Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

N entendo o odio à religião que a malta tem. Sim, a igreja católica tem certas e determinadas personalidades dúbias, tem dias que parece uma rede de pedófila, algumas das gentes q a segue parece q n tem cabecinha para pensar por elas próprias, certas personalidades e individualidades politicas que cheiram a estrume sabem xuxar ao dizerem-se católicos, e o marx disse mesmo que a religião era o ópio do povo e bateu bué quando ele disse isso

Mas não leiam só marx, leiam o kierkegaard tbm, leiam o feuerbach. Religião não é só um monte de superstições da antiguidade, é suposto ser uma forma conveniente das pessoas saberem as caracteristicas ideais que devem perseguir nas suas vidas. Amem o próximo

Com certeza muitos de vocês já se depararam com a quantidade de escolhas que têm q fazer na vida. Por exemplo, a sair do secundário/faculdade, n sabem o que vão fazer da vida. Melhor que ficar indeciso com as possibilidades todas, o melhor é fazer um salto de fé. Em vez de estar à mercê das possibilidades infinitas, de fazer o que os outros esperam ou achar que sabem a verdade sobre tudo apesar das evidências limitadas e de ser impossível saber a verdade do que quer que seja, ao fazerem um salto de fé vocês escolhem quem vão ser, em vez de ser o mundo a escolher por vocês. O trabalho da religião também é suposto ser esse, ajudar nas escolhas ilimitadas q têm a fazer

Pronto, vou me embora pq tenho mais q fazer com o meu feriado religioso. Até amanhã

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, Em 15/08/2023 at 12:51:

Na sequência do que aconteceu em Lisboa, não dá para mudar também o nome da nova ponte rodoviária que vai nascer entre o Porto e Gaia? A ponte vai chamar-se D. António Francisco dos Santos, que foi bispo do Porto.

Penso que neste momento haveriam personalidades bem mais marcantes na história do Porto e Gaia para homenagear, já para não falar da óbvia ligação com a igreja católica.

Estás a falar desta ponte? Ponte da Ferreirinha é o nome da nova travessia entre Porto e Gaia (dn.pt)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Não, a futura ponte do TGV entre Campanhã e o Areínho.

Ah, certo. Assim sendo, perfeitamente de acordo. Tanta gente de mérito saída do Porto, e cuja memória será eterna, e vai-se homenagear um bispo? Caramba...

Seja como for, parece que não será assim: Nova ponte TGV no Porto faz cair ponte D. António Francisco dos Santos (sapo.pt)

Nova ponte rodoferroviária sobre o Douro deverá custar 110 milhões de euros – Observador

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ah, certo. Assim sendo, perfeitamente de acordo. Tanta gente de mérito saída do Porto, e cuja memória será eterna, e vai-se homenagear um bispo? Caramba...

É uma estupidez, porque essa decisão foi tomada poucos meses após a morte inesperada do bispo fruto de uma decisão claramente emotiva. Logo aí a escolha não foi popular, entretanto o projecto já mudou de conceito umas 3 vezes, passou de uma ponte rodoviária para 2 pontes, entretanto agora a ideia é ser uma ponte com dupla função rodoviária/ferroviária, e com os anos que faltam até ser colocada a primeira pedra muita coisa certamente irá mudar. No entanto os municípios não aceitam sequer discutir a mudança de nome.

É inevitável que a ficar assim será apenas a "ponte do bispo" para toda a gente, e é triste que caso avance a alta velocidade, uma ponte que poderia ser um marco dessa ligação tão importante na história fique com o nome de uma figura que é irrelevante para a maioria da população.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 minutos:

Seja como for, parece que não será assim: Nova ponte TGV no Porto faz cair ponte D. António Francisco dos Santos (sapo.pt)

Nova ponte rodoferroviária sobre o Douro deverá custar 110 milhões de euros – Observador

Citação de antifa, há 2 minutos:

É uma estupidez, porque essa decisão foi tomada poucos meses após a morte inesperada do bispo fruto de uma decisão claramente emotiva. Logo aí a escolha não foi popular, entretanto o projecto já mudou de conceito umas 3 vezes, passou de uma ponte rodoviária para 2 pontes, entretanto agora a ideia é ser uma ponte com dupla função rodoviária/ferroviária, e com os anos que faltam até ser colocada a primeira pedra muita coisa certamente irá mudar. No entanto os municípios não aceitam sequer discutir a mudança de nome.

É inevitável que a ficar assim será apenas a "ponte do bispo" para toda a gente, e é triste que caso avance a alta velocidade, uma ponte que poderia ser um marco dessa ligação tão importante na história fique com o nome de uma figura que é irrelevante para a maioria da população.

Não se tratem, não...

Compartilhar este post

Link para o post

Tá mesmo mask off, ultimamente.

