Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

Sporting 2017/2018 - Rumores e Transferências

Publicações recomendadas

Os direitos desportivos são do Leicester. O próprio Sporting diz isso, ao anunciar a venda. A FIFA apenas diz se o jogador pode, ou não, jogar. Mais nada. O Adrien é jogador do Leicester e foi inscrito na BPL (fora de tempo), deixando de estar inscrito na Liga Portuguesa.

E onde estavam os direitos desportivos do Bruno César em Dezembro de 2015?

O que são direitos desportivos? Quando é que se podem trocar?

A única coisa que o mercado de transferências abre é a possibilidade de se inscreverem jogadores nas competições federadas (que estejam sujeitas a esses períodos). Se a FPF considerar que no caso do Adrien se pode fazer uma exceção, os direitos desportivos podem perfeitamente voltar para o Sporting durante 4 meses a título de "Cedência Temporária"* e o jogador ser reinscrito.

* Aliás, se o problema for passar o jogador de "Transferência Definitiva" (ou lá como estava inscrito antes) para "Cedência Temporária" (o que poderia implicar uma alteração no registo do jogador e, portanto, um problema acrescido), o Adrien pode perfeitamente voltar para o Sporting a título definitivo por 0€ com cláusula de recompra obrigatória por 0€ em Janeiro de 2018. Eu sei que não é muito usual, mas se as regras específicas do futebol não o proibirem, um contrato pode ter as cláusulas que as partes bem entenderem (e duvido que proíbam, se permitem as artimanhas para contornar o fair-play financeiro também devem permitir isto).

Eu não estou a dizer que isto vai acontecer, estou a dizer que há muitas formas de tentar dar a volta à questão, todas elas no "borderline da legalidade" como já alguém disse por aí, mas são alternativas possíveis.

Se acho que é o que vai acontecer? Não.

Mas acho que está a haver uma grande confusão entre o que é o passe económico de um jogador, os direitos desportivos do jogador e, até, o clube onde o jogador pode jogar/ser inscrito. São coisas distintas e, no limite, os 3 podem estar em 3 clubes diferentes. Sendo que o passe económico de um jogador nem precisa de estar num clube, é um ativo intangível e, para fins de contabilidade, é um ativo tão realidade como o Windows que o Sporting tem instalado nos computadores (Tio Hans, se passares por aqui, corrige-me se estiver errado, mas tenho ideia que passes desportivos e softwares caem nessa conta :mrgreen:)

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno Cesar fez algum jogo pelo Sporting (mesmo estando a treinar) antes de Janeiro de 2016?

E como é que ele pode ser reinscrito, se as inscrições estão fechadas? É que apenas jogadores de transferências livres é que ainda podem ser inscritos, e não sei quando é que o prazo termina. Quando mesmo esse grande "se", seria uma transferência internacional que tinha que ser aceite pela FIFA.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno Cesar fez algum jogo pelo Sporting (mesmo estando a treinar) antes de Janeiro de 2016?

E como é que ele pode ser reinscrito, se as inscrições estão fechadas? É que apenas jogadores de transferências livres é que ainda podem ser inscritos, e não sei quando é que o prazo termina. Quando mesmo esse grande "se", seria uma transferência internacional que tinha que ser aceite pela FIFA.

O Bruno César não fez nenhum jogo antes de dia 4 de Janeiro que foi quando abriu o "mercado".

Pode ser reinscrito se, conforme já disse n vezes, ele:

1) nunca ter deixado de estar inscrito

2) a FPF fechar os olhos e aceitar uma reinscrição depois do prazo

Relativamente ao bold. Mas parece que a FIFA não aceitou a transferência Sporting => Leicester, como tal, a transferência Leicester => Sporting nunca teria de acontecer aos olhos da FIFA porque o jogador, para a FIFA, é do Sporting.

O que também pode acontecer é a FIFA reconhecer que o jogador é do Leicester, mas, simplesmente, considerar que ele não pode jogar por não ter sido inscrito a tempo, como tal, só o autorizará a jogar em equipas que ainda tenham o mercado aberto. Mas a FIFA reconhece a transferência Sporting => Leicester?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas deixa de estar inscrito no momento em que é vendido.

A FIFA reconhece a transferência para o Adrien, diz é que foi feita fora do prazo de inscrições e deste modo o Adrien não pode jogar pelo Leicester até ser inscrito na próxima reabertura de mercado.

Tanto que se a FIFA não reconhecesse a transferência, esta seria anulada e ele ficava no Sporting. O que não é a realidade.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Mas deixa de estar inscrito no momento em que é vendido.

