John Bonifácio Publicado 8 Março 2016 (editado) Não disse isso. Cada país é diferente e tem culturas e níveis médios de educação que moldam as tomadas de decisão de maneira distinta aos demais. O que resulta num país pode ser um desastre noutro e vice-versa. Eu apontei os principais argumentos de quem é contra a eutanásia. Acredito que nos países que deste como exemplo ainda se estejam a debater com estes mesmos argumentos, acrescidos de dificuldades legais que certamente terão surgido. E analisando de forma muito supérflua, com base apenas nos dados que tu colocaste, concluo que este foi um serviço bem colocado ao serviço dos poucos- +/- 110 mortes assistidas por ano- cidadãos que a ele precisaram de recorrer. É que é preciso entender que acabar com a vida de alguém muito próximo, com quem na esmagadora maioria das vezes se tem uma relação de amor, não é algo fácil de decidir. Nesses casos, o debate que precisa ocorrer acerca da intervenção toma lugar em círculos familiares e na cabeça de cada um envolvido. E não precisa de ter lugar em mais lado nenhum. O que resta após a tomada de decisão é certificar, de forma o mais extensiva possível, se não existem motivos egoístas por detrás. E é neste ponto que a porca torce o rabo, já que deixa todos os envolvidos num processo do género numa posição muito delicada. Daí a importância do debate e da elaboração de um enquadramento legal que proteja os agentes envolvidos nestes processos ao mesmo tempo que serve os desejos dos cidadãos. Editado 8 Março 2016 por The Sandman Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 8 Março 2016 Onde é que há respeito pela vida humana quando uma pessoa está em estado terminal e sem qualquer tipo de perspectiva de melhora na sua condição? Tive um caso relativamente próximo na minha família e só posso dizer que foi um fardo horrível para os meus primos cuidarem da minha tia durante cerca de 4 anos, devido ao Alzheimer. A velhota esteve mais de um ano quase exclusivamente confinada à cama em estado vegetal e os meus primos ficaram "presos" a ela. Foram anos em que a minha prima teve que deixar de trabalhar para cuidar dela e em que momentos de lazer ou férias foram praticamente uma miragem nos últimos tempos. Não foi bom nem digno para ninguém. A velhota sofreu e a minha prima, sua filha, teve que suportar vê-la naquele estado durante demasiado tempo. Pessoalmente, se algum dia chegar sequer perto desse ponto, quero que me matem. Viver em sofrimento não é viver. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Março 2016 Verdade. Mas há muita gente que não se sente no direito de tirar uma vida e aplica o mesmo pensamento aos demais. Geralmente são pessoas mais ligadas a Deus e que só a Ele Lhe observam o direito de "jogar" com algo tão precioso. Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 8 Março 2016 (editado) Verdade. Mas há muita gente que não se sente no direito de tirar uma vida e aplica o mesmo pensamento aos demais. Geralmente são pessoas mais ligadas a Deus e que só a Ele Lhe observam o direito de "jogar" com algo tão precioso. Não só. Eu pessoalmente se fosse médico não praticaria nenhuma morte assistida a nenhum doente meu pela minha sanidade mental. Não que seja contra, mas porque não gosto da ideia de matar alguém, mesmo que seja para o bem da pessoa E como eu, possivelmente, muitos médicos pensam assim independentemente da sua crença ou falta dela. É egoísta, sim, mas estão no seu direito. Quanto ao tema em si, não sou contra mas não acho que deva ser algo facilmente acessível a qualquer pessoa como na Bélgica querem legalizar por exemplo para toda a gente acima dos 70 anos (apareceu ai na reportagem que o Sumudica deixou). Devia ser algo visto como último recurso e não como apenas um desistir. Pelo menos do meu ponto de vista. Editado 8 Março 2016 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 8 Março 2016 Pessoalmente, se algum dia chegar sequer perto desse ponto, quero que me matem. Penso exatamente o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 8 Março 2016 O que eu tenho mais dificuldade em compreender é mesmo quem defende o não usando a crença como justificação. A religião não devia interferir. (Ou devia?) Até agora no tópico só eu usei essa justificação. E viste-me falar sobre religião onde quer que seja? Eu falei na minha fé e no que acredito. Não falei em qualquer religião. Então podes ver um exemplo em que a crença é usada como argumento e onde a religião não entra. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 8 Março 2016 (editado) A Bélgica e a Holanda desrespeitam a vida humana e abusam da prática? Que avaliação é que fazes do uso da Eutanásia nestes dois países durante estes 15 anos? Pois, essas perguntas são as que se devem colocar e não assumir respostas sem saber. Por acaso naquela reportagem que deu ontem na televisão, falaram disso. Tanto que o primeiro grande defensor da eutanásia se tornou agora contra, porque deixou de ser encarada como um último recurso... Outra factor "curioso" foi a taxa de suicídio nesses países ter aumentado bastante, apesar da legalização da eutanásia. É estranho.... Eu tenho tendência a ser a favor da eutanásia, mas se houvesse referendo hoje, ainda não me sentia capaz de votar. Faz-me confusão ver como a maioria responde "sim, claro que sou a favor, cada um tem a sua liberdade" sem haver uma reflexão mais profunda, das implicações que podem haver, da má aplicação da lei, da abrangência dos casos que a lei deve tomar, etc... Editado 8 Março 2016 por Homem do Bussaco Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 8 Março 2016 (editado) Até agora no tópico só eu usei essa justificação. E viste-me falar sobre religião onde quer que seja? Eu falei na minha fé e no que acredito. Não falei em qualquer religião. Então podes ver um exemplo em que a crença é usada como argumento e onde a religião não entra. Se falas em deus e em como só ele pode decidir isso e baseias a tua opinião nisso, obviamente que a religião entra na discussão. Editado 8 Março 2016 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 8 Março 2016 Não só. Eu pessoalmente se fosse médico não praticaria nenhuma morte assistida a nenhum doente meu pela minha sanidade mental. Não que seja contra, mas porque não gosto da ideia de matar alguém, mesmo que seja para o bem da pessoa E como eu, possivelmente, muitos médicos pensam assim independentemente da sua crença ou falta dela. É egoísta, sim, mas estão no seu direito. Quanto ao tema em si, não sou contra mas não acho que deva ser algo facilmente acessível a qualquer pessoa como na Bélgica querem legalizar por exemplo para toda a gente acima dos 70 anos (apareceu ai na reportagem que o Sumudica deixou). Devia ser algo visto como último recurso e não como apenas um desistir. Pelo menos do meu ponto de vista. Nem sei se podias participar, de qualquer forma, devido ao Juramento de Hipócrates. ;) Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 8 Março 2016 Tenho lido/ouvido muita coisa estúpida sobre a eutanásia e religião católica. Chega absurdo em pegarem em qualquer coisa para ridicularizarem a crença. Eu sou católico, não sou gajo de ir a missas, mas considero-me praticante e tenho o maior respeito por tudo o que envolva, não consigo rir em igrejas, não me consigo rir quando vejo alguém a rezar, não me consigo em praticas religiosas, tenho o maior respeito. Tenho a minha religião mas não ridicularizo as outras religiões, cada um acredita no que quer. Como também não ridicularizo quem é ateu. Mas nos últimos anos tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais adeptos, possivelmente pelo maior número de ateus que tem surgido, ridicularizar a religião e ridicularizar as pessoas que acreditam nelas. É quase uma piada porca, "olha que é uma piada inocente mas que até tem fundamento"... pessoas que nos chamam de idiotas, burros, lunáticos, malucos, ignorantes por apenas termos uma crença, quase que se espumam da boca de tanto ódio que tem por ti e pelo que acreditas. Mas porque? Fdx, eu não ando a apregoar a minha religião a cada sitio que vou, eu não tento que tenham a mesma crença do que eu,a religião católica nesse aspecto deve ser das religiões mais brandas, não queres ser cristão tudo bem mas não nos chateiem constantemente com insinuações, quase que parece que querem demonstrar que são um ser superior. É que parecendo que não, indirectamente ou directamente acabam por moldar as cabeças da malta mais jovem, o que não falta são jovens/putos que se envergonham de dizer que são católicos/etc para não terem de levar com um rotulo em cima. Que essa gente, tenha um mínimo de respeito, a religião é uma parte importante na nossa vida, não andem sempre a ridicularizarem como se tratasse de uma "piada porca" Por outro