Ghelthon Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Eu sou gestor de projetos, nomeadamente na área de Lean Management e Agile (basicamente organização de trabalho e eliminação de desperdicios) e digo-vos que se alguém te de fazer horas extra, trabalhar no fim de semana, andar em pânico a trabalhar como um desalmado antes das férias para deixar tudo organizado então é porque o trabalho está mal organizado, mal dimensionado, existe fraca gestão de recursos (humanos e não só) e um grande comodismo com a situação. E não, isto não é só para grandes empresas. É possível organizar o trabalho melhor em empresas de qualquer dimensão. Já tive experiência nisso. Agora, outra coisa é me dizerem que trabalham em x horários diferentes porque têm mais produtividade num horário do que noutro. Essa é toda uma outra conversa. Outra também é andar fora das horas de trabalho a estudar, aprender e melhorar-se a si mesmo. São coisas completamente distintas de trabalhar mais horas para garantir o trabalho "normal". 100% de acordo com isto. E às vezes não é só uma questão de gestão de tempo ou pessoal, é também uma gestão de expectativas, que do que vou vendo falta muito neste país. Querem tudo para ontem. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 7 minutos: 100% de acordo com isto. E às vezes não é só uma questão de gestão de tempo ou pessoal, é também uma gestão de expectativas, que do que vou vendo falta muito neste país. Querem tudo para ontem. Isso não está errado, errado é dizer sim a isso. Se tu não consegues fazer um determinado trabalho numa semana, tens de ser honesto e dizer que é impossível, que só é possível se algumas coisas caírem ou se puderem ser diferidas para outra altura. Dizer sim a prazos irrealistas é adiar o desconforto e a desilusão para outro dia, não faz de ti maior profissional (pelo contrário), nem mais dedicado. O pior mesmo é quando dizem "não podes fazer um esforço", é assumir que por norma não nos esforçamos. Outras equipas tem outro tipo de pressões e portanto é normal que te proponham coisas difíceis de cumprir, mas isso não é desculpa para atirar as culpas para cima deles. Editado 12 Julho 2022 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Julho 2022 Citação de Mica, Agora: Isso não está errado, errado é dizer sim a isso. Se tu não consegues fazer um determinado trabalho numa semana, tens de ser honesto e dizer que é impossível, que só é possível se algumas coisas caírem ou se puderem ser diferidas para outra altura. Dizer sim a prazos irrealistas é adiar o desconforto e a desilusão para outro dia, não faz de ti maior profissional (pelo contrário), nem mais dedicado. O pior mesmo é quando dizem "não podes fazer um esforço", é o assumir que por norma não nos esforçamos. Outras equipas tem outro tipo de pressões e portanto é normal que te proponham coisas difíceis de cumprir, mas isso não é desculpa para atirar as culpas para cima deles. Sem dúvida. Mas também ambos sabemos que nem sempre é fácil dizer que não, especialmente essa malta que mete na cabeça que a vida só faz sentido se for numa big4. Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 3 minutos: Atualmente sou gestor de projetos, nomeadamente na área de Lean Management e Agile (basicamente organização de trabalho e eliminação de desperdícios) e digo-vos que se alguém te de fazer horas extra, trabalhar no fim de semana, andar em pânico a trabalhar como um desalmado antes das férias para deixar tudo organizado então é porque o trabalho está mal organizado, mal dimensionado, existe fraca gestão de recursos (humanos e não só) e um grande comodismo com a situação. E não, isto não é só para grandes empresas. É possível organizar o trabalho melhor em empresas de qualquer dimensão. Já tive experiência nisso. Agora, outra coisa é me dizerem que trabalham em x horários diferentes porque têm mais produtividade num horário do que noutro. Essa é toda uma outra conversa. Outra também é andar fora das horas de trabalho a estudar, aprender e melhorar-se a si mesmo. São coisas completamente distintas de trabalhar mais horas para garantir o trabalho "normal". Dois exemplos. (1) Quem estuda medicina tem o exame de acesso à especialização em que quem tiver melhor nota, escolhe primeiro. Das duas uma, ou estudas mais (do que 8h por dia) e poderás conseguir escolher o que queres, ou estudas as 8h por dia e ficas com o que sobrar. (2) Quem quer subir na carreira mais rápido do que o "normal" - leia-se progressão normal para quem trabalha 8h por dia - porque não haverá de fazer horas extra, trabalhar no fim-de-semana e fazer o "normal" de 2 pessoas para ser promovido antes dos "normais"? Sou totalmente contra a palavra "normal". Aliás, o que mais valorizo em qualquer pessoa é a capacidade de ser flexível/adaptável. Tenho experiência profissional tanto do lado do empregador como do empregado e esta opinião serve para os dois lados. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de Adriano_inter, há 6 minutos: Dois exemplos. (1) Quem estuda medicina tem o exame de acesso à especialização em que quem tiver melhor nota, escolhe primeiro. Das duas uma, ou estudas mais (do que 8h por dia) e poderás conseguir escolher o que queres, ou estudas as 8h por dia e ficas com o que sobrar. (2) Quem quer subir na carreira mais rápido do que o "normal" - leia-se progressão normal para quem trabalha 8h por dia - porque não haverá de fazer horas extra, trabalhar no fim-de-semana e fazer o "normal" de 2 pessoas para ser promovido antes dos "normais"? Sou totalmente contra a palavra "normal". Aliás, o que mais valorizo em qualquer pessoa é a capacidade de ser flexível/adaptável. Tenho experiência profissional tanto do lado do empregador como do empregado e esta opinião serve para os dois lados. Estudar não é trabalhar. É uma comparação puramente desonesta. Ser flexível e adaptável é importante mas não o deve ser às custas do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Esse desequilíbrio cria descontentamento, stress, potência doenças, quebra do equilíbrio social. E se quiseres olhar para isto meramente do ponto de vista do empregador, isto trás menos qualidade de trabalho, menos produtividade, mais indisponibilidade de trabalhadores, falhas em desenvolvimento e quebra nas linhas de produção e entrega. Tem que ser premiado quem é melhor e mais produtivo, não quem faz mais auto-sacrificios humanos. Desculpa que te diga mas essa mentalidade ficava bem era enterrada no meio do século XX. É só ter visão de curto prazo. Citação de Mica, há 8 minutos: Isso não está errado, errado é dizer sim a isso. Se tu não consegues fazer um determinado trabalho numa semana, tens de ser honesto e dizer que é impossível, que só é possível se algumas coisas caírem ou se puderem ser diferidas para outra altura. Dizer sim a prazos irrealistas é adiar o desconforto e a desilusão para outro dia, não faz de ti maior profissional (pelo contrário), nem mais dedicado. O pior mesmo é quando dizem "não podes fazer um esforço", é assumir que por norma não nos esforçamos. Outras equipas tem outro tipo de pressões e portanto é normal que te proponham coisas difíceis de cumprir, mas isso não é desculpa para atirar as culpas para cima deles. Isto é tão mas tão importante. Editado 12 Julho 2022 por SAS_Robben 4 Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Julho 2022 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Sem dúvida. Mas também ambos sabemos que nem sempre é fácil dizer que não, especialmente essa malta que mete na cabeça que a vida só faz sentido se for numa big4. eu trabalho numa e só faço as 8h por dia 95% dos dias. Assim como vou tirar 7 semanas de férias este ano tirando sempre férias quando há feriados. Assumo que tenho sorte nos projectos que estou e no chefe que tenho. Mas no dia em que isto mudar é o dia que entrego a carta de demissão Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Julho 2022 e olhem que mesmo essa de "quem é premiado é quem é mais produtivo" tem muito que se lhe diga. é quem tá em melhor posição nas dinamicas sociais da equipa, ou é o favorito do chefe por n motivos, ou quem apetece ao chefe que é premiado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Estudar não é trabalhar. É uma comparação puramente desonesta. Ser flexível e adaptável é importante mas não o deve ser às custas do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Esse desequilíbrio cria descontentamento, stress, potência doenças, quebra do equilíbrio social. E se quiseres olhar para isto meramente do ponto de vista do empregador, isto trás menos qualidade de trabalho, menos produtividade, mais indisponibilidade de trabalhadores, falhas em desenvolvimento e quebra nas linhas de produção e entrega. Tem que ser premiado quem é melhor e