A FIFA reconhece a transferência para o Adrien, diz é que foi feita fora do prazo de inscrições e deste modo o Adrien não pode jogar pelo Leicester até ser inscrito na próxima reabertura de mercado.

Tanto que se a FIFA não reconhecesse a transferência, esta seria anulada e ele ficava no Sporting. O que não é a realidade.

Deixa? Isso é assim tão automático?

Relativamente ao bold: a FIFA não mete o bedelho no que se passa com passes económicos (mas, em parte, devia, mas isso é outro assunto que nada tem a ver com este). A transferência do passe económico não tem nada a ver com a FIFA. Os direitos desportivos não faço ideia. O direito de utilização do jogador (que até pode ser a mesma coisa que direitos desportivos) é que tem toda a intervenção da FIFA e demais subfederações.

O assunto não é assim tão simples. A transferência do passe económico aconteceu. O resto é que não é certo.

Bruno de Carvalho: "A FIFA não se pronunciou sobre a transferência, mas sim sobre a inscrição. A transferência está feita.". Eu aqui o que leio é que a FIFA nem sequer quer saber da transferência*, isso é um assunto para duas sociedades anónimas (não faço ideia daquilo que é o Leicester legalmente, mas dá para perceber), a FIFA não tem nada a ver com isso, aquilo onde a FIFA pode opinar é na inscrição. E, para a FIFA, os direitos de inscrição (se é que isso existe), podem perfeitamente estar no Sporting. Ou em lado nenhum. No Leicester é que não estão de certeza.

* E, talvez pela minha formação, eu com "transferência" leio "compra/venda do passe económico".

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa aqui é do Leicester, que esperou até o Drinkwater ir cos porcos para finalizar o acordo...Não seria possível ele ser emprestado a nós, visto que ainda deve ter a inscrição na liga?

É possível, não sei como é que tudo aconteceu.

Não, devemos ser o único clube a querer ser grande com adeptos tão... "Sportinguistas" 8-)

Diz-me então outro clube que tenha tido dois ou mais casos semelhantes no mesmo espaço de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na realidade, ele permanece inscrito da Liga NOS, no meu entender. É a mesma coisa que transferir um jogador no dia 4 de Setembro para Inglaterra. Só vai em Janeiro, mas continua a ser do clube.

Mas agora vão chover juristas e entendidos da matéria durante os próximos tempos.

Em relação ao bold, não funciona assim porque ele é vendido no dia 4 de Setembro mas a inscrição só dá entrada em Janeiro, logo ele está inscrito na Liga NOS.

Neste caso do Adrien pelo que percebi ele foi inscrito na Liga inglesa logo deixou de estar inscrito em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa? Isso é assim tão automático?

Relativamente ao bold: a FIFA não mete o bedelho no que se passa com passes económicos (mas, em parte, devia, mas isso é outro assunto que nada tem a ver com este). A transferência do passe económico não tem nada a ver com a FIFA. Os direitos desportivos não faço ideia. O direito de utilização do jogador (que até pode ser a mesma coisa que direitos desportivos) é que tem toda a intervenção da FIFA e demais subfederações.

O assunto não é assim tão simples. A transferência do passe económico aconteceu. O resto é que não é certo.

Bruno de Carvalho: "A FIFA não se pronunciou sobre a transferência, mas sim sobre a inscrição. A transferência está feita.". Eu aqui o que leio é que a FIFA nem sequer quer saber da transferência*, isso é um assunto para duas sociedades anónimas (não faço ideia daquilo que é o Leicester legalmente, mas dá para perceber), a FIFA não tem nada a ver com isso, aquilo onde a FIFA pode opinar é na inscrição. E, para a FIFA, os direitos de inscrição (se é que isso existe), podem perfeitamente estar no Sporting. Ou em lado nenhum. No Leicester é que não estão de certeza.

* E, talvez pela minha formação, eu com "transferência" leio "compra/venda do passe económico".

Tenho ideia que é automático. E o que tu chamas de "direito de utilização do jogador" é o direito desportivo. Numa transferência/empréstimo, o direito desportivo é sempre cedido. Tanto que no exemplo que deste do Coentrão, o Real detém o passe do jogador e cedeu os direitos desportivos ao Sporting.

O Leicester ao contratar o Adrien, o negócio foi concluído, adquiriu o passe do jogador bem como os direitos desportivos. O jogador (direitos económicos e desportivos) pertence ao Leicester. A FIFA recusou apenas a inscrição do Adrien neste mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que é automático. E o que tu chamas de "direito de utilização do jogador" é o direito desportivo. Numa transferência/empréstimo, o direito desportivo é sempre cedido. Tanto que no exemplo que deste do Coentrão, o Real detém o passe do jogador e cedeu os direitos desportivos ao Sporting.

