Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pedro-SCP

Contratar jogadores para emprestar. Será uma boa estratégia?

Publicações recomendadas

Este assunto só me enoja. A facilidade com que se dizem coisas e sustentam práticas que nos deviam envergonhar a todos é impressionante. Fala-se de jogadores como se estivessem a falar da Bolsa. "Compro o Manel por x e depois vendo-o por x+y. Grande negócio!" e vem o adepto burro com palas e aplaude entusiasticamente estes aprendizes de negreiros! Vou repetir-me mas só me enojam estas práticas...

Nem vale a pena continuar porque todos já sabem o que penso sobre o assunto.

Só gostaria de assinalar uma passagem que considero sintomática sobre o pensamento acéfalo do adepto que se sente na obrigação de prestar vassalagem ao soberano. Diz o Gaspar Ramos que, e passo a citar:

E posso dar dois exemplos de muito sucesso, que se não tivessem tido tempo de jogo se calhar nunca tinham vingado, concretamente o Rui Costa, que cedemos ao Fafe por dois anos, e o Vítor Paneira, que contratámos ao Famalicão e depois emprestámos ao Vizela por um ano

Quê??? Importa-se de repetir? Está a dizer que a responsabilidade pela formação de um dos melhores jogadores de futebol portugueses de todos os tempos foi do Fafe??? Que lhes bastou dois anitos a jogar por uma equipa de dimensão menor para dali sair um jogador de craveira mundial? Ou estará, por acaso, a dizer que os treinadores e equipas técnicas que estavam no Benfica na altura eram tão incapazes que, se tivessem o Rui Costa ao seu dispor não lhe reconheceriam as suas qualidades? Pensará ele que são todos como o Jesus que votou o Bernardo Silva ao ostracismo? E mesmo assim não foi suficiente para impedir que o Bernardo vingasse...

Só dois reparos: sim, o Rui Costa esteve quase a ser mandado embora do Benfica, até que o Sven voltou e apostou nele. E o Rui só passou um ano no Fafe

Compartilhar este post

Link para o post

sou completamente a favor do número máximo de jogadores com contrato por exemplo para 50 excluindo formação e equipa B, a exemplo do que acontece para os inscritos. e isso iria beneficiar os 3 grandes (para os outros é indiferente), impede folhas salariais absurdamente altas à espera de milagres da nossa senhora, abrir à força espaço para a formação, evitar suspeitas de trocas de favorzinhos, etc etc etc

Saudades CM 01/02, em que isso acontecia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só dois reparos: sim, o Rui Costa esteve quase a ser mandado embora do Benfica, até que o Sven voltou e apostou nele. E o Rui só passou um ano no Fafe

O facto do Carlos Queirós ter apostado nele incondicionalmente fazendo dele um dos esteios da seleção campeã do mundo em 91 também teve bastante importância. E isso de qualquer forma só confirma as visões curtas de quem liderava o Benfica na altura. Aliás, o Rui Costa foi o único jogador proveniente da formação do Benfica, em largos anos antes e depois dele, que conseguiu vingar no clube. Muito mais tarde apareceu o Maniche.

Eu também tinha a ideia que só tinha passado um ano aí. O Gaspar Ramos é que falou em 2 anos e fiquei na dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opiniao estou completamente de acordo com esta politica de emprestimos. Os jogadores jovens precisam de jogar e nada melhor que uma equipa da Primeira Liga para se adaptar ao nosso futebol. Estamos a falar dos 3 grandes porque sao exatamente isso, grandes! A exigencia e a pressao sao enormes nestes clubes e nao se pode simplesmente atirar os coelhos aos lobos e ver no que da. E diferente jogar num Benfica/Porto/Sporting que tem a exigencia de ganhar todos os jogos e ser campeoes do que num Estoril cujo objetivo passa por assegurar a manutencao e talvez por um lugar na Liga Europa.