mais produtivo, não quem faz mais auto-sacrificios humanos. Desculpa que te diga mas essa mentalidade ficava bem era enterrada no meio do século XX. Qual é a diferença entre estudar e investigar? Não estão ambos atrás da aquisição de conhecimento? E investigação não é um trabalho? Não entendo o porquê de ser desonesto. Estás a dedicar o teu tempo para uma finalidade, seja €€ no final do mês, seja o que for. O Ronaldo não trabalha, treina? Os Metallica não trabalham, ensaiam? Nunca disse que deveria haver um desequilíbrio. Há pessoas que ficam descontentes, com stress e respetivas desequilíbrios mentais e socializam menos se não estiverem a trabalhar. Já pensaste nisso? Do ponto de vista do empregador, deves criar o ambiente propício para cada um atingir o seu potencial. Seja esse o ambiente que for. De novo, quando ouço "normal", ouço "sempre fizemos assim". Sabias que ainda há uns anos se trabalhava 6 dias por semana? E há mais um anos 7 dias por semana? Porque é que 8 * 5 é o "normal" e o "correto"? Porque desde que começaste a trabalhar é assim? Precisamente essa mentalidade da normalidade é que devia estar enterrada no século XX. Felizmente vai ficar enterrada no século XXI. Já todos percebemos que o mundo é demasiado dinâmico para qualquer normalidade. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 Já agora, um bom gestor, team leader ou diretor, ao ver que o seu trabalhador faz horas extra para garantir o trabalho deve perguntar imediatamente que krl se passa para ele só conseguir garantir o trabalho dessa forma? É por uma questão de maior produtividade em determinados horários? É ver se é possível flexibilizar os mesmos conforme a necessidade das entregas (que podem estar limitadas por horario). É por uma questão de desmotivação que impede que se faça o trabalho mais célere? É trabalhar sobre essa parte humana. É porque os recursos falham ou estão indisponíveis? É avaliar as máquinas\materias usados, é falar com o IT para tentar resolver indisponibilidades. É porque o trabalho está mal dimensionado e desorganizado? É ver se é necessário arranjar mais alguém ou, se não for possível, para um pouco e reorganizar o trabalho e ver onde se pode cortar m*rda inuteis. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Julho 2022 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Sem dúvida. Mas também ambos sabemos que nem sempre é fácil dizer que não, especialmente essa malta que mete na cabeça que a vida só faz sentido se for numa big4. É extremamente difícil, e idealmente deves sempre equacionar se o "não" é mesmo a resposta certa. Deves dizer não quando é preciso, mas nunca de forma intransigente. Deves mostrar iniciativa para negociar sempre que possível. É que no momento em que dizes "sim" assumiste um compromisso, e quem fica mal se falhar o compromisso és só tu. "Não consigo entregar projeto x sozinho até quinta-feira, mas se o Tiago trabalhar comigo nisto conseguimos" "O site não vai estar pronto na sexta-feira, não há tempo suficiente, mas consigo mostrar a página de produto a funcionar corretamente com a função de adicionar ao carrinho desativada" "Se o José não me responder às questões que coloquei até amanhã, não vou concluir o projeto em tempo útil" São exemplos académicos (o último é bem mais frequente do que o que desejaria), mas demonstram como podes dizer não sem querer parecer que estás rabugento. Isto é especialmente difícil para quem é júnior e quer mostrar que pode envergar o fato de super-herói. Esses em particular é que deveriam reter esta mensagem. É surpreendente a quantidade de vezes que o patrão/cliente aceita adiar os prazos sob o compromisso de as coisas aparecerem bem feitas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 2 minutos: Já agora, um bom gestor, team leader ou diretor, ao ver que o seu trabalhador faz horas extra para garantir o trabalho deve perguntar imediatamente que krl se passa para ele só conseguir garantir o trabalho dessa forma? É por uma questão de maior produtividade em determinados horários? É ver se é possível flexibilizar os mesmos conforme a necessidade das entregas (que podem estar limitadas por horario). É por uma questão de desmotivação que impede que se faça o trabalho mais célere? É trabalhar sobre essa parte humana. É porque os recursos falham ou estão indisponíveis? É avaliar as máquinas\materias usados, é falar com o IT