Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hidden

Sismo de magnitude 3.2 atinge Sintra e Cascais

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Um sismo de magnitude 3.2 da escala de Richter foi sentido às 00h26 deste domingo em Cascais, Carcavelos, Sintra e Oeiras. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que o epicentro se localizou a cerca de 8 km a Oeste-Sudoeste de Sintra. Ao CM, o CDOS avança que, até ao momento, não foram registados feridos ou danos materiais.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/sismo_de_magnitude_32_atinge_cascais.html

Alguém sentiu alguma coisa? Eu não...

Compartilhar este post

Link para o post

Não senti nada! A minha namorada manda-me mensagem a dizer que tinha havido um sismo e pensava que estava a gozar comigo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Estava a essa hora no Estoril no Teatro Experimental de Cascais e não senti nada.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Senti e bem. Também fiquei impressionado pelo som, acho que nunca tinha ouvido algo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Noutro dia li noutro fórum, assim um do sobrenatural e essas cenas ( :mrgreen: ), uma mulher a dizer que teve uma premonição de um sismo semelhante ao de 1755 em Lisboa, ou no mês de Junho ou Julho. Este foi só o aquecimento :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A minha chavala estava toda borrada com isto... Diz que sentiu bué no trabalho, mas eu não senti népia... Até fiquei a pensar se era gozo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Noutro dia li noutro fórum, assim um do sobrenatural e essas cenas ( :mrgreen: ), uma mulher a dizer que teve uma premonição de um sismo semelhante ao de 1755 em Lisboa, ou no mês de Junho ou Julho. Este foi só o aquecimento :lol:

Isso é preciso ter umas capacidades de adivinhação do caraças para se saber, a continuar assim resta poucas dúvidas, só não se sabe é quando. Atualmente sismos praticamente não os tens visto cá, está-se a acumular a tensão no gorringe ou começa a haver alivio da tensão ou a qualquer momento aquilo liberta-se tudo e temos nova versão de 1755. O problema é mais a preparação do país ser 0, a história já nos devia ter ensinado.

Editado por shelton

Compartilhar este post

Link para o post

Os nossos edifícios não estão preparados para isso?

Um tsunami comia até onde?

Se for para o meio da rua safo-me?

Compartilhar este post

Link para o post

Os nossos edifícios não estão preparados para isso?

Se for para o meio da rua safo-me?

Alguns estão preparados para isso, o principal problema é o elevado número de edifícios degradados que existem em Lisboa.

Boa pergunta, não faço a menor ideia.

Depende do sitio onde estiveres, se fores para uma zona aberta sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à segunda pergunta, existem vários factores que influenciam a área que um tsunami pode atingir, desde a força do sismo, a maré (e a sua amplitude), o estilo de costa da área afectada, sendo que o mesmo tsunami poderá causar imensos estragos na baixa lisboeta, mas numa zona de arribas seria até um evento para ver e relembrar...

Compartilhar este post

Link para o post

Não senti nada! A minha namorada manda-me mensagem a dizer que tinha havido um sismo e pensava que estava a gozar comigo :lol:

x2

Acho que o tsunami só fazia estragos mesmo na baixa lisboeta.

Vem aqui para a zona de Sintra, duvido muito que algum dia um tsunami passe as arribas enormes que temos nas praias. Sintra, deve ser dos melhores sítios de sempre para sobreviver a tsunami, encostas altas como o crl. Quer dizer, acho eu, porque não percebo um crl deste assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o tsunami só fazia estragos mesmo na baixa lisboeta.

Vem aqui para a zona de Sintra, duvido muito que algum dia um tsunami passe as arribas enormes que temos nas praias. Sintra, deve ser dos melhores sítios de sempre para sobreviver a tsunami, encostas altas como o crl. Quer dizer, acho eu, porque não percebo um crl deste assunto.

Também o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vivo para aí a 2km ou 2km e meio da praia de Carcavelos... É melhor andar sempre de braçadeiras?

Compartilhar este post

Link para o post

Tava mesmo a pensar nessa m*rda de 1755. Os japoneses estão mais que prontos, para eles aquilo já faz parte do quotidiano... agora a construção anti-sísmica em Portugal é que não é a última bolacha do pacote. Seria devastador... e nada podemos fazer. :S

Compartilhar este post

Link para o post

Não crl. Os tsunamis são devastadores na medida em que tudo quanto é praia é varrido, tudo o que é construido na praia, paredões, esplanadas, edifícios à beira-mar aí sim, é tudo varrido, é um prejuízo do crl para quem vive aí ou tem negócios. Na baixa Lisboeta seria problemático por exemplo há muitas coisas ali à beira-rio e era um prejuízo brutal e perigoso para as pessoas que é uma área movimentada.

A não ser claro que seja uma coisa verdadeiramente apocalíptica estilo filme, o que é bastante irreal teria de cair tipo um meteoro dentro de água ou crl para a água arrancar prédios e entrar 3kms pela costa a dentro.

E as ondas dos tsunamis não são especialmente altas, aquilo é uma vaga e uma sequência devastadora é algo que vai empurrando, empurrando e fazendo força.

Compartilhar este post

Link para o post

E a ideia que tenho já que falam disso é que Portugal está mal preparado mas não é em termos de infraestruturas, as construções modernas estão todas mais ou menos preparadas para aguentar sismos, e não se esqueçam que uma boa parte de Lisboa que foi devastada já foi reconstruída a pensar nisso portanto em termos de infraestruturas não estamos a falar de nenhuma "cidade barraca". Haveria sempre danos e feridos, é inevitável logicamente mas preocupa-me mais a capacidade de reacção dos serviços de emergência e da proteção civil do que propriamente dito da construção.

Mas isto são só especulações porque também é difícil medir o impacto das coisas porque apesar da força dos sismos estar quantificada as variáveis são tantas e diversas. E baseamo-nos no passado mas não sabemos o que o futuro reserva, vemos cenários cataclísmicos nos filmes e isso para já é ficção, mas nunca sabemos quando o pode deixar de ser.

Compartilhar este post

Link para o post

Vivo para aí a 2km ou 2km e meio da praia de Carcavelos... É melhor andar sempre de braçadeiras?

Não me cheira, apesar de não saber que distâncias comem os tsunamis em termos de terra.

A cena do tsunami é a força da onda em si que varre tudo o que aparece à frente, e a juntar a isto podem juntar-se os incêndios, explosões e queda de edifícios por arrasto que f*de tudo.

Um gajo deve ter medo do tsunami por causa da força estúpida que aquilo tem (onda(s) com 100 km/h e o crl), porque em termos de tamanho de onda, o do Japão por exemplo foi 10 (?) metros.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...