Mayday Publicado 24 Novembro 2018 Não cabe nas escolas, não. Eu já o disse porquê. Nem percebo como é que na tua cabeça este assunto volta outra vez para os benefícios sociais. Meu deus, que pancada. Poupar nos anos 60? Quem? Os pobres? Esses famosos anos 60 em que as pessoas preferiam ir para os bidonville em França do que viver em Portugal, a taxa de pobreza era altíssima e as condições de vida miseráveis. Poupar? De certeza que a Economia Domestica não lhes ensinou que se tinham uma má vida bastava mudar, ou poupar durante um ano ou dois para mudarem de vida, ou até em vez de comprarem um chapéuzinho de chocolate investir em acções da Regina. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 1 minuto: Não cabe nas escolas, não. Eu já o disse porquê. Nem percebo como é que na tua cabeça este assunto volta outra vez para os benefícios sociais. Meu deus, que pancada. Poupar nos anos 60? Quem? Os pobres? Esses famosos anos 60 em que as pessoas preferiam ir para os bidonville em França do que viver em Portugal, a taxa de pobreza era altíssima e as condições de vida miseráveis. Poupar? De certeza que a Economia Domestica não lhes ensinou que se tinham uma má vida bastava mudar, ou poupar durante um ano ou dois para mudarem de vida, ou até em vez de comprarem um chapéuzinho de chocolate investir em acções da Regina. Calma jovem...nao te enerves, vivemos em democracia, nao e por achares que tens razao, que a tens... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Novembro 2018 (editado) Citação de Mayday, há 2 horas: É impossível, com turmas de 30 ou mais alunos, um programa com o essencial já super preenchido e a despachar e onde chove dentro de salas. Essencial super preenchido? Disciplinas tipo filosofia, psicologia, métodos (para pessoal de artes), geometria descritiva (para pessoa de ciencias) na preparatória tens 1 hora (pelo menos) de área escola ou ca raio. Uma disciplina que prepara cidadãos para o futuro diria que é, pelo menos, também essencial. E isso de "substituir os pais" é ridículo. Os pais são tão ou mais ignorantes na maioria dos tópicos como os filhos. Editado 24 Novembro 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Novembro 2018 Citação de Rōnin, há 11 minutos: Nem todas as famílias são iguais, nem todas as escolas são iguais e diria eu que cabe ao Estado fornecer as melhores ferramentas para que futuramente tomem as melhores decisões financeiras. É igualmente do interesse do Estado que isto seja uma realidade. Falando no diabo: https://www.dn.pt/lusa/interior/disciplina-de-cidadania-e-desenvolvimento-avanca-em-235-escolas-do-pais-8773587.html A obrigatoriedade ou não tem muito que se lhe diga. Investir para depois deixar à vontade de quem quer ou não parece-me um contra-senso. Eu acho um complemento ao programa, face à carga horária e matérias imprescindíveis que compõem esse programa, desnecessário. Já é difícil motivá-los para aprenderem essencial, já é difícil fazerem-nos sair das escolas com o conhecimento minimamente básico e preparados para ,em termos de conhecimentos para o ensino superior, quanto mais. Para além disso acabam os 12 anos de escola estoirados e desinteressados. Como opcionais, acho bem. Incluir no programa obrigatório acho desnecessário. Não penso que não seja, importante, só não acho que deva ser a escola. Talvez por isso se vá experimentar em escola que têm currículo flexível, ou seja, que podem escolher o que querem dar sem sobrecarregar as matérias. Se calhar para dar essa disciplina sai a de EVT do programa. Mais, se da parte dos pais não houver uma educação e um estimulo para a importância dessas matérias, não vai servir de nada. As crianças não querem, naturalmente, nestas idades interessar-se por isso. Gostava de saber o que contém o programa mais detalhado. Tanto no da literacia financeira, como nos da sociedade mais justa e inclusiva. Principalmente sabendo que quem censurou os livros da Porto Editora participou na criação desse programa. Não percebi a ultima frase: quem quer ou não o quê? