Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rugido

Tópico do Apito Amolgado/Mala Ciao

Publicações recomendadas

Mas pelo que li foi por ele ser advogado mas alguém daqui mais entendido do assunto é capaz de explicar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Até que enfim que cá vieram. Perante as insinuações e sugestões que eram feitas relativamente a algo praticado pelo Benfica, o único meio para destruir as acusações era ter a PJ a vir cá e ver se era verdadeiro ou falso o que nos é imputado. Estávamos desejosos para que isso acontecesse. Como cidadão estou cansado de verificar que a cada semana se anuncia a prática de crimes na semana seguinte. 'Na próxima terça-feira vou praticar crimes' e tudo continua na paz do senhor. Estamos cansados, por isso, até que enfim. Oxalá concluam rapidamente e de forma rigorosa ou definitiva se há ou não há algum tipo de corrupção desportiva por parte do Benfica. Que seja punido. Se se verificar que não passou de uma sistemática campanha contra o Benfica, que sejam fortemente castigados", começou por afirmar João Correia. "O sistema informático do Benfica foi invadido e isso é crime. Os emails do Benfica, verdadeiros ou falsos, o que não interessa muito, são propriedade do Benfica e isso é violação de correspondência. Não aconteceu nada. São, sistematicamente, emitidas injurias e insinuações contra o Benfica., que é gravemente ofendido. Já fizemos participações disso tudo, solicitações a todas as instâncias e, até agora, nada", concluiu, em declarações à BTV.

Acho que é a primeira vez que um clube, nem que seja indiretamente, admite à força toda que fez corrupção. Pelo menos nisso temos de os louvar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é a primeira vez que um clube, nem que seja indiretamente, admite à força toda que fez corrupção. Pelo menos nisso temos de os louvar.

Só corrupção? Não leste também a parte dos 3 homicídios e da preparação do ataque bombista? Está lá tudo. Basta saber ler.

Compartilhar este post

Link para o post

O que acho impressionante no meio disto tudo é que se continua a falar em ataque informático. É que só há ataque informático se os emails forem verdadeiros; se não o são, então não há. No entanto, continua-se a bater nessa tecla há meses :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É evidente que os emails que vieram a público são verdadeiros, pelo menos no que toca ao conteúdo textual de cada um. Cada um é livre, no entanto, de fazer as interpretações que bem entender sobre o que ali é escrito. Podes entender que os "padres" são mesmo padres ou que são outra coisa qualquer ou que determinado email quer dizer isto e não aquilo. Até agora só assistimos ao entendimento do Porto Canal e ao silêncio do Benfica sobre os emails.

No fim da história, caberá sempre à justiça aferir se os emails realmente constituem prova ou indício de algum crime ou se não e também caberá à justiça decidir se houve ataque informático e acesso ilegal a informações confidenciais ou se não.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

O que acho impressionante no meio disto tudo é que se continua a falar em ataque informático. É que só há ataque informático se os emails forem verdadeiros; se não o são, então não há. No entanto, continua-se a bater nessa tecla há meses :lol:

Há a possibilidade teórica dos mails recolhidos após ataque informático terem sido posteriormente alterados. Coisa em que não acredito. Desde o princípio da novela que estou convencido que os mails são verdadeiros. A questão é que, no seu conteúdo, não lhes encontro qualquer indício de corrupção. Nem sequer de tráfico de influências. Mas se o FJM o diz, então é porque deve haver.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eles alegam que foram roubados e adulterados. Mas isso qualquer pessoa com 2 dedos de testa faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Se os emails tivessem sido adulterados, seria relativamente simples para o Benfica apresentar os emails verdadeiros. Aliás, bastava fazê-lo com um para colocar em causa toda a credibilidade do Porto Canal durante este processo.

Pelos vistos o Francisco J. Marques falou sobre a origem dos emails no programa de hoje:

O diretor de comunicação e informação do FC Porto revelou esta quinta-feira como teve acesso aos emails denunciados ao longo dos últimos meses.

No dia em que a Polícia Judiciária (PJ) conduziu buscas no Benfica, o diretor de comunicação e informação do FC Porto, Francisco J. Marques, revelou como teve acesso aos emails que foi divulgando ao longo dos últimos meses, no Porto Canal.

"Ao contrário do que dizia o Adão Mendes, nós não apagamos tudo. O primeiro contacto foi através de um email com a cartilha e eu quis, desde logo, averiguar a veracidade do que tinha à minha frente. Algum tempo depois, recebi novo email, com 'printscreens' com contas de email e aí pensei que não havia volta a dar. As autoridades sabem disso desde sempre. Depois criei uma conta de email, um email encriptado. E foi através dessa conta de email que cheguei a grande parte das mensagens. Quando olhei para aquilo, constatei o interesse público do que lá estava", revelou o diretor de comunicação e informação do FC Porto, no programa Universo Porto da Bancada.

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/francisco-j-marques-revela-origem-dos-emails-8858310.html

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não resolvia nada, bastava pegar num dos emails divulgados, "limpá-los" e apresentar no canal do clube como verdadeiros.