Nem todos sao Cristiano Ronaldo, Renato Sanches (por exemplo) que dao logo que falar mal assumem a equipa principal. Os jogadores para crescer e evoluir precisam de jogar e ambas as equipas ganham com esses emprestimos, o futebol portugues ganha com isso. E dou um exemplo, o Joao Carvalho foi emprestado ao Setubal, nao podia jogar contra o Benfica, a equipa saia prejudicada sem menos um jogador importante, e no entanto esse mesmo jogador foi sacar 1 ponto no Estadio do Dragao, e fez a diferenca noutros jogos. O Benfica foi gastar 6M pelo Jovic, imaginemos que ele era emprestado ao um clube que esta na Liga Europa, suponhamos o Maritimo. Onde é que alguma vez o maritimo tem orçamento para gastar tanto num jogador? No entanto poderia vir a ser decisivo na equipa, tanto na Liga Europa como na luta por um 5/6 lugar.

Temos ainda o caso do Semedo, Joao Mario, o Geraldes, Podence, Ederson entre outros tantos que aproveitaram as oportunidades de poder jogar na Primeira Liga para mostrar que podem ser opcao para uma equipa de estofo da Liga dos Campeoes. Nao é por nao puder jogar contra a equipa que tem contrato que vai prejudicar o futebol portugues, mas sim vai ajudar bastante nos outros 32 jogos do campeonato. Torna-o mais competitivo.

PS:

Peço desculpa pela falta de assentos e etc, estou a escrever num teclado austriaco e nao entendo nada disto! :mrgreen: :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

É por causa de raciocínios como este do 33rd que eu anseio por uma SuperLiga Europeia a sério...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

O facto do Carlos Queirós ter apostado nele incondicionalmente fazendo dele um dos esteios da seleção campeã do mundo em 91 também teve bastante importância. E isso de qualquer forma só confirma as visões curtas de quem liderava o Benfica na altura. Aliás, o Rui Costa foi o único jogador proveniente da formação do Benfica, em largos anos antes e depois dele, que conseguiu vingar no clube. Muito mais tarde apareceu o Maniche.

O Maniche não vingou no Benfica. E o que o queiroz fez foi quebrar o paradigma, mostrar que era possível ser bom aos 18 anos, e não ser essencial o tirocinio emprestado até aos 20-21 como era a norma da altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Um absurdo e uma vergonha, nem sei como é que isto tem sequer discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

O Maniche não vingou no Benfica. E o que o queiroz fez foi quebrar o paradigma, mostrar que era possível ser bom aos 18 anos, e não ser essencial o tirocinio emprestado até aos 20-21 como era a norma da altura.

Claro que vingou. Duas épocas titularíssimo e um dos principais jogadores da equipa. Chegou a capitão e esteve, depois, uma época inteira encostado porque resolveu confrontar o Vilarinho recém-eleito presidente que destratou os jogadores em público.

O Maniche era de tal maneira importante no Benfica que o Mourinho (que o tinha treinado lá) nem hesitou em ir buscá-lo como 1ª prioridade para o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

É por causa de raciocínios como este do 33rd que eu anseio por uma SuperLiga Europeia a sério...

Nem de propósito, fizeste-me lembrar um post que vi no fórum do Real Madrid de um gajo que sugeria a contratação do Donnarumma, para que este fosse emprestado ao Benfica, afinal de contas, é um miúdo de 18 anos e uma coisa é jogar no Campeão Europeu e outra completamente diferente é jogar num clube que apenas ambiciona à Liga Portuguesa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opiniao estou completamente de acordo com esta politica de emprestimos. Os jogadores jovens precisam de jogar e nada melhor que uma equipa da Primeira Liga para se adaptar ao nosso futebol. Estamos a falar dos 3 grandes porque sao exatamente isso, grandes! A exigencia e a pressao sao enormes nestes clubes e nao se pode simplesmente atirar os coelhos aos lobos e ver no que da. E diferente jogar num Benfica/Porto/Sporting que tem a exigencia de ganhar todos os jogos e ser campeoes do que num Estoril cujo objetivo passa por assegurar a manutencao e talvez por um lugar na Liga Europa.

