Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pedro-SCP

Contratar jogadores para emprestar. Será uma boa estratégia?

Publicações recomendadas

Pegando no caso do "teu" Belenenses. Porque é que não é feita uma gestão parecida? O Belenenses é um dos Clubes com mais Escolas de Formação no País, há qualidade na formação, fazem boas épocas todos os anos e estão nas divisões de Elite. Mas onde estão os jogadores da formação? Tinhas o Sturgeon que foi corrido do Belenenses. Porque não há um modelo de gestão, não existe um plano a médio longo prazo. As várias épocas são planeadas (se é que se podem dizer que são planeadas) em cima do joelho.

Não seria benéfico para o Belenenses por exemplo ter uma equipa B? Nem precisa jogar na 2ª Liga por ser no CNS.

É muito fácil criticar os modelos de gestão dos 3 grandes, que compram tudo, mandam em tudo e tem o monopólio do futebol, quando nos outros clubes não existe o mínimo de gestão.

Também te pergunto. Será que os empréstimos são assim tão maus? Tens o exemplo do Guimarães, será que sem os empréstimo do Marega e do Hernani teriam capacidade financeira para contratar alguém com a mesma qualidade? Será que o Guimarães foi apenas uma barriga de aluguer mal paga? Não terá o 4º lugar no campeonato e a final da Taça de Portugal compensado?

Também tens o exemplo do Rio Ave, que vai ganhar dinheiro com o Ederson, vês também lhe serviu de alguma coisa ser barriga de aluguer.

Escusas de me lembrar que os dirigentes da SAD do meu clube são uns idiotas que isso já eu sei há mais tempo do que tu.

Se o Vitória tem capacidade para contratar alguém como o Hernâni ou o Marega? Claro que sim. O que eles não têm é capacidade financeira para pagar o que eles ganham.

Vamos ver as coisas como elas são:

O Hernâni fez a sua formação no Cova da Piedade. Subiu a sénior e foi para o Atlético. Mostrou qualidades e, passados 2 anos e meio o Vitória contratou-o. Em Guimarães esteve uma época completa e mais duas meias épocas. Daí saltou para o Porto onde só cumpriu meia época fazendo 10 jogos. No ano seguinte esteve no Olympiakos e depois voltou a Guimarães mas agora por empréstimo. Será que evoluiu assim tanto nos 10 jogos que fez pelo Porto e na época em Atenas para se dizer que chegou a um patamar de qualidade futebolística a que o Vitória não pode chegar?

O Marega andava pelos escalões secundários de França e na Tunísia quando o Marítimo o descobriu. Bastaram duas meias épocas na Madeira para o Porto o recrutar. Tal como o Hernâni passou apenas meia época no Porto onde fez 13 jogos. Na época seguinte é emprestado ao Vitória. Será este Marega assim tão diferente daquele que jogava no Marítimo? Foram esses 13 jogos no Porto que o elevaram a jogador de qualidade incomportável para o Vitória?

Não! A única coisa que o Porto fez a esses jogadores foi aumentar-lhes astronomicamente a sua folha salarial. Nada mais. Ainda se estivéssemos a falar do Soares... Mas esse, que realmente evoluiu no Porto, já não é para o bico do Vitória.

Quanto ao Ederson faz-me confusão porque é que é geralmente assumido que ele estava no Rio Ave por empréstimo do Benfica e não estava no Benfica por empréstimo do Rio Ave. É que, ao que sei, os 2 clubes repartiam em partes iguais o seu passe...

2º bold: Ganhou o Rio Ave com o Ederson que chegou a final da taça de portugal, e ainda conseguiu um 6º lugar, tendo a oportunidade de disputar a eliminatória para a Liga Europa.

Ganhou o Moreirense que com o empréstimo do Podence e do Geraldes ganharam uma Taça da Liga, ultrapassando Porto, Benfica e Braga.

Ganhou o Guimarães que com Hernani, Marega e Cellis conseguiu chegar a final da Taça de Portugal, e ainda entrada direta na fase de grupos da LE, o que implica entrade de € nos cofres.