Um gajo que não nasceu no porto, não estudou no porto e só foi bispo no porto durante 3 anos até morrer merece uma ponte, talvez a maior obra do distrito dos últimos 20 anos, com o seu nome. Quem critica isso tem que se tratar, por amor de Deus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Não se tratem, não...

Mal posso esperar para saber dos incríveis méritos, e a relevância para as duas cidades e o país, do D. António Francisco dos Santos em comparação com uma Sophia de Mello Breyner Andresen ou com um Manoel de Oliveira (dois nomes só assim de cabeça), por favor elucida-me.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 49 minutos:

Tá mesmo mask off, ultimamente.

Um gajo que não nasceu no porto, não estudou no porto e só foi bispo no porto durante 3 anos até morrer merece uma ponte, talvez a maior obra do distrito dos últimos 20 anos, com o seu nome. Quem critica isso tem que se tratar, por amor de Deus.

Não foi nada disso que eu disse.

Quem tem que se tratar é quem acha que não se deve dar a uma ponte o nome de um bispo apenas por ser um bispo. E quem acha que uma figura é irrelevante para a maioria da população e que, mesmo assim, será inevitável que toda a gente (que inclui a tal maioria da população) passará a designar a ponte como a "ponte do bispo".

Citação de Ghelthon, há 19 minutos:

Mal posso esperar para saber os incríveis méritos, e a relevância para as duas cidades e o país, do D. António Francisco dos Santos em comparação com uma Sophia de Mello Breyner Andresen ou com um Manoel de Oliveira (dois nomes só assim de cabeça), por favor elucida-me.

Quem tem que te elucidar sobre isso são as pessoas que tomaram essa decisão.

Tu é que poderias explicar porque é que achas que um bispo não pode ser igualmente meritório apenas por ser bispo. Pensando melhor, deixa estar. Não vale a pena. Eu já conheço a explicação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Tu é que poderias explicar porque é que achas que um bispo não pode ser igualmente meritório apenas por ser bispo. Pensando melhor, deixa estar. Não vale a pena. Eu já conheço a explicação.

Não se trata propriamente de ser um bispo, trata-se de ser alguém sem grande relevância. Se era para isso, o D. Armindo, que antecedeu D. Manuel Clemente (por sua vez antecessor do D. António Francisco dos Santos), teve muito mais relevância na Diocese.

De resto, acho que não preciso de explicar o porquê de qualquer um dos 2 nomes que dei ser mais relevante para as cidades e para o país. Basta ver que esses 2 nomes irão perdurar na História, enquanto que daqui a poucos anos já ninguém se lembra do D. António Francisco dos Santos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

Não se trata propriamente de ser um bispo, trata-se de ser alguém sem grande relevância. Se era para isso, o D. Armindo, que antecedeu D. Manuel Clemente (por sua vez antecessor do D. António Francisco dos Santos), teve muito mais relevância na Diocese.

De resto, acho que não preciso de explicar o porquê de qualquer um dos 2 nomes que dei ser mais relevante para as cidades e para o país. Basta ver que esses 2 nomes irão perdurar na História, enquanto que daqui a poucos anos já ninguém se lembra do D. António Francisco dos Santos.

Não estás a tentar assacar-me responsabilidades pelo facto de não teres escrito o que querias escrever, pois não?

Se não querias escrever "um bispo" mas sim "este bispo", assume esse lapso e bola para a frente. Problema resolvido.

Não precisas de me explicar mais nada. Eu nem sequer sei quem foi e que importância teve o D. António Francisco dos Santos. E nem sequer tenho qualquer preocupação em relação a batismo de pontes. Estejam estas localizadas no Porto, em Lisboa ou em Curral de Moinas.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Então não percebo a tua crítica ao antifa, o que identificaste em negrito é ele a dizer " é triste que caso avance a alta velocidade, uma ponte que poderia ser um marco dessa ligação tão importante na história fique com o nome de uma figura que é irrelevante para a maioria da população. "

Decidiste retirar conclusões que a razão por que é irrelevante para a maioria da população é por ser bispo? Não te fica melhor perguntar-lhe porque o considera irrelevante?

Editado por Lip McBoatface
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 33 minutos:

Não foi nada disso que eu disse.

Quem tem que se tratar é quem acha que não se deve dar a uma ponte o nome de um bispo apenas por ser um bispo. E quem acha que uma figura é irrelevante para a maioria da população e que, mesmo assim, será inevitável que toda a gente (que inclui a tal maioria da população) passará a designar a ponte como a "ponte do bispo".

Será a ponte do Bispo porque ninguém faz ideia de quem é a pessoa. É apenas um bispo genérico.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 2 minutos:

Então não percebo a tua crítica ao antifa, o que identificaste em negrito é ele a dizer " é triste que caso avance a alta velocidade, uma ponte que poderia ser um marco dessa ligação tão importante na história fique com o nome de uma figura que é irrelevante para a maioria da população. "

Decidiste retirar conclusões que a razão por que é irrelevante para a maioria da população é por ser bispo? Não te fica melhor perguntar-lhe porque o considera irrelevante?