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 (editado) quero aqui lançar um ponto sobre o papel da escola na educação das crianças: concordo com o Mayday que quem deveria educar as crianças são os pais ( isso nem devia ser posto em causa ) mas comparando o agora com há 20/30/40 anos as pessoas têm muito menos tempo para estarem com os filhos, ambos trabalham e em imensos casos hoje em dia os avós vivem muito longe para poderem ficar com os netos durante o dia, nas férias ou após a escola como aconteceu comigo ou com os meus pais e como aconteceu com a grande maioria das pessoas nascidas da decada de 90 para trás pergunto então se o papel da escola não deveria também ele ser revisto juntamente com o programa e matéria para leccionar para incluir de alguma forma estes pontos que foram discutidos em cima edit: já para não falar nas horas absurdas que algumas crinaças passam na escola pós-aulas sem nada para fazer apenas porque não têm para onde ir Editado 25 Novembro 2018 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de kareca, há 2 minutos: Essencial super preenchido? Disciplinas tipo filosofia, psicologia, métodos (para pessoal de artes), geometria descritiva (para pessoa de ciencias) na preparatória tens 1 hora (pelo menos) de área escola ou ca raio. Uma disciplina que prepara cidadãos para o futuro diria que é, pelo menos, também essencial. E isso de "substituir os pais" é ridículo. Os pais são tão ou mais ignorantes na maioria dos tópicos como os filhos. Essas disciplinas são adicionadas gradualmente ao longo dos anos de ensino e algumas delas são, obviamente, de escolha. Achas que uma criança que ande na preparatória pode aprender Filosofia? Claro que a vai aprender quando tiver uma capacidade de raciocínio e de aprendizagem mais desenvolvida que é algures entre o 10º e o 12º. Os pais podem ser ignorantes, mas isso não lhes retira a inerência de serem eles a educar os filhos. Um ponto importante é que para as crianças a vida não pode ser só escola e estudo. É preciso tempo para outras. Essas coisas são fundamentais para o desempenho do aluno no escola. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Novembro 2018 (editado) Citação de Mayday, há 6 minutos: Essas disciplinas são adicionadas gradualmente ao longo dos anos de ensino e algumas delas são, obviamente, de escolha. Achas que uma criança que ande na preparatória pode aprender Filosofia? Claro que a vai aprender quando tiver uma capacidade de raciocínio e de aprendizagem mais desenvolvida que é algures entre o 10º e o 12º. De escolha? Sim, eu tive de optar entre psicologia e geometria descritiva... Filosofia era obrigatória. Fora outras que nem me lembro e que me ofereceram 0. Tanto de preparação como pessoa como cultura geral. Sim, na preparatória seria demasiado cedo, talvez. Mas como o ensino obrigatório termina aí, tinha alguma lógica ser iniciado algures nessa fase, para os que não querem continuar já terem alguma base. Editado 25 Novembro 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Pickle Rick, há 4 minutos: Ri muito mas ri mesmo. Aliás, cada vez que me fazem essa conversa só me apetece rir. Vivem do alto do pedestal, da vossa segurança económica, social e mesmo em termos de saúde. Experimentem ter uma doença cerebral degenerativa e depois quero ver-vos a cagar nos pequenos prazeres que a vida nos pode dar. Quero que as ações da Apple fiquem enfiadas num certo sitio. O que eu vou levar da vida é aquilo que vivi e não aquilo que poupei. Se tiver para gastar, gasto. E no final do dia até sou um gajo que não passa dificuldades e até consegue gerir bem o orçamento. Não sou pobre, já o fui e já passei dificuldades mas tenho muito mais apreço por quem o é do que por quem fala deles como se outro tipo de ser humano se tratasse. Não me coíbo de tentar fazer o melhor negócio possível mas daí a esticar a corda e criticar alguém porque não o faz vai uma distância muito grande. No final do dia, o dinheiro sai do corpo de cada um de nós e quem o ganha faz o que entender com ele, estou-me pouco cagando para onde o gastam. para mim não está em causa esta situação pois não tens