Se os clubes não tivessem nada a ganhar, simplesmente não contratavam jogadores por empréstimo.

Só mesmo os adeptos dos clubes grandes para acharem que os pequenos ficam todos felizes com objetivos menores. Ganhar uma vez ao Porto ou ao Benfica... Ganhar uma Taça da Liga... Chegar ao 4º lugar no campeonato... Garantir a manutenção...

Esse não é o meu ideal. O meu mundo perfeito é aquele em que os jogadores emprestados não ocupam o lugar dos jogadores vindos da formação dos clubes e que, assim, haja espaço para poderem crescer jogadores como o Petit, o Bosingwa, o Raul Meireles, o Mário Silva, o Pedro Emanuel, o Martelinho... Em que os jogadores emprestados não ocupem o espaço necessário para que as contratações do clube se possam mostrar e render justificando a aposta que neles foi feita. Jogadores como o Ricardo, o Litos, o Quevedo, o Frechaut, o Elpídio Silva, o Alexandre Goulart, o Ricky... Em que os jogadores que não vinguem nos clubes grandes possam ficar disponíveis para evoluir sob contrato noutros clubes e acrescentar qualidade e competitividade. Jogadores como o Timofte, o Jorge Couto, o Rui Bento, o Erwin Sanchez, o Rui Óscar...

Este é o meu ideal. Um ideal que não se fica por tacinhas, uma vitória aqui e outra ali, manutenções sofridas ou apuramentos para a Europa dos pobres. É um ideal que aponta para objetivos como a conquista de títulos nacionais e participações na prova mais importante da Europa. Que aposta no crescimento e na melhoria da competitividade. Que visa disputar com os Grandes toda e qualquer prova que disputem. Não sei se os nomes que eu referi te fazem lembrar alguma coisa...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Os empréstimos não servem para nada. Anseio pelo dia em sejam proibidos.

1) os clubes compravam só o estritamente necessário; compravam com critério em vez de andar a esbanjar dinheiro em Samis e Candeias. A maioria dessas contratações são para encher os bolsos a quem recebe a comissão.

2) privilegiava a aposta na formação. Imaginemos o Dalot. Andou nos júniores e vai passar agora uma ou duas épocas completas na equipa b. No final dessas duas épocas: ou passava à equipa principal e ia sendo aposta; ou era vendido. Sendo vendido permitia a outro clube apostar nele e retirar proveitos desportivos e financeiros. Assim provavelmente vai sair da b e andar de empréstimo em empréstimo até não dar em nada.

Com isto os pequenos ficavam mais fortes, os grandes continuavam grandes e elevava-se o nível da liga. E até a seleção ganhava com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um bocado confuso, ou então não tenho acompanhado as apresentações das contratações do SLB.

Em teoria obviamente que concordo com a maioria de vocês e não acho correto comprar packs de jogadores a N clubes para os despachar a todos para clubes da mesma divisão que depois não nos poderão defrontar.

No entanto, uma questão, desses packs todos anunciados, quantos estão confirmados? O Agra, o Patrick e mais quem? Os tipos do Estoril?Já assinaram?Havia ali um ou outro que era capaz de se safar....e os do Vitoria de Setubal? E os do Maritimo (alem do Patrick)? Alguém me faz a atualização ou chegamos à conclusão que neste momento este assunto é só garganta?

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta que só se soube da situação do Roberto passado quilhões de tempo, é normal que ninguém te consiga responder a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse não é o meu ideal. O meu mundo perfeito é aquele em que os jogadores emprestados não ocupam o lugar dos jogadores vindos da formação dos clubes e que, assim, haja espaço para poderem crescer jogadores como o Petit, o Bosingwa, o Raul Meireles, o Mário Silva, o Pedro Emanuel, o Martelinho... Em que os jogadores emprestados não ocupem o espaço necessário para que as contratações do clube se possam mostrar e render justificando a aposta que neles foi feita. Jogadores como o Ricardo, o Litos, o Quevedo, o Frechaut, o Elpídio Silva, o Alexandre Goulart, o Ricky... Em que os jogadores que não vinguem nos clubes grandes possam ficar disponíveis para evoluir sob contrato noutros clubes e acrescentar qualidade e competitividade. Jogadores como o Timofte, o Jorge Couto, o Rui Bento, o Erwin Sanchez, o Rui Óscar...