para tentar resolver indisponibilidades. É porque o trabalho está mal dimensionado e desorganizado? É ver se é necessário arranjar mais alguém ou, se não for possível, para um pouco e reorganizar o trabalho e ver onde se pode cortar m*rda inuteis. Com o que escrevi antes acho que já me fiz entender, mas vou dar-te um exemplo real, que aconteceu há 2 semanas na minha empresa. Fui ter com o meu chefe e disse-lhe que devia contratar uma segunda pessoa para ajudar outra porque fazia constantemente 9-20h (eu e essa pessoa reportamos ao mesmo chefe, mas somos de áreas diferentes). O meu chefe foi falar com essa pessoa, fez essa sugestão, e a pessoa indignou-se porque isso quereria dizer que ela não capaz de fazer o seu trabalho. Em que o seu trabalho é idealizado por ela, o chefe concorda que poderia e há condições para fazer menos e contratar uma segunda pessoa. Esta pessoa é solteira e não tem filhos, adora o que faz, ganha bastante bem, tem a vida que sempre quis. Está nos seus 50, faz isto há 20, vai ao ginásio e está em grande forma. Queres criar uma lei que impeça isto? Queres dizer que esta pessoa é maluca e/ou que o chefe é um m*rdas? Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 12 Julho 2022 Citação de Adriano_inter, há 2 minutos: Com o que escrevi antes acho que já me fiz entender, mas vou dar-te um exemplo real, que aconteceu há 2 semanas na minha empresa. Fui ter com o meu chefe e disse-lhe que devia contratar uma segunda pessoa para ajudar outra porque fazia constantemente 9-20h (eu e essa pessoa reportamos ao mesmo chefe, mas somos de áreas diferentes). O meu chefe foi falar com essa pessoa, fez essa sugestão, e a pessoa indignou-se porque isso quereria dizer que ela não capaz de fazer o seu trabalho. Em que o seu trabalho é idealizado por ela, o chefe concorda que poderia e há condições para fazer menos e contratar uma segunda pessoa. Esta pessoa é solteira e não tem filhos, adora o que faz, ganha bastante bem, tem a vida que sempre quis. Está nos seus 50, faz isto há 20, vai ao ginásio e está em grande forma. Queres criar uma lei que impeça isto? Queres dizer que esta pessoa é maluca e/ou que o chefe é um m*rdas? Não acredito nisso. Das 9h-20h e depois essa felicidade toda e forma na vida? Não acredito. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 Citação de Adriano_inter, Agora: Qual é a diferença entre estudar e investigar? Não estão ambos atrás da aquisição de conhecimento? E investigação não é um trabalho? Não entendo o porquê de ser desonesto. Estás a dedicar o teu tempo para uma finalidade, seja €€ no final do mês, seja o que for. O Ronaldo não trabalha, treina? Os Metallica não trabalham, ensaiam? Nunca disse que deveria haver um desequilíbrio. Há pessoas que ficam descontentes, com stress e respetivas desequilíbrios mentais e socializam menos se não estiverem a trabalhar. Já pensaste nisso? Do ponto de vista do empregador, deves criar o ambiente propício para cada um atingir o seu potencial. Seja esse o ambiente que for. De novo, quando ouço "normal", ouço "sempre fizemos assim". Sabias que ainda há uns anos se trabalhava 6 dias por semana? E há mais um anos 7 dias por semana? Porque é que 8 * 5 é o "normal" e o "correto"? Porque desde que começaste a trabalhar é assim? Precisamente essa mentalidade da normalidade é que devia estar enterrada no século XX. Felizmente vai ficar enterrada no século XXI. Já todos percebemos que o mundo é demasiado dinâmico para qualquer normalidade. São de facto coisas diferentes. Os Metallica são patrões de si mesmos e o Ronaldo ao fazer mais horas de treino esta a faze-lo para se melhorar, não porque a entidade patronal lhe pede para ele garantir os resultados da empresa. E estudar é fazer esforço para o auto-melhoramento. Estar a por dinheiro como pura finalidade do estudo acho que diz muita coisa. O trabalho "normal" é tudo o que o trabalhador tem de realizar para garantir que o seu trabalho pré-definido seja entregue a tempo de suprimir o que o consumidor pretende (chamado Takt Time), garantido ainda capacidade de gerir qualquer situação extra ou anómala que surja no tempo de trabalho que lhe é alocado. Simplesmente isto. E permite-me que diga que se alguém precisa de se refugiar no trabalho para se sentir completo e bem é porque tem algo para resolver. Já se alguém trabalha fora de horas por uma questão de maior inspiração no horário