lado, não compreendo e não percebo o argumento do sou católico logo sou contra a eutanásia.. "eu até percebo, mas a minha religião não mo permite", não te permite? Claro que permite, não é por aceitares a eutanasia que serás menos católico. Tu não tens que moldar o que pensas devido a tua religião, nem faz sentido em que isso aconteça. Porque é que o pessoal gosta tanto deste actual Papa? Porque o Papa veio modernizar a religião crista, o que era tabu deixou de ser tabu, é mais moderna e com isso mais eficiente do que era antes. Não faz qualquer sentido, não poder mudar certos aspectos que tem milhares de anos. Sou completamente a favor, por tudo, nem que seja pelo lado humano. Jamais deixar uma pessoa sofrer e com isso tudo o que acaba por envolver (sofrimentos dos familiares...) é solução. Deixar uma pessoa sofrer, até morrer, mesmo que isso dure 5/10/20/30/40 anos? Onde está o lado humano disso, eu quase diria que é desumano. Que autoridade e moralidade tenho eu de chegar a uma pessoa que está em sofrimento e que pede para morrer para lhe dizer "tenho muita pena mas o posso fazer, vai ter se de sofrer até morrer". A vida é dela eu não tenho nenhuma autoridade na vida dessa pessoa e qualquer tipo de restrição de idade " acima dos 70, acima do 60" para mim é um completo absurdo. É mais humano uma pessoa morrer ao 60 do que aos 40? Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 8 Março 2016 Sou a favor e também já vi esse filme espanhol que falaram por aí. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 8 Março 2016 Se falas em deus e em como só ele pode decidir isso e baseias a tua opinião nisso, obviamente que a religião entra na discussão. A questão é confundir crença em Deus com seguir uma religião, e entrando noutro prisma, a razão pela qual as pessoas seguem ou fazem as coisas. O que eu disse é que a minha crença em Deus me leva a não apoiar a eutanásia, e depois expliquei o porquê. Nada disso tem a ver com religião. É o que eu defendo, derivado do que eu acredito. Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 8 Março 2016 (editado) Por outro lado, não compreendo e não percebo o argumento do sou católico logo sou contra a eutanásia.. "eu até percebo, mas a minha religião não mo permite", não te permite? Claro que permite, não é por aceitares a eutanasia que serás menos católico. Tu não tens que moldar o que pensas devido a tua religião, nem faz sentido em que isso aconteça. Porque é que o pessoal gosta tanto deste actual Papa? Porque o Papa veio modernizar a religião crista, o que era tabu deixou de ser tabu, é mais moderna e com isso mais eficiente do que era antes. Não faz qualquer sentido, não poder mudar certos aspectos que tem milhares de anos. É precisamente este o meu ponto. Estou-me a marimbar para a religião - ou falta dela - de uma pessoa. Apenas acho "problemático" quando as pessoas prescindem do seu próprio pensamento crítico para dizer coisas que vão contra a sua ideologia pessoal. Uma coisa é ser informado por, outra é informar através de. A questão é confundir crença em Deus com seguir uma religião, e entrando noutro prisma, a razão pela qual as pessoas seguem ou fazem as coisas. O que eu disse é que a minha crença em Deus me leva a não apoiar a eutanásia, e depois expliquei o porquê. Nada disso tem a ver com religião. É o que eu defendo, derivado do que eu acredito. Acho que a questão é mais confundir religião com religião organizada. Não é necessário chamar cristianismo, judaísmo ou budismo a uma religião para ela o ser. Uma crença numa entidade divina e omnipotente é uma crença religiosa, não tendo necessariamente de ser uma crença cristã ou judaica. Se crês na existência de um deus, és religioso, está na definição, não quer dizer que tenhas de seguir uma religião organizada e com um nome conhecido. Editado 8 Março 2016 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 8 Março 2016 (editado) Nem sei se podias participar, de qualquer forma, devido ao Juramento de Hipócrates. ;) Pois, disso nem sequer tenho conhecimento visto que estou numa área que está longe da saúde :mrgreen: E btw, concordo praticamente com todo o post do Lotterer. Principalmente na parte em que se critica a religião a torto e a direito e é vista com maus olhos, como lunáticos com amigo imaginário etc.... mas a maior parte do pessoal que critica o que conhece da igreja é aquilo que ouve de outras criticas e toma isso como certo também. (não estou com isto a dizer que qualquer uma das religiões são perfeitas, nada disso. Mas um ateu também não é.) E tal como a ciência, a religião vai-se modernizando... ou pelo menos devia. Se bem que actualmente como ele disse, o Papa tem criado uma revolução na igreja católica e muitas coisas estão a ser vistas com outros olhos por parte da comunidade cristã também. Editado 8 Março 2016 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Março 2016 Nem sei se podias participar, de qualquer forma, devido ao Juramento de Hipócrates. ;) Desenvolve lá, Eliot. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 8 Março 2016 Isso será mais uma questão de interpretação e consciência, hoje em dia não há nada no Juramento que negue, directamente, a eutanásia. O grande problema, para mim, é a definição de limites. Torna-se muito dúbio onde está o limite da dor ou do incurável. E as circunstâncias afectam, necessariamente, a opção do doente. Isto apesar de ser a favor da prática. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Março 2016 A definição dos limites é que vai definir se a adoção da eutanásia em Portugal vai, ou não, funcionar convenientemente. Compartilhar este post Link para o post
sd_campeao Publicado 8 Março 2016 Para mim, uma das maiores questões é a nivel de aplicabilidade em muitos dos casos que presenciei. Por exemplo, uma pessoa que sofreu um AVC e ficou com sequelas graves ao ponto de ficar totalmente dependente para a comer/higiene, acamado, sem conseguir comunicar e até sem ter consciência da realidade. Neste caso, a pessoa poderá estar a sofrer bastante mas devido às suas limitações não estará certamente em condições de pedir a eutanásia. No entanto, parece-me um caso bem mais "necessitante" do que alguns dos casos que ontem o homem enumerou na entrevista (ex: cegueira - acho que deu este exemplo, não me lembro bem) Outro exemplo, se calhar mais "flagrante". Uma pessoa que tem uma doença neurodegenerativa como a Esclerose Lateral Amiotrófica. Ela pode progredir muito rapidamente e as pessoas em poucos meses podem deixar de se mexer, falar e até respirar. No entanto, têm consciência de tudo e estão cognitivamente integras, ao ponto de desejarem a eutanásia. Mas como se vai processar legalmente isto? Comunicação pela cabeça ou pelos olhos? Será suficiente para avançarem para um processo como a eutanásia... Por outro lado, podíamos pensar que as pessoas poderiam fazer um género de "testamento vital" em que diziam que se acontecesse determinada condição médica, queriam a prática de eutanásia. No entanto, as ideias das pessoas relativamente a uma possivel doença não poderiam ser assim tão lineares e a sua opinião podia mudar com a presença dessa doença. E nesse caso, se não pudessem comunicar a sua vontade, seria uma prática contra a vontade... Esta ultima ideia duvido que algum dia seja aplicável. Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 8 Março 2016 Era engraçado fazer-se aí uma votação, sempre dava para ter uma ideia geral. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Março 2016 (editado) Desenvolve lá, Eliot. Não há muita coisa a desenvolver, porque da área percebo pouco ou nada. Mas lembro-me de ter lido um artigo qualquer que falava na relutância da classe médica em admitir a eutanásia visto que esta iria contra o juramento que todos os médicos fazem, o Juramento de Hipócrates, em que juram tudo fazer para proporcionar aos seus pacientes o melhor tratamento possível de modo a conservar a sua vida. Claro que isto é apenas uma tradição ou formalidade, mas é interessante ver como a evolução dos valores humanos chegou a tal ponto que, de certa forma, se admite usar os avanços da medicina para ajudar à morte. Editado 9 Março 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Março 2016 (editado) A questão é que a eutanásia não é uma escolha pela morte, porque essa já é um dado adquirido para o paciente, de uma forma ou de outra. Pelo contrário, é uma decisão pela dignidade, pela paz de espírito e tranquilidade, coisas pelas quais a maior parte de nós luta para alcançar em vida. Editado 9 Março 2016 por The Sandman Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Março 2016 (editado) A questão é que a eutanásia não é uma escolha pela morte, porque essa já é um dado adquirido para o paciente, de uma forma ou de outra. Pelo