Eu já expliquei isso. Na mesma frase, antes do negrito, ele diz que é inevitável que fique a "ponte do bispo" para toda a gente. Presume-se que assim fique também para a maioria da população que o considera uma figura irrelevante. Não será algo contraditório? E porque será triste? Triste seria se a ponte não fosse construída (a ver vamos se será). O seu nome é uma questão meramente acessória. Não se trata propriamente de lhe chamar "Ponte Salazar" ou "Ponte José Sócrates"...

Citação de antifa, há 7 minutos:

Será a ponte do Bispo porque ninguém faz ideia de quem é a pessoa. É apenas um bispo genérico.

Ponte do Bispo é um nome bonito. E alegre. 😁

Não destoa, por exemplo, de Ponte do Freixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes, diz logo que só estás aí às voltas com esse discurso todo porque estavas convencido que quem critica o nome da bendita ponte o faz por razões anti-clericais e não por ser um bispo qualquer que não deixou qualquer marca de relevo na cidade.

• Haha 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 24 minutos:

Não estás a tentar assacar-me responsabilidades pelo facto de não teres escrito o que querias escrever, pois não?

Se não querias escrever "um bispo" mas sim "este bispo", assume esse lapso e bola para a frente. Problema resolvido.

Não precisas de me explicar mais nada. Eu nem sequer sei quem foi e que importância teve o D. António Francisco dos Santos. E nem sequer tenho qualquer preocupação em relação a batismo de pontes. Estejam estas localizadas no Porto, em Lisboa ou em Curral de Moinas.

Tirando casos pontuais, membros do clero em altas "patentes" não têm grande contributo para a sociedade.

Numa homenagem destas, faz-me todo o sentido que o homenageado seja alguém relevante. Este bispo não o foi, como a generalidade dos bispos não o é. O que fez o D. Manuel Clemente de relevante, desde que é Patriarca, para merecer o seu nome numa ponte? Ah espera, safou uns quantos pedófilos de irem presos mas, tirando isso, nada.

E repara que estamos a falar de uma homenagem ímpar. Não estamos a falar de um arruamento, estamos a falar de uma das mais importantes obras públicas de Portugal dos últimos anos. Alternativamente, que não personalizem o nome da ponte. A ponte principal de Vila Real chama-se "Ponte de Ferro" ou "Ponte Metálica" e os vila-realenses vivem bem com isso.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 minutos:

Descartes, diz logo que só estás aí às voltas com esse discurso todo porque estavas convencido que quem critica o nome da bendita ponte o faz por razões anti-clericais e não por ser um bispo qualquer que não deixou qualquer marca de relevo na cidade.

No caso do Ghelthon, foi isso exatamente o que ele escreveu.

Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Tirando casos pontuais, membros do clero em altas "patentes" não têm grande contributo para a sociedade.

Numa homenagem destas, faz-me todo o sentido que o homenageado seja alguém relevante. Este bispo não o foi, como a generalidade dos bispos não o é. O que fez o D. Manuel Clemente de relevante, desde que é Patriarca, para merecer o seu nome numa ponte? Ah espera, safou uns quantos pedófilos de irem presos mas, tirando isso, nada.

Tem juízo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Tem juízo...

Repete comigo: é muito mais fácil condenar o fanatismo alheio que dominar o próprio...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Tem juízo...

Eu entendo-te, a verdade é dura de ler. Mas não precisas de vir aqui defender o clero, ele trata disso. Afinal de contas, tem as costas bem protegidas pelo Estado.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

Repete comigo: é muito mais fácil condenar o fanatismo alheio que dominar o próprio...

Agora tu: duas das mais preciosas qualidades que todo o sectarismo destrói são o sentido crítico e a capacidade de se colocar no lugar dos outros; qualidades que talvez sejam uma só.

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Eu entendo-te, a verdade é dura de ler. Mas não precisas de vir aqui defender o clero, ele trata disso. Afinal de contas, tem as costas bem protegidas pelo Estado.

A tua verdade? Não me aquece nem arrefece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 28 minutos:

Não tenho duvidas neste assunto.
Se é para dar o nome de um Bispo, a Ponte deveria ser Bispo D. Hugo.
Primeiro para a importância histórica da figura, depois porque tem um nome LINDO! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Agora tu: duas das mais preciosas qualidades que todo o sectarismo destrói são o sentido crítico e a capacidade de se colocar no lugar dos outros; qualidades que talvez sejam uma só.

A tua verdade? Não me aquece nem arrefece.

Ironicamente, tu é que não te colocas no lugar dos outros, porque não concebes uma visão diferente da tua.

Para que fique registado, se estivéssemos a falar (por exemplo) do Tolentino Mendonça (imaginando um cenário onde a homenagem fosse póstuma), seria totalmente a favor.

Só para deitar por terra esse teu argumento ridículo de que eu sou anti-clerical.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...