Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

[2016] ATP Masters 1000

Publicações recomendadas

O João este ano está a gerir muito melhor os ATP 250. Estamos a falar de torneios onde 3/4 bons ATP 250 por ano feitos pelo João já chegam, não precisa de mais. O João precisa de fazer SF's neste momento para somar 45 pontos num ATP 250, estamos a falar de um esforço físico inglório. E se somar mais uma final ATP juntaria apenas mais 105 pontos e, a partir daí, só melhoraria o ranking com títulos nos ATP 250, porque de resto já tem essa parte do ranking completamente lotada. O João tem que estar ao máximo é nos Masters e nos Grand Slams, porque lá é que melhora o seu ranking. Hoje, batendo um WC fora do top-300 e fazendo apenas um jogo, somou 35 pontos. Se estivesse a jogar um ATP 250 tinha que fazer meias-finais para garantir basicamente o equivalente.

Estamos a falar de um jogador que esteve entre o top-10 dos jogadores com mais vitórias em 2015 e, mesmo assim, nem no top-30 acabou. Isto mostra o número desnecessário de jogos que o Sousa fez.

Por acaso recordo-me da entrevista que o Ozil publicou acima. É uma verdade que este ano o João está a gerir muito melhor os ATP 250 e está a cumprir as promessas feitas. Acho que por um lado, os 250s todos que fez no ano passado, apesar de exagerados, foram úteis para a sua forma e capacidades.

Confesso que estou preocupado sobre como ele vai conseguir defender as 3 finais e um título 250, mas ainda nem a meio do ano vamos e ainda lhe falta disputar vários torneios em superfícies e condições melhores. Mas mesmo que sofra uma ligeira queda, é natural que ele esteja no limbo entre esses dois níveis e que consiga somar boas prestações em 500s e 1000s. A verdade é que nestes torneios maiores também tem tido um pouco de azar com os sorteios e ficado bastante próximo do Murray e/ou do Djokovic, mas continuar no top-30 dá-lhe a vantagem de estatuto de cabeça-de-série.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Diga-se que o Thiem jogou mal. Bem melhor do que o Sousa fez hoje, mas também jogou mal e continua em má forma.

Quanto ao par, foi uma domingada entre o João e o Paire. Adversário muito acessível, constantemente na brincadeira. No entanto foi positivo para o João acabar o dia com melhores sensações exatamente no court onde jogou em singulares.

Compartilhar este post

Link para o post

O João jogar pares não tem tanto que ver com o prize-money, diria.

Compartilhar este post

Link para o post

então qual seria a tua justificação?

é provável que também se esteja já a preparar para jogar o par em Roland Garros.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Tem a ver com vários aspetos. Um deles é que, por exemplo, o Sousa neste momento não precisaria de ganhar ritmo, mas pode ter torneios em que vá a precisar. E se não jogar pares, não vai ter ranking para entrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem a ver com vários aspetos. Um deles é que, por exemplo, o Sousa neste momento não precisaria de ganhar ritmo, mas pode ter torneios em que vá a precisar. E se não jogar pares, não vai ter ranking para entrar.

Era mais por aí e pela questão de aprimorar certos aspectos de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também dá para melhorar outros aspectos do jogo como o serviço e jogo de rede. Apesar disso só beneficiar verdadeiramente quem consegue transportar o estilo de jogo de pares para o de singulares como o Llodra, Mahut, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é típico. Ou 8 ou 80. É o Ghelthon a estabelecer comparações com o Djokovic e a dizer que é habitual ver o João a perder com jogadores como o Sonego; e são outros a arranjar mil e uma desculpas para uma prestação menos conseguida do João e a apresentar o Sonego como a última bolacha do pacote.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Por um lado o João não tem obrigação de ganhar a todos os jogadores teoricamente mais acessíveis. Por outro é muito difícil aceitar como normal uma eventual derrota com o Sonego.

Vamos a dados:

Sonego

É atualmente o 333 do mundo. A sua melhor posição foi 313 há 2 semanas;

Este foi o 1º jogo disputado pelo Sonego no circuito (quadros principais de Grand Slams, ATP ou Davis).

Em Challengers tem 8 vitórias em 21 jogos.

A sua melhor prestação num torneio aconteceu no mâs passado em que chegou aos quartos de final do Challenger de Berletta.

A sua melhor vitória (em termos de ranking do adversário) aconteceu na 2ª ronda de Berletta quando ganhou ao eslovaco Andrej Martin, na altura nº 127 do mundo.

Tem 2 títulos Future conquistados, ambos no ano passado.

O 1º encontro que disputou em torneios contabilizáveis para o ranking aconteceu há menos de 2 anos (em julho de 2014) tendo já 19 anos.

Disputou apenas um jogo no circuito de juniores (perdeu na 1ª ronda de qualificação de Florença com um tal de Gianluca Di Nicola em 2012).

Tem qualidade? Provavelmente... caso contrário não teria recebido o wildcard para Roma e não teria feito a vida negra ao João. Mas ela tem andado muito bem escondida...

João

A última vez em que ele perdeu com um jogador com ranking inferior ao Sonego aconteceu em outubro de 2012 no Challenger de Montevideo. Derrotado pelo Julian Reister na 2ª ronda quando este era o nº 387 e o João estava a comemorar a sua recente estreia no Top 100 (era o 92).