O Leicester ao contratar o Adrien, o negócio foi concluído, adquiriu o passe do jogador bem como os direitos desportivos. O jogador (direitos económicos e desportivos) pertence ao Leicester. A FIFA recusou apenas a inscrição do Adrien neste mercado.

Então há 3 direitos: o direito económico, o direito desportivo e o direito de utilização. Normalmente os dois últimos andam de mãos dadas, exceto nestes casos.

O direito económico é irrelevante para o caso, o direito desportivo foi transacionado e o direito de utilização é decretado pela FIFA. Se, aos olhos da FIFA, o direito de utilização está no Sporting (que pode não estar, pode simplesmente não estar em lado nenhum), o Leicester e o Sporting podem entender que o direito desportivo pode voltar para o Sporting até Janeiro.

E parece-me que nada neste mundo é automático. Há sempre papeis a andar de um lado para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Então há 3 direitos: o direito económico, o direito desportivo e o direito de utilização. Normalmente os dois últimos andam de mãos dadas, exceto nestes casos.

O direito económico é irrelevante para o caso, o direito desportivo foi transacionado e o direito de utilização é decretado pela FIFA. Se, aos olhos da FIFA, o direito de utilização está no Sporting (que pode não estar, pode simplesmente não estar em lado nenhum), o Leicester e o Sporting podem entender que o direito desportivo pode voltar para o Sporting até Janeiro.

E parece-me que nada neste mundo é automático. Há sempre papeis a andar de um lado para o outro.

Não há direito de utilização sem direito desportivo. O direito desportivo É o direito de utilização.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

O Leicester detém o direito desportivo do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há direito de utilização sem direito desportivo. O direito desportivo É o direito de utilização.

Então quem tem o direito desportivo do Adrien na ótica da FIFA?

Se o direito desportivo É o direito de utilização, então o Leicester não tem o direito desportivo do Adrien aos olhos da FIFA.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Leicester que detém os direitos do jogador. Se o pode inscrever ou não é outro assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o direito desportivo É o direito de utilização, então o Leicester não tem o direito desportivo do Adrien aos olhos da FIFA.

pode usa-lo em amigaveis, é o Leicester quem detem esse direito

Compartilhar este post

Link para o post

O Leicester tem o direito de utilização, mas não o teve em tempo útil para proceder à inscrição do atleta. Logo os direitos do jogador são deles mas não o podem inscrever até haver uma nova janela para o efeito.

Neste momento, do que percebi do caso (não estive muito atento ao paleio), o Leicester detém direitos desportivos e económicos.

Compartilhar este post

Link para o post

-

Editado por Robe

Compartilhar este post

Link para o post

Então, basicamente, ninguém tem direito a inscreve-lo

só se o emprestarem a alguém que o possa inscrever.

faz-me lembrar o Rijkaard no Sporting, chegou, não podia ser inscrito por isso foi emprestado uns meses e no fim do empréstimo foi vendido. nunca foi inscrito pelo Sporting mas não foi por isso que a compra ou a venda deixaram de se fazer, tínhamos os direitos desportivos. Tenho a ideia que "direitos económicos" nem existe, é sound bite do jornalismo.

Compartilhar este post

Link para o post

só se o emprestarem a alguém que o possa inscrever.

faz-me lembrar o Rijkaard no Sporting, chegou, não podia ser inscrito por isso foi emprestado uns meses e no fim do empréstimo foi vendido. nunca foi inscrito pelo Sporting mas não foi por isso que a compra ou a venda deixaram de se fazer, tínhamos os direitos desportivos. Tenho a ideia que "direitos económicos" nem existe, é sound bite do jornalismo.

Claro que existe partilhas de passe . O caso Rojo não te diz nada ou do Mangala? A FIFA entretanto é que proibiu a partilha de passes (digo, direitos económicos) entre clubes e terceiros.

Pelo menos, entre clubes, por aqui no Tugão continua a existir, é a ideia que tenho.

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que perceba disto, o que significa esta parte do comunicado do Sporting à CMVM sobre o Adrien?

(ii) montante de cerca de euro 4.500.000 (quatro milhões e quinhentos mil euros), correspondentes à renúncia de direitos de crédito, decorrentes da intermediação na celebração do contrato de trabalho celebrado em 8 de Fevereiro de 2016, bem como da futura transferência do jogador, que se encontravam registados como passivos e passivos contingentes;

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que perceba disto, o que significa esta parte do comunicado do Sporting à CMVM sobre o Adrien?

Está relacionado com a última renovação dele acho eu, deve ser prémios de assinatura, mais prémios de intermediação do negócio mais umas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...