Seria sempre uma guerra do "tu é que estás a mentir"

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que está ali parece que ele próprio está a praticar um crime informático :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou tentar explicitar as minhas dúvidas:

1 - Ele diz que tudo começou quando recebeu um mail com a cartilha. Presumo que o remetente desse mail é do seu conhecimento. Mandam as boas práticas que não devemos abrir mails de fontes desconhecidas. Além disso só conhecendo a origem desse mail é que o FJM poderia atestar da sua idoneidade e confirmar que não se tratava de nenhum ilícito. Daí ele ter referido que quis, desde logo, averiguar a veracidade do que tinha à minha frente.

2 - Depois diz que recebeu, algum tempo depois, outro email com 'printscreens' com contas de email. Presume-se que o remetente é o mesmo do mail anterior.

3 - A seguir diz que Depois criei uma conta de email, um email encriptado. Isto suscita-me duas questões: O que é uma conta de email encriptado? E porque é que ele o fez?

4 - Culmina com E foi através dessa conta de email que cheguei a grande parte das mensagens. E a minha pergunta é: Como? Essa conta de email encriptado dá para sacar mensagens de outras contas? Ou funciona só para receber mails secretos? Mas a conta dele, através da qual recebeu a cartilha e os printscreens não lhe chegavam?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada de informática a esse nível mas consigo conceber que possa ser possível ele ter forma, isso sim, de desencriptar os emails que viessem de remetentes que os encriptavam.

Sei lá, o Thunderbird da Mozilla permite isso: https://support.mozilla.org/en-US/kb/digitally-signing-and-encrypting-messages#w_sending-a-digitally-signed-and-or-encrypted-email

Reading a digitally signed and / or encrypted email

When you receive an encrypted message, Thunderbird will ask you to enter your secret passphrase to decrypt the message.

Se a transcrição das palavras estiver correta, eu diria que ele explicou mal/não sabe explicar como o fez (ou alguém fez por ele). "Criei uma conta de email" não tem ciência, agora "um email encriptado" é... um email encriptado, nada mais que isso :mrgreen: Não é uma forma de chegar a outro lado, é só uma carta lacrada, não a chave dos CTT.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, que eu saiba, não se encriptam contas de email, apenas os próprios emails.

É possível que ele esteja a dizer que criou uma conta "de administrador" que lhe deu acesso a todos os emails do @slbenfica.pt? E que tenha chamado a isso "encriptado"?

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada de informática a esse nível mas consigo conceber que possa ser possível ele ter forma, isso sim, de desencriptar os emails que viessem de remetentes que os encriptavam.

Sei lá, o Thunderbird da Mozilla permite isso: https://support.mozilla.org/en-US/kb/digitally-signing-and-encrypting-messages#w_sending-a-digitally-signed-and-or-encrypted-email

Reading a digitally signed and / or encrypted email

When you receive an encrypted message, Thunderbird will ask you to enter your secret passphrase to decrypt the message.

Se a transcrição das palavras estiver correta, eu diria que ele explicou mal/não sabe explicar como o fez (ou alguém fez por ele). "Criei uma conta de email" não tem ciência, agora "um email encriptado" é... um email encriptado, nada mais que isso :mrgreen: Não é uma forma de chegar a outro lado, é só uma carta lacrada, não a chave dos CTT.

Isso faz sentido. Vamos então supôr que ele não se soube exprimir e substituir aquela confusão da conta de email encriptada por essa hipótese que apresentas. A notícia ficaria assim:

Francisco J. Marques, revelou como teve acesso aos emails que foi divulgando ao longo dos últimos meses, no Porto Canal.

Primeiro recebi um mail com a cartilha. Depois um mail com printscreens. Depois mails encriptados que descodifiquei.

Ou, de uma forma mais sintética:

Francisco J. Marques, revelou como teve acesso aos emails que foi divulgando ao longo dos últimos meses, no Porto Canal.

Chegaram-me por email.

E pronto! Quando eu pensava que ele ia deixar pelo menos uma pista sobre quem lhe terá passado a informação ele limitou-se a dizer o mesmo que vem dizendo há 4 ou 5 meses...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, com o acesso ao servidor onde a conta está alojada pode ver todos os emails. Mas para isso têm de lhe dar uma conta para aceder ao mesmo. Alguém entre a MEO e a SGCR, olhando para o dono do dominio: https://www.whois.com/whois/slbenfica.pt

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faz sentido. Vamos então supôr que ele não se soube exprimir e substituir aquela confusão da conta de email encriptada por essa hipótese que apresentas. A notícia ficaria assim:

Primeiro recebi um mail com a cartilha. Depois um mail com printscreens. Depois mails encriptados que descodifiquei.

Ou, de uma forma mais sintética:

Chegaram-me por email.

E pronto! Quando eu pensava que ele ia deixar pelo menos uma pista sobre quem lhe terá passado a informação ele limitou-se a dizer o mesmo que vem dizendo há 4 ou 5 meses...

Não necessariamente. Ele disse que criou uma conta de email a partir da qual teve acesso a grande parte das mensagens. Ou seja, nada lhe chegou por email, ele teve foi forma de chegar lá e de aceder a emails alheios por via de uma conta de email.

Relativamente ao email inicial da cartilha, já se tinha levantado a suspeita de até ser o Rui Gomes da Silva ou alguém do género... na realidade, alguém que a recebesse e que, por qualquer interesse, a tivesse feito chegar a quem a podia difundir. Acreditando nessa hipótese, claro.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...