Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Parece que o Bento Rodrigues deu um tareão à Graça Fonseca.

Foi uma luta muito desigual porque aquela mulher não tem o mínimo de estaleca politica.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Parece que o Bento Rodrigues deu um tareão à Graça Fonseca.

Yup. A gaja não tem espinha nenhuma, já se demitiram ministros por menos.

Compartilhar este post


Link para o post

N tem estaleca e levou com o problema estrutural destes em cima

Acho q se devia procurar resolver o problema ao invés de se responsabilizar alguém pelo problema

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post

Se não soubéssemos que ela só deve ter comprado as obras desses artistas portugueses para os ajudar indirectamente, tal como quis ajudar indirectamente os amigos músicos com o festival da RTP.

E foi preciso cair no ridículo e estar envolvida em polémica para, à pressa, disponibilizar o dinheiro do apoio aos trabalhadores do sector... 5 meses depois.

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post

Com que então os profissionais da cultura têm fome?

Então matem a sede com um drink.

255px-Louise_Elisabeth_Vig%C3%A9e-Lebrun

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 39 minutos:

Se não soubéssemos que ela só deve ter comprado as obras desses artistas portugueses para os ajudar indirectamente, tal como quis ajudar indirectamente os amigos músicos com o festival da RTP.

uma mão lava a outra e as duas a cara.

Compartilhar este post


Link para o post

Sempre fui crítico da Joacine mas ela toca num ponto sensível, há de facto uma colagem do Marcelo ao Ventura, pelo menos no facto do Marcelo não o hostilizar abertamente.

Não percebo o porquê porque um eleitor que quer votar no Ventura não vai mudar o sentido de voto para Marcelo.

Compartilhar este post


Link para o post

Por acaso não gosto da postura de nenhum dos dois, BE faz sempre folclore à volta do Ventura e o PCP tem uma atitude de laissez-faire que não me parece muito adequada.

Uma atitude ali pelo meio seria mais acertada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 5 horas:

EeRViTeXoAE_jul?format=jpg&name=large

Joacine, bem.

A Joacine a não meter os pés pelas mãos. Muito bem.

Citação de Lebohang, há 1 hora:

Por acaso não gosto da postura de nenhum dos dois, BE faz sempre folclore à volta do Ventura e o PCP tem uma atitude de laissez-faire que não me parece muito adequada.

Uma atitude ali pelo meio seria mais acertada.

No BE, um dos grandes tiros nos pés, é a sobranceria da Mortágua sobre o Ventura (ela tem essa atitude sobre todos, é verdade). 

Compartilhar este post


Link para o post

O Ventura até Dezembro vai sair do parlamento, devido às presidenciais, e dar o lugar ao cota. Pode ser que o Chega perca o momentum na AR.

Citação de Slade, há 1 hora:

No BE, um dos grandes tiros nos pés, é a sobranceria da Mortágua sobre o Ventura (ela tem essa atitude sobre todos, é verdade). 

Não só, tem uma bancada fraca. Mesmo os mais destacados como o Luís Monteiro, Moisés Ferreira ou o Pedro Filipe Soares não são grande coisa. O Pedro Filipe Soares quando vai ao programa Parlamento na RTP 3 mostra a nulidade que é.

Compartilhar este post


Link para o post

Nesta tenho de concordar com a Joacine. Não sei se era necessário estar o Marcelo e o Costa no funeral, mas certamente que PS e PSD dá ideia que podiam ter feito muito mais para aproveitar esta triste oportunidade para tomar uma posição firme neste assunto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 9 horas:

Sempre fui crítico da Joacine mas ela toca num ponto sensível, há de facto uma colagem do Marcelo ao Ventura, pelo menos no facto do Marcelo não o hostilizar abertamente.

Não percebo o porquê porque um eleitor que quer votar no Ventura não vai mudar o sentido de voto para Marcelo.

São os dois populistas e demagogos. Um promete acabar com a corrupção, o outro prometeu acabar com os sem-abrigo (surpresa: não conseguiu e admitiu que não estava dentro das suas capacidades consegui-lo).

