Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 3 minutos: O ponto 1 daquele post estava mais relacionado com as qualificações do que com a quantidade de pessoas empregues. O Continente emprega muita gente e não me vais ver a pedir para que seja nacionalizado. Ter pessoas altamente qualificadas ao serviço do país parece-me ser sempre um bom princípio/argumento. O Continente não emprega mais pessoas altamente qualificadas que a EFACEC? Per capita provavelmente não, mas em termos absolutos talvez. Não sei bem se estou de acordo, digo mais que ter pessoas altamente qualificadas no país é um bom princípio. O que disse aí atrás é que não me admirava, por exemplo, se o Continente fosse nacionalizado, que as pessoas altamente produtivas não procurassem outro trabalho, simplesmente por causa dessa questão contraproducente dos incentivos atuais. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Sardine, há 4 horas: Estratégia que costuma dar bons resultados. Com o dinheiro dos outros dá para fazer tudo, não é verdade? Sim. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Adriano_inter, há 4 minutos: O Continente não emprega mais pessoas altamente qualificadas que a EFACEC? Per capita provavelmente não, mas em termos absolutos talvez. Falar em números absolutos quando um emprega 16x mais pessoas que o outro.. O ponto é que daqueles 2000 trabalhadores poucos são os postos não qualificados ou pouco qualificados. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Adriano_inter, há 13 minutos: O Continente não emprega mais pessoas altamente qualificadas que a EFACEC? Per capita provavelmente não, mas em termos absolutos talvez. Não sei bem se estou de acordo, digo mais que ter pessoas altamente qualificadas no país é um bom princípio. O que disse aí atrás é que não me admirava, por exemplo, se o Continente fosse nacionalizado, que as pessoas altamente produtivas não procurassem outro trabalho, simplesmente por causa dessa questão contraproducente dos incentivos atuais. O quê? Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 8 minutos: Falar em números absolutos quando um emprega 16x mais pessoas que o outro.. O ponto é que daqueles 2000 trabalhadores poucos são os postos não qualificados ou pouco qualificados. Não acho que o problema se resolva nacionalizando uma empresa nessas condições. Se a empresa é insustentável e são altamente qualificados, algo não bate certo. E isso nem é o pior. Estás a dizer que devemos nacionalizar a EFACEC senão perdemos pessoas altamente qualificadas. A primeira coisa que uma restruturação ia fazer era mandar x% para a rua. Vê o que se passa com os médicos. Sem sombra de dúvidas que é uma área (senão a área) em que mais precisamos de pessoas ao serviço do país. Má gestão, cortes, sobrecarga em quem lá fica, debandada total. Se nos preocupássemos em resolver o problema na origem, em vez de tentar remediar, chegávamos lá. Anyway, concordo que manter pessoas altamente produtivas (e não qualificadas) no país é importante. Mas isso não deve ter um custo maior do que o benefício, senão consegues durante uns anos antes de ficares na lama. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 35 minutos: O ponto 1 daquele post estava mais relacionado com as qualificações do que com a quantidade de pessoas empregues. O Continente emprega muita gente e não me vais ver a pedir para que seja nacionalizado. Ter pessoas altamente qualificadas ao serviço do país parece-me ser sempre um bom princípio/argumento. Se são pessoas qualificadas e competentes o que é que te leva a crer que não continuariam empregadas? Dafuq Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Elvis, há 1 minuto: Se são pessoas qualificadas e competentes o que é que te leva a crer que não continuariam empregadas? Dafuq Leste o segundo ponto do outro post ou pegaste nessa questão de forma isolada ? Citação de Adriano_inter, há 2 minutos: Estás a dizer que devemos nacionalizar a EFACEC senão perdemos pessoas altamente qualificadas. Não foi nada disso que eu disse ... Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Leste o segundo ponto do outro post ou pegaste nessa questão de forma isolada ? Não foi nada disso que eu disse ... Li. Sendo mais um ponto sem qualquer fundamento, não sei no que é ajuda na argumentação do ponto 1 lol Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Não foi nada disso que eu disse ... Fiquei com a ideia que disseste que devemos ter pessoas altamente qualificadas ao serviço do país, que a EFACEC é um polo de talento altamente qualificado, e que portanto a devemos nacionalizar para evitar a perda deste talento. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Elvis, há 1 minuto: Li. Sendo mais um ponto sem qualquer fundamento, não sei no que é ajuda na argumentação do ponto 1 lol 2) Apresenta um domínio em termos industriais que assume um papel absolutamente fundamental para o país na medida em que permite que o país troque a importação por produção nacional em alguns casos com os óbvios benefícios disso mesmo. Chegaste à parte da relação da EFACEC com a produção nacional certo ? Posto isto, achas que eu prefiro que eles trabalhem na EFACEC ou na Siemens? Compartilhar este post Link para o post
