Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de smashing_pumpkin , há 51 minutos:

E já agora, no meio disto tudo, não deixa de ser curioso não justificarem trabalhar mais horas com o facto de poderem ganhar mais. Ao menos que sejam pagos por darem a vida à empresa.

Touché. Espanta-me tocar-se neste assunto e não se falar na retribuição extra que deve ser paga a uma trabalhador que faça mais horas, seja porque motivo for.
É que trabalhares mais horas de borla significa reduzir o valor do teu trabalho e daquilo que vale o tempo que estás a vender ao patrão. É que parece-me o problema principal em toda esta discussão, trabalhar mais tempo de borla significa desvalorizares a tua atividade e a dos teus pares, significa retirar valor económico ao total do trabalho. 
Claro que numa altura em que exista muito trabalho em determinadas áreas, isso poderá não ser um problema, existirá sempre trabalho suficiente que justifique os trabalhadores mas no dia em que a oferta for maior que a procura quem perde é o trabalhador que desvalorizou o valor que a sua hora de trabalho tem porque nessa altura quem vai ficar com a procura que existe, por norma, é quem cobrar menos.
Realizar um trabalho de borla, para mim está fora de questão, ou é porque fiz borrada e aí assumo as consequências da minha incompetência ou tenho de retirar um contrapartida imediata do mesmo, seja em dinheiro, compensação na hora de saída do dia seguinte, o que seja. Vender coisas a crédito são casas, não é horas de trabalho.
Não deixa de ser interessante que num mundo tão capitalista e onde se fala do que pode render cada minuto, se ofereçam horas de trabalho.

• Like 4
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 12 horas:

Eles não tem mesmo noção do que dizem.

Vou responder só porque fui um dos que falei em trabalhar 10h/dia durante 4 dias ao invés de 8h durante 5 dias.

Actualmente trabalho 9 h/dia. Todas pagas, claro. Que eu não sou servo de ninguém. Já trabalhei 16 h. Já trabalhei 8 + 8h com 4h30 de descanso. Portanto, noção tenho muita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 3 minutos:

Vou responder só porque fui um dos que falei em trabalhar 10h/dia durante 4 dias ao invés de 8h durante 5 dias.

Actualmente trabalho 9 h/dia. Todas pagas, claro. Que eu não sou servo de ninguém. Já trabalhei 16 h. Já trabalhei 8 + 8h com 4h30 de descanso. Portanto, noção tenho muita.

Mas trabalhas em casa? A que distância estás do trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 28 minutos:

Não deixa de ser interessante que num mundo tão capitalista e onde se fala do que pode render cada minuto, se ofereçam horas de trabalho.

Isso é muito mentalidade de duas gerações anteriores. Ficar mais tempo no trabalho = profissionalismo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 14 minutos:

Mas trabalhas em casa? A que distância estás do trabalho?

Trabalho presencialmente e moro a 15 minutos do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Isso é muito mentalidade de duas gerações anteriores. Ficar mais tempo no trabalho = profissionalismo.

O que é uma m*rda, e pelo menos pela minha experiência mais rapidamente isso é fomentado e policiado pelos pares do que pela gestão.

Quando estava em big 4 em consultoria o partner era o primeiro a dizer que ninguém tinha nada a ver com a vida de ninguém, e que se alguém se levanta e vai embora às 16h ninguém tem nada a ver com isso (isto há quase 10 anos, agora horários flexíveis é mais normal). No entanto os pares olhavam de lado para quem fazia isso, ou até saía às 18h.

Pior, esses mesmos eram capazes de chegar ao escritório às 10h (em Lisboa chegavam às 10h, no Porto às 9h30), andar a coça-los e ver jornais até às 11h30, ir almoçar, e só começar de facto a trabalhar à tarde. Porquê? Porque era mal visto pelos pares sair às 18h, portanto essas horas que não trabalhavam de manhã acabavam por trabalhar à noite.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Que por acaso é o número de produtividade que tens de atingir em algumas cadeias 😅

Se passares menos de 80 (onde trabalhava) perguntavam o logo o porquê da tua falta de produtividade.

Existe um mapa afixado que vai dizendo a média diária dos funcionários 

Ou seja, há um valor mínimo, e isso até se percebe. Mas a partir daí, qual é o teu incentivo para produzir mais? Se passares 150 produtos vais receber 1K?

Citação de Ego Sum, há 8 minutos:

O que é uma m*rda, e pelo menos pela minha experiência mais rapidamente isso é fomentado e policiado pelos pares do que pela gestão.

