johan Publicado 30 Novembro 2016 [em actualização]O relatório sobre a petição que pede a despenalização da eutanásia foi aprovado por unanimidade, esta quarta-feira, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais. A petição vai, assim, a debate parlamentar. Tudo indica que os deputados vão ser chamados a tomar posição no início do próximo ano. http://rr.sapo.pt/noticia/69850/peticao_sobre_eutanasia_vai_a_discussao_no_parlamento Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 30 Novembro 2016 Faz-me confusão que ainda estejamos na fase da discussão. Que se discuta e se aprove, e a sociedade progrida. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Novembro 2016 Faz-me confusão que ainda estejamos na fase da discussão. Que se discuta e se aprove, e a sociedade progrida. E é o que vai acabar por acontecer, até lá é uma questão de protocolo. Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 30 Novembro 2016 Daquelas questões sempre bastante complicadas de debater, assim como o aborto. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto e quem a terá de ter é que está do lado de lá, e a quem será dada a batuta da decisão. A verdade é que já houve pessoas que foram salvas, mesmo quando já eram dadas como doentes terminais, graças técnicas de medicina alternativa e novos estudos/práticas descobertos, assim como há pessoas que todos os dias morrem de forma dolorosa e que uma morte antecipada teria dado menos sofrimento. Em geral concordaria com a autorização da aplicação da eutanásia, desde que fosse possível de pedir apenas pelo próprio doente e se estivesse consciente. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 30 Novembro 2016 Daquelas questões sempre bastante complicadas de debater, assim como o aborto. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto e quem a terá de ter é que está do lado de lá, e a quem será dada a batuta da decisão. A verdade é que já houve pessoas que foram salvas, mesmo quando já eram dadas como doentes terminais, graças técnicas de medicina alternativa e novos estudos/práticas descobertos, assim como há pessoas que todos os dias morrem de forma dolorosa e que uma morte antecipada teria dado menos sofrimento. Em geral concordaria com a autorização da aplicação da eutanásia, desde que fosse possível de pedir apenas pelo próprio doente e se estivesse consciente. Mas essas pessoas escolheram tentar esses tratamentos, certo? Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 30 Novembro 2016 (editado) Mas essas pessoas escolheram tentar esses tratamentos, certo? Possivelmente em certos casos sim e em outros foram as famílias por impossibilidade racional dos próprios. O que quis dizer com isso é que, possivelmente, há casos em que se poderia ter optado a dada altura pela eutanásia, e mais tarde ter havido a possibiliade de se salvar essa pessoa. No entanto, isto não é um argumento da minha parte, é só a constatação de um facto. Isto é tudo muito complicado de medir. Até que altura os doentes devem esperar por um tratamento milagroso e por descoberto pelos médicos algo novo? Questão dificílima... Editado 30 Novembro 2016 por Varela Compartilhar este post Link para o post
kazzanova Publicado 30 Novembro 2016 E para quando a Canábis? :weedman: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Novembro 2016 Não sei como é que uma pessoa, a não ser por forte convicção religiosa, depois ter passado uma tarde numa unidade de cuidados paliativos ou mesmo no internamento de oncologia de uma hospital qualquer consegue opor-se à possibilidade de outro cidadão poder terminar com a própria vida através de um processo medicamento assistido. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Novembro 2016 Não sei como é que uma pessoa, a não ser por forte convicção religiosa, depois ter passado uma tarde numa unidade de cuidados paliativos ou mesmo no internamento de oncologia de uma hospital qualquer consegue opor-se à possibilidade de outro cidadão poder terminar com a própria vida através de um processo medicamento assistido. Muito isto. Já nem falo de grandes doenças mas, na velhice pura e dura, não sei qual é a vantagem de ter uma pessoa acamada, só a poder mexer a cabeça e os braços, a já não poder comer e a ser alimentada por um tubo ligado ao estômago, a ter dias em que nem os filhos conhece, etc. Só sofrimento e arrastar a situação, sem qualquer possibilidade de melhoria. Sou claramente a favor da eutanásia mas, nestas questões, a minha posição-base é sempre a mesma: concorde ou não, acho que deve ser dada a possibilidade de escolha. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Novembro 2016 Sou claramente a favor da eutanásia mas, nestas questões, a minha posição-base é sempre a mesma: concorde ou não, acho que deve ser dada a possibilidade de escolha. Devo ser eu que percebo pouco disto, mas cá vai: A eutanásia, por definição, é o suicídio medicamente assistido. O que pressupõe escolha individual do próprio. Se não for dada a possibilidade de escolha estaremos perante outra realidade: o assassinato medicamente assistido. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 30 Novembro 2016 Sou claramente a favor da eutanásia mas, nestas questões, a minha posição-base é sempre a mesma: concorde ou não, acho que deve ser dada a possibilidade de escolha. claro que há a possibilidade de escolha :lol: Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 30 Novembro 2016 O Estado não tem que meter o bedelho em todos os assuntos dos seus cidadãos. A opção pela vida é um deles. E muito menos tem o direito a forçar o desespero a várias famílias, condenando-as à criminalidade. O Estado só tem de providenciar a paz ao maior número de pessoas possível. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 30 Novembro 2016 Devo ser eu que percebo pouco disto, mas cá vai: A eutanásia, por definição, é o suicídio medicamente assistido. O que pressupõe escolha individual do próprio. Se não for dada a possibilidade de escolha estaremos perante outra realidade: o assassinato medicamente assistido. claro que há a possibilidade de escolha :lol: A mim pareceu-me bastante claro o que ele disse. Neste momento não existe escolha. Se a eutanásia for aprovada, passa a haver escolha. E é isso que ele defende. Que exista possibilidade de escolher. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 8 Dezembro 2016 Acho que o Ghelton disse que "nestas questões" (eutanásia e aborto) a escolha cabe a cada um. Independentemente do que ele acha que é a melhor opção, o importante é que toda gente tenha o direito de escolha. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 27 Maio 2018 (editado) Esta discussão passou um bocado ao lado do fórum. https://www.publico.pt/eutanasia Vai a votação no dia 29, no parlamento. Afinal há tópico para isto: http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=170899&st=0 Se calhar discute-se lá. Editado 27 Maio 2018 por Sumudica by Night Compartilhar este post Link para o post