Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Catota, há 37 minutos:

que arranjem uma vida melhor, não há dinheiro não há vícios.

compraram tivessem comprado acções da Apple, hoje podiam comprar 10 iphones.

comprassem acções da mcdonalds, hoje tinham dinheiro para abrir um mcdonalds.

cuspi 10 ironias

Compartilhar este post

Link para o post

Está complicada a situação em Paris, gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os coletes amarelos em Paris.

23 mil manifestantes segundo aquilo que leio por aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Está complicada a situação em Paris, gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os coletes amarelos em Paris.

23 mil manifestantes segundo aquilo que leio por aí.

No meio disto o governo disse que não vai recuar e que a culpa do extremo da situação é da Marine Le Pen.

Compartilhar este post

Link para o post

França é França! Pela liberdade, igualdade e fraternidade!!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a essa conversa do menino do RSI ir tomar café, só mostra o quão fácil é ser limitado no raciocínio quando se quer ter razão, porque se quiserem podemos ver isto de outro prisma: Quem é que contribui mais para a economia neste caso, o gajo que vai ao café da rua/padaria e deixa lá o seu dinheiro ou o gajo que vai a uma grande empresa como o Continente e compra lá o café de máquina e o pão? Quanto desse dinheiro é que depois circula na economia ou no depósito a prazo de quem ficou com o dinheiro? Qual desses casos tem contratos celebrados com fornecedores com uma maior partilha da margem de lucro?

São respostas que um gajo não sabe responder, mas como é tão mas tão comum querer falar sem saber ou pensar bem nas coisas ou informar-se, porque existe uma necessidade de validação talvez, arriscam-se a passar figura de tasqueiro quando comentam.

edit: E sim, sei que não foi a única cena que falaram, mas se tiverem uns neurónios a funcionar conseguem retirar disto a informação que quero passar. Não que seja woke ou boss da argumentação.

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

As baboseiras do outro das ações da apple são um home run, mas essa do cafezinho ter alguma relevancia para a economia também é esticar.

Quando tens 10% de créditos mal parados algo vai muito mal. Se é do cafezinho, gadgets, etc é irrelevante. Devia haver uma disciplina na escola para orçamento familiar (direitos e deveres cívicos, irs, etc.)

Editado por kareca
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas as escolas têm que ter essa responsabilidade?

Os pais daqui a bocado só tem que adormecer os meninos e o resto é tudo na escola. Só vão a casa dormir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, Em 21/11/2018 at 20:09:

Eu continuo a achar que uns estão a discutir alhos e outros bugalhos. 

Por parte de quem? 

O único que fugiu do tema foi o @Black Hawk

Óbvio que um pobre pode fazer o que quiser com o seu dinheiro mas tem de ter noção que é através dessas escolhas que o pode colocar numa posição ainda mais pobre. Uma semana a tomar pequeno almoço fora, dá para tomar o pequeno almoço em casa durante um mês.

Compartilhar este post

Link para o post

You're most similar to:
AMLO
Mexican president

You're least similar to:
Donald Trump
US president

Compartilhar este post

Link para o post

Estes protestos fazem lembrar aqueles que aconteceram no brasil contra a Dilma. Protesto que nasce da classe média, à parte de sindicatos e partidos.

Parece um protesto de fim de ciclo. Fico cada vez mais convencido que a Le Pen tem cada vez mais possibilidades de ser eleita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 5 horas:

Como é que nunca ninguém percebeu que era assim tão fácil.

Se calhar porque e mais facil continuar nessa vida do que fazer um esforco durante um ou dois anos para sair dela...nao sei, parece que todas as historias de quem saiu da pobreza normalmente comecam com... ia comer o pequeno almoco na pastelaria do Zeca todos os dias e na Black Friday comprava pelo menos um leitor de dvd com 30% de desconto, que so usei uma vez...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 15 minutos:

"Um esforço de um ou dois anos"

Crl 😄

Yap tomar pequeno almoco fora de casa todos os dias sao contas redondas 1000 euros por ano, se incluires mais 250 euros que gastas em m*rda no black friday, provavelmente tem dinheiro para sei la...pagar a conta total do cartao de credito ou até quem sabe, poderem fazer obras em casa se rebentar um cano sem terem de ir pedir dinheiro emprestado.