Quando estava em big 4 em consultoria o partner era o primeiro a dizer que ninguém tinha nada a ver com a vida de ninguém, e que se alguém se levanta e vai embora às 16h ninguém tem nada a ver com isso (isto há quase 10 anos, agora horários flexíveis é mais normal). No entanto os pares olhavam de lado para quem fazia isso, ou até saía às 18h.

Pior, esses mesmos eram capazes de chegar ao escritório às 10h (em Lisboa chegavam às 10h, no Porto às 9h30), andar a coça-los e ver jornais até às 11h30, ir almoçar, e só começar de facto a trabalhar à tarde. Porquê? Porque era mal visto pelos pares sair às 18h, portanto essas horas que não trabalhavam de manhã acabavam por trabalhar à noite.

Por acaso por onde passei reparei no mesmo, o pessoal tende a chegar tarde, mas também vai almoçar bem depois das 13h e sai bem depois das 18h. De qualquer forma, pelo menos no meu caso, nunca ninguém ligou muito a isso. Às tantas só eu é que reparei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 24 minutos:

Trabalho presencialmente e moro a 15 minutos do trabalho.

Nesses dias que fazes 10h pouco ou nada mais tens livre para fazer algo. No inverno pior.

Compartilhar este post

Link para o post

Toquemos agora num ponto que ainda não vi ser discutido...

E trabalhar rodeado de mulheres? Um sonho, né?! Nightmare

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 33 minutos:

A minha prima a estudar enfermagem e uma amiga a estudar educação básica na altura tiveram a mesma opinião: muitas mulheres juntas é inferno, muito drama.

Se é verdade ou não, não sei. No meu curso devia ser 50/50 de rácio homens/mulheres e tivemos imenso drama, mas imagino que seja relativamente normal acontecer com tanta malta nova de tantos backgrounds diferentes.
Sempre tive poucas moças nas turmas até chegar ao secundário, e, nessa altura, estava demasiado ocupado a sofrer bullying e a refugiar-me no CoD4 e no FM08 para notar em qualquer drama.

Then again, quem me fazia bullying eram gajos, por isso mesmo que elas sejam más, eles não são melhores ¯\_(ツ)_/¯

Editado por rcoelho14

Compartilhar este post

Link para o post

E, em vez de se ter sábados e domingos livres, ter quartas e domingos para quem quisesse? 

Já vi também discussões sobre isto. Até pelos impactos que teria no trânsito, nos serviços públicos, centros comerciais, supermercados, etc...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

Touché. Espanta-me tocar-se neste assunto e não se falar na retribuição extra que deve ser paga a uma trabalhador que faça mais horas, seja porque motivo for.
É que trabalhares mais horas de borla significa reduzir o valor do teu trabalho e daquilo que vale o tempo que estás a vender ao patrão. É que parece-me o problema principal em toda esta discussão, trabalhar mais tempo de borla significa desvalorizares a tua atividade e a dos teus pares, significa retirar valor económico ao total do trabalho. 
Claro que numa altura em que exista muito trabalho em determinadas áreas, isso poderá não ser um problema, existirá sempre trabalho suficiente que justifique os trabalhadores mas no dia em que a oferta for maior que a procura quem perde é o trabalhador que desvalorizou o valor que a sua hora de trabalho tem porque nessa altura quem vai ficar com a procura que existe, por norma, é quem cobrar menos.
Realizar um trabalho de borla, para mim está fora de questão, ou é porque fiz borrada e aí assumo as consequências da minha incompetência ou tenho de retirar um contrapartida imediata do mesmo, seja em dinheiro, compensação na hora de saída do dia seguinte, o que seja. Vender coisas a crédito são casas, não é horas de trabalho.

Vamos la a um dilema de quem é empregador e imaginemos que dois empregados que fazem exactamente a mesma funcao (algo repetitivo para facilitar o caso). Ambos trabalham 40 horas por semana a receber o mesmo salario

O empregado 1 em 40 horas produz 30

O empregado 2 em 40 horas produz 40

O que é que o empregador deve fazer?

1 - Reduzir o horario do empregado 2 para 30 horas?

2 - Aumentar o salario do empregado 2 em 33%?

3 - Despedir o empregado  1 e encontrar um outro que seja tao produtivo como o empregado 2?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 7 horas:

Nesses dias que fazes 10h pouco ou nada mais tens livre para fazer algo. No inverno pior.

Claro que tenho, é uma questão de habituação e de não deixarmos a inércia levar a melhor. Levanto-me todos os dias às 6h, faço exercício, tomo banho, como o pequeno-almoço e ainda tenho tempo para dar uma olhadela nas notícias e vir aqui, por ex.

Tenho 1h30 de almoço, como em 30 minutos e o resto do tempo é aproveitado para ler ou ver vídeos interessantes no Youtube.