A última vez em que o João perdeu com um jogador classificado a mais de 300 lugares no ranking do que ele aconteceu em outubro de 2011, na 2ª ronda do F37 de Espanha, com um tal de Morgan Phillips (542 na altura) quando o João estava em 210.

A única vez que o João perdeu com um jogador fora do Top 300 de 2013 para cá foi no ano passado para a Davis com o bielorrusso Egor Gerasimov (302 na altura). O tal jogo esquisito em que o João ganhou os 2 primeiros sets por 60 e 61.

De julho de 2013 para cá, altura em que o João consolidou a presença no Top 100, só perdeu 4 vezes com jogadores fora do Top 200. O já referido Gerasimov, o Radu Albot (212) naquela eliminatória da Davis na Moldávia de 2013 com 10-8 no tie-break do 5º set e ambiente de fazer medo, o Carballes Baena (273) na 2ª ronda de Casablanca em 2014 e o Rui Machado (227) no ano passado no Estoril.

Por tudo isto, sim: a eventual derrota de hoje seria escandalosa. A pior da sua carreira até agora. Glória que, na minha opinião, ainda pertence ao Carballes Baena.

Compartilhar este post

Link para o post

posso interromper a conversa?

o que é que vocês acham do futuro do Tomic e do Dimitrov, principalmente?

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Já o tinha dito há uns três anos, o Tomic só apresenta um nível decente no começo da época, quando joga na zona dele. O Dimitrov é um atrasado mental, se não toma juízo nunca chegará ao top-10.

Os meus eleitos para estarem no top-10 no espaço de três anos são o Coric e o Kyrgios, gosto bastante deles, apesar do feitio do segundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Do Gerasimov só lhe queria era a Smolina... :carinhoso:

O Tomic dificilmente passa disto, diria eu. A não ser que algum treinador de topo pegue nele e faça magia, acho que não subirá muito mais. Tem qualidade qb e imenso potencial, mas a parte psicológica não deixa evoluir mais. Toda a questão do pai, a rebeldia, a displicência, não sei. É pena.

Quanto ao Dimitrov, tem imensa qualidade e potencial para bem mais, claramente dentro do top-5. Não sei se por isso mas, depois da separação da Sharapova, não teve resultados especialmente incríveis. Depois da final perdida em Istanbul parece que fritou. Também me parece que há aqui uma parte psicológica forte a bloquear, mas tem claramente um futuro promissor.

EDIT: O Kyrgios, se acalmar a patareca, tem tudo para ser jogador de topo. Tem qualidade que nunca mais acaba e um potencial ainda vasto para melhorar.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

posso interromper a conversa?

o que é que vocês acham do futuro do Tomic e do Dimitrov, principalmente?

não estou preocupado, a nova fornalha parece ser mais interessante que esses dois

é algo que acontece, umas gerações têm mais sucesso que outras

mas tem claramente um futuro promissor.

O Dimitrov tinha um futuro promissor há 5 anos atrás. Agora é um como outros quaisquer no circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

O Dimitrov tem praticamente 25 anos, já não tem um futuro promissor. Ou começa a render já ou daqui a dois, três anos estará pior do que agora.

Editado por Mesut Ozil

Compartilhar este post

Link para o post

O Dimitrov tem excelentes qualidades técnicas, tem capacidade para ser top-3 a cagar, mas falta-lhe mentalidade para tal.

E parece-me que já vai tarde, mas consigo vê-lo com alguma sorte a conseguir chegar a uma ou duas finais de GS. Ali entre as saídas do Federer e Nadal, o decréscimo de rendimento do Djokovic (vai acontecer eventualmente), e enquanto o Zverev e outros não começarem a tomar conta do circuito, vai existir ali 1/2 anos de limbo..

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

E para isso estará lá o Nishikori, Goffin e Thiem. :mrgreen:

O Djokovic e o Murray ainda têm 28 anos, até começarem a deslizar ou têm uma lesão ou aguentam-se mais quatro, cinco anos, na boa, no topo.

Compartilhar este post

Link para o post

o Tomic tem talento, mas nesta era é impossível ser-se um jogador de topo quando se tem a capacidade de movimentação de uma pessoa de 90 anos. e o serviço dele é uma autêntica porcaria tendo em conta a sua altura. isto para não falar daquela cabecinha oca.

em relação ao Dimitrov, talento para andar no top-5 de forma consistente, mas tem uma postura demasiado defensiva no court e é um jogador algo burro. pensava que o Davin (ex-treinador do Del Potro) fosse retificar a parte da passividade, mas parece ainda pior. ele agora nem no serviço arrisca, parece a Errani. e aquela esquerda está pior que nunca, é bem capaz de ser das piores pancadas do top 50.

Editado por Rafinha

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui há dias vi um jogo do Tomic (contra o Fognini, penso) e até metia dó. Até eu me mexo mais a jogar, e devo pesar bem mais que ele. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Dimitrov não tem excelentes qualidades técnicas. Isso é mais mito pela comparação ao Federer que outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Este tipo de coisas no meio de tanta competição também faz bem a um atleta.

giphy.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...