contrário, é uma decisão pela dignidade, pela paz de espírito e tranquilidade, coisas pelas quais a maior parte de nós luta para alcançar em vida. Concordo perfeitamente, mas não posso censurar quem acredita que antecipar a morte, mesmo que de um doente terminal, é o mesmo que uma escolha para a morte. Isto é, quem não reconhece o propósito da Eutanásia (por estar mais investido a nível religioso, ou outro motivo qualquer), esta será sempre uma escolha pela morte pura e dura. EDIT: acho que não me estou a conseguir expressar da melhor forma. Eu sei que para quem está a favor da eutanásia, o propósito é nobre e visa a dignidade humana. Mas quem atribui um valor superior à vida humana em comparação com outros valores como os que tu enunciaste - por motivação religiosa, sobretudo - terá também a sua razão em ver a eutanásia como uma escolha pela morte, pois não reconhece o propósito desta. Editado 9 Março 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 9 Março 2016 Tenho lido/ouvido muita coisa estúpida sobre a eutanásia e religião católica. Chega absurdo em pegarem em qualquer coisa para ridicularizarem a crença. Eu sou católico, não sou gajo de ir a missas, mas considero-me praticante e tenho o maior respeito por tudo o que envolva, não consigo rir em igrejas, não me consigo rir quando vejo alguém a rezar, não me consigo em praticas religiosas, tenho o maior respeito. Tenho a minha religião mas não ridicularizo as outras religiões, cada um acredita no que quer. Como também não ridicularizo quem é ateu. Mas nos últimos anos tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais adeptos, possivelmente pelo maior número de ateus que tem surgido, ridicularizar a religião e ridicularizar as pessoas que acreditam nelas. É quase uma piada porca, "olha que é uma piada inocente mas que até tem fundamento"... pessoas que nos chamam de idiotas, burros, lunáticos, malucos, ignorantes por apenas termos uma crença, quase que se espumam da boca de tanto ódio que tem por ti e pelo que acreditas. Mas porque? Fdx, eu não ando a apregoar a minha religião a cada sitio que vou, eu não tento que tenham a mesma crença do que eu,a religião católica nesse aspecto deve ser das religiões mais brandas, não queres ser cristão tudo bem mas não nos chateiem constantemente com insinuações, quase que parece que querem demonstrar que são um ser superior. É que parecendo que não, indirectamente ou directamente acabam por moldar as cabeças da malta mais jovem, o que não falta são jovens/putos que se envergonham de dizer que são católicos/etc para não terem de levar com um rotulo em cima. Que essa gente, tenha um mínimo de respeito, a religião é uma parte importante na nossa vida, não andem sempre a ridicularizarem como se tratasse de uma "piada porca" Por outro lado, não compreendo e não percebo o argumento do sou católico logo sou contra a eutanásia.. "eu até percebo, mas a minha religião não mo permite", não te permite? Claro que permite, não é por aceitares a eutanasia que serás menos católico. Tu não tens que moldar o que pensas devido a tua religião, nem faz sentido em que isso aconteça. Porque é que o pessoal gosta tanto deste actual Papa? Porque o Papa veio modernizar a religião crista, o que era tabu deixou de ser tabu, é mais moderna e com isso mais eficiente do que era antes. Não faz qualquer sentido, não poder mudar certos aspectos que tem milhares de anos. Sou completamente a favor, por tudo, nem que seja pelo lado humano. Jamais deixar uma pessoa sofrer e com isso tudo o que acaba por envolver (sofrimentos dos familiares...) é solução. Deixar uma pessoa sofrer, até morrer, mesmo que isso dure 5/10/20/30/40 anos? Onde está o lado humano disso, eu quase diria que é desumano. Que autoridade e moralidade tenho eu de chegar a uma pessoa que está em sofrimento e que pede para morrer para lhe dizer "tenho muita pena mas o posso fazer, vai ter se de sofrer até morrer". A vida é dela eu não tenho nenhuma autoridade na vida dessa pessoa e qualquer tipo de restrição de idade " acima dos 70, acima do 60" para mim é um completo absurdo. É mais humano uma pessoa morrer ao 60 do que aos 40? :handclap: identifico-me completamente com isto, linha a linha. Compartilhar este post Link para o post
shrinker Publicado 9 Março 2016 :handclap: identifico-me completamente com isto, linha a linha. apoiado Compartilhar este post Link para o post