Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[Liga Europa] SC Braga 3-2 FH (5-3 agregado)

Publicações recomendadas

Já agora, como eu montaria a equipa com o plantel actual:

Marafona; Esgaio, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Goiano; Fábio Martins, Xadas, Vukcevic, Ricardo Horta; Stojilikovic, Paulinho.

Xadas a "8" e Fábio Martins na direita (estou a supor, pois o Horta joga sempre na esquerda)? E além disso o Horta é fraco.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pedro Neto já faz parte do plantel e acredito que tenha alguns minutos este ano, o que é bem positivo para um jovem de 17 anos.

O Joca foi peça importante no Braga B do Abel, não percebo porque razão foi emprestado ao Tondela. Gosto muito dele e acho que podia acrescentar algo diferente a nível ofensivo a esta equipa.

Tenho pena que tenham perdido o Xeka para o Lille, podia ser outra peça importante nesta equipa.

Eu fiquei impressionado com o muito pouco que vi dele. Se ele é mesmo bom, e lhe forem dadas oportunidades, não vejo porque não possa sentar um dos graúdos. A idade deixa de interessar, a partir do momento em que chega a sénior.

Não conheço bem o Joca. O Xeka seria essencial. Mas podem tentar repetir a coisa com o Jordão, ligeiramente à frente no terreno.

Mas o plantel do Braga do meio-campo para a frente é fraco que dói porquê? :lol: Só nas alas: Xadas, Fábio Martins, Ricardo Horta e Pedro Neto. No meio-campo, Vukcevic, Danilo e Fransérgio (que veio de um bom par de épocas no Maritimo). Há também o Assis, um pequeno tractor, mas dou de barato por não servir muito bem para este esquema. Depois para avançados há Paulinho, Stojilikovic (fez um temporada abaixo do esperado no ano passado, mas mostrou muita qualidade com o Paulo Fonseca), Hassan e Wilson Eduardo, ambos mostraram qualidade antes de se lesionarem com gravidade. Há ainda o Dyego Souza, que não faz muito o meu estilo, mas tem golo. É claro que o Braga poderia beneficiar da compra de um avançado melhor, mas este plantel serve perfeitamente para o 4º lugar no papel. Agora, há que saber entrosar a equipa e monta-la de forma a retirar o melhor de cada jogador, e neste momento isso não está a acontecer. Não há critério na construção do meio-campo para a frente e não há nenhuma coordenação na hora de pressionar o adversário na área contrária. Tem sido tudo à base do improviso, e é por isso que a equipa tem jogado melhor quando parte em desvantagem, porque passam a jogar com o coração e com a vontade. É isto que me assusta, há pouco trabalho feito que seja visível nesta altura, e já era tempo de começar a ver um esboço de uma ideia de jogo sólida. E é isso que tem falhado no Braga, não tem tanto a ver com a qualidade dos jogadores que formam a equipa, essa está lá e quase todos os jogadores que cá estão já deram provas dela, no Braga ou fora.

Já agora, como eu montaria a equipa com o plantel actual:

Marafona; Esgaio, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Goiano; Fábio Martins, Xadas, Vukcevic, Ricardo Horta; Stojilikovic, Paulinho.

O criativo passa para o meio, põem-se a jogar dois dos melhores alas da Liga, e usa-se uma dupla de avançados mais móvel e pressionante. Obriga-se a defesa a subir linhas e pressionar no meio campo adversário, pede-se ao Vukcevic para recuar para entre os centrais para pegar jogo desde trás e dá-la jogável a um dos alas ou ao Xadas para construir jogo, e ensaiam-se combinações entre os pontas e os alas, com o avançado a abrir no flanco e permitir jogo interior do ala desse lado, sobretudo na direita com o Fábio Martins, que tem uma boa meia distância. E seria basicamente isto, não é assim tão complicado de trabalhar. A forma como a equipa está montada parece aquele 4-4-2 de origem no FM, em que só há duas instruções, Passes curtos e Manter posse de bola.

São todos de perfis semelhantes, pecam todos pelo mesmo. Não há criatividade, não há inteligência, não há a capacidade de fugir da decisão óbvia e/ou mais simples em cada acção. Só o Xadas tem isso. E o Fábio, vá, que também é muito bom e só precisa de jogar. Na frente nem estão mal servidos, mas da forma como jogam não vão conseguir retirar o melhor do Hassan, do Dyego ou do Stoj. Junta-se isso a um modelo de jogo que, para já, não é nada (e duvido que venha a ser grande coisa), e a capacidade ofensiva do Braga fica extremamente limitada. Se calhar, os anos recentes é que me habituaram mal, não sei.

Tirando o Danilo (em alguns aspectos), os outros médios são todos rectilíneos, de processos simples, de cavalice, de verticalidade. Não há um Luiz Carlos, por exemplo, que varie a circulação, que recicle a posse com qualidade, que possua dinamismo suficiente para fazer as coisas funcionar pelo corredor central. Daí ter falado no Jordão. O maior beneficiado disso seria logo o Xadas, em primeiro lugar, que tem muito mais futebol nos pés do que aquele que este modelo lhe permite mostrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, nunca pensei que o Paulinho fosse começar tão bem no Braga. Não dava nada por ele quando jogava no Gil.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse foi o Paulinho do Portimonense, médio brasileiro.