Há um eleitorado partilhado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 5 horas:

Não só, tem uma bancada fraca. Mesmo os mais destacados como o Luís Monteiro, Moisés Ferreira ou o Pedro Filipe Soares não são grande coisa. O Pedro Filipe Soares quando vai ao programa Parlamento na RTP 3 mostra a nulidade que é.

O Pureza é bom, mas partilha o cargo de vice-presidente da AR o que lhe dá menos visibilidade. Jorge Costa e Fabíola Cardoso também têm alguma qualidade, mas muitos furos abaixo das gémeas Mortágua e Catarina Martins.

Há também o Soeiro, mas abaixo desses todos.

Esse Luís Monteiro já tinha reparado quer pelas intervenções quer no Twitter que é muito fraco, é a prova a meu ver que quem pede mais juventude na política nem sempre está correto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 19 minutos:

O Pureza é bom, mas partilha o cargo de vice-presidente da AR o que lhe dá menos visibilidade. Jorge Costa e Fabíola Cardoso também têm alguma qualidade, mas muitos furos abaixo das gémeas Mortágua e Catarina Martins.

Há também o Soeiro, mas abaixo desses todos.

Esse Luís Monteiro já tinha reparado quer pelas intervenções quer no Twitter que é muito fraco, é a prova a meu ver que quem pede mais juventude na política nem sempre está correto.

A Joana Mortágua não é grande coisa e a Fabíola também não. Aprecio a Beatriz Gomes Dias apesar de não ser muito espontânea.

Em relação ao Luís Monteiro nem é tanto a questão da idade, ele é mesmo fraco. O José Soeiro foi deputado mais novo e não dava tantas calinadas, a Isabel Pires é um pouco mais velha que ele e tem outro comportamento na AR.

edit: o meu amor pelo Luís Monteiro está ao nível do que tenho por aquele gajo do PP que foi presidente do Belenenses. Vai chegar o dia que esse deputado do PP vai ficar fora do parlamento.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post

Eu gosto do Soeiro.

Mas sim, esta malta que tem surgido no Bloco está muito longe da qualidade da velha guarda, o que acaba por ser natural. Nomes como o Louçã, o Luís Fazenda, o João Semedo, o Fernando Rosas ou a Helena Pinto são difíceis de substituir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 28 minutos:

O Pureza é bom, mas partilha o cargo de vice-presidente da AR o que lhe dá menos visibilidade. Jorge Costa e Fabíola Cardoso também têm alguma qualidade, mas muitos furos abaixo das gémeas Mortágua e Catarina Martins.

Há também o Soeiro, mas abaixo desses todos.

Esse Luís Monteiro já tinha reparado quer pelas intervenções quer no Twitter que é muito fraco, é a prova a meu ver que quem pede mais juventude na política nem sempre está correto.

A Joana n é grande coisa, gosta mais de farra do q de trabalhar, a Mariana de facto é muito boa.

A bancada do Bloco não é nada de jeito, existem lá alguns que pouco aparecem, há muitos jogos de poder e quezílias entre a Rede Anticapitalista e a Esquerda Alternativa e os jovens que por lá andam não são melhores que os deputados atuais. O partido vai ter dificuldades.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 12 minutos:

Mas sim, esta malta que tem surgido no Bloco está muito longe da qualidade da velha guarda, o que acaba por ser natural. Nomes como o Louçã, o Luís Fazenda, o João Semedo, o Fernando Rosas ou a Helena Pinto são difíceis de substituir.

 

Citação de jean-luc godard, há 3 minutos:

A bancada do Bloco não é nada de jeito, existem lá alguns que pouco aparecem, há muitos jogos de poder e quezílias entre a Rede Anticapitalista e a Esquerda Alternativa e os jovens que por lá andam não são melhores que os deputados atuais. O partido vai ter dificuldades.

Numa crónica do Daniel Oliveira por ocasião dos 20 anos do Bloco ele disse que o partido tinha uma base fraca de militância para os resultados eleitorais que têm, bem menos que partidos como o PCP ou CDS/PP.