Na realidade quem tem mentalidade de pobre nunca vai perceber isto e vai sermpre desculpar-se com 1) sao os unicos prazeres da vida, 2) faco o que quiser com o meu dinheiro, 3) os ricos ainda fazem pior. Ou seja a culpa e sempre da sociedade, dos ricos, do cao, do estado...eles nao tem culpa nenhuma. Vao ser sempre uns m*rda mas ao menos contentam-se por eles proprios e os outros amigos com a mesma mentalidade de m*rda os assegurarem que eles nao tem a culpa...a vida é assim....

😄

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Burkina. É preciso ser austero quando se vive com o salário mínimo. Cá em casa a tvcabo é roubada, a internet roubei com a app Androdumpper, os contadores da água e luz estão ajustados. Quanto é que não se poupa nestes pequenos gestos?

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 16 minutos:

Concordo com o Burkina. É preciso ser austero quando se vive com o salário mínimo. Cá em casa a tvcabo é roubada, a internet roubei com a app Androdumpper, os contadores da água e luz estão ajustados. Quanto é que não se poupa nestes pequenos gestos?

E deves achar que estas a roubar as empresas ou aos ricos, quando na realidade o preco de venda de todos esses servicos ja tem em conta essas situacoes e se elas nao acontecessem os precos seriam mais baixos para toda a gente

Ou seja o pobre a f*der o pobre...porque para quem tem muito pagar mais 5 euros ou 10 de tv cabo ou algo do genero nem sequer é relevante, mas para quem tem pouco... Well done, Che!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 54 minutos:

"Um esforço de um ou dois anos"

Crl 😄

Imagina a tua vida agora se os teu pais não fossem comer fora ao fim-de-semana durante dois anos...

Citação de Che, há 24 minutos:

E nem uma empresazita com esquemas manhosos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 6 horas:

As baboseiras do outro das ações da apple são um home run, mas essa do cafezinho ter alguma relevancia para a economia também é esticar.

Concordo com a questão de saber gerir o dinheiro. Introdução a termos básicos de economia e como gerir o dinheiro, aprender a constituição, direitos e deveres humanos e assim são coisas que não são devidamente educadas no ensino... mas novamente, percebam o que estou a querer dizer, sugiro ser menos literal a interpretar o que escrevi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 1 hora:

Concordo com a questão de saber gerir o dinheiro. Introdução a termos básicos de economia e como gerir o dinheiro, aprender a constituição, direitos e deveres humanos e assim são coisas que não são devidamente educadas no ensino... mas novamente, percebam o que estou a querer dizer, sugiro ser menos literal a interpretar o que escrevi.

Isso devem ser questões que complementam as matérias e nunca matérias de ensino. E mesmo assim... 

É impossível, sequer, incluir isso nos programas escolares Portugueses. O que é essencial aprender já ocupa mais de 8h de aulas por dias e mesmo assim há quem saia de lá sem saber escrever sem erros ou fazer contas básicas. É impossível, com turmas de 30 ou mais alunos, um programa com o essencial já super preenchido e a despachar e onde chove dentro de salas.

Quem quiser Introdução a economia, no secundário segue economia... E depois ainda há o ensino superior, não se pode aprender tudo no básico e secundário. E depois a própria vida adulta.

As crianças já mal têm tempo para respirar quando vão à escola e terem aquilo lhes é essencial à idade, quanto mais ainda aprenderem essas m*rda todas numa dúzia de anos. Já não basta a ideia absurda da disciplina de empreendedorismo. Porque achamos que os miúdos têm que chegar à idade adulta com tudo o que é essencial à vida aprendido e sabido. 

Acho incrível como toda a gente quer sobrecarregar e responsabilizar o ensino por tudo o que é aprendizagem. O ensino não tem, nem pode ter, essa obrigação. Achas que é importante o teu filho aprender a gerir dinheiro? Ensina-o. Dá-lhe uma mesada ou outro método qualquer. Podemos começar pelos pais não oferecerem gadgets caríssimos a putos e não lhes comprarem o que eles querem só porque choram.