Bela memória, velhote!

Ganhas o prémio de Pantera do dia! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um bocado confuso, ou então não tenho acompanhado as apresentações das contratações do SLB.

Em teoria obviamente que concordo com a maioria de vocês e não acho correto comprar packs de jogadores a N clubes para os despachar a todos para clubes da mesma divisão que depois não nos poderão defrontar.

No entanto, uma questão, desses packs todos anunciados, quantos estão confirmados? O Agra, o Patrick e mais quem? Os tipos do Estoril?Já assinaram?Havia ali um ou outro que era capaz de se safar....e os do Vitoria de Setubal? E os do Maritimo (alem do Patrick)? Alguém me faz a atualização ou chegamos à conclusão que neste momento este assunto é só garganta?

O Patrick apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando no caso do "teu" Belenenses. Porque é que não é feita uma gestão parecida? O Belenenses é um dos Clubes com mais Escolas de Formação no País, há qualidade na formação, fazem boas épocas todos os anos e estão nas divisões de Elite. Mas onde estão os jogadores da formação? Tinhas o Sturgeon que foi corrido do Belenenses. Porque não há um modelo de gestão, não existe um plano a médio longo prazo. As várias épocas são planeadas (se é que se podem dizer que são planeadas) em cima do joelho.

Não seria benéfico para o Belenenses por exemplo ter uma equipa B? Nem precisa jogar na 2ª Liga por ser no CNS.

É muito fácil criticar os modelos de gestão dos 3 grandes, que compram tudo, mandam em tudo e tem o monopólio do futebol, quando nos outros clubes não existe o mínimo de gestão.

Também te pergunto. Será que os empréstimos são assim tão maus? Tens o exemplo do Guimarães, será que sem os empréstimo do Marega e do Hernani teriam capacidade financeira para contratar alguém com a mesma qualidade? Será que o Guimarães foi apenas uma barriga de aluguer mal paga? Não terá o 4º lugar no campeonato e a final da Taça de Portugal compensado?

Também tens o exemplo do Rio Ave, que vai ganhar dinheiro com o Ederson, vês também lhe serviu de alguma coisa ser barriga de aluguer.

Para começar não é Guimarães, é Vitória, quanto muito Vitória de Guimarães.

Segundo, não é a primeira nem a segunda vez que o Vitória fica em 4º lugar. Não é a primeira nem a segunda vez que chegamos a uma final. E isso, por muito que queiras transparecer, não se deveu ao emprestados. Porque, infelizmente, o que não tem faltado nas gestões das direções são os camiões de emprestados. É uma política que não ajuda o clube. Aliás, se me disserem que esta direção fez um excelente trabalho financeiro, vejam a época na qual isso foi obtido e de que forma. Não, não foram emprestados. Foram jogadores que vieram das camadas jovens ou outros jovens que vieram dos grandes, mas com percentagem do passe.

Vocês querem sempre dar a ideia de que temos que aceitar isto pelo desenvolvimento dos próprios jogadores. Esquecem-se é de apresentar o outro lado, com exemplos de jogadores que andam a vadiar de lado para lado até ao destino final. Para além disso, uma liga totalmente desvirtuada de valores, de competitividade e ainda se elogia o facto do Vitória chegar à final da taça...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou da opinião que isso de o jogador jogar ou não com o clube mãe devia ser como no fm. Acho que devia ser opcional podendo ou não existir uma cláusula que permita ao jogador jogar contra a própria equipa. O problema é que o jogador pode sentir-se pressionado porque se fizer um jogo muito bom pode não ser digamos "bem vindo" ao clube de origem. Mas isto é algo que a meu ver não pode nem deve ser controlado.Já agora também acho que não deviam existir restrições ao número de empréstimos. Gosto da competitividade que estes empréstimos trazem ao campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...