Nem todos sao Cristiano Ronaldo, Renato Sanches (por exemplo) que dao logo que falar mal assumem a equipa principal. Os jogadores para crescer e evoluir precisam de jogar e ambas as equipas ganham com esses emprestimos, o futebol portugues ganha com isso. E dou um exemplo, o Joao Carvalho foi emprestado ao Setubal, nao podia jogar contra o Benfica, a equipa saia prejudicada sem menos um jogador importante, e no entanto esse mesmo jogador foi sacar 1 ponto no Estadio do Dragao, e fez a diferenca noutros jogos. O Benfica foi gastar 6M pelo Jovic, imaginemos que ele era emprestado ao um clube que esta na Liga Europa, suponhamos o Maritimo. Onde é que alguma vez o maritimo tem orçamento para gastar tanto num jogador? No entanto poderia vir a ser decisivo na equipa, tanto na Liga Europa como na luta por um 5/6 lugar.

Temos ainda o caso do Semedo, Joao Mario, o Geraldes, Podence, Ederson entre outros tantos que aproveitaram as oportunidades de poder jogar na Primeira Liga para mostrar que podem ser opcao para uma equipa de estofo da Liga dos Campeoes. Nao é por nao puder jogar contra a equipa que tem contrato que vai prejudicar o futebol portugues, mas sim vai ajudar bastante nos outros 32 jogos do campeonato. Torna-o mais competitivo.

PS:

Peço desculpa pela falta de assentos e etc, estou a escrever num teclado austriaco e nao entendo nada disto! icon_mrgreen.gif icon_facepalm.gif

Depois chega ao jogo com o Benfica e fica a chuchar no dedo

Editado por porto264

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente, só vejo duas soluções para isto:

(1) proibição total dos empréstimos entre equipas do mesmo escalão;

(2) criar regras decentes e restritivas que privilegiem a aposta no jogador jovem, com regras muito, muito restritivas. p.e.:

- um limite de jogadores que um clube pode emprestar a clubes do mesmo escalão. Um número muito reduzido, 3 ou 4 no máximo e um número máximo de jogadores emprestados por clubes do mesmo escalão que um clube pode ter ao mesmo tempo, também bem reduzido;

- uma compensação ao clube que recebe o atleta emprestado pela valorização feita ao jogador de clube terceiro em detrimento dos seus próprios atletas. Uma percentagem do passe por exemplo;

- um limite de idade para estes empréstimos. Não faz sentido emprestar jogadores com 30 anos;

- um limite máximo de jogadores com contrato profissional por clube;

Tudo o que não for isto é por em causa a verdade desportiva. E mesmo a solução 2...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que vingou. Duas épocas titularíssimo e um dos principais jogadores da equipa. Chegou a capitão e esteve, depois, uma época inteira encostado porque resolveu confrontar o Vilarinho recém-eleito presidente que destratou os jogadores em público.

O Maniche era de tal maneira importante no Benfica que o Mourinho (que o tinha treinado lá) nem hesitou em ir buscá-lo como 1ª prioridade para o Porto.

só vês a parte boa. coração de melão :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

só vês a parte boa. coração de melão :mrgreen:

Qual é a parte má?

Eu disse que o Rui Costa foi durante muitos anos o único exemplo de aproveitamento de um jogador da formação no Benfica. Jogou na equipa principal durante 3 épocas até ser vendido à Fiorentina. E disse que o Maniche, foi o jogador nessas condições que se seguiu, passados alguns anos. Também o Maniche passou 3 épocas no Benfica até ser dispensado, com a particularidade de ter sido encostado na equipa B na última dessas 3 épocas por incompatibilidades com o Presidente.

Entre os dois não tiveste mais ninguém a assumir um lugar na 1ª equipa se exceptuarmos as participações esporádicas de um ou outro...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que também se podia pensar em restrições para receber jogadores emprestados do estrangeiro. A maioria dos clubes nem paga ordenado e fica com jogadores muito acima da qualidade da liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Três grandes têm uma moral do caraças para falar em emprestados, principalmente o Porto que teve o maior numero emprestados no ultimo ano (16).