ElliotReid13 Publicado 24 Agosto 2022 Um ponto ainda sobre a EFACEC que já foi mencionado, mas que não teve o devido relevo. O que a DST (empresa com nome infeliz, mas gestão muito competente) procura neste negócio é exatamente ficar com as pessoas qualificadas e o know-how que a empresa acumulou ao longo dos anos. O problema que tem levado ao impasse atual é que a gestão da empresa agravou de tal forma a situação financeira que o negócio se tornou inviável. Se o Governo não tivesse intervencionado, iria acontecer aquilo que acontece com todas as empresas que enfrentam este tipo de situação (ver caso Dielmar): a empresa declara insolvência, os credores avaliam o negócio e, se viável, trocam dívida por capital ou negoceiam com potenciais compradores uma venda com haircut significativo da dívida. Trocado por miúdos, teríamos na mesma a DST (e os outros concorrentes que ficaram pelo caminho que ficaram assustados com o passivo acumulado) a tentar ficar com o negócio, teríamos tido uma situação potencialmente resolvida mais rapidamente e sem este agravamento financeiro e, o melhor de tudo, as perdas financeiras teriam ficado a cargo dos privados e sobrariam 0 euros para os contribuintes. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Adriano_inter, há 2 minutos: Fiquei com a ideia que disseste que devemos ter pessoas altamente qualificadas ao serviço do país, que a EFACEC é um polo de talento altamente qualificado, e que portanto a devemos nacionalizar para evitar a perda deste talento. Estava certo até à última parte. O ponto é o acesso à produção nacional em detrimento da importação e vantagens associadas. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 1 minuto: 2) Apresenta um domínio em termos industriais que assume um papel absolutamente fundamental para o país na medida em que permite que o país troque a importação por produção nacional em alguns casos com os óbvios benefícios disso mesmo. Chegaste à parte da relação da EFACEC com a produção nacional certo ? Posto isto, achas que eu prefiro que eles trabalhem na EFACEC ou na Siemens? Prefiro que eles trabalhem onde lhes pagam melhor e em condições dignas. Que converseta de m*rda Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Elvis, Agora: Prefiro que eles trabalhem onde lhes pagam melhor e em condições dignas. Que converseta de m*rda Naturalmente mas não é isso que está em questão. Se for a EFACEC a fazer isso melhor para o país. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Naturalmente mas não é isso que está em questão. Se for a EFACEC a fazer isso melhor para o país. Isso és tu a dizer. Se a EFACEC neste momento não passa de um negócio sem viabilidade, estás só a debitar baboseira. Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Estava certo até à última parte. O ponto é o acesso à produção nacional em detrimento da importação e vantagens associadas. Quais são as vantagens que valem pagares um preço mais alto por uma produção nacional neste caso? Pergunto neste caso porque ambos devemos concordar que enquanto país, não poderemos produzir localmente tudo o que o país precisa. Preço mais alto = preço atual + prejuízo Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Elvis, há 11 minutos: Isso és tu a dizer. Se a EFACEC neste momento não passa de um negócio sem viabilidade, estás só a debitar baboseira. Tens razão Elvis. Desculpe o ter incomodado com as minhas baboseiras. Citação de Adriano_inter, há 10 minutos: Pergunto neste caso porque ambos devemos concordar que enquanto país, não poderemos produzir localmente tudo o que o país precisa. Nem esse era o objetivo. A ideia era procurares ter o melhor dos dois mundos intercalando os dois mediante as necessidades/ o que te é oferecido cá. Editado 24 Agosto 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Nem esse era o objetivo. A ideia era procurares ter o melhor dos dois mundos intercalar os dois mediante as necessidades/ o que te é oferecido cá. Se a empresa dá prejuízo é porque é má ideia teres essa produção nacional. O problema das nacionalizações está em considerá-las quando as empresas são fracas / estão na fossa. Ambos concordamos que é um bom princípio que empresas que explorem energia renovável, pesca sustentável, etc (coisas em que Portugal é uma mina e as empresas podem ser competitivas e lucrativas) sejam nacionais. Porque é que não se considera isso em vez de só se considerar nacionalizar empresas que dão prejuízo, com custos operacionais surreais, em que o único grande benefício é dizer que x empresa se mantém em Portugal, pertence à nossa bandeira e é uma empresa com história? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Adriano_inter, há 11 minutos: Se a empresa dá prejuízo é porque é má ideia teres essa produção nacional. A Efacec não é uma empresa crónica de prejuizos como é a TAP. Nos últimos anos penso que chegou a dar lucros em vários deles. Pré-pandemia tinha tido anos minimamente positivos: https://www.dn.pt/lusa/lucro-da-efacec-sobe-75-para-75-me-em-2017-9350167.html https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/efacec-estagna-nas-vendas-e-duplica-lucros-em-2018 Sufocou bastante com a pandemia + guerra. Editado 24 Agosto 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 35 minutos: 2) Apresenta um domínio em termos industriais que assume um papel absolutamente fundamental para o país na medida em que permite que o país troque a importação por produção nacional em alguns casos com os óbvios benefícios disso mesmo. Chegaste à parte da relação da EFACEC com a produção nacional certo ? Posto isto, achas que eu prefiro que eles trabalhem na EFACEC ou na Siemens? Eu prefiro que trabalhem a quem lhes pagar mais Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Eu prefiro que trabalhem a quem lhes pagar mais Já respondi a isso em cima. Sim, se for a EFACEC a empresa que lhes pague mais melhor. Era nesse sentido até porque a decisão só cabe às pessoas em si e não é esse o ponto em discussão. Editado 24 Agosto 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 24 Agosto 2022 Esta é a minha perspetiva, sendo formado em gestão. - Adriano_inter, circa 2022 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Plagio o Original, há 12 minutos: Esta é a minha perspetiva, sendo formado em gestão. - Adriano_inter, circa 2022 Há quem seja criador de conteúdos, há quem seja eurocorno... I'm a f****** manager 😉 Editado 24 Agosto 2022 por Adriano_inter 1 Compartilhar este post Link para o post
Rumpas Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Puto Perdiz, há 4 horas: A A23 tem o problema, que até é o mesmo que a Via do Infante, de ser uma via rápida que passou a Auto estrada. No dia em que terminem as obras do IP3 tambem começarão a cobrar portagem. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Rumpas, há 7 minutos: No dia em que terminem as obras do IP3 tambem começarão a cobrar portagem. ah então podemos estar descansados. Esse dia nunca chegará. Compartilhar este post Link para o post