Editado por Mayday
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tens noção que esse argumento também pode ser utilizado para os pais? Que também podem não ter tempo ou disponibilidade para isso? 

Existiam, no meu tempo, disciplinas como a Cidadania e Desenvolvimento que facilmente se enquadram neste contexto. Não vejo qualquer tipo de impedimento para que as escolas não introduzam este tema neste enquadramento. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

Tens noção que esse argumento também pode ser utilizado para os pais? Que também podem não ter tempo ou disponibilidade para isso? 

Existiam, no meu tempo, disciplinas como a Cidadania e Desenvolvimento que facilmente se enquadram neste contexto. Não vejo qualquer tipo de impedimento para que as escolas não introduzam este tema neste enquadramento. 

Pois pode, só que podendo ou não essa é uma responsabilidade inerente aos pais. Criar e educar cabe aos pais. A escola ensina. Os dois complementam-se. Eu compreendo que os pais não tenham tempo ou disponibilidade ou até paciência (o que é preocupante) para educar os seus filhos, mas não é a escola que tem a obrigação de substituir-se aos pais. Muito menos um sistema educativo tão deficiente como o nosso.

Daqui a um bocado temos que pensar num sistema educativo com internatos. 

Como disciplinas opcionais pós-horário, se o pais ainda quiserem deixar os filhos mais uma ou duas horas na escola para aprenderem a gerir dinheiro (passando as crianças mais tempo em actividade de trabalho do que os próprios pais), tudo bem. 

Essa disciplinas eram completamente inúteis e nunca foram bem aceites pelos professores. Se bem me lembro, no meu tempo nem eram obrigatórias. E bem.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do argumento que o Estado deve fazer de paisinho quando toca a dar beneficios socias, mas no que toca a gestao dos mesmos, isso faz parte das decisoes de cada um ou nao cabe as escolas no caso dos mais novos

Eu sempre ouvi o meu pai dizer que nos anos 60 era parte do curriculum na escola publica uma disciplina de "economia domestica". Nao sei em que moldes nem como, mas apesar de sermos muito mais pobres, miseraveis e incultos nesse tempo, a taxa de poupanca era muito maior do que hoje em dia...

Sistema educativo deficiente especialmente ao nivel do pessoal docente...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 34 minutos:

Pois pode, só que podendo ou não essa é uma responsabilidade inerente aos pais. Criar e educar cabe aos pais. A escola ensina. Os dois complementam-se. Eu compreendo que os pais não tenham tempo ou disponibilidade ou até paciência (o que é preocupante) para educar os seus filhos, mas não é a escola que tem a obrigação de substituir-se aos pais. Muito menos um sistema educativo tão deficiente como o nosso.

Daqui a um bocado temos que pensar num sistema educativo com internatos. 

Como disciplinas opcionais pós-horário, se o pais ainda quiserem deixar os filhos mais uma ou duas horas na escola para aprenderem a gerir dinheiro (passando as crianças mais tempo em actividade de trabalho do que os próprios pais), tudo bem. 

Essa disciplinas eram completamente inúteis e nunca foram bem aceites pelos professores. Se bem me lembro, no meu tempo nem eram obrigatórias. E bem.

Nem todas as famílias são iguais, nem todas as escolas são iguais e diria eu que cabe ao Estado fornecer as melhores ferramentas para que futuramente tomem as melhores decisões financeiras. É igualmente do interesse do Estado que isto seja uma realidade.

Falando no diabo:

https://www.dn.pt/lusa/interior/disciplina-de-cidadania-e-desenvolvimento-avanca-em-235-escolas-do-pais-8773587.html

O segundo grupo deverá abranger pelo menos dois ciclos do ensino básico e tratará de temas como os media, instituições e participação democrática, literacia financeira, educação para o consumo, sexualidade e segurança rodoviária.

A obrigatoriedade ou não tem muito que se lhe diga. Investir para depois deixar à vontade de quem quer ou não parece-me um contra-senso. 

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...