dependentes de ti ou pessoas que podem vir a sofrer com essa falta de gestão orçamental para mim e aquilo que já referi são pessoas que têm filhos e que depois não têm dinheiro para comprar os livros para as crianças ou para o material escolar ou passam mesmo fome por exemplo mas gastam dinheiro em cabeleireiros regularmente, ou refeições fora ou maços de tabaco ou nos copos ( isto falo de situações que conheço ) eu sei que de vez em quando ter-se estes pequenos prazeres é bom e as pessoas precisam mas é preciso ver quanto estas situações são regulares e prejudicam outros como os filhos Citação de kareca, há 2 minutos: De escolha? Sim, eu tive de optar entre psicologia e geometria descritiva... Filosofia era obrigatória. Fora outras que nem me lembro e que me ofereceram 0. Tanto de preparação como pessoa como cultura geral. Sim, na preparatória seria demasiado cedo, talvez. Mas como o ensino obrigatório termina aí, tinha alguma lógica ser iniciado algures nessa fase, para os que não querem continuar já terem alguma base. hoje em dia é obrigatório o 12º Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de lordbifana, há 3 minutos: quero aqui lançar um ponto sobre o papel da escola na educação das crianças: concordo com o Mayday que quem deveria educar as crianças são os pais ( isso nem devia ser posto em causa ) mas comparando o agora com há 20/30/40 anos as pessoas têm muito menos tempo para estarem com os filhos, ambos trabalham e em imensos casos hoje em dia os avós vivem muito longe para poderem ficar com os netos durante o dia, nas férias ou após a escola como aconteceu comigo ou com os meus pais e como aconteceu com a grande maioria das pessoas nascidas da decada de 90 para trás pergunto então se o papel da escola não deveria também ele ser revisto juntamente com o programa e matéria para leccionar para incluir de alguma forma estes pontos que foram discutidos em cima Alguns países já têm resposta para isso: redução do horário laboral para 30 horas semanais e, no caso dos nórdicos, redução do horário escolar e flexibilização do currículo escolar. 1 Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Mayday, Agora: Alguns países já têm resposta para isso: redução do horário laboral para 30 horas semanais e, no caso dos nórdicos, redução do horário escolar e flexibilização do currículo escolar. acho que mais depressa alteravam o programa que dar essas condições aos trabalhadores Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Novembro 2018 Citação de lordbifana, há 3 minutos: hoje em dia é obrigatório o 12º Isso, exato, ou 18 anos. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de kareca, há 3 minutos: De escolha? Sim, eu tive de optar entre psicologia e geometria descritiva... Filosofia era obrigatória. Fora outras que nem me lembro e que me ofereceram 0. Tanto de preparação como pessoa como cultura geral. Sim, na preparatória seria demasiado cedo, talvez. Mas como o ensino obrigatório termina aí, tinha alguma lógica ser iniciado algures nessa fase, para os que não querem continuar já terem alguma base. O ensino obrigatório é até ao 12º. Não sei o que entendes por preparatória. Faz sentido a opção de escolha. Se já souberes que queres seguir arquitectura, a geometria descritiva vai ser mais útil do que a psicologia. Embora eu pensasse que a Psicologia era obrigatória. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de kareca, Agora: Isso, exato, ou 18 anos. sim ou 18 anos o que significa terem de chumbar 3x para não entrarem para o 10ºano o que com as medidas que ainda agora foram propostas ainda fica mais dificil ( mas isso é outra conversa ) Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 1 minuto: Faz sentido a opção de escolha. Se já souberes que queres seguir arquitectura, a geometria descritiva vai ser mais útil do que a psicologia. Embora eu pensasse que a Psicologia era obrigatória. E se quisesses seguir informática? Geometria ou Psicologia? Escolhi a que era mais fácil só para melhorar a média, claro. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de lordbifana, há 5 minutos: acho que mais depressa alteravam o programa que dar essas condições aos trabalhadores Pois, e por isso vamos ser sempre o país atrasado. É claro que há muitas condicionantes mas é também uma questão de mentalidade. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Novembro 2018 Citação de lordbifana, há 4 minutos: para mim e aquilo que já referi são pessoas que têm filhos e que depois não têm dinheiro para comprar os livros para as crianças ou para o material escolar ou passam mesmo fome por exemplo mas gastam dinheiro em cabeleireiros regularmente, ou refeições fora ou maços de tabaco ou nos copos ( isto falo de situações que conheço ) eu sei que de vez em quando ter-se estes pequenos prazeres é bom e as pessoas precisam mas é preciso ver quanto estas situações são regulares e prejudicam outros como os filhos hoje em dia é obrigatório o 12º A minha mãe não é das melhores pessoas a gerir dinheiro, mas nunca me faltou o essencial e fico-lhe grato para a eternidade. Isso já roça algo que chega quase a ser criminoso. Citação de Mayday, há 19 minutos: Eu acho um complemento ao programa, face à carga horária e matérias imprescindíveis que compõem esse programa, desnecessário. Já é difícil motivá-los para aprenderem essencial, já é difícil fazerem-nos sair das escolas com o conhecimento minimamente básico e preparados para ,em termos de conhecimentos para o ensino superior, quanto mais. Para além disso acabam os 12 anos de escola estoirados e desinteressados. Como opcionais, acho bem. Incluir no programa obrigatório acho desnecessário. Não penso que não seja, importante, só não acho que deva ser a escola. Talvez por isso se vá experimentar em escola que têm currículo flexível, ou seja, que podem escolher o que querem dar sem sobrecarregar as matérias. Se calhar para dar essa disciplina sai a de EVT do programa. Mais, se da parte dos pais não houver uma educação e um estimulo para a importância dessas matérias, não vai servir de nada. As crianças não querem, naturalmente, nestas idades interessar-se por isso. Gostava de saber o que contém o programa mais detalhado. Tanto no da literacia financeira, como nos da sociedade mais justa e inclusiva. Principalmente sabendo que quem censurou os livros da Porto Editora participou na criação desse programa. Não percebi a ultima frase: quem quer ou não o quê? Estamos a discutir coisas diferentes. O que estás a exigir é uma reforma do ensino escolar que não se prende apenas a esta disciplina. Até lá, isto é o melhor que temos. Obviamente que o ideal seria envolver os pais e filhos nesta temática, mas isso está longe de ser uma realidade. Quem quer ou não participar. Antigamente, não era obrigatório e ninguém levava a sério. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 1 minuto: Pois, e por isso vamos ser sempre o país atrasado. É claro que há muitas condicionantes mas é também uma questão de mentalidade. claro, mas eu penso exatamente como tu, o problema é que quando discuto isto com alguém conhecido a resposta que levo é que não quero trabalhar e viver a boa vida e quando são pessoas mais velhas ainda levo com o tipico, no meu tempo escalava montanhas a nevar para ir trabalhar e ganhar mei ocentimo por dia Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de kareca, há 2 minutos: E se quisesses seguir informática? Geometria ou Psicologia? Escolhi a que era mais fácil só para melhorar a média, claro. Eu não digo que o sistema é perfeito, muito pelo contrário. Ainda há pouco tempo quem queria seguir desporto não podia usar a média de Educação Física. Eu acho que no secundário, as opções ainda se deviam ramificar mais, tornar-se quase como os cursos profissionais. Economia, Humanidades, Artes, Tecnologias, etc... Mas e mentalidade? E dinheiro? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Rōnin, Agora: A minha mãe não é das melhores pessoas a gerir dinheiro, mas nunca me faltou o essencial e fico-lhe grato para a eternidade. Isso já roça algo que chega quase a ser criminoso. eu ainda era pequeno e não me lembro e só recentemente é que soube que o meu pai à sexta à noite depois de vir do trabalho pagava do bolso dele um pack de 24 iogurtes e mais umas coisas para levar aos meus primos para eles não passarem fome com o pai a fumar aos 2 maços por dia e sempre a ir para os copos depois do trabalho e ao fim-de-semana felizmente hoje em dia estão um bocado melhores mas como este muitos casos existem Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Rōnin, há 2 minutos: A minha mãe não é das melhores pessoas a gerir dinheiro, mas nunca me faltou o essencial e fico-lhe grato para a eternidade. Isso já roça algo que chega quase a ser criminoso. Estamos a discutir coisas diferentes. O que estás a exigir é uma reforma do ensino escolar que não se prende apenas a esta disciplina. Até lá, isto é o melhor que temos. Obviamente que o ideal seria envolver os pais e filhos nesta temática, mas isso está longe de ser uma realidade. Quem quer ou não participar. Antigamente, não era obrigatório e ninguém levava a sério. Sim, defendo. Mas não, não estou. Eu considero essas matérias complementares e não obrigatórias e por isso deviam ser dadas como opcionais. Mas participar no quê, não estou a perceber, se calhar?! Um pai escolher se quer participar na educação do filho que trouxe ao mundo, entregando essa função à escola? Mais vale ir comprar tabaco e não voltar mais. Citação de lordbifana, há 6 minutos: claro, mas eu penso exatamente como tu, o problema é que quando discuto isto com alguém conhecido a resposta que levo é que não quero trabalhar e viver a boa vida e quando são pessoas mais velhas ainda levo com o tipico, no meu tempo escalava montanhas a nevar para ir trabalhar e ganhar mei ocentimo por dia A única forma de lidar com a mentalidade Portuguesa em quase tudo é não abrir a boca e fazeres por ti o que achas correcto. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 2 minutos: Sim, defendo. Mas não, não estou. Eu considero essas matérias complementares e não obrigatórias e por isso deviam ser dadas como opcionais. Mas participar no quê, não estou a perceber, se calhar?! Um pai escolher se quer participar na educação do filho que trouxe ao mundo, entregando essa função à escola? Mais vale ir comprar tabaco e não voltar mais. A única forma de lidar com a mentalidade Portuguesa em quase tudo é não abrir a boca e fazeres por ti o que achas correcto. pois mas eu não consigo e quando alguém diz parvoíces não consigo ficar calado sejam eles da minha idade ou velhos caquéticos Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 2 minutos: Sim, defendo. Mas não, não estou. Eu considero essas matérias complementares e não obrigatórias e por isso deviam ser dadas como opcionais. Mas participar no quê, não estou a perceber, se calhar?! Um pai escolher se quer participar na educação do filho que trouxe ao mundo, entregando essa função à escola? Mais vale ir comprar tabaco e não voltar mais. A única forma de lidar com a mentalidade Portuguesa em quase tudo é não abrir a boca e fazeres por ti o que achas correcto. pois mas eu não consigo e quando alguém diz parvoíces não consigo ficar calado sejam eles da minha idade ou velhos caquéticos Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 25 Novembro 2018 Aprecio estes veículos de comunicação que aparecem para dar voz a interesses que sabemos lá quais são. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 25 Novembro 2018 Ensinar a Constituição devia ser obrigatório. Rumo ao Socialismo, vem lá escrito. Que as crianças aprendam quando aparecer um governo que tenta atropelar a constituição sendo o único travão o tribunal constitucional. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Novembro 2018 (editado) Esta coisa da pobreza tem muito que se lhe diga. O meu primo era pobre mas fez-se à vida. Recebia o rsi, mas não passava as manhãs em cafés. Em vez disso, investiu. É um self made man, às Américas e como diz a tradição. Investiu o dinheiro do irs e hoje vende droga e faz a sua vida Formas diferentes de ver a vida Editado 25 Novembro 2018 por Plagio o Original 8 Compartilhar este post Link para o post