pm2lp Publicado 12 Outubro 2025 A mim só me surpreende é não acontecer mais vezes, lembro-me do Karatsev no AO e pouco mais. O nível a que se joga nos challengers é altíssimo, basta ir ver uns jogos ao vivo para perceber isso, o problema é que o nível do top dos tops é ainda mais alto, mas os astros estavam alinhados, cansaço acumulado duma época, temperatura, humidade, sorteio, calhou tudo bem, agora passar de qualifier para seed, ainda vai chegar para o ano nesta altura a top 20 sem ter que fazer muito, depois para defender estes pontos é que vai ser o caraças 😂 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Outubro 2025 Já está tomada a decisão que se aguardava (temia?) há algum tempo. Foi aprovada a expansão dos Masters 1000 para 10 torneios. O 10º, que terá as características de Monte Carlo (quadro de 56, disputado numa semana e não obrigatório), começará a ser disputado em 2028 na Arábia Saudita. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Outubro 2025 Para o último Masters 1000 do ano o Nuno Borges, que subiu ao quadro principal devido à desistência do Tsitsipas, vai defrontar na 1ª ronda o Learner Tien. Desafio muito complicado. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Outubro 2025 Na 1ª ronda de pares em Paris o Francisco vai defrontar... o Nuno. Um com o Miedler, claro, e o outro com o Tomas Machac. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Outubro 2025 Confesso que já não consigo aturar as queixas dos principais tenistas sobre o calendário. Tenho uma opinião mais estruturada e fundamentada sobre este assunto, mas as últimas declarações do Alcaraz chegaram a um ponto de hipocrisia que não resisti a partilhar aqui a minha irritação. Não pelo conteúdo das declarações que é mais do mesmo, mas por terem sido ditas pelo Alcaraz. Lamentou-se assim: "Não posso dizer um número exato de torneios que devíamos jogar, mas têm de fazer algo. A quantidade atual é demasiado alta. Não temos tempo suficiente para treinar e descansar. É semana após semana, e raramente conseguimos preparar bem os torneios”. Isto dito por um gajo que, desde o US Open, que terminou há mais de mês e meio, só disputou o torneio oficial de Tóquio (há um mês atrás). Abdicou de Xangai, que é dos "obrigatórios" e andou a jogar na Laver Cup e no Six Kings Slams. É preciso ter muita lata para dizer que não tem tempo para treinar, descansar e preparar bem os torneios. Sim, irritam-me as queixas dos privilegiados que enquanto não estão no topo disputam semana sim, semana sim Futures e Challengers para subirem no ranking e depois de lá estarem querem tempo para ganhar milhões em torneios de exibição em vez de competirem nos torneios oficiais. 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Outubro 2025 Mais uma derrota para o Nuno. Perdeu por 62 76. Foi amassado no 1º set, em que nem conseguiu levantar os pés do chão. O 2º set foi mais equilibrado mas ia pelo mesmo caminho quando sofreu o break no 3-2. Conseguiu devolver o break quando o Tien servia para fechar o encontro a 5-4. No tie-break teve 2 SP desperdiçados (um deles no seu serviço) e cedeu logo ao 1º MP a servir. Já só falta Atenas para recolher uns pontinhos este ano. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 28 Outubro 2025 O Vacherot está apostado em demonstrar que o título de Xangai não foi um acaso. Na semana passada deu muito trabalho ao Fritz em Basileia e hoje já arrumou com o Lehecka em Paris com uns estrondosos 61 63. Curiosamente na 2ª ronda vai defrontar... o primo Rinderknech. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 28 Outubro 2025 Alcaraz eliminado pelo Norrie, ai lmao Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 28 Outubro 2025 Citação de FabioK, há 7 minutos: Alcaraz eliminado pelo Norrie, ai lmao Está só a seguir o guião. Agora o Sinner conquista Paris e passa para nº1 com 250 pontos de vantagem. E a discussão sobre o nº 1 de 2025 fica adiada para a final das Finals de Turim. Para o ano acabar em apoteose. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Outubro 2025 Citação de Descartes, Em 25/10/2025 at 22:06: Na 1ª ronda de pares em Paris o Francisco vai defrontar... o Nuno. Um com o Miedler, claro, e o outro com o Tomas Machac. 63 76(8) para a dupla Cabral/Miedler Segue-se a dupla Granollers/Zeballos 1 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 29 Outubro 2025 Citação de Descartes, há 17 horas: Está só a seguir o guião. Agora o Sinner conquista Paris e passa para nº1 com 250 pontos de vantagem. E a discussão sobre o nº 1 de 2025 fica adiada para a final das Finals de Turim. Para o ano acabar em apoteose. Curiosamente, ainda esta semana, o João Lagos fez um post a invocar a cena incrível, no Masters de Lisboa, que a final decidiu o número 1 do ano naquele ano. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 29 Outubro 2025 Citação de Lebohang, há 6 horas: 63 76(8) para a dupla Cabral/Miedler Segue-se a dupla Granollers/Zeballos É sempre um gosto ver um português a dar nas orelhas ao Granollers. Citação de Mesut Ozil, há 4 horas: Curiosamente, ainda esta semana, o João Lagos fez um post a invocar a cena incrível, no Masters de Lisboa, que a final decidiu o número 1 do ano naquele ano. Verdade. O Guga fez um torneio fabuloso derrotando o Sampras nas meias e o Agassi na final (com quem tinha perdido na fase de grupos). Só não foi mais épico porque a final não teve os dois candidatos a nº 1. O Safin perdeu com o Agassi nas meias. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 29 Outubro 2025 O Vacherot voltou a ganhar ao primo. O que também pode servir como explicação para a derrota do Alcaraz com o Norrie. Muito medinho... Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 30 Outubro 2025 Vitória da dupla Cabral/Miedler por 75 63 frente ao Granollers/Zeballos 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Outubro 2025 Eu estava com receio de escrever isto, mas agora há que reconhecer o facto: o Francisco Cabral é o primeiro tenista português da história que pertence à elite e que olha de igual para igual com os melhores do mundo. Sim, é na variante de pares, mas já é alguma coisa. Esta dupla Cabral/Miedler já impõe respeito e é candidata a ganhar qualquer torneio (não tanto como outras mas já têm uma palavra a dizer). O Francisco no live ranking já é o 21º (não está garantido porque ainda há 3 ou 4 em prova em Paris que o podem ultrapassar) e, matematicamente, pode ascender a 17º. Além disso a dupla, embora já esteja afastada da qualificação direta para as Finals, está confortavelmente instalada em 11º na Race e poderá subir ao 10º posto, E estamos a falar da Race no final do ano. Agora só espero que, depois deste comentário eles não se esbardalhem com os mais acessíveis Peers e Tracy. Noutras notícias, o Vacherot arrumou com o Norrie. Segue-se o Auger-Aliassime. Sim, fiquei fã do monegasco depois da campanha de Xangai. Principalmente porque ele foi desconsiderado por toda a gente. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 31 Outubro 2025 76(5) 64, dupla Cabral/Miedler segue para as meias-finais 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 31 Outubro 2025 Citação de Lebohang, há 1 hora: 76(5) 64, dupla Cabral/Miedler segue para as meias-finais Excelente! Garante o 20º lugar no ranking. Agora segue-se a possibilidade de desforra da final de Viena contra a melhor dupla do mundo da atualidade (Cash/Glasspool). A presença na final vale a subida ao 10º lugar da dupla na Race. O que é importante porque ficariam a uma desistência de ir às Finals como suplentes. Um eventual título valeria também a subida ao 17º lugar por parte do Francisco. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 1 Novembro 2025 Cabral e Miedler perderam por 6-4, 5-7 e 10-7. 😔 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Novembro 2025 Citação de Lleyton, há 3 horas: Cabral e Miedler perderam por 6-4, 5-7 e 10-7. 😔 Foi pena. Mas deram mais luta do que em Viena. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Novembro 2025 (editado) O Jannik Sinner venceu o torneio de Paris ao derrotar o Auger-Aliassime na final, regressando, assim, à liderança do ranking mundial. É o 23º título da carreira, o 5º em 2025 e o 5º Masters 1000. Editado 2 Novembro 2025 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Novembro 2025 Citação de Descartes, Em 26/10/2025 at 01:06: Confesso que já não consigo aturar as queixas dos principais tenistas sobre o calendário. Tenho uma opinião mais estruturada e fundamentada sobre este assunto, mas as últimas declarações do Alcaraz chegaram a um ponto de hipocrisia que não resisti a partilhar aqui a minha irritação. Não pelo conteúdo das declarações que é mais do mesmo, mas por terem sido ditas pelo Alcaraz. Lamentou-se assim: "Não posso dizer um número exato de torneios que devíamos jogar, mas têm de fazer algo. A quantidade atual é demasiado alta. Não temos tempo suficiente para treinar e descansar. É semana após semana, e raramente conseguimos preparar bem os torneios”. Isto dito por um gajo que, desde o US Open, que terminou há mais de mês e meio, só disputou o torneio oficial de Tóquio (há um mês atrás). Abdicou de Xangai, que é dos "obrigatórios" e andou a jogar na Laver Cup e no Six Kings Slams. É preciso ter muita lata para dizer que não tem tempo para treinar, descansar e preparar bem os torneios. Sim, irritam-me as queixas dos privilegiados que enquanto não estão no topo disputam semana sim, semana sim Futures e Challengers para subirem no ranking e depois de lá estarem querem tempo para ganhar milhões em torneios de exibição em vez de competirem nos torneios oficiais. Num novo episódio sobre a hipocrisia do Alcaraz quando se queixa das agruras do calendário que o obrigam a cumprir, vem agora a resposta às críticas sobre os jogos de exibição que tem agendados com o Fonseca e o Tiafoe em dezembro: “Para mim, a maior diferença é que num torneio há que manter a concentração e é exigente tanto física como mentalmente. Uma exibição é só um dia”, admitiu, citado pela Associated Press. “Só há que manter a concentração, aquecer e treinar pouco e só para um encontro. Pode interpretar-se uma exibição de diferentes maneiras. Podes fazer só por diversão, jogar bom ténis, boas pancadas e divertir-te ou podes levar a sério e usar táticas e padrões para aplicar nos torneios. Tentarei levar a sério estes encontros mas ao mesmo tempo divertir-me o máximo possível”, concluiu. Bem explicado e fundamentado. Só faltou falar dos prémios monetários, mas não se pode ter tudo... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Março 3 Na 1ª ronda de Indian Wells o Nuno Borges vai defrontar o americano Emilio Nava. Compartilhar este post Link para o post