x ou y é algo completamente diferente e é ai que a adaptabilidade é importante. Já se alguém está fora do horário a estudar temáticas que fazem parte do seu trabalho para melhorar, ai estamos outra vez na questão do estudo. Numa coisa estamos de acordo, adaptabilidade é chave em qualquer cultura, século ou trabalho. O que não deve ser chave é esperar que as pessoas se sacrifiquem para que o trabalho seja realizado. Citação de Adriano_inter, há 4 minutos: Com o que escrevi antes acho que já me fiz entender, mas vou dar-te um exemplo real, que aconteceu há 2 semanas na minha empresa. Fui ter com o meu chefe e disse-lhe que devia contratar uma segunda pessoa para ajudar outra porque fazia constantemente 9-20h (eu e essa pessoa reportamos ao mesmo chefe, mas somos de áreas diferentes). O meu chefe foi falar com essa pessoa, fez essa sugestão, e a pessoa indignou-se porque isso quereria dizer que ela não capaz de fazer o seu trabalho. Em que o seu trabalho é idealizado por ela, o chefe concorda que poderia e há condições para fazer menos e contratar uma segunda pessoa. Esta pessoa é solteira e não tem filhos, adora o que faz, ganha bastante bem, tem a vida que sempre quis. Está nos seus 50, faz isto há 20, vai ao ginásio e está em grande forma. Queres criar uma lei que impeça isto? Queres dizer que esta pessoa é maluca e/ou que o chefe é um m*rdas? Estou a dizer que esse chefe verificou uma falha no processo de trabalho e a endereçou. Estou também a dizer que essa pessoa está nessa posição porque está embrenhada num sistema de trabalho arcaico que potência e se alimenta dessas situações. Simplesmente não conhece outra realidade e (pela minha experiência) terá receio de que a outra pessoa lhe ameace o lugar e salário. Um bom gestor teria dita à pessoa para não ter receio de perder o trabalho ou de ver o seu salário diminuído, explicado os benefícios de contratar mais um trabalhador bem como explicando os benefícios individuais que de ai podem advir. Estamos tão fechados nesta ética de trabalhado protestante que nem nos apercebemos que é possível evoluir e fazer melhor. Eu não sou melhor trabalhador do que tu porque trabalho mais horas, sou melhor porque sou mais produtivo, mais evolutivo e mais preparado para a mudança. Isto sim é que é importante. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Julho 2022 Citação de Mica, há 1 hora: Eu não consigo ter mais de 30h produtivas por semana, e o programador que disser que consegue sistematicamente 7h/8h boas por dia está a mentir. Adoro isto. Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: São de facto coisas diferentes. Os Metallica são patrões de si mesmos e o Ronaldo ao fazer mais horas de treino esta a faze-lo para se melhorar, não porque a entidade patronal lhe pede para ele garantir os resultados da empresa. E estudar é fazer esforço para o auto-melhoramento. Estar a por dinheiro como pura finalidade do estudo acho que diz muita coisa. O trabalho "normal" é tudo o que o trabalhador tem de realizar para garantir que o seu trabalho pré-definido seja entregue a tempo de suprimir o que o consumidor pretende (chamado Takt Time), garantido ainda capacidade de gerir qualquer situação extra ou anómala que surja no tempo de trabalho que lhe é alocado. Simplesmente isto. E permite-me que diga que se alguém precisa de se refugiar no trabalho para se sentir completo e bem é porque tem algo para resolver. Já se alguém trabalha fora de horas por uma questão de maior inspiração no horário x ou y é algo completamente diferente e é ai que a adaptabilidade é importante. Já se alguém está fora do horário a estudar temáticas que fazem parte do seu trabalho para melhorar, ai estamos outra vez na questão do estudo. Numa coisa estamos de acordo, adaptabilidade é chave em qualquer cultura, século ou trabalho. O que não deve ser chave é esperar que as pessoas se sacrifiquem para que o trabalho seja realizado. Não queiras ter as respostas para tudo. Conheço várias pessoas que estão a estudar medicina, a maioria delas sabe a especialidade que quer, e encaram esse exame como trabalho porque 80%+ daquilo não lhes interessa nem virá a ser útil. Sobre o Ronaldo, tens o caso do Kyrgios que foi à final de Wimbledon. Podia ser o melhor do mundo, mas não quer fazer os sacrifícios para lá chegar. Se faria diferente? Faria. Se condeno? Claro que não. Cada um dedica a sua vida ao que quer, como quer. Não sou programador, mas há aqui muitos programadores. Alguém consegue estimar o tempo para um trabalho pré-defino? Não serás gestor de projetos em áreas 1+1=2? Numa fábrica, fair enough. Check-in, 8 horas, 10 peças, check-out. Cada vez há menos empregos em que sabes, à partida, que vais fazer tarefa A, B e C. Aliás, cada vez há menos interesse por parte das pessoas em fazer esse tipo de trabalho. O que nos leva para um "novo normal" (que no futuro passará a ser outdated) em que há maleabilidade, precisamente para se tentar encontrar o equilíbrio que agrada a todas as partes. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 Citação de kareca, há 1 minuto: Adoro isto. Ai também discordo. Cada ser humano é diferente. Uns tem mais capacidade de concentração, outros são mais imaginativos, etc... Um bom gestor tem de saber é gerir isto. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 12 Julho 2022 Pois, mas nas fábricas de produção que remédio tem elas de serem altamente produtivas 7h/8h. Não tem de ser programador. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 1 hora: Claro, mas não entendes a diferença entre ter um dia completamente livre vs ter várias horas livres ao longo da semana? Rendem muito menos, diria. São perspetivas. Pessoalmente prefiro ter mais tempo livre durante a semana do que um dia extra de folga. Não estou a dizer que é o caso por aqui, mas conheço muita gente que vive em função do fim-de-semana, passa os dias de trabalho em antecipação pelo fim-de-semana e pela folga e acaba por viver uma vida mais um menos miserável. Eu mesmo perdendo umas 10h por dia no trabalho (por causa das viagens) tento aproveitar qualquer dia para mim seja segunda feira seja sábado. Ia perder isso com a situação das 10h diárias porque não haveria mesmo tempo lol. Acho que não queria isso mesmo ao custo de mais uma folga. Editado 12 Julho 2022 por Shai Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de Adriano_inter, há 5 minutos: Não queiras ter as respostas para tudo. Conheço várias pessoas que estão a estudar medicina, a maioria delas sabe a especialidade que quer, e encaram esse exame como trabalho porque 80%+ daquilo não lhes interessa nem virá a ser útil. Sobre o Ronaldo, tens o caso do Kyrgios que foi à final de Wimbledon. Podia ser o melhor do mundo, mas não quer fazer os sacrifícios para lá chegar. Se faria diferente? Faria. Se condeno? Claro que não. Cada um dedica a sua vida ao que quer, como quer. Não sou programador, mas há aqui muitos programadores. Alguém consegue estimar o tempo para um trabalho pré-defino? Não serás gestor de projetos em áreas 1+1=2? Numa fábrica, fair enough. Check-in, 8 horas, 10 peças, check-out. Cada vez há menos empregos em que sabes, à partida, que vais fazer tarefa A, B e C. Aliás, cada vez há menos interesse por parte das pessoas em fazer esse tipo de trabalho. O que nos leva para um "novo normal" (que no futuro passará a ser outdated) em que há maleabilidade, precisamente para se tentar encontrar o equilíbrio que agrada a todas as partes. Sou gestor de projetos Lean na banca e usamos esta visão em projetos que vão do apoio ao cliente, à recuperação de crédito, ao IT e mercado automóvel. Falando de IT, temos dezenas de programadores (talvez centenas se olhar para o global) que são incentivados a trabalhar assim. Alias, acrescento que o trabalho em medicina e ambiente hospitalar é dos que mais sucesso tem com estas metodologias. Editado 12 Julho 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Sem um pingo de arrogância sou gestor na área da Banca (num dos 5 maiores bancos mundiais) e usamos esta evisão em projetos que vão do apoio ao cliente, à recuperação de crédito, ao IT e mercado automóvel. Não levo a peito opiniões/perspectivas, tranquilo (nem espero que leves as minhas). Não me espanta. A área da banca é das mais antigas, que segue métodos de trabalho mais tradicionais. Tanto que o exemplo que dei faz sentido. A área da banca está especialmente atrasada em tudo o que é digital, talvez porque o método de trabalho mais tradicional não funcione numa área mais dinâmica. Funcionava muito bem há alguns anos, quando a grande parte do trabalho era previsível, não funciona tão bem quando a grande parte do trabalho se torna imprevisível. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Julho 2022 Qualquer parvo sabe que se entrar num trabalho, qualquer trabalho, sem contactos ou cunhas, a achar que é o ronaldo da área dele, vai acabar mais depressa um Freddy Adu. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de kareca, há 12 minutos: Adoro isto. Fico feliz por seres a excepção, a sério. Eu não vejo como pode ser possível estar das 9h às 18h a ser produtivo num trabalho que requer esforço mental, sem que para isso não tenhas de tirar várias pausas nem que seja para apanhar ar (no meu caso aproveito para vir ao CMPT). E não estou a falar de 10 minutos a meio da manhã e 10 a meio da tarde, estou a falar de pelo menos 1h de pausa no somatório, sem contar com o almoço. E claro que se quiser posso estar 8h por dia a olhar para o ecrã e a escrever coisas, só que o mais provável é ter de as reescrever no dia seguinte. Editado 12 Julho 2022 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de Adriano_inter, há 5 minutos: Não levo a peito opiniões/perspectivas, tranquilo (nem espero que leves as minhas). Não me espanta. A área da banca é das mais antigas, que segue métodos de trabalho mais tradicionais. Tanto que o exemplo que dei faz sentido. A área da banca está especialmente atrasada em tudo o que é digital, talvez porque o método de trabalho mais tradicional não funcione numa área mais dinâmica. Funcionava muito bem há alguns anos, quando a grande parte do trabalho era previsível, não funciona tão bem quando a grande parte do trabalho se torna imprevisível. O nosso trabalho é muito mais imprevisível do que possas imaginar... Dai existir o esforço para que se pare para pensar em planos A, B, C e D. O nosso IT para dar resposta aos parceiros que temos tem de ter uma adaptabilidade total. Claro que se surgir uma emergência temos os developers às 2 da manhã a trabalhar mas isto são casos excecionais e temos elementos para redundância. Podes me dizer que nem sempre é possível ter esta capacidade por uma questão financeira e claro que não é. Mas não deixa de ser possível tentar ser o melhor possível e isto é que é importante, tentar. E acontece que em Portugal tenta-se pouco e exigisse de mais aos trabalhadores. E não levo a peito. Eu simplesmente tenho este mindset (palavra linda) e acredito mesmo nisto. Acredito porque vejo ser feito e a qualidade de vida das pessoas a melhorar de dia para dia. Eu tenho colegas que trabalhavam 10h por dia e que sempre acharam que isto era o que tinha de ser e se sentiam confortáveis. Até que lhes foi mostrado que existia outra forma... Editado 12 Julho 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Citação de SAS_Robben, há 3 minutos: O nosso trabalho é muito mais imprevisível do que possas imaginar... Dai existir o esforço para que se pare para pensar em planos A, B, C e D. O nosso IT para dar resposta aos parceiros que temos tem de ter uma adaptabilidade total. Claro que se surgir uma emergência temos os developers às 2 da manhã a trabalhar mas isto são casos excecionais e temos elementos para redundância. Podes me dizer que nem sempre é possível ter esta capacidade por uma questão financeira e claro que não é. Mas não deixa de ser possivel ter o melhor possivel e isto é que é importante, tentar. E acontece que em Portugal tenta-se pouco. Sou o primeiro a dizer que Portugal é um mundo de oportunidades, principalmente pela concorrência ser fraca. Isto vai de encontro ao que se diz por aqui: a qualidade média dos chefes é fraca. Mas também vai contra o que se diz por aqui: a qualidade média dos trabalhadoras é fraca. Tanto que estamos todos no mesmo saco, para sermos chefes temos de ser trabalhadores primeiro (salvo raras exceções, que são exceções). Foi por isso que comentei. Um tema onde há mais do que 3 opiniões, bastante diferentes, diz-me logo que é um tema em que deve haver maior flexibilidade do que rigidez. Se todos concordamos que o objetivo é o bem-estar de cada um, termino como comecei: porque raio é que uns não podem trabalhar mais horas ou dias do que os outros? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Julho 2022 Citação de Plagio o Original, há 22 minutos: Qualquer parvo sabe que se entrar num trabalho, qualquer trabalho, sem contactos ou cunhas, a achar que é o ronaldo da área dele, vai acabar mais depressa um Freddy Adu. Para adicionar: até pode mesmo ser o ronaldo da area, vai acabar na mesma a ser o Freddy Adu Compartilhar este post Link para o post