Falava de 10 mil militantes "oficiais" mas apenas metade como ativos, o que levava a uma dificuldade de recrutamento.

EDIT:

Citação

Por fim, a pequenez do partido. O Bloco não deverá chegar – muito longe disso – aos dez mil militantes ativos. Suspeito que esteja a metade. Tem, na realidade, a dimensão de algumas concelhias do PS. É muito mais pequeno do que os partidos com dimensão eleitoral semelhante à sua (CDS e PCP). Isso resulta de ter nascido num tempo de menor apelo à militância partidária e de não ocupar lugares no aparelho de Estado. Mas não se pode dizer que tenha feito qualquer esforço para mudar isto. Pelo contrário, parece fazer tudo para que isso não mude. Por uma razão: as correntes internas do Bloco, que hoje são pouco relevantes do ponto de vista ideológico e programático, são determinantes na distribuição de poder interno e na construção de listas. E não têm qualquer interesse em mudar o status quo. Qualquer crescimento abrupto do partido, que fizesse a sua militância aproximar-se um pouco mais da sua realidade eleitoral, acabaria com estes poderes, que não têm qualquer implantação social e política fora do partido.

Esta pequenez cria vários problemas. Primeiro, uma enorme dependência do aparelho mediático, por falta de implantação social. Segundo, uma enorme divergência entre as características da massa militante e da massa eleitoral. O eleitor do Bloco é muitíssimo mais moderado e reformista do que o militante. Até há estudos que dizem que em alguns pontos é mais liberal do que o eleitor médio do PS. Terceiro, a falta de militantes tira ao BE antenas na sociedade (mesmo de forma distorcida, o militante partidário recolhe informação que transmite à cúpula). Quando decidiu não reunir com a troika, por exemplo, havia uma total incompreensão por parte de quase todos os dirigentes quanto ao sentimento de medo, e não de revolta, da esmagadora maioria dos portugueses. Tivesse mais militantes e eles teriam feito chegar à direção esse pulsar do país, incluindo o dos seus eleitores. Por fim, esta pequenez facilita uma má política de quadros. O Bloco, que era conhecido por ter excelentes grupos parlamentares, é uma sombra do que foi. Isto apesar do partido ter crescido e de ter, fora do hemiciclo, uma quantidade assinalável de bons quadros.

https://leitor.expresso.pt/diario/quinta-15/html/caderno1/temas-principais/o-bloco-nao-voltara-a-juventude-em-que-foi-feliz--ensaio-de-daniel-oliveira-

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

interessante essa análise do Daniel Oliveira. Tenho a ideia que o BE está a caminhar, cada vez mais, para um partido de muito barulho e que sempre que há uma manifestação lá estão eles a politizar aquilo. Depois parece que se está a tornar um circlejerk (revistas, plataformas, observatórios) onde já metem filhos, sobrinhos, primos de históricos fundadores.

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora no UK, a propósito da cultura, um conjunto de atores famosos anunciou a criação de um fundo de 1.7M de libras para os profissionais de teatro que será reforçado com uma % do cachet deles em futuros projetos nos próximos três anos.

Realidade completamente diferente da nossa mas fica a nota.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 horas:

Já agora no UK, a propósito da cultura, um conjunto de atores famosos anunciou a criação de um fundo de 1.7M de libras para os profissionais de teatro que será reforçado com uma % do cachet deles em futuros projetos nos próximos três anos.

Realidade completamente diferente da nossa mas fica a nota.

É preciso que os atores famosos portugueses ganhem dinheiro suficiente para conseguirem partilhar com alguém...

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei se alguém acompanhou a polémica da carta aberta dos 67 académicos ao Marchi a propósito do seu livro sobre o Chega (sendo que muitos deles posteriormente reconheceram que nem sequer leram o livro) mas o Daniel Oliveira fez um artigo muito bom sobre o livro no Expresso (este, de facto, leu-o) e o Marchi respondeu, aparentemente, com elegância e educação.

Custava muito o grupo dos 67 ter feito isto ao invés de ir para a praça pública fazer aparato desnecessário?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...