Por casos como este é que se vê a verdadeira importância das capacidades cognitivas no futebol. O Paulinho nem é nada de especial. Mas como é bem mais inteligente e capaz de percepcionar e decidir em função do contexto que os colegas (tirando o Xadas e talvez o Danilo e o Esgaio), parece logo um craque ali no meio. O plantel do Braga é fraco que dói, do meio-campo para a frente. Não seria má ideia, em "desespero", começarem a introduzir desde já mais jovens com um talento acima da média. Casos do Pedro Neto ou do Jordão. E o Fábio Martins devia ser titularíssimo, claro.

Tens razão. Peço desculpa pelo erro. Aliás o Paulinho atualmente do SC Braga também estava nomeado. Erro craso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o plantel do Braga do meio-campo para a frente é fraco que dói porquê? :lol:

Porque é só mediania. Tirando as alas, o único jogador minimamente criativo de centro de campo é o Danilo. E é uma criatividade interessante para um 6, também não se estique muito. Não podes ter os criativos todos nas alas.

O Braga já perdeu várias oportunidades para dar o salto, dizia-o há dias. E voltaram a dar alguns tiros nos pés, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

São todos de perfis semelhantes, pecam todos pelo mesmo. Não há criatividade, não há inteligência, não há a capacidade de fugir da decisão óbvia e/ou mais simples em cada acção. Só o Xadas tem isso. E o Fábio, vá, que também é muito bom e só precisa de jogar. Na frente nem estão mal servidos, mas da forma como jogam não vão conseguir retirar o melhor do Hassan, do Dyego ou do Stoj. Junta-se isso a um modelo de jogo que, para já, não é nada (e duvido que venha a ser grande coisa), e a capacidade ofensiva do Braga fica extremamente limitada. Se calhar, os anos recentes é que me habituaram mal, não sei.

Tirando o Danilo (em alguns aspectos), os outros médios são todos rectilíneos, de processos simples, de cavalice, de verticalidade. Não há um Luiz Carlos, por exemplo, que varie a circulação, que recicle a posse com qualidade, que possua dinamismo suficiente para fazer as coisas funcionar pelo corredor central. Daí ter falado no Jordão. O maior beneficiado disso seria logo o Xadas, em primeiro lugar, que tem muito mais futebol nos pés do que aquele que este modelo lhe permite mostrar.

Nisso concordo contigo, mais do que a qualidade dos jogadores, as características é que são desadequadas para a forma como se pretende jogar. E devia ter havido essa preocupação na altura de construir o plantel, mas parece que a SAD esteve mais preocupada em encontrar boas oportunidades de negócio, do que propriamente em seguir um guião. É pena, acho que com a má época passada e o a folga financeira que o clube tem neste momento, as bases poderiam ter sido lançadas para construir uma grande equipa para os próximos anos.

Porque é só mediania. Tirando as alas, o único jogador minimamente criativo de centro de campo é o Danilo. E é uma criatividade interessante para um 6, também não se estique muito. Não podes ter os criativos todos nas alas.

O Braga já perdeu várias oportunidades para dar o salto, dizia-o há dias. E voltaram a dar alguns tiros nos pés, a meu ver.

Perep, o Braga do Paulo Fonseca jogava em 4-4-2 com os mesmo princípios que o Abel está a tentar montar este ano, e o meio campo era Vukcevic + Luiz Carlos. Não são jogadores propriamente criativos, e nem precisavam, porque a criatividade partia das alas (Rafa e Josué/Pedro Santos) e eram os movimentos dos avançados para o espaço vazio que ajudava a desmontar as equipas adversárias. Eu acredito que tanto o Fábio Martins como o Horta são bons o suficiente para dar alguma imprevisibilidade à equipa, mas ainda assim gostaria de ter o Xadas no meio (posição de origem), a comandar os ataques mais de trás com variações de flanco e com o ocasional remate fora da área.

Apesar de achar que as contratações do Braga fizeram algum sentido em termos de qualidade dos jogadores, na medida em que estamos a falar de bons valores da Liga + a recuperação do Fábio Martins, acho que não houve a preocupação de ir buscar jogadores com características específicas para o modelo que se pretende implementar. Por isso acho que poderia ter sido feito um melhor trabalho no mercado como disse em cima. Mas ainda assim, esta equipa tem de ser suficiente para ganhar a maioria dos jogos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho. No ano passado e há dois anos entraram milhões lá. E, mesmo sabendo que a lavandaria Mendes anda sempre por lá, vi pouco a ser investido em jogadores para elevar o patamar da equipa. Para além disso depois do Paulo Fonseca não houve um treinador de jeito. Foi o Peseiro, foi o Simão...

Acho que lhes falta começar a escolher melhor os treinadores, em primeiro lugar. Vão quase sempre para a mediocridade. Treinadores que façam mais com menos. E depois disso, com os jackpots que lá entram (quase todos os anos, atualmente), aproveitar para elevar o patamar da equipa.

Mas acho que falta sobretudo a parte do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...