O nível da liga ia ser ainda mais bonito sem jogadores emprestados dos grandes lol

Problema não está nos emprestados, está é nas mentalidades.

???

os jogadores iam desaparecer? :lol:

é preciso lembrar que em 2012 quando os empréstimos a clubes da mesma liga foram proibidos o Benfica teve a semanas de dispensar o Oblak pq nao tinha lugar para ele, e ele ia assinar pelo Rio Ave?

não achas que o Rio Ave tinha preferido essa opção à do emprestimo que se seguiu quando a proibição foi levantada?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que também se podia pensar em restrições para receber jogadores emprestados do estrangeiro. A maioria dos clubes nem paga ordenado e fica com jogadores muito acima da qualidade da liga.

Isso é mau?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, porque isto só se passa em Portugal... mas pronto, cada um com a sua sardinha. :compinchas:

Depois chega ao jogo com o Benfica e fica a chuchar no dedo

Dois jogos em 40 possíveis numa época? Sim fica mesmo a chuchar no dedo com um empréstimo. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é mau?

Claro que não, no meu ponto de vista benfiquista.

Mas é desleal para outros clubes mais modestos da liga que se esforçam para pagar ordenados miseráveis e não têm contactos/interesses com clubes/empresários.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, porque isto só se passa em Portugal... mas pronto, cada um com a sua sardinha. :compinchas:

O quê? Achar que só o que é bom para os 3 Grandes é que é bom para o futebol português? Considerar que a função dos outros clubes é prestar vassalagem e remeterem-se à sua insignificância para deixar brilhar os 3 do costume?

Não. Não deve ser só em Portugal. Algo semelhante se deve passar também na Grécia, na Turquia, talvez na Holanda e na Bélgica... por aí.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, no meu ponto de vista benfiquista.

Mas é desleal para outros clubes mais modestos da liga que se esforçam para pagar ordenados miseráveis e não têm contactos/interesses com clubes/empresários.

tá bem, mas há o mérito de conseguir parcerias com clubes estrangeiros de topo.

Compartilhar este post

Link para o post

O quê? Achar que só o que é bom para os 3 Grandes é que é bom para o futebol português? Considerar que a função dos outros clubes é prestar vassalagem e remeterem-se à sua insignificância para deixar brilhar os 3 do costume?

Não. Não deve ser só em Portugal. Algo semelhante se deve passar também na Grécia, na Turquia, talvez na Holanda e na Bélgica... por aí.

Mas a onde vais buscar isso?

Tens o perfeito exemplo do Moreirense que com os emprestados do Sporting (e ainda o outro que tem opção de recompra), acabaram por ser peças chave para vencerem uma Taça da Liga! Onde é que está o brilho dos 3 grandes? Esta num clube que luta para não descer e acabou por vencer um troféu muito importante.

Mas claro, vamos cancelar os empréstimos e assim sim, remete-los à sua insignificância, acabar as parcerias e continuar a ver 3 clubes a vencer cada vez mais e os outros a aguentarem-se na primeira liga. :compinchas:

Editado por 33rd

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a onde vais buscar isso?

Tens o perfeito exemplo do Moreirense que com os emprestados do Sporting (e ainda o outro que tem opção de recompra), acabaram por ser peças chave para vencerem uma Taça da Liga! Onde é que está o brilho dos 3 grandes? Esta num clube que luta para não descer e acabou por vencer um troféu muito importante.

Mas claro, vamos cancelar os empréstimos e assim sim, remete-los à sua insignificância, acabar as parcerias e continuar a ver 3 clubes a vencer cada vez mais e os outros a aguentarem-se na primeira liga. :compinchas:

Sim. E depois, com a brincadeira que se seguiu, quase desciam.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. E depois, com a brincadeira que se seguiu, quase desciam.

Que brincadeira? Ter perdido o Podence e o Geraldes?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...