele saberá melhor que ninguém com quem é que trabalhou e com quem é que não trabalhou, e seja bluff ou não. E claro, que estando em casa, vai defender a casa. Se me perguntas a mim se é o maior talento? Tirando o Bernardo não vejo assim outros acima nem aqui, nem do outro lado. Talvez o João Teixeira, de quem também gosto muito.

Quer dizer, até acho o Matheus Pereira no mesmo patamar do Gelson mas tem outras características que se calhar o Jesus não gostou tanto.

Qual a opinião que ele tem sobre o Gauld?

Não houve circunstâncias nenhumas. Se o JJ assim o entendesse, podia contar com ele. Mas deixou-o ficar na equipa B.

Tens Nelsinho, Cancelo, Bernardo e André Gomes. E vá, João Teixeira.

Todos estes, se excluirmos o André Gomes, e mesmo assim é dúbio, foram jogadores com potencial suficiente para integrarem a equipa A do Benfica. E não incluo mais, como o Ivan, porque já ficam ali no limbo, dado que não têm um nível elevado para o 11 inicial. O problema é que o JJ não acreditava neles, por isso nunca lhes deu muito espaço, como deu a outros. Menezes, Kardecs, Taliscas e afins. Qualidade à parte, se o JJ tivesse tido o mesmo trato com os que enunciei lá para trás, como teve com estes últimos, isto não seria dito.

O caso do André Gomes também é interessante. Lança-o na primeira equipa. Tudo certo. Titular em Alvalade e em Camp Nou. No ano seguinte, gestão patética, a entrar constantemente aos 90', João Coimbra style. Fez muitos minutos porque o Matic saiu, o Fejsa lesionou-se, e sobrava Amorim, Enzo e André Gomes.

O Teixeira... é aposta na pré-época, quando na equipa B, no ano anterior, alternava entre o banco e a titularidade. Tudo muito bem. Ganha um excelente nível nessa pré-época e é recambiado para a equipa B. Ah e tal, emprestar o miúdo? "Nem pensar", disse o JJ. Resultado? Um ano inteiro a bater em mortos, na segunda liga. Deu-lhe meia dúzia de minutos contra o Leverkusen, num jogo que já não contava para nada. E estamos a falar de um jogador que até tinha um perfil do agrado do JJ, para a posição 8. Algum dia isto acontecia com o Talisca? Claro que não. Foi usado em todos os contextos, constantemente a errar, porque o treinador acreditava nele.

Então a tua opinião, é a opinião dele. Assim não faz sentido discutir o que quer que seja. Espero é que te lembres disso mesmo, quando lhes tiveres algo a apontar. Porque, no final, ele é o treinador, e ele é que trabalha com os jogadores.

Maiores talentos que o Gélson? A despontar? Tens o Renato e o João Carvalho, por exemplo, que são de um nível bem superior. Tens o Iuri, que também é mais talentoso, e que não ficou no plantel. O Matheus é outro. O Gauld outro.

O que o Gélson tem, e que faz a diferença para estes, é a confiança de um treinador que é muito bom naquilo que faz.

Pergunta-lhe. Mas é um caso que muito dificilmente não será semelhante ao do Bernardo, no seu desenvolvimento. É pequenino, não serve.

Anyway, o JJ até podia levar o Sporting à conquista da UCL com um 11 formado em Alcochete, que isso não apagaria o trabalho medíocre que fez no Benfica em relação à formação.

E, diga-se, até hoje só pegou no Gélson. Não faz sentido falar em William, Mané, Tobias e afins, porque já eram jogadores com nível de primeira equipa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...