Quando saio do trabalho, às vezes combino ir beber um copo depois do jantar, outras vezes vou jogar 1h/1h30 de ténis, noutras fico por casa e quando estou despachado das minhas lides, vejo um filme ou um episódio de uma série. Ainda a semana passada saí do trabalho às 18h30 com os calções de banho vestidos, às 18h50 estava a entrar na água para dar um mergulho. Um dia antes fui a um concerto em Lisboa, até saí antes da minha hora, fui ao concerto e ainda fui ter com uma amiga minha a Algés para beber um copo.

Tudo se faz, é preciso é disciplina, vontade e gosto.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, saudades de ser solteiro, não ter dependentes e controlar a minha vida 😥

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Mica, há 10 horas:

Ou seja, há um valor mínimo, e isso até se percebe. Mas a partir daí, qual é o teu incentivo para produzir mais? Se passares 150 produtos vais receber 1K?

Não, ganhas o mesmo. Existe alguns prêmios mas são tão pequenos que nem vale a pena.

O problema é que o número mínimo por si já é elevado, não é uma função que dependa exclusivamente do funcionário.

Citação de TariboWest, há 9 horas:

Já trabalhei, era o único homem e andavam sempre pegadas 😅

Eu não tive qualquer tipo de problemas mas elas arranjavam entre si.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 horas:

Vamos la a um dilema de quem é empregador e imaginemos que dois empregados que fazem exactamente a mesma funcao (algo repetitivo para facilitar o caso). Ambos trabalham 40 horas por semana a receber o mesmo salario

3 - Despedir o empregado  1 e encontrar um outro que seja tao produtivo como o empregado 2?

oferecer um cheque prenda no valor de 50€ nas lojas JOM ao trabalhador 2

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 46 minutos:

oferecer um cheque prenda no valor de 50€ nas lojas JOM ao trabalhador 2

ainda por estes dias recebi um vale de 10€ na decathlon. perks!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 11 horas:

Um horror

Antes tinha mulheres na equipa ( so 2 em 20 ) mas como trabalhavam entre elas e no mesmo sitio um gajo nem notava

O ano passado mudei de sitio, o racio aumentou ligeiramente ( 4 em 12 ) mas pqp, uma delas ainda por cima ocupa um lugar superior na hierarquia e assisti a pegas que nunca tinha assistido na vida. Pode tar tudo muito bem e do nada lembram se e viram aquilo tudo ao contrário 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 horas:

2 e perceber o pq do funcionario 1 produzir menos

é porque é menos competente? dá para resolver dando formação ou perceber se é por falta de motivação ou algum outro motivo? é possível po-lo a produzir o mesmo que o funcionario 2? se não parece-me que haver diferença no ordenado será a solução a seguir se o rendimento não for péssimo, apenas inferior ao do outro funcionario

Compartilhar este post

Link para o post

Nos últimos anos tenho trabalhado mais com mulheres e acho-as no geral mais profissionais do que os homens.

Mas tambem são todas mais velhas - 10 a 20 anos +/- - porque quando são mais novas já é diferente. 

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 horas:

Já trabalhei, era o único homem e andavam sempre pegadas 😅

Eu não tive qualquer tipo de problemas mas elas arranjavam entre si.

Estou a passar pelo mesmo pesadelo. Sério, tirem-me deste filme. Depois ficas numa posição de m*rda, mesmo que as discussões não te envolvam directamente acabas por sofrer os danos colaterais e tens que medir cada palavra, para não melindrar nenhuma das partes. Pó crl.

Citação de FabioK, há 1 hora:

Um horror

Antes tinha mulheres na equipa ( so 2 em 20 ) mas como trabalhavam entre elas e no mesmo sitio um gajo nem notava

O ano passado mudei de sitio, o racio aumentou ligeiramente ( 4 em 12 ) mas pqp, uma delas ainda por cima ocupa um lugar superior na hierarquia e assisti a pegas que nunca tinha assistido na vida. Pode tar tudo muito bem e do nada lembram se e viram aquilo tudo ao contrário 

f*da-se, devemos trabalhar no mesmo sítio, só pode. 🤣

É que o ambiente até pode estar super tranquilo mas do nada rebenta a bomba e fica um ambiente de cortar a faca. E pegam-se por m*rda insignificantes porque aquilo já é mesmo ódio de morte.

Editado por TariboWest

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 horas:

Não é o que o empregador deve fazer, o empregado 2 é que tem de parar de ser lambe-botas e produzir 30 também. Produzir ao máximo para os lucros irem para CEOs e administradores? Só os parvos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...